blog reclame aqui

Estratégias para trabalhar o branding de uma marca

No meio online ficou fácil planejar uma página na internet, afinal é estratégia de branding para alguns é só abrir uma conta em alguma rede social, ter um nome legal e fazer o design de uma logo. 

Mas, não é dessa forma que se constrói uma imagem, é preciso de uma estratégias de branding para trabalhar uma  marca.

Construir e solidificar uma marca é uma tarefa que demanda influência, criatividade e posicionamento

Diante desses 3 pilares vamos abordar como a empresa pode melhorar e alavancar a sua história e encantar clientes. 

Leia também : 9 KPIs fundamentais para seu e-commerce

Antes de tudo, o que é Branding? 

Branding, em tradução significa marca ou identidade

São as características que a empresa possui, o que a faz ser conhecida, assim como pelo nome de criação, o verdadeiro valor no mercado, o posicionamento e até mesmo o poder da  influência.

Saiba o porque uma boa estratégia de branding pode melhorar a história da sua marca: 

1 – Branding é Influência.

Como estratégia é preciso fortalecer a marca na mente do consumidor, isso é, fazer com que a marca seja uma lembrança e uma boa referência para o cliente.

Afinal, o cliente está em busca de uma empresa que se sinta atraído e até mesmo influenciado. 

A tendência de ser guiado seja por uma cultura ou comportamento, dita a vivência de muitas pessoas nos dias atuais.

“ O cliente não está procurando um outro herói, mas um guia”

Isso no sentido de explicar que as empresas engajam e comunicam  muito mais quando se posicionam como um guia, pois está como alguém que orienta, educa e até incentiva. 

No livro Story Brand” de Donald Miller, que aborda storytelling e cases de marketing, há uma citação que diz : 

Isto é, aconselhar, e ajudar  a entender necessidades e desejos dos clientes.

Uma marca deve se posicionar comunicando empatia e autoridade.

“ O guia (empresa)  deve ter uma combinação precisa de empatia e autoridade para fazer o herói (cliente) agir e a história se desenvolver. Essas são as características que o herói (cliente) procura, e, quando as percebe sabe que encontrou seu guia(empresa).” 

Livro - Story Brand
Livro – Story Brand – Crie mensagens claras e atraia a atenção dos cliente para sua marca.

Quando uma empresa é herói, o cliente não é mais o protagonista, o que é negativo. 

O cliente deve ser o protagonista (herói) e a empresa o guia, pois o ponto de atenção está totalmente voltado ao consumidor que irá aproveitar e se tornar fiel a marca.

Começar a dar foco ao consumidor é a estratégia checkmate para a sua empresa.

2 – Branding é criatividade. 

Pensar fora da caixa é dar uma personalidade para a marca. 

Uma empresa criativa pode através de um atendimento personalizado mostrar a sua essência e o cuidado com o cliente. 

A criatividade pode ser exercida em multiformas:

  • Fazer uso do Reclame AQUI, tanto como forma de atendimento e como vitrine de vendas e personalização e engajamento.
  • Através da missão e valores  a forma de ver o mundo e como se posicionar no mercado e diante de pautas importantes para a sociedade.
  • A redes sociais também é caminho para se expressar, abusar de vídeos, fotos e como a marca tem a flexibilidade de se aproximar do cliente
  • Usar cores e uma boa composição visual, no logotipo usando cores e traços trás o que a marca quer expressar.
Brand Page no Reclame AQUI.
Brand Page no Reclame AQUI.

O olhar criativo faz a marca ter uma estratégia de branding de sucesso e além de tudo uma forma pensada exatamente para o cliente. 

3- Branding é posicionamento

Um bom posicionamento de mercado é quando a empresa consegue garantir um espaço na mente e no coração de um público alvo. 

Para isso é necessário dedicação, estudo e muita estratégia de branding. Afinal, estar no topo é mostrar o que as demais marcas e até concorrentes não fazem.

Algo que faça a diferença está relacionado ao quanto a marca pode promover o produto que irá vender. 

O produto vendido pode ser tangível ou intangível, o importante é agregar valor e importância para quem consumir. 

Para a marca criar um produto tangível, é necessário planejar no que torna ele de valor.

 Seja uma embalagem sustentável, a mensagem que passa após a compra, quais sensações o consumidor teve ao adquirir.

Quando o produto é intangível, é interessante pensar na usabilidade, o quanto terá uma boa performance quando instalado ou acessado em algum meio online.

Estratégia para trabalhar o branding da marca
Estratégias para trabalhar o branding de uma marca.

Todo posicionamento é pensado com o objetivo de atrair e tornar fiel grandes clientes. 

Leia também – Reputação digital como diferencial competitivo, saiba como usar

E por fim e jamais menos importante : Você entendeu a importância do Branding, certo? Por isso, separamos algumas dicas estratégicas para colocar em prática.

Aqui vai :

Cative e motive seus funcionários : Eles são a porta de entrada da sua marca e é muito importante que se sintam motivados a vestirem a camisa da empresa. 

Fidelizar a clientela : Um cliente feliz é um cliente que se sinta abraçado e conectado com a empresa.

As redes sociais ditam as tendências : Engajar os consumidores por lá também é uma ótima estratégia, é importante acompanhar as movimentações e não perder nenhuma novidade.

Bora colocar tudo em prática!!

Deixe uma resposta

%d