Você sabia que criar uma vitrine de produtos na internet é uma boa forma de marcar presença digital? Pois bem, o catálogo on-line é responsável por despertar a curiosidade do público e chamá-lo para dentro do estabelecimento — seja ele físico ou digital. Com isso, é possível aumentar as chances de vendas.
Aliás, dá para usar diversas plataformas para exibir os produtos, como site, redes sociais, aplicativo e até no Reclame AQUI. De toda forma, independentemente do canal escolhido, é necessário montar o catálogo de forma estratégica para gerar expectativas e atrair consumidores para o seu negócio. Continue a leitura para saber como conseguir isso!

Como funciona o catálogo on-line?
O catálogo de produtos on-line é uma solução digital para exibir produtos e serviços oferecidos por uma empresa — seja ela física ou virtual. Nesse contexto, dá para incluir fotos, descrição do produto, dimensões, cores, entre outras informações relevantes.
E existem diversas vantagens de fazer um catálogo on-line. Por exemplo:
- gerar expectativa e curiosidade;
- divulgar promoções e lançamentos;
- atrair clientes;
- reforçar a imagem da marca;
- influenciar decisões de compra;
- garantir vantagem competitiva.
Veja também: Como vender on-line — 6 dicas para ter sucesso nas vendas.

Como criar uma vitrine de produtos atrativa?
Já deu para perceber que a vitrine de produtos — para lojas físicas e virtuais — é bem legal para impulsionar as vendas, não é mesmo? Mas olha: não basta criar um catálogo on-line de qualquer jeito e esperar pelos resultados, viu?
Para chamar a atenção do consumidor, é necessário desenvolver uma vitrine de produtos estratégica e criativa. A seguir, vamos dar 7 dicas para criar uma exposição virtual bem atrativa. Olha só!
1. Organize o catálogo de forma intuitiva
Para facilitar a localização dos itens no catálogo, o ideal é agrupar produtos com características semelhantes. Se você vende roupas, por exemplo, pode criar categorias para calças, camisetas, vestidos e por aí vai. O importante é que essa organização seja intuitiva para deixar a navegação mais agradável.
2. Dê destaque para produtos estratégicos
A vitrine de produtos não é um inventário que contempla todos os itens que você tem em estoque. Na verdade, o espaço é usado para destacar aqueles produtos que melhor representam a sua empresa.
Nesse sentido, o ideal é fazer uma seleção de mercadorias ou soluções para dar ênfase no catálogo. Por exemplo: produtos mais vendidos, lançamentos, queima de estoque, campanhas sazonais, entre outros.
3. Invista em fotografias de qualidade
Quando o consumidor gosta de um produto na loja física, ele tem a oportunidade de entrar no estabelecimento, tocar o item e ver todos os detalhes de perto. Por outro lado, com a vitrine de produtos virtual isso não é possível.
Sendo assim, é fundamental incluir fotografias reais do produto e com alta qualidade. Nesse contexto, vale registrar o produto em vários ângulos e, se possível, em uso. Isto é, em vez de exibir um par de brincos na embalagem, o ideal é usar modelos ou manequins para o consumidor ter uma melhor ideia de como o produto fica no corpo, sabe?
4. Adicione elementos dinâmicos na vitrine de produtos
Fotos em 3D, soluções de realidade aumentada para experimentar os itens, vídeos interativos e por aí vai. Os recursos dinâmicos são interessantes para o consumidor ter uma experiência mais imersiva e aumentar o engajamento com o catálogo.
Aliás, essa é uma boa solução para reduzir o churn rate. Afinal de contas, a interatividade permite que o consumidor tenha uma expectativa mais alinhada à realidade. Logo, o produto recebido será parecido com o que o consumidor esperava.
5. Faça uma boa descrição dos produtos
Veja bem: as fotos e os elementos dinâmicos são responsáveis por atrair o consumidor para a vitrine de produtos. Já a descrição de produto exerce o papel do vendedor que explica todos os atributos do item para fechar a venda.
Então, o ideal é caprichar nesse campo. Na oportunidade, vale falar sobre benefícios, material do produto, medidas, durabilidade etc. De toda forma, lembre-se de usar uma linguagem clara e evitar termos técnicos, combinado?
Outra dica legal é usar os reviews para identificar pontos fortes e fracos da solução à venda. Daí, você aproveita as informações para incrementar a descrição e deixá-la mais atrativa do ponto de vista do consumidor.
6. Atualize a vitrine de produtos regularmente
Se você passear pelos corredores de um shopping hoje, certamente, não verá os mesmos produtos na vitrine que estavam no mês passado. Pois bem, a lógica do catálogo virtual é a mesma.
A vitrine on-line precisa de atualizações regulares para manter o interesse dos clientes. Assim sendo, adicione novos produtos, destaque diferentes itens e atualize as informações conforme for necessário.
7. Exiba seus produtos no Reclame AQUI
Em primeiro lugar, o Reclame AQUI é o maior portal de reputação, pesquisas de compra e solução de conflitos da América Latina. Aliás, todas as informações referentes a sua empresa disponibilizadas por AQUI podem impactar diretamente os resultados do negócio.
É aí que entra a RA Brand Page — solução do Reclame AQUI para personalizar a página da empresa na plataforma. A vitrine de produtos é uma das funcionalidades da ferramenta.
Na prática, isso significa que você pode expor suas mercadorias na página da empresa no Reclame AQUI. Além das informações do produto, dá para colocar um link direto para o e-commerce para o consumidor concluir a compra de forma rápida e segura. Legal né?
Tem mais: não existe limite para o cadastro de produtos. Na verdade, a empresa pode enviar o inventário completo e a plataforma selecionará de forma aleatória 9 itens por vez para exibir na página.
De toda forma, é necessário ficar de olho nas informações e fazer atualizações constantes para não ocorrer divergências de preços e disponibilidade em estoque, combinado?
Conclusão…
Por fim, a vitrine de produtos online é uma poderosa ferramenta para impulsionar as vendas, tanto para negócios físicos quanto virtuais. Afinal de contas, ao marcar presença digital é possível alcançar mais clientes em potencial e fortalecer a imagem da marca.
A RA Brand Page merece destaque nesse contexto porque permite que você exiba seus produtos no maior portal de reputação, pesquisas de compra e solução de conflitos da América Latina.
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