Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui
Produtos RA

O marketing boca a boca pode te ajudar a vender mais

O que é o marketing boca a boca, como funciona e suas principais vantagens, tudo isso e mais você vai descobrir nessa leitura.

Sabe quando você compra um produto incrível e fica com vontade de recomendá-lo para todo o mundo? Pois bem, esse é o marketing boca a boca. No entanto, para conseguir essas recomendações espontâneas, é necessário garantir boas experiências ao cliente.

Nesse contexto, existem várias formas de incentivar o boca a boca positivo. Surpreender o consumidor, oferecer atendimento no Reclame AQUI, fazer parcerias com influenciadores digitais e ter reviews no e-commerce são alguns exemplos de boas estratégias.

Quer saber mais sobre o marketing boca a boca e entender, de uma vez por todas, como aplicar a estratégia na sua empresa? Então, vem com a gente que explicamos tudo sobre o assunto neste artigo!

O que é marketing boca a boca?

Antes de mais nada, o marketing boca a boca é uma tática para incentivar consumidores a recomendarem marcas, produtos ou serviços de maneira espontânea. Aliás, a estratégia também é conhecida como buzz marketing.

Vale a leitura: Tudo sobre marketing digital e dicas para a sua marca.

Como funciona o marketing boca a boca?

A título de esclarecimento, esse estilo de propaganda existe bem antes da internet entrar nas nossas vidas. Basta pensar em nossa jornada de compra uns 30 anos atrás para entender a origem do termo “boca a boca”.

Naquela época, nossas principais referências eram as propagandas na TV, rádio, jornais e revistas. Então, quem tinha mais bala na agulha para investir em publicidade nas mídias de massa ficava em vantagem.

Dessa forma, quem precisava comprar uma geladeira nova, por exemplo, perguntava para pessoas próximas se o eletrodoméstico que elas tinham em casa era de qualidade, sabe? Ainda mais que não era possível “dar um Google” para investigar a reputação das marcas.

Foi aí que as empresas enxergaram a possibilidade de aproveitar esse comportamento para vender mais e economizar com mídia de massa. Afinal de contas, ao oferecer boas experiências ao consumidor, ele indicaria a marca para amigos e familiares.

Aliás, o termo usado era o “boca a boca” porque, de fato, a comunicação era feita de forma verbal de uma pessoa para outra. Hoje, essa comunicação pode ser feita de forma digital por meio de postagens na internet, comentários, compartilhamentos, reviews e por aí vai.

Em resumo, a propaganda boca a boca é difundida pelos próprios consumidores de forma espontânea. Dá até para comparar com uma fofoca, sabe? Uma pessoa fala para outra, que repassa a informação para uma terceira pessoa e a fama da empresa se espalha por aí.

Inclusive, podemos considerar relatos de consumidores no Reclame AQUI como publicidade espontânea. Afinal de contas, elas também influenciam as decisões de compra de outros clientes.

Quais são as vantagens do marketing boca a boca?

Em primeiro lugar, muitos consumidores têm o primeiro contato com a marca a partir de uma recomendação. Pelo menos, é isso que revela um estudo da Criteo.

De acordo com a pesquisa, cerca de 50% dos clientes iniciam a jornada de compra após uma indicação. Sendo assim, investir em marketing boca a boca é uma forma de aumentar o alcance da sua marca e vender mais. A seguir, vamos explicar melhor quais são os principais benefícios da estratégia. Olha só!

Reduz custos

Pense bem: para conseguir atrair consumidores, é necessário investir em diversas estratégias de mídia paga, não é mesmo? Google Ads, anúncios nas redes sociais e propagandas na TV são alguns exemplos.

O marketing boca a boca é praticamente de graça. Na maioria das vezes, o consumidor recomenda sem cobrar nada porque gosta da marca e confia nela. Sendo assim, é possível economizar com anúncios patrocinados.

Aumenta a credibilidade da empresa

Vamos combinar que o termo boca a boca fazia mais sentido antigamente porque a propaganda era, de fato, feita de forma verbal, não é mesmo? Pois bem, hoje, o buzz marketing reina mesmo é na internet.

Basta entrar nas redes sociais para ver diversos consumidores comuns e influenciadores digitais recomendando produtos. Isso acontece no Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e por aí vai. De qualquer maneira, esse burburinho é importante para a formação — ou destruição — da reputação da empresa.

