Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui

Mídia paga no e-commerce: estratégias com o RA Ads

Você sabia que os anúncios são responsáveis por boa parte das compras por impulso no comércio eletrônico? Pelo menos, foi isso que revelou uma pesquisa da Criteo. De acordo com o estudo, cerca de 84% dos consumidores brasileiros fizeram compras não planejadas na internet após ver publicidades em lojas virtuais. Os dados evidenciam a importância da mídia paga no e-commerce.

Afinal de contas, ao investir em anúncios patrocinados, é possível aumentar a visibilidade dos produtos e vender mais. E uma das plataformas com maior potencial nesse sentido é o RA Ads — a ferramenta para anunciar no Reclame AQUI. Como o portal recebe milhares de visitas diárias de consumidores com intenção de compra, é o momento certo para aproveitar a oportunidade para construir confiança como atributo de marca. Aliás, estabelecer confiança e credibilidade são pontos cruciais para converter em vendas.

Gostou da ideia e quer saber como conseguir mídia paga no e-commerce? Então, continue a leitura que vamos explicar como usar o RA Ads para alavancar o seu negócio.

Conceito: o que é mídia paga

Basicamente, a mídia paga é qualquer forma de publicidade na qual uma empresa paga para exibir seus anúncios. A estratégia é amplamente usada para promover produtos, serviços ou marcas.

Saiba mais: Guia completo sobre mídia paga.

Mídia paga no e-commerce: vantagens para as empresas

Uma coisa a gente não pode negar: o e-commerce cresceu de forma exponencial nos últimos anos. O problema é que esse crescimento veio acompanhado de uma alta competitividade.

A mídia paga entra nesse contexto para otimizar as estratégias da empresa. Para você entender melhor a importância de investir em anúncios, vamos listar alguns benefícios. Olha só!

Vendas

Imagem de apoio 03 de mídia paga no e-commerce
Entenda porque é importante investir em mídia paga no âmbito digital

Lembra da pesquisa da Criteo que mencionamos no início deste artigo? Pois bem, só para recapitular, o levantamento revelou que 84% dos brasileiros fizeram compras não planejadas após ver anúncios dos produtos no e-commerce.

O estudo levou em consideração dados do primeiro trimestre de 2023 e revela mais alguns insights interessantes. Por exemplo:

  • 64% dos consumidores já levaram produtos que viram pela primeira vez ao comprar em sites de varejistas;
  • 47% foram motivados a fazer compras não planejadas devido a uma promoção anunciada;
  • 28% afirmam que concretizaram o negócio porque o produto anunciado estava alinhado ao que planejavam comprar;
  • 20% atribuem à decisão à qualidade do anúncio.

Viu só como os dados reforçam a relevância da publicidade digital para as vendas no e-commerce?

Veja também: Como alcançar alta performance em vendas no e-commerce.

Visibilidade

Antes de tudo, imagine só uma postagem qualquer nas redes sociais. Organicamente, a publicação só atingirá pessoas que seguem a página da empresa, não é mesmo?

Por outro lado, com os anúncios, é possível expandir o alcance das ações e dar maior visibilidade para a marca.

Vale a leitura: Saiba como integrar mídia paga e mídia orgânica em uma estratégia de marketing.

Segmentação

No marketing digital, segmentar significa dividir o mercado em grupos menores e mais específicos de acordo com características e necessidades semelhantes do público. Por exemplo: localização geográfica, interesses, comportamento de compra e por aí vai. Aliás, com a segmentação de mídia paga, dá para direcionar os anúncios para as pessoas certas.

Tráfego

O aumento do tráfego é uma consequência positiva da alta visibilidade alcançada com a mídia paga. Afinal de contas, de modo geral, a publicidade direciona o consumidor para o e-commerce. Mais: o tráfego é qualificado. Isto é, você atrai pessoas interessadas e com reais chances de conversão.

Flexibilidade

A mídia paga traz uma certa flexibilidade na definição de orçamentos de campanha, sabe? Isso porque as empresas podem começar com investimentos menores e aumentar gradualmente à medida que observam resultados positivos.

Além disso, você consegue pausar, ajustar ou interromper as campanhas a qualquer momento. Dessa maneira, a marca tem um controle total sobre os gastos com publicidade.

Vale a leitura: Consumo consciente — vantagens para o bolso e o meio ambiente.

Ferramentas de mídia paga: as principais plataformas

Imagem de apoio 01 de mídia paga no e-commerce
Ferramentas de mídia paga no e-commerce

Em primeiro lugar, vale lembrar que existem diversos canais de mídia paga para promover marcas, produtos e serviços. No entanto, a escolha do veículo ideal vai depender do objetivo da campanha e do perfil do público.

