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Segmentação de mídia paga: entenda essa estratégia

O objetivo de uma marca sempre será direcionar a sua oferta ou produto para um determinado público. É uma premissa clara para qualquer empresa entender como será feita essa segmentação e como destinar a entregar a mensagem que a marca quer passar. 

Nesse percurso é necessário entender e impactar as pessoas certas com a mensagem ideal.

Criando segmentos únicos, você também pode criar anúncios únicos, que conversem com cada segmento de maneira diferente. A segmentação é uma maneira de melhorar a entrega e performance que estão interessando na marca. 

Vamos falar disso?

Segmentação de mídia paga

Lembrando que a mídia paga é o investimento que a marca pode fazer para promover seus produtos ou serviços através de campanhas publicitárias.

Mas falando sobre a segmentação de mídia paga é uma estratégia que basicamente separa determinado público alvo, em nichos específicos. O intuito é que a comunicação da empresa seja destinada e personalizada para aquele grupo de clientes. 

Diante dos estudos e pesquisas feita pela empresa que as segmentações são criadas. Essa tarefa requer estratégia, para que a campanha tenha o impacto esperado. 

Após a segmentação, é possível extrair insights, dados que incorporam a pesquisa e melhoram a entrega de resultados, trazendo a oportunidade de criar uma campanha forte e assertiva. 

Quais são os tipos de segmentação?

Cada uma cumpre o seu papel no mercado e basicamente inclui valor e estratégia em cada uma delas.  Devido o consumidor carregar diversas necessidades e desejos, pois  cada um possui um estilo de vida diferente, é necessário distribuir o estudo para cada comportamento.

Veja como : 

Segmentação de comportamental: as escolhas do cliente 

Aqui está o cerne e coração da sua empresa, o cliente. A empresa caminha conforme as suas preferências. Nesse momento é preciso entender em qual fase de compra ele está inserido, para que assim seja gerada a oferta do produto ou serviço. 

A partir dessa mensuração ficará mais fácil entender se o cliente em algum momento já fez alguma compra, é um cliente fidelizado, novo comprador, ou um potencial.

E partindo dessa estratégia, entender e estreitar o relacionamento com o cliente, será uma oportunidade de impactar e trazer para perto outro cliente com o mesmo comportamento.

Aprofundar ainda mais e obter esses insights, pode melhorar a percepção que eles terão sobre a marca. 

Segmentação psicográfica: Estilo de vida

Pode ser chamado de estilo de vida do cliente ou lifestyle. A segmentação psicográfica é destinada a características internas ou qualitativas.  Esses atributos são aqueles que para serem concluídos é necessário uma análise detalhada e não só de bater o olho no consumidor e julgar algo.

Veja os exemplos : 

  • Hábitos
  • Hobbies, atividades ou interesses
  • Valores ou opiniões
  • Personalidade ou atitude
  • Estilo de vida
  • Status social

Quando a persona é definida nessa estrutura, a probabilidade que consumidor fique ainda mais satisfeito  

Por isso, incluir esse estudo dentro da estratégia de mídia paga fará com que a campanha tenha resultados ainda melhores.

Segmentação demográfica: um perfil do cliente

De uma maneira um pouco mais superficial a segmentação demográfica permite que a empresa possua informações básicas do cliente, como: idade, renda, tamanho da família, educação, profissão  

Apesar das informações serem amplas e não definir exatamente a preferência do cliente, não deixa de ser um estudo útil para impactar o público de maneira clara. 

Como por exemplo, se a marca é do segmento de lojas de departamento e quer criar uma campanha de mídia paga,  ela pode impactar o cliente com  promoções destinada ao consumidor de renda alta ou baixa, até por idade se é adulto ou criança. 

Tudo depende da intenção da marca e estratégia, a coleta de dados demográficos é menos detalhada e particular e pode realizada através de órgãos censitários como o IBGE.

Segmentação geográfica: a localização de um cliente

Essa segmentação é feita com base na região e localidade que ele está, basicamente onde ele mora. Isso pode ocasionar que as necessidades e desejos entres esses clientes possam ser parecidas.

Nesse sentido, essa segmentação é fundamental para unir até mesmo o comportamento x localidade de cada um deles.

Alguns dos exemplos de segmentação geográfica são:

cidade;

estado;

país;

densidade populacional;

status econômico;

área;

clima regional.

Um exemplo para aplicar essa segmentação, é quando a marca decide anunciar uma campanha para um determinado grupo de cliente que vivem em um certa localidade, seja cidade, estado e dentro desse grupo, esses moradores poderão aproveitar a oferta para aquela sazonalidade. 

A mídia paga por sua vez ajudará no alcance da mensagem, para que a notícia chegue de forma efetiva para o interessado. 

Conheça o RA ADS 

O RA ADS é a estratégia de mídia paga criada pelo Reclame AQUI. Através dos anúncios, a marca poderá criar campanhas de marketing dentro do site e impactar aquele consumidor que está tanto na jornada quanto na decisão de compra. 

Essa estratégia de mídia paga é essencial para aqueles momentos em que a marca enfrenta algum conflito para anunciar ou fazer algum tipo de campanha, o RA ADS é uma solução que pode melhorar os resultados e entregas da empresa. 

E claro, levar a mensagem da marca é importante mesmo quando a sua popularidade está em alta, fazendo com que a estratégia seja ainda mais consolidada.

Outro valor que o RA ADS traz para o mercado é expandir o posicionamento de marca, identidade, e uma forma de mostrar a missão como empresa de uma maneira assertiva e planejada.

Então, estruturar a segmentação de maneira prática e integrar junto a mídia paga, faz com que a campanha publicitária tenha o impacto desejado. 

Saiba como:

Conheça as vantagens do RA ADS
Conheça as vantagens do RA ADS

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