Você sabe o que leva um consumidor comprar da sua empresa em detrimento de outra? De antemão, já vamos avisar que não é apenas preço e qualidade dos serviços que entram nessa conta, viu? O que vale mesmo na estratégia de marca é o diferencial competitivo.
De toda forma, é bom lembrar que isso vai muito além de questões técnicas como layout da loja virtual, uso de tecnologias de ponta e infraestrutura robusta. Na verdade, o diferencial da empresa está mais ligado a um conjunto de atributos que agrega valor aos produtos e serviços.
Mas a pergunta que não quer calar é: como criar bons diferenciais competitivos para destacar a empresa no mercado? Vamos dar algumas dicas no decorrer deste artigo. Acompanhe!
O que é diferencial competitivo?
Basicamente, é um ou vários atributos que tornam a sua marca única. Aliás, essas características podem ser usadas como argumentos de vendas, uma vez que a empresa em questão oferece facilidades que nenhuma outra oferece.
Por exemplo: imagine uma loja física de roupas que, lá atrás, inovou ao implantar um sistema de delivery para garantir maior comodidade aos consumidores. Essa característica pode ser considerada um diferencial competitivo. Afinal de contas, a função extra agregou valor aos produtos ou serviços.
Trouxemos como exemplo um diferencial relacionado à forma de entrega e distribuição, mas os destaques também podem estar ligados ao modelo de vendas, atendimento ao cliente, produtos, serviços, formas de pagamento, design do produto, embalagens e por aí vai.
Características de um diferencial competitivo
Veja bem: falar da boca para fora que a sua empresa oferece o melhor preço do mercado, por exemplo, não pode ser considerado um diferencial competitivo. Na realidade, para destacar a sua empresa, é importante que os atributos obedeçam aos seguintes requisitos.
Único e difícil de ser copiado
Pensa bem: o que a sua empresa faz diferente que nenhuma outra faz? Você precisa responder essa pergunta para identificar quais são as maiores qualidades do seu negócio. Afinal de contas, conforme já mencionamos ali em cima, o diferencial competitivo precisa ser único.
Além do mais, o ideal é que esses atributos sejam difíceis de serem copiados. Se a concorrência faz igual e aquilo vira uma prática comum no mercado, por exemplo, aquela característica deixa de ser um diferencial, entende?
Superior aos concorrentes
Se você faz entrega expressa em dois dias, mas o seu concorrente faz em 24 horas, por exemplo, você não pode usar o apelo para destacar a sua empresa. Isso porque a concorrência cumpre a mesma promessa em um prazo inferior.
Nesse caso, é necessário pensar em outros atributos que tornam a sua empresa melhor que outras do mesmo nicho.

Sustentável no longo prazo
O diferencial competitivo precisa ter potencial para manter a empresa competitiva e lucrativa por muito tempo. Nesse sentido, é importante tirar o foco apenas de competências técnicas e pensar em características que mantenham o pioneirismo no mercado no longo prazo.
Por exemplo: você se lembra daquela febre de paletas mexicanas que rolou alguns anos atrás? Pois bem, o picolé recheado foi inovador e desbancou as sorveterias tradicionais. O problema é que o modelo de negócios não foi sustentável no longo prazo e boa parte das empresas do tipo desapareceram do mercado.
Qual é a importância de criar diferenciais competitivos para sua empresa?
Em primeiro lugar, essa é uma questão estratégica de branding que contribui para fortalecer a imagem da empresa e aumentar o prestígio no mercado. Além do mais, como já falamos ali em cima, os diferenciais competitivos podem ser usados como apelo de vendas para atrair clientes e aumentar as conversões.
Pensa bem: se todas as empresas fossem exatamente iguais, não existiriam motivos para o consumidor escolher uma marca em detrimento de outra, não é mesmo? Além do mais, essa estratégia de diferenciação é um incentivo legal à concorrência e à inovação.
Então, de maneira resumida, os principais benefícios de ter diferenciais competitivos são:
- gerar reconhecimento de marca;
- aumentar a credibilidade e a confiança;
- destacar a empresa da concorrência;
- estimular a inovação;
- atrair mais clientes e fidelizar;
- aumentar as vendas.
Diferencial competitivo: 8 dicas para destacar a sua marca
Agora, chega de teoria e vamos explicar, na prática, como criar diferenciais competitivos. Nesse contexto, nossa primeira dica é criar um planejamento estratégico.
Afinal de contas, é nesse momento que você vai definir metas e objetivos para o seu negócio. Com base nessas informações, será possível traçar as melhores estratégias para alcançar o patamar almejado. Esclarecimentos feitos, veja mais algumas dicas a seguir.
