blog reclame aqui

Capturar leads: 11 dicas para uma estratégia eficiente para e-commerces

Capturar leads significa obter as informações de contato de usuários que demonstraram interesse em seu produto ou serviço vendido pelo e-commerce. Aliás, os dados, geralmente, incluem: nome, e-mail, telefone e por aí vai. Com essas informações em mãos, você pode estabelecer uma comunicação para fortalecer o relacionamento, vender e fidelizar.

Mas olha: não pense que é só inserir um formulário de contato no site e esperar a magia acontecer, viu? Na verdade, é necessário ofertar algo de valor em troca. E para escolher “algo” atrativo aos olhos do cliente, é fundamental ter um conhecimento profundo sobre seu público para identificar desejos e necessidades.

Interessou-se pelo tema e quer saber mais sobre como capturar leads para seu e-commerce? Continue a leitura porque preparamos um artigo com tudo que você precisa saber sobre o assunto! Bora lá?

Em primeiro lugar, o que são leads?

Lead é um termo bem comum no universo do marketing digital porque representa uma oportunidade de negócio. Afinal de contas, é um usuário que demonstrou interesse explícito nos produtos ou serviços oferecidos pela marca. Mais: movida por essa curiosidade e desejo de saber tudo, a pessoa fornece informações de contato para a empresa.

Por exemplo: sabe quando você entra no e-commerce e se depara com o pop-up com pedido de cadastro para receber ofertas? Pois bem, ao inserir nome e e-mail no campo e clicar no botão “cadastrar”, você deixa de ser um simples visitante para se transformar em um lead, entende?

Como funciona a captura de leads?

A captura de leads nada mais é que o processo de obter as informações de contato dessas pessoas interessadas em sua empresa. Nesse contexto, é necessário atrair a atenção do usuário e direcioná-lo para a página de conversão para o fornecimento dos dados relevantes para a marca.

Veja também: Mídias para geração de leads no e-commerce.

Qual é a importância de capturar leads no e-commerce?

Não há dúvidas que os conteúdos são iscas bem legais para atrair consumidores para o e-commerce. Mas pensa bem: o que adianta conquistar tráfego orgânico, porém desqualificado? Isso não garantirá resultados positivos para o negócio, não é mesmo?

Imagem de apoio 1 para o texto sobre capturar leads
Acompanhe e jornada de compra do consumidor, do início à conversão

Pois bem, a geração de leads é um passo importante no processo de acompanhamento da jornada de compra do consumidor. Afinal de contas, ao capturar informações de contato do usuário, é possível estabelecer uma comunicação e auxiliar o lead a caminhar pelo funil de vendas até concretizar uma compra. Para você entender melhor, vamos listar alguns benefícios de investir na estratégia. Olha só!

Segmentação de público-alvo

Durante o processo de captura, você pode pedir informações-chave para garantir uma comunicação personalizada. Assim, fica mais fácil segmentar a base de contato a partir de critérios demográficos, comportamentais e de interesse.

Vale a leitura: Segmentação de mídia paga — entenda essa estratégia.

Eficiência em marketing

Capturar leads permite que você concentre seus esforços de marketing nas pessoas que já demonstraram interesse em seu produto ou serviço. Ou seja: em vez de gastar recursos valiosos tentando alcançar um público amplo e pouco segmentado, dá para direcionar suas estratégias de marketing para um grupo qualificado de leads. Assim, é possível aumentar suas chances de sucesso e maximizar seu retorno sobre o investimento.

Relacionamento com clientes em potencial

Conforme acabamos de mencionar, ao capturar leads, você obtém as informações de contato de pessoas interessadas em seu produto ou serviço. Dessa forma, dá para estabelecer um relacionamento contínuo com esses leads com ofertas de informações relevantes, conteúdo valioso e oportunidades de compra. Aliás, essa interação constante ajuda a construir confiança, viu?

Saiba mais: 5 passos para melhorar o relacionamento com o cliente.

Nutrição de leads

Seguindo o mesmo raciocínio, essa comunicação constante é feita por meio de estratégias de nutrição de leads com campanhas de e-mail marketing, automação de marketing, conteúdo útil e por aí vai.

Além de manter a base engajada com a marca, esse processo de educar é fundamental para auxiliar os leads a caminharem pelo funil de vendas. Daí, o cliente em potencial fica cada vez mais próximo de se transformar em consumidor pagante, sabe?

Análise de desempenho

A captura de leads também fornece uma métrica mensurável para avaliar o desempenho de suas campanhas de marketing. Por exemplo: número de leads capturados, taxa de conversão, leads por canal, custo por lead etc.

Analisar essas e outras métricas relacionadas é fundamental para garantir a eficácia das estratégias e fazer ajustes para melhorar seus resultados ao longo do tempo.

Como começar a estratégia de captura de leads?

Planejamento é a palavra-chave! Afinal de contas, é nesse momento que você definirá metas e objetivos para a campanha. Confira quais são os pontos principais!

