Você sabia que no dia 8 de maio é comemorado o Dia do Profissional de Marketing? Pois bem, celebrar a data é importante para reconhecer o trabalho dos especialistas que utilizam técnicas e estratégias para dar visibilidade à marca, atrair clientes, vender e fidelizar. Nesse contexto, um dos maiores desafios para os profissionais do ramo é criar conteúdos de marketing digital que convertem.
Afinal de contas, a taxa de conversão é uma métrica fundamental porque mostra o percentual de pessoas que realizaram a ação esperada na campanha. Se você quer que o cliente siga a marca nas redes sociais, por exemplo, a conversão é concretizada quando o usuário entra para o rol de seguidores, entende? O mesmo vale para vendas, preenchimento de cadastros, download de materiais ricos, aplicativos e por aí vai.
Deu para perceber que criar conteúdos de marketing que convertem é fundamental para o sucesso da estratégia, não é mesmo? Aliás, é justamente sobre isso que vamos falar a seguir!

A importância de investir em marketing digital
Em primeiro lugar, o marketing digital é um conjunto de estratégias on-line para aumentar a visibilidade da marca, fortalecer a reputação, atrair clientes, vender e fidelizar.
Logo, para garantir presença digital e ter uma maior relevância, é fundamental investir em ações de marketing. Veja só mais algumas vantagens do marketing digital:
- grande alcance;
- possibilidade de segmentação;
- resultados rápidos.
- facilidade de mensuração de resultados.
Mas olha: para usufruir de todos esses benefícios, é importante contar com auxílio de profissionais qualificados, viu? Afinal de contas, o marketing é uma das áreas mais estratégicas de uma empresa. Mais: qualquer falha pode arruinar a reputação da empresa ou gerar prejuízos financeiros. Então, todo cuidado é pouco!
Veja também: Cashback — como funciona o programa de recompensas?
Como criar conteúdos de marketing digital que convertem
A internet está lotada de conteúdos, não é mesmo? Pensa bem: diariamente, somos bombardeados por diversos materiais, e é humanamente impossível absorver tudo isso. Nesse sentido, para chamar a atenção do usuário, é fundamental agir de forma estratégica.
Os conteúdos com foco em conversão merecem uma atenção especial porque, além de atrair o consumidor, eles precisam ter uma pegada persuasiva para convencer o usuário a realizar alguma ação. Acompanhe algumas dicas para conseguir isso!
1. Comece pelo planejamento
No sentido literal da palavra, planejar significa criar um plano para otimizar o alcance de algum objetivo. No caso aqui o objetivo é a conversão. De toda maneira, é necessário ir além do básico e investigar outros aspectos para nortear a estratégia, como:
- perfil do lead: quem você pretende atrair? Quais são as necessidades da sua persona? Como a sua empresa pode ajudar a lead a resolver um problema? Ter esses dados em mente é importante para criar conteúdos relevantes;
- ciclo de vida do lead: quais são as etapas que o usuário percorre até gerar conversões? Nesse momento, é importante mapear a jornada do consumidor para entender melhor o seu comportamento;
- ação desejada: a gente sabe que o objetivo da campanha é a conversão. No enanto, nem sempre, essa palavra é sinônimo de vendas — já falamos sobre isso lá no início, lembra? Pois bem, durante o planejamento, você também precisa definir o objetivo que pode ser o preenchimento de um cadastro, o download de um app, o comentário em post etc.
2. Faça pesquisas de palavras-chave
Acima de tudo, a palavra-chave é uma espécie de porta de entrada para o conteúdo. Em outras palavras, é por meio da busca de um termo específico que o usuário pode encontrar o material que a sua marca disponibiliza na internet. Sendo assim, faça uma boa pesquisa de palavras-chave para identificar os assuntos de interesse do seu público.
3. Aplique técnicas de SEO
Em primeiro lugar, as técnicas de SEO são boas práticas para deixar o conteúdo mais atraente aos olhos dos buscadores de internet e, claro, dos usuários. Nesse contexto, entram táticas com foco em:
- escaneabilidade;
- título e meta descrição;
- URL amigável;
- imagens e texto alternativo;
- descrição de produtos — no caso do e-commerce;
- links internos e externos;
- velocidade de carregamento;
- responsividade;
- design e usabilidade;
- experiência do usuário.
Vale lembrar que o conteúdo precisa ser produzido com base no perfil da persona, combinado? Se o público-alvo da campanha é mais jovem e despojado, por exemplo, é interessante usar uma linguagem mais leve para gerar aproximação.
Outra dica legal é usar a técnica de storytelling para envolver o usuário e gerar identificação. Dessa forma, fica mais fácil converter.
4. Lembre-se do Call To Action (CTA)
O CTA — ou chamada para ação — é a parte mais importante do conteúdo com foco em conversão porque direciona o público para um objetivo. Por isso, crie uma chamada para ação clara, objetiva e direta.
O ideal é que esse texto seja bem curtinho e no verbo imperativo para incentivar os cliques. Por exemplo:
- inscreva-se;
- acesse;
- confira;
- baixe gratuitamente;
- teste grátis;
- entre em contato;
- compre agora.
5. Produza conteúdos de marketing digital de maneira consistente
Nada de produzir conteúdos uma vez na vida e outra na morte, viu? Afinal de contas, manter uma certa frequência é fundamental para garantir o engajamento do público. Aliás, essa consistência também é importante para os buscadores entenderem que aquele domínio é relevante, sabe?
Nesse contexto, a nossa recomendação é que você crie um calendário editorial e defina uma frequência de publicação que seja viável para o seu negócio.
Vale a leitura: Como usar o Reclame AQUI a favor do seu e-commerce
Um “salve” para a equipe de marketing do Reclame AQUI
Queremos aproveitar a comemoração pelo Dia do Profissional de Marketing para fazer uma homenagem a todos os colaboradores que trabalham no marketing do Reclame AQUI.
Afinal de contas, tudo que você ver por aqui no nosso blog é estrategicamente pensado e produzido para transmitir conhecimentos de valor e ajudar a sua empresa a prosperar.
Então, galera do marketing do Reclame AQUI: vocês arrasam! Ops, seria melhor dizer “nós arrasamos” porque quem escreveu este conteúdo que você acabou de ler também faz parte da equipe!
Concluindo: criar conteúdos de marketing que convertem é fundamental para o sucesso do negócio. Afinal de contas, uma campanha com foco em conversão precisa conduzir o usuário a realizar a ação proposta. Aliás, por aqui, demos várias dicas para otimizar a sua estratégia e você pode segui-las para melhorar os seus resultados. Que tal?
Por fim, gostou do conteúdo e quer mais algumas dicas? Pois bem, temos um artigo que pode complementar a sua leitura. Confira: Como fazer nutrição de leads?