1. Conheça o seu cliente
De antemão, é legal ressaltar que o diferencial competitivo não é algo que a empresa acha legal. Na verdade, para ser considerado um atributo de destaque, a característica precisa agregar valor ao cliente.
Na prática, isso significa que é necessário adicionar uma utilidade ao produto ou serviço que o consumidor valoriza. Não adianta garantir entrega para todo o Brasil, por exemplo, se o seu cliente não está disposto a pagar pelo frete alto, entende?
Vale a leitura: Impactos da logística e frete no e-commerce.
É por isso que é fundamental conhecer o comportamento do consumidor. Daí, é possível entender quais são os seus principais problemas e necessidades, do que ele gosta, o quanto ele ganha, o que ele espera de uma empresa e por aí vai.
Assim, você consegue criar diferenciais competitivos mais alinhados aos interesses do consumidor e, por consequência, ganhar um lugar de destaque na mente dele.
2. Estude seus concorrentes
Já falamos por aqui e vamos repetir: o diferencial competitivo precisa ser único. Isto é, nenhuma outra empresa pode oferecer algo igual. E para garantir que seu atributo seja, de fato, exclusivo, é claro que você precisa conhecer muito bem seus concorrentes.
Aliás, durante o estudo, vale investigar sobre:
- modelo de negócios;
- produto ou serviço;
- preço;
- público-alvo;
- estratégias de marketing e vendas;
- atendimento ao cliente;
- pontos fortes e fracos.
Acima de tudo, com essas informações em mãos, fica mais fácil identificar as deficiências do mercado e aproveitar oportunidades pouco exploradas.
3. Use tecnologias para coleta e análise de dados
Existem diversas tecnologias e estratégias por aí que são bem legais para gerar insights para o negócio a partir de dados. Por exemplo: Big Data, Analytics, Data Mining, Inteligência Artificial, Business Intelligence, Customer Intelligence, entre outros.
Até mesmo o CRM é legal porque armazena informações pessoais do consumidor e histórico de interações com a marca. Definitivamente, esses dados são úteis para entender melhor o comportamento do consumidor. Sendo assim, use todas as ferramentas que puder a seu favor, combinado?
Veja também: Descubra como extrair mais dados do seu e-commerce.
4. Peça feedbacks aos clientes
Ninguém melhor que o seu próprio consumidor para falar o que gosta e não gosta da sua empresa, não é mesmo? Então, que tal pedir feedbacks com sugestões de melhoria? A partir desses dados, você pode identificar lacunas no mercado e atualizar seus produtos ou serviços para atender a demanda do consumidor.
Nesse contexto, dá para usar os reviews, pesquisas de satisfação, questionários, estudos de mercado, grupos focais e diversas outras ferramentas. De toda forma, vale lembrar que é necessário valorizar essas opiniões e usá-las, de fato, para melhorar a experiência do cliente.
Caso contrário, todo o trabalho para coleta de feedbacks será em vão. Além disso, os consumidores ficam frustrados quando as empresas pedem suas opiniões, mas, na prática, nada muda.

5. Crie uma cultura interna de inovação
Diferencial competitivo tem tudo a ver com inovação. Pensa bem: certamente, muitos já pensaram que seria maluquice fazer entrega por drones, mas alguém foi lá e conseguiu aplicar comercialmente a ideia para resolver uma necessidade do mercado.
Sendo assim, vale a pena criar uma cultura interna para que os colaboradores possam usar toda a criatividade e pensar fora da caixa. Mas olha: tem que fazer uma boa gestão de inovação para sistematizar tudo e tornar o processo de aperfeiçoamento contínuo, viu?
Afinal de contas, não basta ter ideias: é necessário garantir que as sugestões sejam feitas de forma ordenada. Além do mais, é fundamental criar uma estrutura para analisar a viabilidade financeira, operacional, tecnológica etc.
Por falar em inovação, vale a pena dar uma olhadinha neste artigo: Economia Criativa — um guia completo para a sua empresa.
6. Torne seu negócio mais sustentável
Você já percebeu que os consumidores estão bem mais conscientes e ativistas? É fato que eles estão bem mais atentos com a postura das marcas e estão dispostos a pagar mais caro por um produto ou serviço com propósito. Então, apoiar causas sociais e ambientais faz toda a diferença.
No entanto, muito mais que ajudar projetos por aí, é necessário incorporar os princípios da sustentabilidade no seu negócio. E não estamos apenas a preservar o meio ambiente, viu?
Não adianta economizar água, por exemplo, se você mantém colaboradores trabalhando em condições desumanas, entende? Na verdade, uma empresa sustentável usa os recursos naturais de forma consciente e trabalha para garantir um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, cultural e social.
