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Experiência do conteúdo: porque é importante engajar a audiência

Você já começou a ler um artigo e parou no meio do caminho devido a anúncios sobrepostos ao conteúdo, pop-ups difíceis de fechar e redirecionamento para outras páginas devido a toques involuntários em propagandas? Pois bem, mesmo que o texto seja interessante e bem escrito, esses aspectos atrapalham a experiência do conteúdo, sabe?

E como estamos na era da experiência, é necessário adotar novas práticas para cativar e engajar a audiência. O conteúdo entra nesse contexto como uma ferramenta para informar o público, interagir com os clientes, fazer o usuário caminhar pelo funil de vendas e garantir a satisfação do consumidor.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura porque preparamos um artigo completo sobre a experiência do conteúdo.

O que é experiência do conteúdo?

Em primeiro lugar, você já conhece o conceito de experiência do cliente? Pois bem, é a percepção que o consumidor acumula a respeito de determinada marca ao longo de todo o relacionamento, desde o primeiro contato até o pós-vendas.

A experiência do conteúdo segue a mesma lógica: é a percepção que o usuário tem ao interagir com conteúdos compartilhados pela marca, Aliás, isso vale para diversos formatos, como texto, vídeo, podcast, quiz e por aí vai.

De toda forma, o objetivo é criar uma jornada envolvente e memorável para o espectador, leitor ou ouvinte, de modo a garantir a satisfação do público.

Experiência do conteúdo vs. marketing de conteúdo

Imagem de apoio 01 do texto sobre experiência do conteúdo
Entenda as diferenças abaixo!

Veja bem: o marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que usa conteúdos para gerar autoridade para uma marca e atrair clientes. Em contrapartida, a experiência do conteúdo é mais ampla.

Em vez de apenas produzir e publicar conteúdos, por exemplo, a experiência é mais focada em garantir que os usuários interajam de forma perfeita com as produções. Dessa forma, é possível otimizar a jornada do cliente e garantir melhores resultados para o negócio.

Quais são os elementos-chave da experiência do conteúdo?

Conforme acabamos de mencionar, a experiência do conteúdo vai além do conteúdo em si. Afinal de contas, diversos outros fatores interferem na percepção do usuário, como fonte do texto, cores, layout, anúncios e por aí vai.

Além disso, a estratégia auxilia o consumidor a caminhar pelo funil de vendas, mas sem que ele perceba que está sendo conduzido para uma compra. A seguir, vamos listar os elementos-chave da estratégia para você entender melhor. Confira!

Relevância e utilidade

Você pode escrever o texto mais rico e interessante do mundo. No entanto, se a temática não estiver alinhada às necessidades e desejos do público, dificilmente ele terá uma boa experiência, entende?

Sendo assim, o conteúdo precisa ser relevante e com potencial de resolver as dores de sua audiência. Além do mais, ele precisa trazer informações ricas e úteis.

Narrativa cativante

Conteúdos construídos com base no storytelling são mais eficientes para envolver o público emocionalmente. Afinal de contas, essa é uma forma de transportar o cliente para a história e gerar identificação.

Personalização

Nada melhor que assistir um vídeo que parece que foi desenvolvido especialmente para você, não é mesmo? Pois bem, para uma boa experiência de conteúdo, as produções precisam, de fato, serem desenvolvidas com base nos interesses e necessidades específicas do usuário.

Interatividade e engajamento

Elementos interativos — como quizzes, enquetes, perguntas e respostas — permitem que o público se sinta parte do processo. Então, é legal abrir espaço para o consumidor participar ativamente da experiência do conteúdo.

Acessibilidade e inclusão

Pensa bem: será que uma pessoa com deficiência visual consegue ter uma boa experiência com as suas produções, assim como as pessoas com 100% da visão?

O fato é que a experiência do conteúdo deve ser acessível a todas as pessoas, independentemente de suas habilidades. Isso envolve recursos diferentes para todos os formatos, como legendas, áudiodescrição, tradução para libras, entre outros recursos.

Vale a leitura: Por que faz sentido pensar em diversidade e inclusão nas empresas?

Design e usabilidade

O design visual também desempenha um papel fundamental na experiência do conteúdo. Isso porque uma apresentação atraente, com uso adequado de cores, tipografia e elementos gráficos, tem o poder de prender a atenção do público desde o primeiro instante.

Além disso, a usabilidade e a facilidade de navegação são essenciais para garantir que o público possa acessar e interagir com o conteúdo.

Como garantir ao cliente uma boa experiência do conteúdo?

Se você chegou até aqui, já percebeu que a experiência do conteúdo é essencial para engajar o público, estabelecer conexões, atrair cliente, vender e fidelizar, não é mesmo?

Mas olha: além dos elementos-chave citados por aqui, é importante considerar uma série de outras práticas e abordagens para oferecer conteúdos relevantes, atrativos e acessíveis para o público. Vamos dar algumas dicas nesse sentido a seguir!

Conheça o seu consumidor

Imagem de apoio 02 do texto sobre experiência do conteúdo
É fundamental conhecer o seu consumidor para garantir a sua satisfação na era da experiência do conteúdo

Consumidores: quem são? Como eles vivem? Do que eles se alimentam? Brincadeiras à parte, conhecer a fundo o comportamento do cliente é fundamental para criar uma boa estratégia de conteúdo e oferecer boas experiências.

