Você já deve ter visto ao navegar pela internet, banners e pop-ups com alguma propaganda ou algum tipo de informação pelo feed afora de alguma plataforma digital. Normalmente vistos em redes sociais, Reclame AQUI, sites convencionais, e-commerces, enfim uma gama de endereços de pesquisas.
Eles são os anúncios pagos, conhecidos como ads, e por incrível que pareça, não é que eles estão te perseguindo, eles estão apenas te acompanhando na jornada de decisão e pesquisa de compra. Que aliás aparecem de forma quase que personalizada e falando com quem leu literalmente,
E você pode até ter se perguntado em algum momento : “Por que estou vendo esse anúncio?”
A resposta desta pergunta é que basicamente está relacionado às pesquisas que o usuário realizou em algum momento, envolvendo informações demográficas, como faixa etária e localização, perfil de comportamento, persona e entre outros.
Acredite, através dessa ferramenta há oportunidades e muito potencial para a sua marca.
Bora falar mais sobre isso?!

Antes de mais nada, é preciso explicar a sua finalidade e função, a mídia programática, nada mais é do que uma estratégia e ações de marketing que requer investimentos para a sua veiculação, ou seja, é a compra de espaços publicitários para promover serviços, produtos e marcas.
Já a mídia paga é aquilo que veiculamos dentro das plataformas digitais, como rede social, sites, e-commerces. Ambas andam juntas e fazem parte do nosso cotidiano.
A ideia é que a partir dessa ferramenta o anunciante consiga captar e entender quem está interessado no seu determinado segmento.
Ou seja, é muito mais eficiente em prol das marcas, pois elas podem anunciar para públicos específicos e obter com maior detalhamento e resultados práticos e claros.
Resultados esses que podem ser analisados como: quem clicou, por onde o cliente navegou em suas últimas pesquisas
Se pensarmos no quesito análise, de como uma campanha pode ser feita, a mídia programática encaixa direitinho em diversos formatos, como anúncios gráficos, em vídeo, pop-up, banners e mais. Tudo é uma questão de estudo e de como o anúncio pode ser testado e trabalhado.
Não é novidade que a forma de comunicar tem mudado a cada ano. Tanto na maneira de falar e expressar tanto como na maneira que essa informação é transportada.
É interessante pensar que a mídia programática encontrou um lugar para ser veiculada em espaço publicitário na internet, como se fosse uma vitrine. A fim de alcançar melhores resultados, podendo investir conforme a demanda
E graças a tecnologia inteligente que consegue mensurar e monitorar dados sobre tráfego online e comportamento dos consumidores. Por meio dessas informações, é possível ajustar o anúncio com base no perfil do cliente.
Isso é, desde a persona e suas características até filtrando suas buscas na internet. As mídias programáticas filtram dados sobre o comportamento dos consumidores gerando insights sobre cada pesquisa, o que facilita na criação de anúncios mais personalizados e ainda mais inteligentes.
Facilmente a mídia paga descomplica aquele cliente indeciso que ainda não encontrou o que precisa, já que o anúncio é quase uma plaquinha escrita : “ Você encontrou o que precisa”
E por isso o setor está em constante crescimento. Só em 2021, o mercado de publicidade paga já era avaliado em US$ 418 bilhões, o dobro que em 2017, de acordo com um dado da Statista. Até 2026, esse número deve chegar a aproximadamente US$ 725 bilhões. Muito dinheiro, mas também muito estudo e dedicação.
E para isso é importante entender o verdadeiro objetivo e propósito do anúncio, antes mesmo de investir qualquer valor. Dessa forma os resultados serão assertivos e eficientes.
Mas afinal, para canalizar da maneira correta, entender o destino da campanha fará que o resultado atinja o cliente de forma única.
Se o intuito é aumentar o volume de vendas, crie uma campanha que incentive o cliente a comprar, ofereça descontos, anuncie um novo produto, aponte uma necessidade da qual o cliente sinta interesse.
Outro benefício é que o anúncio incentiva o tráfego no site, aumentando a chances do cliente conhecer ainda mais seus produtos e despertando o gatilho de interesse em adquirir a marca.
Outra pedida é que o anúncio também é um chamariz para contar sobre o seu posicionamento e identidade no mercado.
Diante de diversas possibilidades não dá para bobear e não se atentar às tendências que o mercado pede.
Por isso, benchmarking é um panorama que a sua empresa pode ter com outras marcas, comparando de fato a performance da sua entrega em relação a outros anúncios de marcas vizinhas.
O propósito é analisar como a sua empresa está se desenvolvendo no mercado e observar processos e táticas que possam ser inseridos para melhorar os resultados.
Não com o intuito de copiar a concorrência, até porque isso não gera resultados e tão pouco posicionamento.É com o sentido de ter referências do que seguir como exemplo e o que não fazer.
Use e abuse da criatividade de maneira clara e estratégica. Cada comunicação precisa ser intencional e não só mais uma informação perdida pela web.
Onde anunciar
Agora que o benchmarking foi estruturado, escolha qual canal de comunicação é um bom veículo para anunciar a sua ideia.
Está claro que opção não vai faltar, assim como o google ads Google Ads, Facebook Ads, YouTube Ads, instagram ads, Reclame AQUI – RA ADS.
Escolher um canal vai depender da estratégia que a sua marca quer definir e também qual consumidor deseja ter como alvo.
Isso é, qual o perfil desse cliente, por onde ele navega, se é a maior parte no instagram ou para aquele consumidor assíduo e crítico por opiniões e experiência que é heavy user de Reclame AQUI.
O importante é ser intencional e não um grande esbanjador de anúncio sem propósito.