Crie sua persona

Pensa bem: os usuários só fornecerão informações de contato se encontrarem conhecimento de valor, não é mesmo? Pois bem, para oferecer o que o cliente precisa, você precisa entender quais os desejos e necessidades dele. É aí que entra a persona.

No marketing digital, a persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Aliás, para criar esse personagem, são considerados dados demográficos, comportamentais, entre outras características relevantes. Mais: esse perfil é traçado para entender melhor quem é o seu público-alvo e orientar as estratégias de marketing de forma mais eficaz.

Invista em ferramentas de automação

Imagine só a dificuldade de coletar, armazenar e catalogar todas as informações disponibilizadas pelo lead. Além de trabalhoso, fazer essa gestão de dados manualmente não costuma ser muito eficiente. Então, nossa dica é usar ferramentas de automação.

Elas são úteis para captura, gerenciamento, armazenamento, segmentação, nutrição automatizada, automação de processos e análise de resultados. Muitas tecnologias têm até a função de integrar ao CRM da empresa para facilitar ainda mais a gestão de leads. Sendo assim, vale a pena investir.

Por falar nisso, conheça a RA HugMe — a ferramenta de CRM do Reclame AQUI.

Dicas para capturar leads no e-commerce

Já deu para perceber que gerar leads no e-commerce é uma boa forma de fortalecer o relacionamento com o consumidor e vender mais, não é mesmo? Mas a pergunta que não quer calar é: como conseguir isso, afinal? Vamos dar algumas dicas neste sentido, a seguir. Veja só!

1. Crie um blog para capturar leads

Ter um blog no seu e-commerce é uma maneira eficaz de atrair tráfego orgânico por meio de conteúdo relevante e útil.

Por exemplo: imagine um e-commerce que vende eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Nesse contexto, dá para criar um blog com diversos artigos sobre as diferenças entre TV HD, FHD, 4k, 8k; como escolher uma geladeira adequada às suas necessidades; a melhor máquina de lavar para quem mora só e por aí vai.

Além de posicionar a sua marca como autoridade no assunto, o compartilhamento de dicas, tutoriais e guias ajuda a atrair visitantes qualificados e convertê-los em leads.

2. Produza materiais ricos

Os materiais ricos são conteúdos de alta qualidade. Aliás, nós até podemos chamar conteúdos do tipo de iscas digitais porque são usados, justamente, para atrair consumidores em potencial e capturar leads.

Funciona mais ou menos assim: você oferece um material com conteúdo relevante e, em contrapartida, o usuário preenche o formulário com alguns dados de contato, entende? Confira os formatos mais indicados para essa troca de valor.

E-book

Os e-books são livros digitais que abordam um tema específico de interesse do usuário. De modo geral, eles são mais extensos e aprofundados do que um artigo de blog, por oferecerem insights valiosos e dicas práticas.

Quer um exemplo prático? Então, confira um de nossos e-books: Atendimento, CX e CS — o guia completo da experiência do cliente.

Infográfico

Aqui entram aquelas representações visuais de informações ou dados em um formato gráfico e de fácil leitura. Esse tipo de conteúdo é bem legal porque permite transmitir informações complexas de forma visualmente atraente e simplificada.

Templates

Os modelos prontos servem para ajudar os usuários a realizar tarefas específicas. Por exemplo: planilhas, documentos, contratos, apresentações ou qualquer outro recurso que facilite a vida do lead.

Ferramentas

Já as ferramentas são recursos mais interativos que auxiliam a automatizar tarefas ou resolver problemas mais complexos. Entram nesse pacote: aplicativos com funções específicas, calculadoras, comparadores, softwares etc.

Checklist

Já o checklist é uma lista de itens a fazer. É uma espécie de passo a passo ou tarefas essenciais para concluir um processo ou tarefa. O formato é interessante para organização profissional e pessoal, ao garantir que os usuários não deixem passar nenhum detalhe importante.

3. Produza newsletters

Uma newsletter é um boletim informativo regular enviado por e-mail para um grupo de pessoas. Sabe aquele campo para cadastrar seu e-mail e oferecer ofertas exclusivas por e-mail? Pois bem, podemos considerar o formato como uma espécie de newsletter.

De toda forma, essa é uma forma de comunicação eficiente e direta com os assinantes, pois permite que você compartilhe notícias, informações, promoções, dicas, entre outros conteúdos relevantes.

4. Aproveite o poder das redes sociais

Atire a primeira pedra quem nunca perdeu a noção do tempo ao navegar pelas redes sociais. De fato, as ferramentas desempenham um papel significativo na vida da gente. Então, que tal aproveitar a oportunidade para promover o seu negócio e capturar leads?

Nesse contexto, dá para divulgar materiais ricos por lá, transmissões ao vivo e direcionar o consumidor para a página de conversão. Aliás, algumas redes — como o LinkedIn — já fornecem informações básicas do perfil do usuário. Logo, ao fazer campanhas estratégicas por lá, não é necessário incluir o redirecionamento para landing pages.