Nesse contexto, vale fazer pesquisas de mercado ou analisar o seu banco de dados para identificar algumas questões. Por exemplo:

  • Em que eles estão interessados?
  • Quais são suas necessidades?
  • Quais são as redes sociais que eles mais usam?
  • Eles preferem fazer compras on-line ou em lojas físicas?

Essas informações serão úteis para escolher a temática das produções, o tom de voz, os formatos mais adequados, os canais de distribuição mais eficientes e por aí vai.

Veja também: Você conhece as principais mudanças no comportamento do consumidor?

Produza conteúdos de qualidade

Sabe quando você busca respostas em um conteúdo, mas percebe que ele não explica nada? É aquela famosa prática de “encher de linguiça” que não traz nenhuma informação útil e relevante.

Para garantir uma boa experiência do conteúdo, portanto, é fundamental focar na qualidade das produções. Isto é, o conteúdo precisa ser bem escrito, sem erros gramaticais, visualmente atraente e com informações precisa e confiáveis.

Diversifique os formatos

Foi-se o tempo que o consumidor via uma atriz de novela usando uma roupa e já corria para lojas físicas para adquirir o item. Hoje, a jornada de compra não é mais tão linear e o cliente consulta diversos formatos de conteúdo antes de tomar uma decisão de compra.

Aliás, esse assunto foi tema no Fórum E-commerce Brasil 2023. Saiba como foi a participação do Reclame AQUI nos três dias de evento!

Por exemplo: imagine um consumidor que busca soluções para o celular que trava com frequência. Nesse contexto, ele faz pesquisas no Google, lê alguns blogposts que respondem à intenção de busca, assistem resenhas no YouTube, procuram informações a respeito das marcas no Reclame AQUI, pedem indicações nas redes sociais e por aí vai.

Então, se manter presente em diversos canais e produzir conteúdos em formatos variados é fundamental impactar o consumidor em todas as etapas da jornada de compra, entende?. Veja só alguns formatos que vale a pena investir:

  • e-mail marketing;
  • blog post;
  • infográfico;
  • e-book;
  • lives e webinars;
  • estudos de caso;
  • podcast e videocast;
  • vídeos curtos e vídeos longos;
  • quizzes e testes interativos;
  • ferramentas, efeitos e filtros;
  • memes.

De toda forma, vale lembrar que cada uma dessas opções tem lá suas especificidades. Na prática, isso quer dizer que você não pode simplesmente pegar uma newsletter e publicá-la em formato de blog post. O ideal é desenvolver conteúdos adequados para cada canal de distribuição.

Seja consistente

Nada de publicar um conteúdo hoje nas redes sociais e, em seguida, sumir por meses, viu? Para manter seus canais atualizados e relevantes, é necessário produzir de forma consistente.

Nesse contexto, nossa dica é definir uma frequência de postagens e criar um calendário editorial para cada canal. Aliás,  a produção e divulgação frequente de conteúdos de alta qualidade é fundamental para colocar a sua empresa na primeira página do Google, viu?

Cuidado com anúncios que cobrem o conteúdo

Sabe quando a página demora para carregar e você acaba clicando em um anúncio por acidente? Ou então quando a propaganda cobre o conteúdo — especialmente na versão mobile — e você não consegue fechá-la por completo?

Ainda tem aquele monte de pop-ups, botões, chatbots, entre outras ferramentas que atrapalham a experiência do conteúdo.

Nesse cenário, mesmo com interesse no conteúdo, o usuário abandonará a página devido à dificuldade de navegação. Sendo assim, o ideal é usar os recursos com parcimônia.

Fique de olho nas métricas

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a facilidade para mensurar resultados. Afinal de contas, como as ações dos usuários geram rastros, é possível ter dados precisos a respeito da eficiência da estratégia.

Logo, utilize as métricas e análise para entender como o público está interagindo com o conteúdo. Por exemplo:

  • tráfego;
  • cliques/visualizações da página;
  • compartilhamento social;
  • taxa de rejeição;
  • tempo médio de permanência na página.

Uma página com alta taxa de rejeição, por exemplo, pode não estar oferecendo uma boa experiência de conteúdo. Então, vale ficar de olho nos números e fazer ajustes para aperfeiçoar a estratégia.

Mantenha os canais de atendimento abertos

Não importa se o lead está no topo do funil, no meio, no fundo, ou já se tornou um cliente. Em todas essas etapas da jornada de compra — inclusive no pós-vendas — ele pode ter dúvidas, sugestões, reclamações etc.

Em vista disso, a sua empresa precisa estar disponível para responder a qualquer momento. Além de garantir a satisfação do consumidor, a análise do histórico de interações, pode gerar insights sobre temas relevantes para novos conteúdos.

Recapitulando…

A experiência do conteúdo nada mais é que a percepção do usuário a respeito das publicações divulgadas, independentemente do formato. Aliás, quanto melhor for essa vivência, maiores serão as chances de o consumidor avançar pelo funil de vendas até concretizar uma compra. Mais: garantir bons momentos aos usuários é uma forma de conquistar a satisfação do público a partir das interações com a marca.

Gostou do nosso post e quer mais algumas dicas para aperfeiçoar a sua estratégia? Então, veja também: 5 dicas para criar conteúdos que convertem.

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