A mídia orgânica é tudo aquilo que não é feito na mídia paga, ou seja, investimento. É possível divulgar e comunicar em determinado canal, a fim de que o anúncio, faça a diferença. Porém não é possível ter uma gama de informações do cliente, como por exemplo o histórico de pesquisas.
Tanto a mídia paga quanto a mídia orgânica são indispensáveis para o marketing e construção de uma marca. As duas andam juntas, de maneira eficiente, com um propósito de conquistar o cliente, uma complementando a outra.
De maneira simples, a mídia orgânica funciona por meio de postagens nas redes sociais, apesar de posts estratégicos, dinâmicos, interativos, mas sem impulsionamento de campanhas patrocinadas.
Exemplos de mídia orgânica:
- posts não-patrocinados nas redes sociais;
- blogposts e artigos;
- e-books e outros conteúdos ricos.
A mídia paga tem o papel de dar credibilidade a uma marca.
Normalmente, é construída por meio de estratégias de Inbound Marketing, que tem o objetivo atrair um cliente específico com publicações que sanam uma dor, necessidade ou problema comum, ou seja, criando e produzindo conteúdo útil para os clientes em potencial.
Por isso, abuse de conteúdos interativos que chamam a ação do cliente, assim como: reels no instagram, posts compartilhados, desafios, até mesmo estudo de campo para entender quem são os seus consumidores, enquetes e opiniões dos seguidores.
Em tempo, a mídia orgânica é essencial para manter a existência e destaque online da sua marca. E por isso, as publicações frequentes demonstram que a organização está presente, ou seja, que ela quer estar no coração e na lembrança de cada cliente.
A internet já é um veículo por si extremamente atrativo,afinal, a mídia paga e sua entrega de resultados é um complemento às demandas que a mídia orgânica exige. Pois vez a vez o público espera que as marcas espalhem
A vantagem da mídia orgânica é a sua oportunidade de dar voz e relevância a uma marca. Pois a partir disso, uma nova identidade começa produzir conteúdo relevante sobre um determinado tema, conquistando a atenção de clientes que se interessam e gostam daquele assunto, passando a enxergar o negócio como uma referência.
Então, além de ser útil para guiar os consumidores em potencial pela Jornada de Compra, a mídia orgânica é perfeita e torna a sua marca e posicionamento ainda mais conhecido para o público-alvo.
Isso porque, cada vez, mais o público em geral espera que as empresas compartilhem conhecimento gratuitamente, principalmente online.
O Reclame AQUI agora é ADS
Sim, a oportunidade de anunciar no Reclame AQUI é real e existe.
Encontrar o consumidor onde ele está sempre foi um dos grandes desafios das empresas. Pode-se dizer que é até a grande missão, afinal, como anunciar para que alguém veja?
Ter todo o trabalho de criar a campanha e não ser veiculada onde o fluxo de de interessados trafegam, é em vão.
O Reclame AQUI é um grande exemplo de um alto tráfego de consumidores dos mais variados perfis, interesses e segmentos . O site está no ar há mais de 20 anos sendo suporte de 300 milhões de consumidores e facilitador na resolução de conflitos de atendimento entre empresas e clientes.

Só para ter uma noção da importância da marca são mais de 600 mil empresas cadastradas.
É fácil de pensar que uma plataforma que o intuito é auxiliar a decisão de compra e pesquisa de opiniões, é uma oportunidade de olhar estrategicamente e entender que é um bom lugar para anunciar.
São clientes claramente à procura de uma segunda opinião de quem em algum momento já comprou o mesmo produto, e nada melhor do que uma experiência verdadeira antes de comprar um item desejado, não é?!
O poder da influência é real e sabe de um dado interessante levantado pela agência Four Communications; cerca de 46% das pessoas relatam se sentirem mais propensas a decidir uma marca indicada por alguém em quem confia.
E o Reclame AQUI é o reflexo dessa opinião, já que as reputações contidas e reclamações são verdadeiras de clientes reais que obteve a experiência ao comprar.
E por isso, pensando nesse cenário o Reclame AQUI criou a ferramenta de anúncio pago, o RA ADS a missão é exatamente proporcionar uma experiência para o cliente e alcance para as marcas interessadas em anunciar e prospectar o público desejado.
A ferramenta RA ADS é possível criar campanhas e traçar um objetivo para atrair o seu público alvo, conheça as vantagens:
- Eficiência em alcance
É possível traçar a personalidade do cliente através do comportamento como interesse, persona, palavra chave, campo demográfico
- Anúncios segmentado para o seu cliente
É possível criar campanhas para cada fase do funil, use a estratégia para atrair clientes distintos na jornada de compra.
- Impacto do usuário na formação de opinião
Nesse momento, o anúncio aparecerá como um chamativo, atraindo o consumidor a converter a compra.
- Construa confiança como atributo de marca
Através da campanha mostre sua identidade e posicionamento no mercado.
A contratação do RA ADS é para empresas que entendem que uma boa nota e um índice reputacional fazem toda diferença na história da marca.
Anunciar no Reclame AQUI é uma questão de estratégia e comprometimento.
A ferramenta possui um propósito definido para que a sua empresa construa um posicionamento eficiente, já que através dos anúncios é possível exibir a qualidade do seu produto, venda, atributos, diferenciais, gerando identidade e posicionamento no mercado e até mesmo para concorrência
Investir em mídia paga nos dias de hoje é como ganhar e alavancar novas possibilidades de venda. Definitivamente assertivo para quem quer ter e manter um negócio de sucesso no ambiente online.