Sabe quando você visualiza uma campanha e, antes mesmo de localizar a logomarca da empresa, já sabe de quem se trata por causa das cores, linguagem, entre outros elementos específicos? Pois bem, isso é reconhecimento de marca. A visibilidade dos anúncios entra nesse contexto para aumentar essa identificação.
Afinal de contas, quanto mais gente for impactada pelas suas campanhas, mais reconhecida a sua marca será no mercado. E com as estratégias certas, é possível criar lembranças positivas para conquistar novos consumidores e fidelizar.
Gostou da ideia e quer saber como fazer isso? Continue a leitura porque vamos falar mais sobre o impacto que a visibilidade dos anúncios causa no reconhecimento de marca.
Em primeiro lugar, o que é reconhecimento de marca?
Basicamente, reconhecimento de marca é o nível de familiaridade e identificação que os consumidores têm com uma determinada marca. Em outras palavras, é a capacidade de uma empresa ser prontamente identificada e associada aos seus produtos, serviços e valores únicos.
Por exemplo: qual é a primeira marca que vem à sua cabeça quando falamos em cartão de crédito e débito roxinho? Nubank, não é mesmo? Não foi necessário dar mais detalhes sobre a marca para você reconhecê-la a partir de uma simples dica. Isso é reconhecimento de marca.
Veja também: Estratégias para trabalhar o branding de uma marca.
Qual é a importância de gerar reconhecimento de marca?
A lógica é simples: quanto mais reconhecida a sua marca for, maiores são a probabilidade de o consumidor lembrar dela na hora de tomar decisões de consumo. Então, essa identificação é legal para ganhar relevância no mercado, vender e fidelizar.
Para você entender melhor, a seguir, vamos listar algumas vantagens de gerar reconhecimento de marca!
Diferenciação
A concorrência está cada vez mais acirrada. Apesar da frase ser bem clichê, não podemos negar que, hoje, é bem provável que existam diversas marcas que oferecem produtos e serviços bem semelhantes aos seus. O reconhecimento de marca entra nesse contexto para colocar o seu negócio em posição de destaque na mente dos consumidores, sabe?
Vale a leitura: Diferencial competitivo — 8 dicas para destacar a sua empresa.
Confiança
Marcas conhecidas pelo grande público tendem a transmitir mais confiança aos consumidores. Isso porque a familiaridade com a marca traz uma sensação de segurança e, por consequência, os consumidores sabem o que esperar dos produtos ou serviços da empresa.
Confira também: 10 dicas de atendimento que afirmam a honestidade do seu negócio.
Lealdade
Clientes com uma forte associação com uma marca são mais propensos a se tornarem leais. Na prática, isso significa que o reconhecimento de marca influencia os consumidores a continuarem comprando seus produtos ou serviços ao longo do tempo, reduzindo a probabilidade de trocar a sua marca pela concorrência. Legal, né?
Recomendações
Quanto mais reconhecida e confiável a sua marca for, maior é a probabilidade de os clientes atuais e antigos recomendarem seus produtos ou serviços. E o melhor: os consumidores confiam mais nas indicações que nas propagandas das marcas.
Aliás, esse assunto tem tudo a ver com outro artigo aqui do blog. Olha só: O marketing boca a boca pode te ajudar a vender mais.
Conversões
Veja bem: as ações de reconhecimento de marca não são voltadas para as vendas. Quem trabalha com roupas esportivas, por exemplo, não usa as vendas como parâmetro de sucesso. Nesses casos, as ações são focadas em alcançar o maior número de pessoas que possam ter interesse no produto para fixar a marca na mente dos usuários, entende?
De toda forma, a familiaridade com a empresa interfere nas decisões de compra. Afinal de contas, marcas mais reconhecidas tendem a vender mais.
Resistência às crises
Uma marca sólida é mais resiliente em tempos de crise. Isso porque os consumidores costumam permanecer leais mesmo em períodos de dificuldades devido à confiança que deposita na marca e na conexão emocional já estabelecida.
Quais são as principais estratégias para gerar reconhecimento de marca?
A primeira coisa que você precisa saber é: o reconhecimento de marca não é apenas uma questão de fama. Na verdade, além de ser reconhecida, a marca precisa despertar sentimentos positivos no consumidor. A seguir, vamos listar alguns elementos importantes para facilitar a identificação.
Identidade visual consistente
Logotipo, cores e elementos visuais e por aí vai. Todos esses atributos contribuem para a marca ser facilmente identificada.
Conteúdo relevante
Uma boa experiência do conteúdo gera autoridade para a marca. Sem contar que o compartilhamento de conhecimento é uma forma de demonstrar interesse genuíno nas dores e necessidades do consumidor. É por isso que a produção e divulgação de conteúdo relevante contribui para o reconhecimento de marca.