Além do mais, é necessário avaliar o formato de propaganda que você deseja veicular. Se o anúncio desejado é em formato de vídeo, por exemplo, você já elimina diversos canais, como resultados de busca do Google, Google Shopping, entre outros.

Mas só para você ter uma ideia, listamos logo abaixo as principais ferramentas de mídia paga para as estratégias de marketing digital. Confira:

  • Google Ads: plataforma para a veiculação de anúncios nos resultados de pesquisa do Google, bem como na rede de displays, no Google Shopping e no YouTube. Aliás, com a ferramenta, é possível segmentar as campanhas com base em palavras-chave, localização geográfica, faixa etária, gênero, entre outros critérios;
  • Meta Ads Manager: plataforma responsável pela mídia paga nas redes sociais do grupo Meta, como Facebook, Messenger, Instagram e Audience Network;
  • LinkedIn Ads: ferramenta para campanhas de conteúdo patrocinado na rede social voltada para relacionamentos profissionais. Os formatos são diversos, como mensagem patrocinada, anúncio de texto e anúncio dinâmico;
  • TikTok Ads: a rede social do momento também tem espaço para anunciantes. Nesse contexto, entram os formatos top view, in-feed ads, branded hashtag challenge, branded takeovers e branded effects;
  • RA Ads: plataforma para fazer mídia paga no Reclame AQUI. Vamos abrir um capítulo especial para falar sobre a ferramenta, combinado?

RA Ads: o que é e qual a importância

O RA Ads é a ferramenta de anúncios do Reclame AQUI. Por meio dela, é possível impactar o consumidor no momento mais crítico da decisão de compra: durante as pesquisas no Reclame AQUI. Legal, né?

Aliás, precisamos destacar a importância da plataforma para clientes e consumidores para você entender melhor o impacto do RA Ads. Só para constar, somos a maior plataforma de reputação, confiança e pesquisas da América Latina.

Por mês, o site recebe cerca de 30 milhões de acessos de consumidores em jornada de compra e jornada de solução. Nesse contexto, cerca de 71% dos usuários que visitam o site estão em busca de informações sobre as empresas para saber se elas são confiáveis.

Em outras, apesar de ter “reclame” no nome o Reclame AQUI é mais que um portal para solução de conflitos. Na verdade, apenas 3% dos consumidores que acessam o site, de fato, registraram uma queixa.

O fato é que a maioria dos consumidores faz pesquisas na plataforma — seja para investigar a reputação da marca, seja para buscar informações para resolver problemas. É por isso que o site é tão importante para a jornada de compra.

O RA Ads entra nesse contexto para abrir espaço para as empresas investirem em mídia paga na plataforma. Dessa forma, as marcas conseguem impactar os consumidores de forma positiva, gerar confiança e vender.

Vale a leitura: Entenda a jornada do consumidor no Reclame AQUI e oportunidades para sua marca.

RA Ads: como funciona

Conforme já falamos por aqui, o RA Ads nada mais é que uma oportunidade de fazer mídia paga no maior portal de reputação, confiança e pesquisa de compra da América Latina. Mas olha: os anúncios na plataforma têm algumas particularidades, viu? Entenda!

Reputação

Em primeiro lugar, o Reclame AQUI é referência quando o assunto é reputação. Então, não faz muito sentido divulgar campanhas de empresas que não prezam por uma boa experiência do cliente, não é mesmo?

Pois bem, seguindo essa lógica, o RA Ads tem regras para a veiculação de campanhas na página. Isto é, a empresa precisa obedecer a um padrão de reputação para garantir que o consumidor seja impactado por empresas de confiança, entende?

Saiba mais: Como é definida a reputação das empresas no Reclame AQUI.

Segmentação

Faixa etária, gênero, interesses, segmento de mercado, localização geográfica e por aí vai. Ao anunciar no Reclame AQUI, é possível fazer segmentação de público para atingir as pessoas mais propensas a fazer negócio com a sua empresa.

Alcance

O potencial de impacto é de cerca de 117 milhões. E o melhor: além da segmentação por interesses e localização, o RA Ads permite chamar a atenção de consumidores em cada etapa do funil. Nesse contexto, dá para trabalhar na conscientização e consideração para auxiliar nas conversões.

Formato

Só para esclarecer, a plataforma suporta imagens estáticas nos seguintes formatos:

  • billboard (970×250);
  • megabanner (970×90);
  • skycraper (160×600 ou 140×600);
  • superbanner (728×90);
  • retângulo mobile (300×250);
  • mobile banner (320×100 ou 300×100).
Imagem de apoio 02 de mídia paga no e-commerce
Veja os formatos

Contratação

Já a forma de contratação acontece de duas maneiras: deals programáticos e venda direta. Só para esclarecer, os deals programáticos são acordos automatizados para comprar e vender espaços publicitários no Reclame AQUI.

