Que tal anunciar no Reclame AQUI, no Google e nas redes sociais? Veja bem: não importa a ferramenta escolhida, o fato é que investir em mídia paga é legal para aumentar o alcance de suas ações e vender mais. No entanto, para obter bons retornos com o investimento, é fundamental agir de forma estratégica, viu?
Afinal de contas, é necessário definir muito bem o objetivo da campanha, segmentar o público e usar a criatividade para criar uma copy bem chamativa. Assim, é possível atrair a atenção do seu consumidor e gerar conversões.
Gostou da ideia e quer mergulhar no universo da mídia paga? Então, continue a leitura porque este artigo está cheio de dicas práticas para aplicar a estratégia no seu negócio. Olha só!
O que é mídia paga?
De maneira resumida, a mídia paga é um espaço publicitário usado para promover marcas, produtos ou serviços. Por exemplo: quando você se depara com um post no Instagram com o termo “patrocinado” abaixo do nome do usuário significa que aquela empresa investiu em mídia paga, entende?
Aliás, usamos a rede social como exemplo, mas os anúncios podem ser veiculados em diversos canais, como resultados de busca, sites, blogs, aplicativos e até no Reclame AQUI. De toda forma, o objetivo da estratégia é basicamente a mesma: aumentar a visibilidade das suas ações, gerar reconhecimento de marca e, claro, vender mais.
Vale a leitura: 6 dicas para aumentar o alcance orgânico nas suas redes sociais.
Quais são os benefícios de investir em mídia paga?
Antes de tudo, vale lembrar que os custos com mídia paga não entram para as planilhas financeiras como gastos. Pensa bem: diferentemente do dinheiro usado para pagar material de escritório — que não gera retorno financeiros diretos para empresa —, por exemplo, o investimento em mídia paga tem ligação explícita com os resultados.
Veja também: Conheça os investimentos iniciais para quem pretende abrir uma empresa.
Em outras palavras, de modo geral, o valor aplicado em anúncios é revertido em lucros para as empresas. A seguir, vamos explicar melhor quais são as vantagens de investir em mídia paga. Entenda!
Alto alcance
Quando você posta algo nas suas redes sociais, apenas parte dos consumidores que seguem a página serão impactados. Isso acontece por causa dos algoritmos das plataformas.
Por outro lado, com mídia paga, é possível alcançar mais gente, inclusive aqueles usuários que ainda não conhecem sua marca. Sendo assim, o investimento é bem legal para aumentar a visibilidade do negócio, gerar reconhecimento de marca e atrair mais tráfego para a sua página.
Orçamento flexível
Há alguns anos, a TV era a mídia mais poderosa para influenciar decisões de consumo. O problema é que anunciar por lá era muito caro. Nesse contexto, apenas grandes multinacionais tinham orçamento para investir em ações do tipo.
Hoje, com a mídia paga on-line, a publicidade está bem mais democrática. Afinal de contas, agora, pequenos empreendedores já podem lutar de igual para igual com as multinacionais.
E olha: não é necessário investir milhões em propaganda para ter visibilidade, viu? Na verdade, é possível fazer ações menores e aumentar o investimento aos poucos conforme resultados obtidos.
Por falar nisso, vale a pena conferir mais um artigo: Bom atendimento vale mais que investir milhões em propaganda.
Segmentação precisa
Veja bem: ao anunciar em um outdoor, por exemplo, é possível ter apenas uma estimativa de público. O mesmo vale para propagandas na TV, rádio, revistas, entre outras mídias tradicionais. Isto é, por mais que todos esses canais tenham uma audiência segmentada, não dá para garantir que as pessoas impactadas são, de fato, o seu perfil de público ideal, sabe?
Por outro lado, a mídia paga digital permite uma segmentação bem mais precisa. Se você quer atingir apenas mulheres nas redes sociais, por exemplo, é possível incluir essa informação ao configurar a campanha. Nesse contexto, devido à audiência bem mais qualificada, você consegue aumentar o potencial de conversão.
Vale a leitura: Como aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce.
Resultados rápidos
Com a mídia paga, os resultados são quase imediatos. Se o seu objetivo é aumentar o tráfego do e-commerce, por exemplo, será possível perceber a métrica subir já nas primeiras horas de veiculação da campanha. A lógica também vale para geração de leads, reconhecimento de marca, vendas, entre outros KPIs.
Métricas de desempenho
Número de visualizações, taxa de cliques, retorno sobre investimento, conversões etc. Com a mídia paga, você consegue acompanhar os resultados das campanhas em tempo real. Dá até para saber quais pessoas efetuaram a compra após serem impactadas pelo anúncio.