Aliás, existem estudos que mostram que cerca de 92% dos clientes confiam mais nas recomendações de conhecidos que nas propagandas da marca. E a gente até pode entender a razão disso: geralmente, os clientes recomendam porque experimentaram e gostaram.

Por outro lado, as propagandas são mais focadas em vendas e deixam o consumidor com o pé atrás, sabe? É por isso que o marketing boca a boca é tão importante.

Ou seja, não adianta anunciar que o seu produto é maravilhoso. Muitas vezes, o consumidor precisa de uma prova social para tomar uma decisão de compra. O marketing boca a boca faz isso. E o melhor: transmite mais confiança que os anúncios patrocinados.

Leia também: Saiba como usar a reputação digital como diferencial competitivo.

Facilita o trabalho de prospecção

Primeiramente, prospectar clientes significa se aproximar de consumidores em potencial para transformá-los em lead. Dessa forma, ele entra no funil de vendas até fechar uma compra.

Esse é um processo trabalhoso e estruturado que exige um conhecimento profundo do público para abordar a pessoa certa e da forma certa. Com o marketing boca a boca é um pouco diferente.

Isso porque o próprio consumidor satisfeito se encarrega de atrair novos compradores para o seu negócio. Em outras palavras, você não tem todo aquele trabalho de prospecção e convencimento, sabe? Logo, é possível reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e otimizar os esforços.

Saiba mais: Quais métricas ajudam a ter resultados certeiros para a sua marca.

Melhora as vendas

Seguindo a mesma linha de raciocínio da prospecção, um consumidor que chega por meio de indicação é mais propenso a fechar negócio.

Segundo uma pesquisa conduzida pela Nielsen, 77% de todo trabalho de persuasão é feito por amigos e familiares durante as recomendações.

Um levantamento da McKinsey & Company traz outro dado interessante sobre o buzz marketing. Conforme o estudo, o boca a boca gera o dobro de vendas se comparado a publicidade paga.

Moral da história: o marketing boca a boca é uma boa ferramenta para aumentar a taxa de conversão.

Fique de olho: Como aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce.

Garante a fidelização de clientes

De acordo com Associação Americana de Marketing, os clientes que chegam à sua empresa por meio de recomendação costumam ser mais leais. Isso é legal para aumentar a recorrência de vendas e manter uma certa previsibilidade de receita. Além disso, os consumidores fiéis fazem novas indicações gerando uma reação em cadeia de recomendações.

Por falar no assunto, olha só que artigo interessante: Tudo sobre a arte de fidelização de clientes.

Se você chegou até aqui, já percebeu que investir em marketing boca a boca é importante para alavancar a sua empresa, não é mesmo? De fato, essa é uma estratégia fundamental para alavancar as vendas.

Mas a pergunta que não quer calar é: como fazer isso, afinal? Isso é assunto para o próximo capítulo. Prossiga para ver as dicas que preparamos para você!

Como fazer marketing boca a boca?

Chegou a hora de colocar a mão na massa e entender, na prática, como aplicar o marketing boca a boca na sua empresa. Veja, a seguir, como usar a tática para conquistar recomendações espontâneas!

Garanta boas experiências ao consumidor

De antemão, vale alertar que um cliente insatisfeito jamais fará propaganda positiva para o seu negócio. Pelo contrário: na verdade, ele faz questão de detonar a marca para evitar que novos consumidores também tenham experiências ruins.

Sendo assim, o primeiro passo do marketing boca a boca é garantir boas experiências. Nesse contexto, é interessante apostar em ações personalizadas para surpreender o consumidor positivamente. Vale escrever cartinhas de agradecimento à mão, enviar brindes criativos e por aí vai.

Se o consumidor ficar encantado, ele sentirá necessidade de expor a boa experiência para amigos, familiares e seguidores. Ou seja, um boca a boca positivo começa com um cliente satisfeito.

Que tal se aprofundar no assunto? Leia também: A importância da boa experiência no processo de venda.

Ofereça um atendimento ao cliente impecável

A qualidade do atendimento ao cliente é outro elemento-chave. Seja como for, por meio dele, é possível passar confiança ao consumidor, melhorar a reputação da marca, aumentar as vendas e fidelizar.

