Como é definida a reputação das empresas no Reclame Aqui?
Você sabe como é calculado a reputação das empresas no Reclame Aqui? Nós te explicamos!
O melhor conteúdo feito por quem mais entende de relacionamento entre empresa e cliente!
Você sabe como é calculado a reputação das empresas no Reclame Aqui? Nós te explicamos!
Quando você pesquisa por uma empresa no Reclame Aqui, uma das informações que mais chama a atenção do consumidor é a carinha de reputação.
Se o rostinho for roxo, verde ou deixar de ser uma carinha e virar um selo RA 1000, a confiança do cliente aumenta e ele sente mais segurança na hora de comprar com a empresa.
Veja: Como gerir a reputação da sua página no Reclame AQUI!
Primeiro, é importante lembrar que quem avalia a empresa é o consumidor e é a partir dessa nota que é feito o cálculo da reputação.
Alguns critérios são necessários para a formulação da reputação:
Porcentagem de reclamações respondidas, sendo que apenas a primeira resposta é considerada.
Aqui é levado em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à média aritmética das notas (variando de 0 a 10) concedidas pelos reclamantes para avaliar o atendimento recebido.
Leva em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à porcentagem de reclamações onde os consumidores, ao finalizar, consideraram que o problema que originou a reclamação foi resolvido. Essas reclamações são representadas pelo ícone de status verde. (Clique AQUI e saiba mais);
Leva em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à porcentagem de reclamações onde os consumidores, ao finalizar, informaram que voltariam a fazer negócios com a empresa.
Para o cálculo da Avaliação do Reclame Aqui (AR) é feita uma média ponderada baseada nos critérios acima.
Todos os critérios possuem valores que variam de 0 a 100, com exceção da Média das Avaliações (varia de 0 a 10). Assim o valor da média das avaliações é multiplicado por 10 para estar na mesma escala das demais.
Entenda: Guia definitivo para melhorar seu atendimento no Reclame AQUI
Índice de Resposta – Peso 2
Média das Avaliações (Nota do Consumidor) – Peso 3
Índice de Solução – Peso 3
Índice de Novos Negócios (Voltaria a fazer negócios?) – Peso 2
AR = ((IR * 2) + (MA * 10 * 3) + (IS * 3) + (IN * 2)) / 100
Para AR entre 8 e 10 – ÓTIMO
Para resultado ente 7 e 7.9 – BOM
Para valor entre 6 e 6.9 – REGULAR
Para número entre 5 e 5.9 – RUIM
Para AR abaixo de 5 – NÃO RECOMENDADA
Leia: Moderação de conteúdo Reclame AQUI: entenda cada categoria
É importante lembrar que o consumidor só pode avaliar o atendimento após resposta pública da empresa, mas os prazos abaixo precisam ser considerados:
Observação 1: é levado em consideração a porcentagem de resposta por aba do painel;
Observação 2: as reclamações avaliadas sem resposta pública da empresa terão o status atualizado para “Avaliada”, mas não serão consideradas no indicador “Respondidas”.
Fonte: Reclame Aqui