Já pensou se os seus consumidores se encarregassem de divulgar a sua marca de forma orgânica? Funcionaria mais ou menos assim: um cliente satisfeito compartilha a boa experiência com outro, que por sua vez passa a mensagem para mais um, que divulga a notícia para um terceiro e por aí vai. Pois bem, isso é buzz marketing, que usa o boca a boca para aumentar o alcance de uma mensagem.
O objetivo da estratégia é criar um “burburinho” na internet para engajar os consumidores, gerar reconhecimento de marca, educar o mercado e vender. E o melhor de tudo: é uma ação de baixo investimento, uma vez que os consumidores se transformam em promotores da marca de forma espontânea.
E aí: que tal dormir com esse barulho? Continue a leitura que explicamos tudo sobre o buzz marketing!
O que significa buzz marketing?
Basicamente, o buzz marketing é uma estratégia baseada em criar uma agitação por volta de determinado assunto. Nesse contexto, entram as ações para deixar a marca na boca do povo.
Se a gente destrinchar o termo, você pode entender melhor como isso funciona. Veja bem: em tradução livre para o português, o buzz quer dizer “burburinho”, zumbido, murmúrio, rumor ou algo do tipo.
Então, o buzz marketing nada mais é que o uso desse esse boca a boca para gerar valor para um produto, serviço ou marca.
Veja também: Tudo sobre marketing digital e dicas para sua marca.
Buzz Marketing x Marketing viral
Primeiramente, ambas estratégias visam aumentar o alcance das ações. No entanto, buzz marketing e marketing viral funcionam de formas diferentes.
Veja bem: o marketing viral é focado em campanhas que se espalham pelas redes rapidamente. Então, o objetivo maior é conquistar muitos compartilhamentos para que a mensagem chegue ao maior número de pessoas possível.
Por outro lado, o buzz marketing está mais ligado ao diálogo. Ou seja, não basta o consumidor compartilhar um conteúdo interessante na sua página pessoal.
Na verdade, é necessário que ele interaja com a mensagem de alguma forma — seja por meio de comentários, reviews, indicações etc. Dessa forma, é possível prolongar o período de debate e deixar a marca na boca do povo por mais tempo.
Além do mais, tem a questão do alcance. Apesar de valorizar o alto alcance, o buzz marketing trabalha com uma audiência mais segmentada. Afinal de contas, em vez de alcançar a maior quantidade de pessoas possível, a estratégia visa atingir as pessoas certas.
Vale a leitura: Marketing de guerrilha — o que é e como fazer.
Quais são as vantagens do buzz marketing?
Antes de tudo, o buzz marketing é bem legal para transformar consumidores comuns em promotores da marca. Isto é, o consumidor compra do seu e-commerce, gosta da experiência e decide espalhar a notícia aos quatro cantos.
E é claro que isso traz inúmeros benefícios para as empresas. A seguir, explicamos quais são as principais vantagens. Olha só!
Baixo custo
Pensa bem: a principal mídia do buzz marketing é a voz dos consumidores — que é de graça. Então, investir em estratégias de boca a boca é legal para economizar com as campanhas de marketing.
Mas olha: isso não significa que você deve deixar de investir em mídias pagas, viu? No entanto, você pode otimizar os recursos com ações de alto impacto e baixo custo.
Alto alcance
Apesar de não ter tanto foco em alcance como o viral marketing, o buzz marketing também tem o poder de gerar um burburinho na internet para atingir mais pessoas. Na prática, a estratégia funciona como uma espécie de megafone, sabe?
Ganho de autoridade
Os consumidores confiam muito mais nas opiniões de outros clientes do que nos comunicados da marca. E como o buzz marketing dá voz ao consumidor, a tendência é que esse movimento gere autoridade e credibilidade para a marca.
Saiba mais: Como transferir confiança e credibilidade para o seu cliente.
Quais são os principais gatilhos do Buzz Marketing?
À primeira vista, até parece que fazer buzz marketing é fácil, não é mesmo? Afinal de contas, basta oferecer boas experiências e oferecer incentivos aos consumidores para gerar um boca a boca positivo, certo? Na verdade, não é bem assim!
Para criar um “burburinho” legal, é necessário agir de forma estratégica. É aí que entram os gatilhos do buzz marketing para despertar sensações e incentivar comportamentos. Entenda!
