blog reclame aqui

Como é definida a reputação das empresas no Reclame AQUI?

Quando você pesquisa por uma empresa no Reclame AQUI, uma das informações que mais chama a atenção do consumidor é a carinha de reputação.

Se o rostinho for roxo, verde ou deixar de ser uma carinha e virar um selo RA 1000, a confiança do cliente aumenta e ele sente mais segurança na hora de comprar com a empresa.

Veja: Como gerir a reputação da sua página no Reclame AQUI! 

Mas, como é feito o cálculo para definir a reputação das empresas no Reclame AQUI?

Primeiro, é importante lembrar que quem avalia a empresa é o consumidor e é a partir dessa nota que é feito o cálculo da reputação.

Alguns critérios são necessários para a formulação da reputação:

Para o cálculo da Avaliação do Reclame AQUI (AR) é feita uma média ponderada baseada nos critérios acima.

Todos os critérios possuem valores que variam de 0 a 100, com exceção da Média das Avaliações (varia de 0 a 10). Assim o valor da média das avaliações é multiplicado por 10 para estar na mesma escala das demais.

Entenda: Guia definitivo para melhorar seu atendimento no Reclame AQUI

Os critérios de reputação possuem pesos distintos:

  • Índice de Resposta – Peso 2
  • Média das Avaliações (Nota do Consumidor) – Peso 3
  • Índice de Solução – Peso 3
  • Índice de Novos Negócios (Voltaria a fazer negócios?) – Peso 2

A fórmula para calcular sua reputação no Reclame AQUI é a seguinte:

AR = ((IR * 2) + (MA * 10 * 3) + (IS * 3) + (IN * 2)) / 100

Para AR entre 8 e 10 – ÓTIMO  Reclame-AQUI-reput-otimo

Para AR entre 7 e 7.9 – BOM  Reclame-AQUI-reput-bom

Para AR entre 6 e 6.9 – REGULAR Reclame-AQUI-reput-regular 

Para AR entre 5 e 5.9 –  RUIM  Reclame-AQUI-reput-ruim

Para AR abaixo de 5 – NÃO RECOMENDADA  Reclame-AQUI-reput-n-recomendada

Essa fórmula só é aplicada se a empresa passar por 2 avaliações prévias:

Possuir índice de resposta superior a 50%.
Se possuir um índice de resposta inferior a 50%, ela automaticamente é categorizada como NÃO RECOMENDADA. Isso é feito para garantir que empresas que não respondem a seus consumidores não sejam beneficiadas, pois todos os parâmetros analisados são obtidos a partir do atendimento realizado pelas empresas.

Possuir um número de avaliações igual ou superior a 10.
Se possuir menos, a empresa ficará com reputação SEM ÍNDICE.

Leia: Moderação de conteúdo Reclame AQUI: entenda cada categoria

Informação importante!

É importante lembrar que o consumidor só pode avaliar o atendimento após resposta pública da empresa, mas os prazos abaixo precisam ser considerados:

  • Empresas com menos de 50% das reclamações respondidas: o consumidor consegue avaliar, mesmo sem a reposta pública da empresa, após 3 dias corridos da publicação.
  • Empresas com mais de 50% das reclamações respondidas: o consumidor consegue avaliar, mesmo sem a resposta pública da empresa, após 30 dias corridos da publicação.

Observação 1: é levado em consideração a porcentagem de resposta por aba do painel;

Observação 2: as reclamações avaliadas sem resposta pública da empresa terão o status atualizado para “Avaliada”, mas não serão consideradas no indicador “Respondidas”.

Quer saber mais sobre o funcionamento do Reclame AQUI?

Baixe agora esse super e-book gratuito que contém tudo o que você precisa saber sobre o Reclame AQUI:

Fonte: Reclame AQUI

21 comentários »

  1. Muito bem acolhido em minha reclamação a PADO s/a indl e coml. Problema solucionado plena e satisfatoriamente, ao que elogio e agradeço a PADO.

  2. É uma falta de respeito com o consumidor, deixam agente em casa no aguardo sem hora e data como se fôssemos desocupados. Essa Magazine e Ortobom juntas não vale nada

  3. Até agora não resolveu meu problema! Uma demora pra trocar meu protuto com defeito, sem contar q não informa a data e hora pra chegar , como se fôssemos decupados

  4. O atendimento é ótimo já sou cliente a quase dóis anos e gostaria de pegar um empréstimo maior,mas ja me ajudou muito obrigada

  5. O atendimento é ótimo muito obrigada Tatiane,e toda equipe lojas Renner pois amo comprar nessa loja

  6. Boa tarde! Até o momento a. DIVARIEDADES NÃO ME ENVIOU O CÓDIGO DE RASTREIO. ELES NÃO RESPONDEM PELO O WATZAP. VOU TER CANCELAR ESTÁ COMPRA.

  7. Obrigado por me ajudar, fui atendida no mesmo dia da reclamação pela TIM, pelo menos até o momento parece que está tudo certo, me responderam como tivesse solucionado meu problema…primeira vez que usei o Reclame Aqui e gostei 👍 continuarei usando. Obrigado

  8. Prezados boa tarde, agradeço pois a faculdade IOP já entrou em contato e resolvemos, no outro dia.

  9. Agora que descobri o reclame aqui antes de comprar vou consultar primeiro. Maravilhoso me ajudou a resolver o problema.

Deixe uma resposta

%d