Em razão disso, estruture muito bem os processos na sua empresa. Essa medida é importante para garantir que o consumidor tenha boas experiências em todas as etapas da jornada, inclusive no pós-venda.

Aliás, o Reclame AQUI pode ser considerado uma plataforma de marketing boca a boca, viu? Afinal de contas, os consumidores usam o espaço para repassar informações a outros consumidores.

A princípio, os clientes fazem comentários públicos para reclamar das marcas. Apesar desse cunho mais negativo, fazer a gestão da reputação por lá é importante para melhorar o relacionamento com o cliente.

Além de reverter o quadro de insatisfação, oferecer atendimento na plataforma é uma maneira de demonstrar que a sua se preocupa com o consumidor, sabe?

E vamos combinar que todas as empresas falham em algum momento, não é mesmo? No entanto, o que diferencia uma da outra é a forma que elas conduzem a situação. Nesse sentido, o Reclame AQUI funciona como uma vitrine.

Vale a leitura: Bom atendimento vale mais do que investir milhões em propagandas.

Faça parcerias com influenciadores digitais

As ações com influenciadores digitais são excelentes para provocar um buzz na internet. A explicação disso está em um dos gatilhos mentais mais importantes para o e-commerce: a prova social.

Funciona mais ou menos assim: o consumidor vê a indicação de uma celebridade, se interessa, compra, gosta e indica para os amigos. Daí a notícia se espalha como a gente bem sabe.

Assim sendo, investir em marketing de influência é uma boa forma de incentivar o boca a boca positivo. Contudo, cuidado para não focar apenas no número de seguidores. O ideal é fazer contato com personalidades da internet que tenham afinidade com o seu público.

Mais: lembre-se de que essa estratégia não funciona sozinha. Afinal de contas, não adianta fazer parcerias com influenciadores para atrair consumidores e, na contramão, oferecer péssimas experiências ao cliente.

Saiba mais sobre o assunto: O que é e como funciona o marketing de influência.

Invista em reviews no e-commerce

Primeiramente, você sabia que cerca de 90,2% dos clientes leem reviews antes de comprar algo na internet? Mais: 91,7% dos compradores têm sua decisão de compra influenciada pelos reviews — ora positivos ou negativos. Pelo menos, foi isso que constatou o Instituto Reclame AQUI.

De qualquer forma, os dados deixam claro o quanto os reviews são importantes. Aliás, eles são úteis para melhorar a experiência do consumidor e auxiliar o cliente a caminhar pelo funil de vendas.

Veja bem: os reviews são notas e comentários de consumidores reais a respeito de suas experiências com determinado produto, serviço ou marca. Nesse espaço, os compradores podem indicar produtos e influenciar outros clientes em suas decisões.

Logo, abrir um campo para reviews no e-commerce é uma boa estratégia de marketing boca a boca. Além de melhorar a confiança da marca na internet, a tática é legal para aumentar a taxa de conversão.

No entanto, tão importante quanto coletar reviews, é garantir que todos os relatos sejam verdadeiros.

De acordo com uma pesquisa feita pela Spiegel Research Center, os produtos com avaliações verificadas vendem cerca de 15% mais se comparado com as avaliações anônimas. Sendo assim, é fundamental investir em uma ferramenta de qualidade.

Reviews verdadeiros e verificados é com a RA Trustvox

A RA Trustvox é a parceira ideal nesse momento porque é uma plataforma independente que coleta, audita e publica reviews verdadeiros e verificados. Na prática, isso significa que apenas consumidores reais podem dar notas e deixar seus comentários e as empresas não podem editar as avaliações. Logo, os relatos são confiáveis e contam como recomendações.

Em resumo: o marketing boca a boca é fundamental para aumentar a relevância da marca na internet. E o melhor de tudo: é uma propaganda de baixo investimento, uma vez que os consumidores indicam a empresa sem cobrar nada por isso. Lembre-se de fazer uma gestão da reputação da marca no Reclame AQUI e incluir avaliações no e-commerce para usufruir de todos os benefícios do buzz, combinado?

Gostou da ideia e quer usar os reviews na sua estratégia de marketing boca a boca? Então, conheça agora mesmo a RA Trustvox — a plataforma de reviews que constrói confiança.

Deixe uma resposta