Aliás, com essas informações em mãos, fica mais fácil avaliar o desempenho dos anúncios e fazer ajustes para aperfeiçoar a estratégia.
Quais são as principais ferramentas de mídia paga?
De antemão, já vamos avisar que a compra de espaços publicitários na internet é feita por meio de plataformas digitais. Mais: você mesmo pode configurar as campanhas sem precisar fazer um monte de reuniões com os detentores da mídia para negociar formatos e valores.
No entanto, isso não significa que você pode fazer tudo de qualquer jeito, viu? Na verdade, contar com suporte de um profissional especializado em mídia paga é fundamental para obter melhores resultados. Mas isso é assunto para o próximo capítulo, combinado?
Por agora, vamos focar nas principais plataformas de mídia paga disponíveis na internet. Confira!
Google Ads
O Google Ads é a plataforma de anúncios do maior buscador da internet. Por meio dela, é possível fazer anúncios nos resultados de busca, rede de displays, apps, Google Shopping e YouTube. Nesse contexto, as campanhas podem ser pagas por:
- CPM (custo por mil impressões): o orçamento é consumidor com base no número de visualizações;
- CPC (custo por clique): pagamento é feito baseado no número de cliques no anúncio;
- CPA (custo por aquisição): nesse caso, você só pagará se a campanha atingir o objetivo final. Por exemplo: acesso ao link, venda, preenchimento de um formulário, download de um aplicativo etc.
Facebook e Instagram Ads
O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook. Aliás, os anúncios do Instagram também são elaborados por lá, viu? Afinal de contas, as duas marcas estão sobre o mesmo guarda-chuva: a Meta.
E assim como o Google Ads, a ferramenta também disponibiliza anúncios em diversos formatos com consumo de orçamento baseado em performance. Além do mais, na hora de configurar a campanha, você escolhe um objetivo. Por exemplo, reconhecimento de marca, instalação de app, visualizações de vídeo, tráfego, envolvimento, mensagens, entre outros.
LinkedIn Ads
O LinkedIn é uma rede social profissional que também dispõe de uma plataforma própria para anúncios. No entanto, o grande diferencial da ferramenta é que os anúncios são mais direcionados para o público B2B.
De toda forma, por meio do LinkedIn Ads dá para usar filtros de segmentação ao configurar as campanhas. Se você quiser atingir apenas CEO de empresas de ramos específicos, por exemplo, é possível fazer essa segmentação.
Twitter Ads
O Twitter é mais uma rede social com plataforma de anúncios própria. E apesar de a rede do passarinho ser conhecida pelas mensagens curtas, é possível utilizar diversos formatos de mídia como imagem, vídeo, carrossel, texto e coleção de tweets.
Aliás, assim como as demais redes sociais, no Twitter também dá para segmentar as campanhas e pagar por performance. Se você quer conquistar seguidores, por exemplo, vai pagar apenas quando os usuários seguirem sua conta. O mesmo vale para retweets, curtidas, respostas e cliques em tweets promovidos.
TikTok Ads
Chegou a hora de falar da rede social do momento. Só para você ter uma ideia da relevância da plataforma, o TikTok já virou concorrente do maior mecanismo de buscas. Isso porque os usuários estão usando a rede social para fazer buscas, em vez de pesquisar no Google.
De toda forma, o modus operandi da plataforma não foge muito do que já mostramos por aqui. Isto é, dá para segmentar campanhas com base em gênero, idade, localização e interesses. Já os formatos são um pouco diferenciados. Veja só:
- Top View: vídeo de até 60 segundo exibido em tela cheia assim que o usuário abre o aplicativo;
- In-Feed Ads: vídeos na aba “Para você”;
- Branded Hashtag Challenge: desafios lançados pelas empresas para incentivar outros usuários a produzirem conteúdos relacionados;
- Branded Takeovers: nesse caso, o TikTok exibe propaganda de apenas uma empresa por dia em forma de vídeo, imagem estática ou gif;
- Branded Effects: recursos interativos como filtros, efeitos especiais e stickers, para gerar reconhecimento de marca e engajamento.
Veja também: Marketing no TikTok — entenda o sucesso da rede social do momento.
RA Ads
O Reclame AQUI você já conhece, não é mesmo? A título de esclarecimentos, somos a maior plataforma de reputação, confiança e pesquisas de compra da América Latina. Ao todo, são mais de:
- 30 milhões de consumidores cadastrados;
- 600 mil empresas cadastradas;
- 1,2 bilhão de pageviews por ano;
- 152 milhões de acessos por ano.