Gatilho tabu
O gatilho do tabu é acionado quando a empresa usa assuntos considerados controversos pela sociedade. Por exemplo: sexo, identificação de gênero, religião, racismo, feminismo e por aí vai.
Aliás, não estamos falando de temas ilegais e proibidos, viu? Pelo contrário: de modo geral, falar sobre tabus é necessário porque gera um certo incômodo e chama as pessoas para a reflexão.
Um exemplo disso é o que o Boticário fez em 2015 em uma campanha do Dia dos Namorados. Na ocasião, a marca trouxe, pela primeira vez, casais homossexuais para estrelar a campanha.
A propaganda causou o maior bafafá nas redes com ameaças de boicote à marca por um suposto “desrespeito à família tradicional brasileira”. Mas vamos combinar que, de desrespeitoso, a campanha não tinha nada, não é mesmo? Afinal de contas, celebrar a diversidade no amor é um posicionamento de respeito.
Aliás, a campanha recebeu até prêmios por abordar um tema delicado sem medo dos comentários negativos nas redes.
E apesar do grande buzz que ações do tipo causam, vale lembrar que é necessário ter muito cuidado ao abordar temas sensíveis.
Gatilho incomum
O incomum nada mais é que coisas fora do padrão. Nesse contexto, entram novos produtos, serviços e até o relacionamento com o consumidor.
Veja os produtos da Apple, por exemplo. Basta a empresa lançar itens novos — Mac, MacBook, iPod, iPhone, AirPods etc. — para gerar um buzz mundial por causa das propostas revolucionárias.
Mas olha: tem que ser algo fora do comum e com benefícios reais, viu? Lembre-se de que os consumidores vão dar aquela passadinha básica no Reclame AQUI para verificar a reputação da marca e garantir que aquela não é apenas uma promessa de venda.
Gatilho extraordinário
Esse gatilho está diretamente ligado à experiência do cliente. De maneira geral, o foco aqui não é apenas uma campanha criativa, mas proporcionar bons momentos ao consumidor.
A lógica vale para um atendimento surpreendente que reverteu o quadro de insatisfação do cliente, uma entrega rápida, políticas de trocas e devolução flexíveis, entre outros.
O importante é que a empresa ofereça serviços notáveis para que o consumidor reverbere sobre isso para amigos e conhecidos presencialmente e na internet. Aliás, dá até para montar cases de sucesso com casos extraordinários.
Gatilho chocante
Chocar significa surpreender o público e despertar emoções — que podem ser positivas ou negativas. As propagandas contra o tabagismo e de organizações de defesa do meio ambiente e animais, por exemplo, geralmente, são bem impactantes.
Apesar da angústia que elas possam despertar, ações do tipo são ótimas para gerar conscientização e chamar a sociedade para reflexão sobre temas importantes.
Por falar em meio ambiente, veja também: Dicas para tornar seu negócio mais sustentável.
Por outro lado, também existem campanhas chocantes que nos dão alegria. Quando a Disney comprou da produtora responsável pela saga de Star Wars e anunciou uma nova trilogia, por exemplo, os fãs dos títulos foram à loucura.
Gatilho hilário
A grande pegada aqui é usar o humor para chamar a atenção do consumidor. Afinal de contas, ao arrancar gargalhadas do público, é possível conquistar mais compartilhamentos e menções positivas à marca.
Aliás, desde sempre o mercado publicitário usa e abusa do gatilho hilário para engajar consumidores. Quem aí não se lembra do Siri da Brahma com o famoso bordão “Nãnã Nãnãããã”! Foi uma propaganda divertida que ficou na boca do povo por muito tempo.
Agora, com a internet, a viralização de conteúdos do tipo fica ainda mais fácil. Afinal de contas, agora temos redes sociais, estratégias de community commerce, social commerce, marketing no TikTok e por aí vai.
Gatilho segredo
O objetivo aqui é preparar o mercado para receber alguma novidade ou gerar uma certa expectativa ao consumidor. Um grande exemplo disso são os teasers de filmes, séries e documentários bastante usados no mercado de produção audiovisual.
Veja bem: o teaser é uma espécie de provocação com poucos dados, porém bem chamativos, para despertar interesse. É uma espécie de prévia do que estar por vir, sabe?