Confira também: Como melhorar o perfil da sua marca no LinkedIn?

5. Invista em mídia paga para capturar leads

Os anúncios pagos em diferentes canais são legais para atrair tráfego para a página de captura de leads. Por exemplo: Facebook, Instagram, Google, LinkedIn, Reclame AQUI, entre outros.

Imagem de apoio 2 do texto sobre capturar leads em ecommerces
Principais ferramentas de mídia paga

Mais que isso: ao usar corretamente os critérios de segmentação, você consegue atrair uma audiência mais qualificada, isto é, com reais chances de conversão. Então, vale a pena investir!

Saiba mais: RA Ads — saiba como fazer mídia paga no Reclame AQUI.

6. Inclua pop-ups no e-commerce

Pop-ups são janelas que aparecem no site com uma proposta ou chamada para ação. Para capturar leads, é possível usar o recurso com ofertas de descontos, inscrição na newsletter ou acesso a conteúdo exclusivo.

Mas olha: se certifique de que os pop-ups sejam relevantes, atraentes e fáceis de fechar, combinado? Caso contrário, o visitante pode se irritar com a janela e ter a experiência prejudicada.

7. Implemente chatbot no site

Um chatbot bem configurado pode ser uma forma eficiente de capturar leads e melhorar a experiência do usuário. Afinal de contas, ao interagir com os visitantes, o robô consegue responder dúvidas, fornecer suporte e, claro, capturar informações de contato.

8. Aplique técnicas de SEO no conteúdo

As técnicas de SEO são boas práticas aplicadas ao conteúdo para melhorar a experiência do usuário e, por consequência, tornar os textos mais atraentes aos olhos dos buscadores. Daí, o link aparece em posições privilegiadas nos resultados de busca e você conquista mais cliques.

Sendo assim, use técnicas de otimização para melhorar a visibilidade do e-commerce, blog ou landing page para captura. De toda forma, vale lembrar que é fundamental fazer pesquisa de palavras-chave relevantes para o seu nicho e incluí-las estrategicamente no conteúdo, combinado? Isso ajuda a atrair um tráfego mais qualificado.

Veja também: 7 dicas para criar uma vitrine de produtos on-line atrativa.

9. Promova lives

As transmissões ao vivo também podem ser usadas para incentivar a audiência a se inscrever na lista de e-mails. Nesse contexto, entram as lives de promoções, webinários, workshops em tempo real e por aí vai. Sem contar que o formato contribui para o engajamento do público, pois permite a interação direta.

Aprofunde-se no assunto: Saiba mais sobre a tendência de live commerce.

10. Faça parcerias com outras empresas

Empresas que atendem o mesmo perfil de público — mas não são seus concorrentes diretos e indiretos, é claro — podem fazer ações conjuntas para aumentar o alcance das ações. Por exemplo: uma concessionária de veículos pode realizar parcerias com seguradoras devido à sinergia entre produtos e soluções, entende?

Só para esclarecer, as colaborações podem envolver conteúdos em formato de guest post, co-promoções, eventos on-line etc. Mas olha: como o foco aqui é captura de leads, lembre-se de coletar dados dos interessados por meio de landing pages, formulários de inscrições, entre outros.

Alerta: Essa publi é real? Cuidado com os anúncios falsos promovidos por influenciadores nas redes sociais.

11. Lembre-se da CTA

Imagem de apoio 3 para o texto sobre capturar leads
Veja a importância e exemplo de CTAs na hora de capturar os leads

A call to action (CTA) — ou chamada para ação, em tradução livre para o português — nada mais é que um recurso de persuasão. Sabe aquele botão “comprar” incluído nos produtos no e-commerce? Pois bem, esse elemento permite incentivar o consumidor a realizar a ação proposta.

Para gerar leads, é necessário inserir um botão ou link com uma instrução clara na página de captura. Por exemplo:

  • Inscreva-se;
  • Cadastre;
  • Baixe agora;
  • Saiba mais;
  • Avise-me;

Sendo assim, vale até usar gatilhos mentais para despertar reações instintivas. Se você avisa que apenas os 100 primeiros inscritos na live ganharão um cupom de desconto, por exemplo, é possível acelerar o processo de decisão, entende?

Aliás, você sabia que os reviews também podem funcionar como gatilhos mentais? Saiba mais: Descubra todas as vantagens que a RA Trustvox tem para você.

Em resumo…

Capturar leads no e-commerce é fundamental para estabelecer a comunicação com clientes em potencial e converter vendas. Afinal de contas, com as informações de contato dos usuários, você pode investir em estratégias de nutrição e auxiliar o consumidor a caminhar pelo funil de vendas.

Por fim, gostou da ideia e quer se aprofundar no assunto? Então, veja mais um artigo aqui do blog: Funil de vendas — como gerar conteúdo e leads para o topo do funil.

Deixe uma resposta

%d