Presença nas redes sociais
Veja bem: por dia, o brasileiro passa cerca de 9h36m on-line. Desse total, por volta de 3h46m de tempo é gasto nas redes sociais. Os dados são do relatório Digital 2023 e mostram o quanto as redes sociais se tornaram parte essencial das nossas vidas.
Então, para ser reconhecida, as empresas precisam marcar presença nesses espaços, compartilhar informações úteis e interagir com os usuários.
Vale a leitura: O impacto das redes sociais no e-commerce.
Parcerias estratégicas
Colaborações com outras marcas ou influenciadores são interessantes para expor a sua marca a novos públicos e gerar mais reconhecimento. Logo, essa também é uma boa estratégia para aumentar o nível de familiaridade com a empresa.
Como a visibilidade dos anúncios ajudam nesse sentido?
Pensa bem: ao fazer uma publicação no Instagram, por exemplo, apenas os seguidores visualizam o conteúdo, não é mesmo? O alcance pode ser maior se o post gerar um buzz e render vários compartilhamentos. Mesmo assim, devido aos algoritmos das redes sociais, esse alcance é limitado.
Por outro lado, ao investir em anúncios, é possível aumentar a exposição da marca, o que contribui para gerar reconhecimento, entende? Quanto maior visibilidade dos anúncios, maior é a probabilidade de a marca ficar na memória delas. Isso ajuda a criar associações positivas e a aumentar a familiaridade com a marca.
Além disso, tem a questão da repetição que também é importante no processo de reconhecimento de marca. Pesquisas indicam que um usuário precisa visualizar uma marca de 5 a 7 vezes para começar a criar uma consciência.
Então, à medida que os usuários são impactados por anúncios em diferentes contextos — e-commerce, redes sociais, blogs, outdoors etc. — aumentam as chances de a marca se tornar parte da memória de longo prazo. Aliás, esse reconhecimento faz toda a diferença na hora que o consumidor estiver pronto para a compra.
Veja também: Retail media — o que é e como usar no seu e-commerce.
Como gerar reconhecimento de marca com anúncios?

Antes de tudo, vale lembrar que é legal diversificar os canais de distribuição para gerar reconhecimento de marca. Apesar de os anúncios terem grande relevância, o ideal é combinar estratégias de mídia paga e orgânica para potencializar as ações.
Dito isto, a seguir, vamos dar algumas dicas para usar a visibilidade dos anúncios para gerar reconhecimento de marca. Olha só!
Estude o comportamento do consumidor
Conhecer o seu público-alvo é fundamental para escolher os canais mais adequados, o tom de voz, o tipo de conteúdo e por aí vai. Sendo assim, pesquise suas preferências, interesses, comportamentos e necessidades do seu consumidor para criar anúncios relevantes que ressoem com o público.
Defina um orçamento para as campanhas
Quanto a sua empresa pode gastar com anúncios? Delimitar o orçamento é importante para controlar os gastos e fazer uma melhor gestão dos recursos financeiros.
Nesse contexto, vale categorizar o orçamento por canal e ficar de olho nos resultados. Ao identificar a ferramenta que dá mais retorno, você pode remanejar os recursos e aumentar o investimento em plataformas que apresentam melhores resultados em termos de reconhecimento de marca.
Escolha plataformas relevantes
Existem diversos canais de mídia paga que geram bastante visibilidade para aumentar o reconhecimento de marca. Veja só alguns exemplos.
Google Ads
O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. Por meio dela, é possível veicular campanhas nos resultados de pesquisa do buscador, na rede de displays, no Google Shopping e no YouTube. Então, com a ferramenta, é possível impactar o usuário em diferentes contextos para aumentar a familiaridade da marca.
Meta Ads Manager
Já o meta Ads Manager é a ferramenta responsável pelos anúncios nas redes sociais do Grupo Meta. Entram nesse pacote: Facebook, Messenger, Audience Network (rede de apps parceiros da Meta para veiculação das campanhas) e Instagram.
E como já falamos por aqui que a presença nas redes sociais é fundamental para o reconhecimento da marca, veicular campanhas nesses canais é uma boa forma de atingir o seu público-alvo.
TikTok Ads Manager
O TikTok é uma das redes sociais mais relevantes na atualidade. Então, fazer anúncios por lá também é legal para gerar reconhecimento de marca.
LinkedIn Ads
Essa é uma opção interessante para quem trabalha no mercado B2B. Afinal de contas, o LinkedIn é uma ferramenta mais voltada para relacionamentos profissionais.
