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4 dicas para impactar os clientes da jornada de compra no Reclame AQUI

Embora o nome não dê margem para dúvida, o Reclame AQUI exerce outros papéis importantes para o consumidor brasileiro. Por exemplo, você sabia que o site recebeu 888 milhões de visitas só em 2022? Ou que as reclamações podem influenciar positivamente na decisão de compra de outros clientes?

Em 23 anos de existência, o Reclame AQUI se solidificou como uma parada obrigatória dos consumidores, independentemente da jornada em que eles se encontram. E as empresas que já entenderam o valor da plataforma se destacam da concorrência por inúmeros motivos, mas principalmente por transmitirem mais confiança aos clientes.

Os consumidores têm diferentes jornadas de pesquisa dentro do Reclame AQUI?

A resposta é sim! E para entender o objetivo deste texto, precisamos, antes de mais nada, explicar o que são essas jornadas e qual é a principal diferença entre elas.

No Reclame AQUI, dividimos a jornada dos consumidores em “compra” e “solução”. Pode até parecer confuso, mas o conceito é muito fácil de entender.

A jornada de compra de um consumidor dentro do nosso site refere-se ao momento de pesquisa. Ou seja, quando a pessoa procura pela reputação da marca e decide se vai fechar negócio com a empresa, dependendo também do atendimento prestado.

Já os consumidores que estão buscando informações para resolver um problema se encontram na jornada de solução. Nesta jornada, consideramos que o cliente já estabeleceu uma relação de consumo com a sua marca e agora deseja encontrar respostas para seus problemas.

CONHEÇA NOSSOS NÚMEROS

71% do tráfego da nossa plataforma são de consumidores que estão na jornada de compra. Destes, 33% pretendem finalizar a compra no mesmo dia e 30% na mesma semana.

Em contrapartida, 29% dos acessos vêm de pessoas presentes na jornada de solução. Entre estes, 26% encontram as respostas em FAQs e comentários, e apenas 3% publicam uma reclamação.

E agora que você conheceu a dimensão do nosso site, este é um convite às empresas, principalmente àquelas que têm e-commerce, para testar novas estratégias dentro da plataforma e encantar os clientes da jornada de compra. Vamos nessa?

Imagem do texto sobre jornada de compra dos consumidores

Reclame AQUI + e-commerce: unifique as estratégias durante a jornada de compra

Existem diversas maneiras de conquistar a confiança do seu futuro cliente que está no Reclame AQUI. As mais óbvias, como ter uma boa reputação e oferecer um bom atendimento, você já conhece.

Mas que tal transformar o perfil público da sua empresa na plataforma em uma extensão do seu e-commerce? Afinal, a maioria dos consumidores estão tendenciosos a comprar, e este é um jeito de tentar impulsionar essas oportunidades.

4 dicas para transformar o Reclame AQUI na extensão do seu e-commerce

1. Inclua uma Vitrine de Produtos exclusiva

Imagem sobre Vitrine de Produtos

Como dito anteriormente, os consumidores visitam sua página no Reclame AQUI. Por isso, aproveitar este espaço para impulsionar a compra pode trazer benefícios para os empreendedores.

Você pode anunciar seus produtos e serviços diretamente no seu perfil público. Sendo assim, você desperta a atenção do consumidor e diminui a jornada de compra, bem como apresenta outras mercadorias que a sua empresa comercializa.

2. Direcione os consumidores com botões Call-to-Action

Imagem sobre o texto da jornada de compra: Botões Call to Action

Os números apresentados comprovam que os consumidores estão tendenciosos a comprar. Então, você pode incluir botões Call-to-Action em pontos estratégicos da sua página para facilitar a ação do cliente.

Os botões Call-to-Action podem levá-lo ao seu site de vendas, mas existem outras opções de conversão. Por exemplo: baixar seu app, conversar com o seu time de atendimento, entre outros. Todavia, o objetivo continua sempre o mesmo: convidar o usuário a realizar alguma ação desejada.

3. Divulgue avaliações de outros consumidores

Imagem do texto sobre a jornada de compra dos consumidores: Trustvox

Depoimentos dos clientes são poderosos na construção de confiança dentro do Reclame AQUI, e disponibilizá-los no seu perfil é um bom contraponto às reclamações. Por isso, você pode expor as avaliações verdadeiras e influenciar outras pessoas a escolherem sua empresa.

Vale ressaltar que essas avaliações contribuem com o crescimento da sua empresa, incentivado a sempre buscar evoluir com os seus produtos, serviços e práticas comerciais. Além disso, também cria relações mais transparentes e promove a responsabilidade de ambas as partes.

4. Invista em Mídia paga

Imagem do texto sobre jornada de consumidor: Mídia Paga

As estratégias de mídia paga trazem inúmeras vantagens para as empresas, que estão cada vez mais investindo nessa prática. Isso acontece porque a sua marca pode atingir uma audiência maior e, ao mesmo tempo, mais qualificada, ao invés de depender unicamente do alcance orgânico.

Sendo assim, imagina a potência de ter anúncios sobre a sua marca dentro do maior site de reputação, pesquisa e confiança da América Latina, com envios para uma segmentação precisa e resultados mensuráveis.

Ficou interessado em transmitir mais confiança durante a jornada de compra?

Por fim, entre em contato com o nosso time de especialistas e una as estratégias do seu e-commerce com as potencialidades do Reclame AQUI. Basta clicar no botão abaixo.

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