O recurso é bem legal para gerar um burburinho durante o lançamento de produtos, serviços e marcas. Esse tipo de conteúdo tem um alto potencial de engajamento, uma vez que os usuários adoram fazer aquela brincadeira de adivinhação.
Vale a leitura: Descrição de produto — entenda como fazer no e-commerce.
Como usar a estratégia para alavancar a sua loja virtual?
Como você pôde perceber, o buzz marketing vai além de incentivar as pessoas a falarem do seu negócio. Na verdade, a estratégia é composta por uma série de nuances para tentar moldar a imagem da marca na mente do consumidor.
Sendo assim, nossa primeira dica é: faça um planejamento com metas e objetivos bem claros. Esse passo é fundamental para nortear todas as ações posteriores. Aliás, preparamos algumas dicas bem legais nesse sentido. Olha só!
Defina a sua persona
Em primeiro lugar, a persona é um personagem semifictício que representa o seu consumidor ideal. Definir quem é essa pessoa é fundamental para atingir as pessoas certas, sabe?
Sendo assim, comece pelos estudos de comportamento do consumidor e crie a sua persona. É com base nessas informações que você definirá o tom de voz da campanha, os canais ideais de veiculação e oferecer soluções adequadas às suas necessidades.
Por falar em persona, saiba também sobre: Buyer persona — porque criar e qual é a importância.
Deixe a criatividade aflorar
Não importa se a sua marca tem um público mais maduro, sério, descontraído ou mais jovem. Usar a criatividade é fundamental para chamar a atenção do público. Então, nossa dica nesse sentido é reunir a equipe de marketing e fazer um brainstorm para gerar ideias interessantes.
Você pode usar um dos gatilhos do buzz marketing que citamos aqui em cima e até mesmo exemplos de cases de sucesso como ponto de partida. Aliás, vale aproveitar também os feedbacks coletados em pesquisas de satisfação, em reviews e comentários nas redes sociais para ter ideias de conteúdos.
Crie uma hashtag e divulgue nas redes sociais
Foi-se o tempo em que o boca a boca era feito de maneira verbal de pessoa para pessoa. O buzz marketing foi digitalizado e as discussões a respeito de marcas e produtos, agora, estão na internet, em especial nas redes sociais.
É por isso que interagir com os consumidores no mundo digital é fundamental para engajar. As hashtags entram nesse contexto porque identificam o conteúdo e atraem usuários com interesses semelhantes. Então, use esse recurso de forma estratégica.
Cuidado com os efeitos colaterais do buzz marketing
Conforme já explicamos por aqui, o objetivo do buzz marketing é deixar a marca na boca do povo. No entanto, não vale conquistar esse destaque por qualquer motivo. Pensa bem: um buzz negativo pode arruinar a reputação do seu e-commerce, em vez de alavancar as vendas, não é mesmo?
Nesse contexto, nossa recomendação é estudar bastante o seu público e avaliar possíveis cenários. Ao fazer uma campanha com foco no gatilho hilário, por exemplo, é legal pensar muito bem se aquilo realmente tem graça e se a mensagem está alinhada com o posicionamento e proposta da marca. Afinal de contas, uma piada aparentemente boba pode ser percebida de forma ofensiva.
Monitore os resultados
De antemão, já vamos avisar que todos os cuidados citados por aqui são interessantes para ter uma certa previsibilidade de resultados. Mas o fato é que não dá para controlar a reação das pessoas. É por isso que ficar de olho nos resultados é essencial.
Logo, é importante monitorar os dados nas redes por meio do social listening. A estratégia, além de trabalhar na coleta de dados, também é focada na análise e transformação dessas informações em conhecimento estratégico para o negócio.
Além do mais, a abordagem não fica presa às notificações e menções diretas à marca. Afinal de contas, nem sempre o consumidor fala mal da sua empresa de forma direta. Sendo assim, é importante não ser tão literal e monitorar as intenções.
Resumindo: o buzz marketing nada mais é que uma estratégia para fortalecer o boca a boca. Aliás, ao investir em ações criativas, é possível engajar o consumidor, promover diálogo, conquistar promotores da marca e, claro, vender mais. Então, que tal criar esse barulho?E aí, gostou da ideia e quer conhecer mais algumas táticas para impulsionar a sua empresa? Então, veja também o que são reviews e como a estratégia influencia as vendas do e-commerce?