Já no modelo de venda direta, a empresa negocia diretamente com o Reclame AQUI para definir os detalhes da campanha, como formato, período de veiculação, segmentação e por aí vai.

Então, basicamente, os deals programáticos são automatizados e a venda direta funciona de forma individualizada e manual, sabe?

RA Ads + e-commerce: dicas para alavancar o seu negócio

Se você chegou até aqui, não tem mais dúvidas de que a mídia paga no e-commerce — com o RA Ads, em especial — é uma excelente estratégia para as empresas, não é mesmo? Afinal de contas, ao investir em anúncios, é possível dar mais visibilidade para a empresa, gerar tráfego para o e-commerce e, claro, aumentar as vendas.

Pensando nisso, a seguir, vamos dar algumas dicas para otimizar as campanhas e obter melhores resultados. Olha só!

Conheça o seu consumidor

Para agradar o seu amor no Dia dos Namorados, por exemplo, você precisa conhecer muito bem os gostos e necessidades da outra pessoa, não é mesmo? Pois bem, a mídia paga segue essa mesma lógica.

Isto é, para conseguir criar conteúdos relevantes, persuasivos e que atraiam a atenção do público-alvo em cada estágio da jornada de compra, você precisa ter um conhecimento profundo sobre a persona. Sendo assim, nossa dica é começar o planejamento pelo estudo de comportamento do consumidor.

Aliás, esse conhecimento é fundamental para aperfeiçoar a sua empresa, viu? Saiba mais: 8 dicas para reconhecer uma oportunidade de negócio.

Refine os critérios de segmentação

Não adianta atirar para todos os lados e esperar que essa atitude atraia mais gente para o seu negócio. Na verdade, o ideal é usar as informações de comportamento do público para segmentar muito bem as campanhas. Dessa forma, você otimiza os investimentos e alcança apenas pessoas com real interesse na sua oferta.

Invista em branding no Reclame AQUI

Já falamos várias vezes por aqui que o RA Ads é bem legal para as vendas. No entanto, não podemos negar que o Reclame AQUI se destaca ainda mais quando o assunto é branding e posicionamento de marca. O aumento das conversões é consequência da credibilidade e confiança gerada pelas estratégias de marca, entende?

Então, que tal usar a ferramenta de mídia paga no e-commerce para fortalecer a imagem da sua empresa e gerar reconhecimento de marca? Fazer mídia paga no Reclame AQUI é uma boa forma de garantir que o negócio seja facilmente lembrado.

Nesse contexto, vale usar uma pegada mais institucional com campanhas focadas em mensagens sobre posicionamento, storytelling, slogans etc.

Veja também: O que é rebranding e como fazer na sua empresa.

Fique de olho nas principais métricas e acompanhe os resultados

Acompanhar as métricas é fundamental para avaliar o desempenho das campanhas. Além disso, os números são úteis para otimizar os investimentos em publicidade, segmentar melhor o público-alvo, identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões embasadas. Sendo assim, nada de configurar a campanha e deixar para lá, combinado?

Nossa recomendação é acompanhar tudo de perto e fazer ajustes na estratégia caso seja necessário. Aliás, vale ficar de olho:

  • impressões: total de vezes que o anúncio foi exibido para os usuários;
  • Click Through Rate (CTR ou taxa de cliques): proporção entre cliques e impressões que indica a eficácia do anúncio em gerar engajamento;
  • Custo por Aquisição (CPA): custo médio de cada ação realizada a partir do anúncio;
  • Custo por Clique (CPC): custo médio de cada clique no anúncio;
  • Custo por Mil (CPM): custo médio de mil impressões de um anúncio;
  • Return on Advertising Spend (ROAS ou retorno sobre investimento em publicidade): calculada com base nas vendas geradas pelos anúncios, a métrica indica o retorno sobre os gastos com mídia paga;
  • taxa de conversão: proporção entre visitantes e usuários que, de fato, realizaram a ação desejada. Essa é uma das métricas mais importantes quando o assunto é vendas.

Conclusão

Viu só como investir em mídia paga no e-commerce é uma boa forma de alavancar o seu negócio e gerar mais visibilidade, reconhecimento de marca, vendas e fidelização? Pois bem, o RA Ads se destaca nesse contexto porque permite atrair aqueles consumidores que fazem pesquisas no Reclame AQUI — o maior portal de reputação, confiança e pesquisas América Latina.

Gostou da ideia e quer mais informações sobre o RA Ads? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e saiba como fazer mídia paga no Reclame AQUI.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: