Empreender exige bem mais que força de vontade e dinheiro no bolso para arcar com os investimentos iniciais de uma empresa, não é mesmo? Pensa bem: além de todos os aspectos práticos e burocráticos, é importante identificar uma oportunidade de negócio. Aliás, tomar esse cuidado é determinante para a sobrevivência da empresa no longo prazo.
Mas olha: não se trata apenas de um olhar aguçado para o mercado, uma ideia genial ou o “feeling” de que algo pode dar certo, viu? Na verdade, as possibilidades de sucesso estão diretamente ligadas à demanda do mercado, concorrência, viabilidade financeira e capacidade da empresa de executar a estratégia.
Ainda tem dúvidas e quer entender melhor como identificar uma oportunidade de negócios? Então, continue a leitura porque preparamos um artigo com 8 dicas valiosas para reconhecer uma chance de sucesso. Olha só!
O que é uma oportunidade de negócio?
Basicamente, uma oportunidade de negócio é uma espécie de cenário favorável para uma empresa ser bem-sucedida e gerar lucros.
Isso vale para abertura de uma nova empresa, lançamento de produtos, entrada em novos mercados, exploração de uma tendência e por aí vai. Sobretudo, se você olhar para o que aconteceu com o comércio eletrônico em plena pandemia, vai entender melhor o conceito.
Veja bem: em meio às medidas de distanciamento social e fechamento das lojas físicas, muitos empresários viram uma oportunidade na internet para continuar faturando. Em outras palavras, quem identificou a necessidade do mercado e aproveitou a chance para abrir um negócio on-line ficou bem na fita, entende?
Ter uma ideia é a mesma coisa que identificar uma oportunidade de negócio?
Não! Para muita gente, abrir uma empresa e mandar no próprio nariz é mais que um meio de sobrevivência. Na verdade, esse é um dos principais sonhos de uma vida. Pelo menos, é isso que revela o estudo “Atlas dos Pequenos Negócios”, realizado pelo Sebrae.
De acordo com o levantamento, ter um negócio próprio é o principal desejo para 46% da população brasileira adulta. O sonho perde apenas para viajar (50%) e comprar a casa própria (48%).
A grande questão aqui é que um sonho não é uma oportunidade de negócios. Afinal de contas, não basta ter uma boa ideia e dinheiro na mão para abrir uma empresa de sucesso.
Veja também: 8 opções de financiamento para pequenas empresas.
Imagine que você tem o desejo de abrir uma livraria física, por exemplo. Se o mercado já está saturado e os consumidores não estão dispostos a comprar seus produtos, não faz sentido investir nesse tipo de negócio.
Ao insistir na ideia apenas para realizar um sonho, você pode entrar em falência logo no primeiro ano de funcionamento. Nesse contexto, a livraria não era uma oportunidade de negócios, mas sim uma ideia ou sonho, entende?
Uma ideia pode virar uma oportunidade de negócio?
Claro que sim! No entanto, é necessário sair do campo do “achismo” e investigar a fundo se essa ideia tem potencial de sucesso.
Por exemplo: as entregas por drones, certamente, um dia foram apenas uma ideia maluca. No entanto, após estudos de mercado e análise de viabilidade, essa nova modalidade de entrega já virou realidade entre alguns e-commerces.
Moral da história: para prosperar, é necessário identificar lacunas no mercado e pensar em diferenciais competitivos. Aliás, as altas chances de sucesso estão diretamente ligadas aos dados de mercado como:
- tendências de consumo;
- demanda do mercado;
- concorrência;
- viabilidade financeira;
- capacidade da empresa de executar a estratégia.
Qual é a importância de identificar e aproveitar uma oportunidade de negócios?
Em primeiro lugar, essa é uma simples questão de sobrevivência. Afinal de contas, um negócio que não atende as necessidades do mercado está fadado ao fracasso.
Mas veja bem: a gente sabe que ninguém tem bola de cristal para prever o sucesso de uma empresa. Por outro lado, existem diversos dados e informações disponíveis por aí que indicam o caminho do sucesso. Sendo assim, avaliar o mercado e identificar oportunidades de negócios é uma forma de dar passos firmes rumo à prosperidade.
Para você entender melhor, vamos listar alguns benefícios de avaliar as possibilidades e fazer investimentos mais certeiros. Olha só!
Agrega valor para a empresa
A geração de valor é uma importante estratégia de marca porque trabalha para oferecer aos consumidores soluções diferenciadas com potencial para resolver alguma dor. Por exemplo: uma pessoa com muita sede, por exemplo, não vai enxergar valor em uma refeição apetitosa, entende?
Pois bem, identificar uma oportunidade de negócio e aproveitá-la para criar ou expandir uma empresa é uma forma de trazer ao mercado produtos, ou serviços diferenciados. Com isso, é possível agregar valor à marca e destacar a empresa da concorrência.
Representa potêncial de crescimento
Muitas vezes, uma oportunidade de negócio está em um nicho pouco explorado. Então, ao investir no ramo, é possível aumentar a participação de mercado e crescer rapidamente.
Veja também: 9 tendências para empresas em 2023.
Permite maior rentabilidade no longo prazo
Pensa bem: uma empresa que com valor agregado e que atende a demanda do mercado, acaba vendendo mais, não é mesmo? A lógica é essa!
Ao explorar uma oportunidade de negócio, é possível faturar mais no curto, médio e longo prazo. Afinal de contas, ao trilhar o caminho certo, a empresa consegue se manter próspera e longeva.
Fomenta a inovação
Inovar significa pensar em soluções inéditas — ou pouco exploradas — e usá-las comercialmente. Percebeu alguma semelhança com a oportunidade de negócio? Pois bem, de modo geral, soluções inovadoras são excelentes oportunidades de negócios. Então, na hora de empreender, é legal pensar fora da caixa e usar a criatividade para trazer novidades ao mercado.
Veja também: Economia criativa — um guia completo para a sua empresa.

Afinal, como reconhecer oportunidades de negócios? Veja 8 dicas!
De antemão, já vamos avisar que essa não é uma tarefa fácil. Afinal de contas, é necessário ficar de olho em um monte de variáveis para garantir que o negócio tenha reais condições de prosperar.
Mas olha: apesar da dificuldade, essa não é uma missão impossível, viu? A seguir, vamos dar algumas dicas para identificar oportunidades de negócios e garantir bons resultados para sua empresa. Confira!
1. Faça uma análise de mercado
A análise de mercado nada mais é que um estudo para entender o comportamento da praça que você pretende atuar. Aliás, é nesse momento que você investiga se a sua ideia faz sentido para o mercado. Nesse contexto, vale levantar os seguintes dados:
- cenário geral do mercado, inclusive com análise da situação econômica;
- perfil do consumidor;
- tendências de consumo;
- potencial de vendas;
- fornecedores;
- concorrência.
Vale a leitura: O que as pessoas mais compram na internet?
2. Foque nas necessidades do público
Não importa se você tem a ideia mais revolucionária do mercado. Se essa solução não tem potencial para resolver problemas do consumidor, todo esforço teria sido em vão.
Sendo assim, é importante estudar o comportamento do cliente para identificar desejos, necessidades, dores e por aí vai. A partir desses problemas, você pode buscar novas maneiras de fornecer soluções.
3. Tenha um olhar 360º
O olhar aguçado do empreendedor gera diversas ideias que podem se transformar em oportunidades de negócios. Se você olhar para a história do Reclame AQUI, por exemplo, vai identificar um excelente case de sucesso.
Veja bem: o fundador da empresa, Maurício Vargas, teve uma experiência ruim com uma companhia aérea, mas não conseguiu soluções diretamente com a empresa. Como muita vontade de tornar isso público, ele decidiu criar um canal independente para ser ouvido. Ou seja, foi a partir de uma experiência pessoal que Vargas identificou uma oportunidade de negócios.
A nossa sugestão, portanto, é que você fique de olho em tudo que acontece ao seu redor para visualizar necessidades e soluções. Afinal de contas, o simples ato de lavar a louça, por exemplo, pode gerar ideias de formas de otimizar o trabalho. Pense nisso!

4. Colete feedbacks dos clientes
Conforme já falamos por aqui, uma oportunidade de negócios está diretamente relacionada às necessidades do consumidor. Então, nada mais justo do que consultá-los para entender o que espera do seu negócio, não é mesmo?
É aí que entra a importância dos feedbacks. Ao coletar as opiniões dos consumidores — seja por meio de pesquisas de satisfação, reviews, atendimento pós-venda etc. — é possível identificar falhas internas e gerar insights para melhorias.
