Quem empreende na internet, geralmente, tem um objetivo: ganhar dinheiro, concorda? Para acompanhar o desempenho financeiro é importante ficar de olho na taxa de conversão no e-commerce. Acima de tudo, a métrica mostra o percentual de vendas fechadas dentro do seu e-commerce.
E olha: as avaliações e os reviews estão entre os fatores que influenciam as vendas porque ajudam os consumidores a tomar decisões e finalizar o checkout na loja virtual. Logo, a estratégia também contribui para aumentar as conversões.
Quer entender melhor sobre esse indicador de performance para e-commerces? Então, continue a leitura porque vamos mostrar como calcular a taxa de conversão e dar dicas para melhorar seus resultados. Confira!
O que é taxa de conversão?
É uma métrica usada no marketing digital para medir os resultados de uma campanha. Se o seu objetivo é fechar vendas, por exemplo, cada negócio feito representa uma conversão, entende?
Vale lembrar que o indicador de performance também serve para avaliar outros tipos de conversões como preenchimento de cadastro, download de materiais ricos, inscrição em newsletter, clique em anúncios, uso de cupons e por aí vai.
Como calcular a taxa de conversão em vendas no e-commerce?
A taxa de conversão mostra o percentual de vendas fechadas em comparação com o tráfego da loja virtual em um período predeterminado. Vamos ver um exemplo fictício para facilitar a compreensão?
Imagine um e-commerce com 30 mil visitas mensais que, no período, fechou 7 mil vendas. A fórmula do cálculo é a seguinte:
- (conversões ÷ visitas do período) × 100
- (7.000 ÷ 30.000) × 100
- 0,2333 × 100
- taxa de conversão = 23,33%
Nessa simulação, o e-commerce teve uma taxa de conversão de 23,33% no mês. Apesar de não parecer muita coisa, esse resultado hipotético é fantástico. Afinal de contas, de acordo com a Experian Hitwise, a taxa de conversão média brasileira é de 1,65%.
Baixa, né? Então, é fundamental melhorar esse índice para alavancar os resultados do negócio. Aliás, é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.
Como aumentar a taxa de conversão na loja online?
Mais conversões representam mais vendas, e existem diversas técnicas que ajudam a melhorar a métrica. A seguir, vamos dar algumas dicas para aumentar a taxa de conversão do e-commerce. Olha só!
Utilize estratégias de SEO para melhorar o ranqueamento da página
SEO é a sigla para Search Engine Optimization — em português, otimização para os motores de busca. O objetivo é organizar os conteúdos da página de forma estratégica para conquistar os primeiros resultados orgânicos dos buscadores da internet.
Otimizar o e-commerce é uma maneira de melhorar o tráfego da página e, por consequência, aumentar as chances de conversão. Nesse contexto, é importante observar os seguintes fatores:
- título;
- meta descrição;
- palavras-chave;
- conteúdo;
- URL otimizada;
- imagens com texto alternativo;
- design;
- usabilidade;
- velocidade de carregamento;
- responsividade;
- link building;
- SEO Local;
- reviews e avaliações: uma recente atualização do Google passou a utilizar as avaliações como fator de ranqueamento. Vamos falar mais a fundo sobre os reviews daqui a pouco, combinado?
Capriche na descrição dos produtos
As descrições dos produtos precisam ser bem atrativas e completas para despertar o desejo de consumo. Portanto, use a criatividade para evidenciar os benefícios dos itens à venda.
As imagens também são bem importantes, viu? Logo, invista em fotografias reais e de qualidade dos produtos para chamar a atenção do consumidor. Vale até produzir vídeos curtos para demonstrar, na prática, as formas de uso da mercadoria.
Evite o abandono do carrinho
Entregas cada vez mais rápidas estão entre as tendências para e-commerce. E existe uma razão para isso: o prazo de entrega longo é um motivo para abandono de carrinho. Sendo assim, vale a pena pensar na otimização do processo de logística para agilizar tudo e até tornar o frete mais acessível.
Outro elemento que gera abandonos é o processo de checkout complicado. Se o consumidor precisa preencher um longo cadastro com muitos dados desnecessários, por exemplo, a tendência é que ele desista da compra.
Por esse motivo, é interessante simplificar o processo. Uma dica para deixar o checkout mais claro é incluir uma barra de progresso para representar, visualmente, quantas etapas o consumidor precisa vencer para fechar o pedido.
Mais: a diversificação dos meios de pagamento, selos de segurança e reviews também são importantes para driblar o abandono de carrinho.
Agora, se mesmo assim, o consumidor encher a sacola e deixar tudo para lá, é válido usar estratégias de recuperação como:
- envio de e-mail marketing com a oferta e vantagens para fechar a compra;
- lembretes de boletos não pagos;
- notificações push;
- remarketing.
Cuide do layout do e-commerce
Uma loja virtual visualmente confusa, com navegabilidade complicada e cores que não conversam entre si não é nada atrativa, concorda? Isso dá uma ideia de amadorismo e pode desencorajar o consumidor a fechar a compra, sabe? Sendo assim, o design também interfere nas convenções.
Uma boa dica para otimizar o visual da loja virtual é utilizar testes A/B. Eles podem indicar qual é a melhor posição do botão para adicionar o item ao carrinho, banners, tamanho da fonte dos preços, entre outros.
Sobretudo, é essencial planejar muito bem as vendas ao longo do ano e apostar em layouts temáticos para datas comemorativas. Dessa forma, é possível despertar a atenção dos consumidores e aumentar as vendas.
Invista em Customer Review dentro do seu e-commerce
Os reviews e avaliações servem para o consumidor compartilhar as suas experiências com o produto ou com a loja em questão. E olha: isso é muito mais que um simples espaço para os clientes darem suas opiniões, viu?
As avaliações são fatores de ranqueamento para os motores de busca. Por isso, ter o sistema no e-commerce é uma forma de divulgação do site e aumentar o tráfego. E como já mencionamos ali em cima, a estratégia também funciona muito bem para evitar o abandono de carrinho, uma vez que os comentários podem auxiliar consumidores indecisos.
Em resumo: os conteúdos gerados pelos usuários fazem parte da estratégia de marketing e vendas que contribuem para aumentar a taxa de conversão. E existem dados que comprovam a importância das avaliações no e-commerce. De acordo com uma pesquisa da Spiegel Research Center:
- produtos com avaliações podem vender 270% mais se comparado aos itens sem nenhum reviews;
- a probabilidade de compra aumenta 15% quando os reviews são verificados, se comparado às avaliações anônimas;
- comentários em produtos de preço baixo podem aumentar 190% a taxa de conversão;
- avaliações de produtos de alto valor tendem a elevar a taxa de conversão em 380%.
Informações interessantes, não é mesmo? Ou seja, elas mostram que as avaliações são importantes. Além disso, os reviews verificados têm um peso ainda maior porque garante que as opiniões publicadas sejam de consumidores que tiveram experiências reais com os produtos, serviços ou marcas.
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É por isso que a RA Trustvox é a parceira ideal para o seu e-commerce. A plataforma coleta, audita e publica reviews verdadeiros, verificados e validados. Isso garante mais credibilidade à loja virtual.

Como você pôde perceber, aumentar a taxa de conversão no e-commerce é fundamental para melhorar os resultados do negócio. Uma boa estratégia para alcançar o objetivo é investir em sistemas de avaliações. No entanto, lembre-se de usar uma plataforma de confiança para garantir reviews confiáveis e qualificadas, combinado?
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