RA Ads
O RA Ads é uma ferramenta de mídia paga do Reclame AQUI para veiculação de campanhas na plataforma. Com isso, é possível impactar o consumidor no momento crucial da decisão de compra: durante as pesquisas de reputação no site.
Daqui a pouco, vamos explicar melhor sobre como a visibilidade de anúncios no Reclame AQUI contribuem para o reconhecimento de marca, combinado?
Segmente os anúncios
Nós já falamos por aqui que os anúncios são legais para atingir um público mais amplo, não é mesmo? Mesmo assim, é bom que você saiba que o ideal é direcionar as campanhas para pessoas que se encaixam no seu perfil de cliente ideal.
Por exemplo: se a sua empresa atende apenas presencialmente, não faz sentido alcançar pessoas de outros estados, entende? Nesse caso, você estará desperdiçando recursos com usuários desalinhados com os objetivos da marca.
Logo, use os filtros de segmentação para alcançar as pessoas certas. Nesse contexto, vale usar critérios de gênero, idade, localização, interesses, renda, entre outros.
Crie peças impactantes
De modo geral, os anúncios precisam ser visualmente atraentes para chamar a atenção do usuário. Caso contrário, ele passará despercebido em meio a tantos conteúdos na web, sabe?
Então, nossa dica nesse sentido é usar a criatividade para criar campanhas bem chamativas. Lembre-se ainda de alinhar as campanhas com a identidade visual da marca e criar mensagens claras, viu?
Acompanhe as métricas
Para saber se os seus anúncios estão, de fato, apresentando resultados positivos para o seu negócio, é necessário ficar de olho nas métricas. Veja só alguns indicadores importantes para o reconhecimento de marca:
- alcance;
- impressões;
- visualizações;
- taxa de cliques;
- frequência de exibição.
Mantenha a consistência
Nenhuma marca conquista um reconhecimento no mercado de um dia para o outro. Na verdade, é necessário investir em anúncios de forma contínua para fixar a imagem da empresa na mente dos usuários.
Além do mais, é necessário manter a coerência na identidade visual, tom de voz e mensagem dos seus anúncios ao longo do tempo para reforçar a identidade da marca.
Como usar o Reclame AQUI para gerar reconhecimento de marca?
Em primeiro lugar, o Reclame AQUI você já conhece, não é mesmo? Só para esclarecer, somos a maior plataforma de confiança, pesquisa e reputação da América Latina.
E sabe por que o site tem tanta relevância? Porque ele já faz parte da jornada de compra do consumidor. Pensa bem: antes de tomar qualquer decisão, os clientes fazem uma visitinha básica na plataforma para investigar a reputação da empresa, concorda?
Aliás, quando os consumidores se deparam com problemas no pós-vendas, a navegação pelo site também contribui para encontrar soluções de forma autônoma, isto é, sem precisar registrar uma reclamação.
Então, o simples fato de marcar presença no Reclame AQUI e prestar um bom atendimento por lá já contribui para o reconhecimento da marca. No entanto, para aumentar ainda mais a visibilidade do negócio e gerar familiaridade, vale investir em anúncios na plataforma. É aí que entra o RA Ads.
Invista no RA Ads

Conforme já explicamos, o RA Ads é a ferramenta para fazer mídia paga na maior plataforma de confiança, pesquisa e reputação da América Latina.
Aliás, investir em anúncios por lá é uma forma de impactar o consumidor de forma positiva, ganhar confiança e gerar reconhecimento de marca. Daí, o seu negócio será facilmente lembrado pelo consumidor na hora de tomar decisões de compra, entende?
Para você entender melhor como nossa solução funciona, vamos explicar algumas particularidades da ferramenta:
- reputação: como o Reclame AQUI é referência quando o assunto é reputação, só permitimos que empresas com boas notas exibam campanhas na plataforma;
- segmentação: configure campanhas segmentadas com base nas etapas do funil que o usuário se encontra, faixa etária, gênero, interesses, localização, segmento do mercado etc.;
- alcance: o potencial de impacto das campanhas na plataforma é de 117 milhões;
- formato: as campanhas são exibidas em forma de banner com imagens estáticas em diversas dimensões;
- contratação: deals programáticos ou venda direta.
Para finalizar
Investir em anúncios para gerar reconhecimento de marca é fundamental para destacar a sua empresa da concorrência e conquistar a confiança do consumidor. O RA Ads merece destaque nesse contexto porque permite a visibilidade dos anúncios no maior portal de confiança, reputação e pesquisa da América Latina: o Reclame AQUI.
Interessou-se pelo assunto e quer saber mais sobre o RA Ads? Então, entre em contato com a gente e conheça todas as vantagens ter visibilidade dos anúncios no Reclame AQUI.