Nesse contexto, cerca de 29% dos usuários que acessam a plataforma estão em busca de soluções de problemas. Contudo, apenas 3%, de fato, registram alguma reclamação.
Na verdade, a maioria dos usuários (71%) está em jornada de compra e acessa a plataforma para fazer pesquisas de reputação. Desse total, 33% dos visitantes pretendem fechar a compra no mesmo dia e 29% na mesma semana.
Então, com tanta gente entrando na plataforma todos os dias com intenção de compra, as empresas podem aproveitar a oportunidade para atrair consumidores, não é mesmo? É aí que entra o RA Ads.
De maneira resumida, o RA Ads é a plataforma de anúncios para veicular campanhas em um ambiente seguro e confiável: o Reclame AQUI. E como o consumidor, geralmente, está em processo de decisão de compra quando acessa a plataforma, é possível impactar de forma positiva para vender. Legal, né?
Saiba mais: RA Ads — atraindo o consumidor durante a jornada de compra e de solução.
Como usar a mídia paga para atrair mais clientes?
Em primeiro lugar, o uso de mídias pagas exige planejamento. Afinal de contas, não basta ter dinheiro no bolso para veicular campanhas: é necessário pensar em objetivos e ações para conseguir resultados satisfatórios.
Mas se você ainda tem dúvidas de como fazer isso, tenha calma que já vamos explicar. Acompanhe o passo a passo!
Defina um objetivo
Qual é o resultado que você pretende alcançar com a estratégia? Por exemplo: atrair tráfego para o e-commerce, gerar leads, aumentar o reconhecimento de marca e por aí vai.
Ter isso em mente é fundamental para direcionar as estratégias e otimizar os investimentos. Sendo assim, comece o planejamento com a definição de objetivos, metas e métricas de desempenho.
Observe os passos da concorrência
Dar aquela espiadinha básica na concorrência é legal para entender melhor o comportamento do público e do mercado. Então, vale ficar de olho nos cases de sucesso e nas ações não tão bem-sucedidas de outras empresas que atuam no mesmo nicho.
Mas olha: não é para copiar, viu? Na verdade, essa espiadinha serve para gerar insights e criar diferenciais competitivos para tornar os seus anúncios mais atraentes que os feitos pela concorrência.
Escolha as mídias ideais
Google, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, TikTok ou Reclame AQUI? A escolha da mídia ideal depende dos seus objetivos e público-alvo. Afinal de contas, se o seu consumidor não curte muito o Twitter, por exemplo, não vale a pena investir em campanhas por lá, não é mesmo?
De qualquer maneira, vale lembrar que você não precisa escolher só uma. O ideal mesmo é diversificar os canais de distribuição para impactar o consumidor em todas as etapas da jornada de compra — e em especial na fase de decisão com anúncios no Reclame AQUI.
Segmente as campanhas
Quando o assunto é mídia paga, nem sempre, atingir o maior número de pessoas é uma boa ideia. Pensa bem: você paga pelos resultados! Então, o mais lógico é segmentar para atingir apenas consumidores com reais interesses em seus produtos ou serviços.
Aliás, esse cuidado é fundamental para otimizar os investimentos e aumentar o potencial de conversão. Logo, nossa dica aqui é usar as informações de sua persona para criar campanhas personalizadas.
Use e abuse da criatividade
O consumidor é impactado por conteúdo on-line o tempo todo: e-mail, redes sociais, trocas de mensagens entre amigos, vídeos e por aí vai. Para o seu anúncio se destacar no meio de tanta coisa, portanto, é importante usar a criatividade e criar copys bem persuasivas.
Sendo assim, pense fora da caixa para criar frases impactantes. Lembre-se ainda de revisar a ortografia do anúncio para não passar nenhum erro de português, combinado? Além do mais, é fundamental investir em imagens de qualidade para chamar a atenção do consumidor.
Por falar em criatividade, veja também: Economia criativa — um guia completo para a sua empresa.
Acompanhe os resultados em tempo real
Nada de esperar o prazo de veiculação da campanha terminar para avaliar os resultados, viu? O ideal é acompanhar a performance das campanhas dia a dia. Afinal de contas, dessa forma, é possível identificar falhas e fazer ajustes para otimizar os resultados.
Resumindo: investir em mídia paga é fundamental para aumentar o alcance das suas ações e potencializar os resultados da sua marca. Nesse contexto, o destaque vai para o RA Ads porque impacta o consumidor no momento mais crítico da decisão de compra: durante as pesquisas de reputação. Sendo assim, vale a pena conhecer a solução!
E aí, gostou da ideia? Então, siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades relacionadas ao RA Ads. Estamos no LinkedIn e no Instagram!