Saiba mais: Dicas para tornar seu negócio mais sustentável.
7. Ofereça um atendimento ao cliente impecável
Muitas empresas dizem que tem o atendimento ao cliente de qualidade como diferencial competitivo. No entanto, falar e fazer são coisas diferentes.
Sendo assim, apesar de ser um atributo copiável, garantir a excelência no suporte é uma forma de destacar a empresa da concorrência. Nesse contexto, é importante:
- ouvir o que o cliente tem a dizer;
- demonstrar empatia e interesse genuíno no bem-estar do consumidor;
- oferecer experiências omnichannel;
- disponibilizar uma variedade de canais;
- garantir agilidade no atendimento;
- antecipar as necessidades do consumidor;
- ser transparente, cumprir as promessas de vendas e não prometer o que não pode cumprir;
- falar a mesma língua do cliente e ter clareza na comunicação.
De toda forma, é necessário manter a equipe bem treinada e alinhada aos objetivos da companhia. Se a sua empresa promete um atendimento ágil e empático, por exemplo, é necessário que os atendentes cumpram essa promessa.
Mais: também recomendamos que você conte com ajuda de tecnologias especializadas. Um bom software que integra os canais de atendimento, por exemplo, é interessante para aumentar a eficiência operacional e melhorar a satisfação do cliente.
Vale a leitura: Atendimento seguro e ágil — desejos dos consumidores para 2023.
8. Cuide da reputação da empresa
Uma coisa é fato: a reputação da empresa é um dos fatores de decisão de compra mais importantes. Pensa bem: na hora de escolher entre duas marcas, é natural que o consumidor opte por aquela mais conhecida que inspira confiança, não é mesmo? É por isso que a reputação digital também pode ser considerada um diferencial competitivo.
Sendo assim, mantenha um cuidado contínuo com a imagem da marca para garantir as percepções positivas na mente do consumidor. Mais: lembre-se de monitorar e interagir com os clientes nas redes sociais, acompanhar menções à marca em blogs, conteúdos gerados pelos usuários e por aí vai.
Veja também: Conheça as principais mídias para geração de leads em seu e-commerce
Aliás, não podemos esquecer do Reclame AQUI — o maior portal de reputação e pesquisa de compras da América Latina. Acima de tudo, trabalhar para manter um bom índice no site é uma forma de destacar a sua empresa da concorrência e atrair mais consumidores.
Dica bônus: saiba como usar o Reclame AQUI para gerar diferencial competitivo
Isso mesmo: se usado de maneira estratégica, a página do Reclame AQUI da empresa pode virar um grande diferencial competitivo.
Só para você ter uma ideia da relevância da plataforma, o site recebe mais de 30 milhões de acessos únicos mensais e 16 milhões de pesquisas por dia.
Desse total, 71% estão pesquisando as marcas com intenção de compra. Portanto, quanto melhor for a sua reputação, maiores são as probabilidades de o consumidor fechar negócio. A título de curiosidade, os outros 29% estão na jornada de solução para resolver problemas no pós-vendas.
De toda forma, as empresas podem usar a plataforma de maneira estratégica para atrair consumidores e transformar consumidores insatisfeitos em defensores da marca. A seguir, vamos mostrar duas soluções bem legais que são úteis nesse sentido: a RA Brand Page e a RA Verificada. Olha só!
RA Brand page
A RA Brand Page é uma ferramenta que permite personalizar a página da empresa no Reclame AQUI. Dá para colocar foto de capa, conteúdos exclusivos, CTA, vídeos, links para redes sociais e até vitrine de produtos.
Então, quando o consumidor entrar na sua página para pesquisar a reputação, terá informações completas para caminhar pelo funil de vendas e concretizar a compra. Legal, né?
Sem contar que a solução dá acesso a um monte de dados úteis para entender melhor o comportamento do consumidor e gerar insights para o negócio.

ra verificada
Sabe aquele símbolo de verificação que personalidades ganham nas redes sociais para garantir que aquele perfil é, de fato, daquela pessoa? Pois bem, as empresas também podem conquistar um selo semelhante na página do Reclame AQUI. É o selo RA Verificada.
A solução é legal porque atesta que a empresa existe, que os canais de atendimento funcionam e que tem boa reputação na plataforma. Sendo assim, conquistar o título é uma forma de se diferenciar da concorrência.

Resumindo: ter um — ou vários — diferencial competitivo é fundamental para destacar a sua empresa e atrair mais clientes. No entanto, lembre-se de que os atributos precisam agregar valor ao cliente, ser únicos, difíceis de copiar, superiores aos concorrentes e sustentáveis no longo prazo, combinado?
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