Por falar em avaliações, que tal conhecer a plataforma de reviews do Reclame AQUI? Saiba mais: Trustvox — solução brasileira de reviews parceria oficial do Google.

Que tal ver um exemplo prático para entender melhor? Pois bem, você se lembra do lançamento de Cicatricure — uma pomada para amenizar cicatrizes? Veja bem: antes de colocar o produto no mercado, o laboratório realizar todos os estudos de eficácia. Mas o que a empresa não esperava era um efeito colateral positivo.
A partir da experiência de uso dos consumidores, a marca percebeu que os ativos presentes na fórmula também eram poderosos para a redução de rugas e linhas finas. Foi aí que identificaram uma oportunidade de negócios.
Aliás, a própria empresa chama essa virada de chave de “acidente científico”. Não podemos negar que é uma jogada arriscada e bem ousada, mas deu certo. Assim, a marca expandiu o mix de produtos e passou a fabricar cremes antirrugas, e não apenas soluções para cicatrizes. Legal, né?
5. Monitore a concorrência
Essa é uma dica bem legal, em especial, para empresas que estão no início das atividades. Afinal de contas, como elas ainda não têm uma cartela de clientes para coletar feedbacks, monitorar os passos da concorrência é uma boa forma de identificar lacunas no mercado e criar diferenciais competitivos.
E existem várias formas de conduzir esse estudo: análise de mercado, pesquisas de benchmarks, SEO local, pesquisar os concorrentes de palavras-chave etc.
Aliás, outra forma legal de monitorar os passos da concorrência é por meio do Reclame AQUI. Os consumidores expressam por lá de forma direta suas insatisfações a respeito do produto, serviço ou marca. Então, essas informações podem servir de inspiração para reconhecer oportunidades de negócios.A título de curiosidade, existe uma solução do Reclame AQUI que facilita o monitoramento da concorrência: a RA Band Page. A ferramenta dá acesso a RA Analytics que apresenta dados ricos sobre os acessos recebidos na página da própria empresa, além de um comparativo com os 3 principais concorrentes. Então, vale a pena conhecer!
6. Invista em networking
Em primeiro lugar, networking é uma rede de contatos profissionais. Definitivamente, cultivar esses relacionamentos com fins empresariais é legal para trocar experiências e aprimorar seus conhecimentos.
Por falar nisso, lembra que mencionamos aqui em cima que as oportunidades de negócios podem surgir nas mais diversas situações? Pois bem, você também pode ter insights ao conversar com pessoas do mesmo ramo.
Sendo assim, construa um bom networking. Vale criar conexões no LinkedIn, participar de conferências do setor, convidar fornecedores para um café e por aí vai.
7. Use os dados a seu favor
Muito se fala por aí que os dados são o ouro da era digital. Se você for parar para pensar, a lógica faz todo sentido, uma vez que várias oportunidades de negócios são identificadas a partir das informações extraídas da rede.
O aumento na procura de determinado termo no Google ou no TikTok, por exemplo, é um alerta a respeito da mudança de comportamento do consumidor. Nesse contexto, o primeiro empreendedor a identificar a tendência pode sair na frente da concorrência.
Sendo assim, invista na coleta e análise de dados para reconhecer oportunidades de negócios. Vale apostar soluções de Big Data, Data Mining, Business Intelligence, entre outros.
Por falar em análise de dados, confira uma sugestão de leitura que tem tudo a ver com o assunto: Social listening — o que é e como fazer.

8. Lembre-se dos estudos de viabilidade financeira
De maneira resumida, a viabilidade financeira é um estudo que avalia se a oportunidade de negócio é, de fato, rentável. Afinal de contas, além de atender uma demanda de mercado, a ideia precisa se pagar e ainda gerar lucros. É por isso que é fundamental fazer essa análise.
Nesse contexto, é necessário estudar de maneira detalhada os custos e receitas do projeto. Entram nesse pacote: previsão de demanda, previsão de fluxo de caixa, avaliação de riscos, avaliação de impactos financeiros etc.
Moral da história: uma oportunidade de negócio é um projeto comercial com reais chances de sucesso. E apesar de ainda não podermos prever o futuro, os dados do mercado fornecem caminhos seguros para faturar. De toda forma, é importante conduzir estudos para identificar lacunas no mercado e inova, combinado?
E aí, gostou da ideia e quer mais algumas dicas de gestão? Então, saiba também como manter a saúde financeira da sua empresa!