Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui
Marketing

Reviews – Como essa estratégia influencia as vendas no e-commerce

Entenda o que são reviews, quais sua importância para o e-commerce e estratégias para destacar seus produtos com o auxilio das reviews.

Reviews são uma excelente estratégia para alavancar as vendas no e-commerce, pois tem o poder de influenciar o consumidor através da experiência de outros consumidores a respeito de um produto ou serviço.

Nesse sentido, a  Spiegel Research Center realizou um estudo, onde foi constatado que a probabilidade de compra de um produto com cinco comentários é 270% maior em comparação com aqueles sem nenhum comentário.

Dessa forma, pelos dados, é possível verificar o potencial que os reviews tem para alavancar as vendas no e-commerce e também em outros segmentos de negócio.

Mas o que é um review?

Antes de mais nada, um review é um comentário de cliente, sobre determinado produto ou serviço por ele adquirido. No caso de influencers, as marcas mandam os produtos para que eles usem e deem a sua opinião sobre o que acharam do mesmo. 

Essas análises podem ser publicadas em vários canais, no caso dos e-commerces normalmente a uma seção na página dos produtos destinada especificamente para isso. E incluem informações como:

  • nome do cliente que adquiriu o produto – também pode oferecer a opção de comentário anônimo;
  • forma de avaliação por estrelas (de 0 a 5 estrelas);
  • texto contendo a opinião do comprador sobre o produto;
  • data da publicação da avaliação.

Leia também: Como os reviews no Reclame Aqui ajudam o seu e-commerce?

Por que ter os reviews?

A importância dos reviews está ligada diretamente na confiança, decisão de compra do consumidor e no aumento das vendas. Nesse sentido, segundo dados da Nielsen, 92% dos consumidores confiam mais nas avaliações feitas por outros consumidores, se comparado a propagandas e anúncios patrocinados. E mais, 95% deles têm o costume de analisar comentários antes de tomar uma decisão de compra. Mas os benefícios não param por aí:

Aumento de credibilidade

As avaliações no e-commerce, não só comprovam a qualidade dos produtos, como também geram prova social, ou seja, os relatos de clientes tornam-se a voz da marca, e essa estratégia além de ajudar a solucionar possíveis dúvidas, aumentam as vendas no e-commerce e a satisfação do cliente. Segundo a Brightlocal, 83% dos clientes confiam mais em empresas com conteúdo gerado pelos próprios consumidores — o que inclui reviews.

Responder e solucionar dúvidas

Por mais completa que seja a descrição do produto e características, há algumas dúvidas muito específicas para alguns consumidores. Sendo assim, sempre haverá pessoas que buscam mais informações por meio dos reviews, como:

  • se um sapato calça um número maior ou menor que o normal;
  • a elasticidade de um tecido e como se ele molda no corpo;
  • em quanto tempo determinado produto gera resultados;
  • o sabor de um alimento.

Há dúvidas, que só podem ser respondidas por quem já adquiriu um produto. 

Como criar estratégias para conseguir review dos seus produtos?

Um dos grandes desafios, é conseguir as reviews dos clientes. Pois não basta apenas ter o espaço, é preciso incentivar que os clientes respondam.

Abaixo algumas técnicas para que eles comecem a aderir a ideia.

Leia também: RA Trustvox: A plataforma de reviews que constrói confiança

Elabore boas perguntas

Tenha em mente que o que quer saber ao elaborar o formulário de perguntas, e direcione os questionamentos ao cliente a fim de conseguir informações valiosas.

ex:

  • Qualidade: o produto é de alta qualidade ou não?
  • Características: as características do produto são condizentes com a descrição no site?
  • Experiência com o produto: as suas expectativas foram satisfeitas ou não?
  • Recomendação: o cliente recomendaria o produto para outra pessoa ou não?

Peça o review por e-mail

Uma boa forma de conseguir um bom grau de engajamento nas respostas é disparando sua pesquisa via e-mail. Segundo estudos da DMA, 99% dos consumidores têm por hábito checar seus e-mais diariamente. Sendo assim, a chance de resposta ao seu e-mail é muito alta.

O ideal é sempre que o e-mail seja enviado, poucos dias após o cliente receber o produto em sua casa.

Incentive o review no envio do produto

Uma excelente forma de incentivar o cliente, é na hora de mandar o produto colocar um lembrete ou cartinha pedindo que o cliente dê a sua opinião não apenas sobre o produto e sim sobre a experiência num todo.

  • Atendimento: o atendimento foi rápido, solicito e foi possível solucionar suas dúvidas no primeiro contato;
  • Portal do e-commerce: o site é fácil, agradável e intuitivo para navegar, bem como se a descrição do produto foi suficiente ou precisa de mais informações;
  • Interações com a empresa: diz respeito à interação entre o cliente e sua marca, como os conteúdos e e-mails enviados.

Esse é o momento em que você pode identificar falhas em seu processo e nada melhor que o próprio cliente para te fazer ter novos insights.

Quer se aprofundar ainda mais sobre e-commerce e estratégias de SEO?

Basta acessar nosso Ebook: Saiba tudo sobre estratégias de SEO para e-commerce, esse super material está cheio de  informações e dados exclusivos para e-commerce. 

Nele você poderá achar conteúdos como:

  • O cenário atual do E-commerce para você se preparar com mais assertividade
  • O comportamento do novo consumidor
  • As principais estratégias de SEO para aparecer na primeira página no Google
  • E além disso, técnicas de como os reviews podem potencializar as vendas do seu e-commerce

Clique e acesse já o seu ebook exclusivo.

Deixe uma resposta