Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui

Descrição de produto: Entenda como fazer no e-commerce

A descrição do produto é um fator muito importante e relevante para a decisão de compra do consumidor no e-commerce. Uma vez que é através da descrição que o cliente vai entender melhor o produto ou serviço e não só isso, a descrição quando bem executada e pensada estrategicamente influência no SEO do site. 

De acordo com um estudo da Lett, 87,4% dos consumidores deixam o site e vão buscar outras lojas quando não encontram as informações desejadas na página da mercadoria do seu interesse.

Quer ter descrições de produtos claros e estratégicos para ajudar no incremento de suas vendas? Continue a leitura deste conteúdo e aprenda como fazer.

Descrição do produto, o que é?

A descrição de produto basicamente é uma das características mais importantes e é através dela que o cliente vai tomar conhecimento das características do produto, esclarecer suas dúvidas, por vezes vai descobrir que o produto pode superar as suas expectativas e ter a certeza da decisão de compra.

Uma descrição de produto clara, precisa responder e levar em conta as seguintes perguntas:

  • O que é esse produto?
  • Que problemas ele resolve?
  • O que o torna diferente de outros produtos?
  • Do que é feito e de onde ele vem?
  • Como uso este produto?

É preciso levar em conta que a descrição do produto funciona como um vendedor, que está em frente ao cliente falando sobre o produto e o conduzindo ao fechamento da venda. Por isso, ela deve exaltar as principais características do produto e os benefícios proporcionados pelo mesmo. Assim sanando todas as suas dúvidas do cliente e o convencendo a efetivar a compra.

A Importância de uma boa descrição de produto

A descrição precisa ser pensada e vista como estratégica, porque de fato ela é importantíssima. A mesma tem impacto em dois pontos cruciais, são eles a taxa de conversão e otimização dos mecanismos de busca SEO.

Dito isso, a boa descrição de produto pode:

  • estimular os potenciais compradores a fazer a compra, assim elevando as conversões do e-commerce;
  • auxilia na estratégia de SEO da loja, colaborando para que o site tenha melhores posições nas buscas orgânicas do Google;
  • Passar confiança e autoridade para os clientes, a demonstrando que o site tem um bom conhecimento sobre os produtos que vende;
  • melhorar a experiência do cliente, uma vez que facilmente encontra-se as principais informações  a respeito do produto, diminuindo o contato com o setor de atendimento para sanar dúvidas.

O que NÃO PODE faltar em uma descrição de produto

1. Material ao qual o produto é feito

Especifique de que o produto é feito, já se for um serviço, o que ele inclui.

Se você pensa em comprar uma camiseta, saber se ela é feita de algodão ou poliéster, é uma informação importante.

Uma ótima solução para agilizar esse processo, pode ser o lojista entrar em contato com a fábrica do produto e solicitar a ficha técnica.

2. Medidas

As medidas e dimensões dos produtos precisam ser claras e estar em local de fácil acesso.

Essa informação também pode ser encontrada na ficha técnica. Caso não encontre as medidas, é possível que sua própria equipe as tire, pois é uma informação de extrema importância e que evita e diminui dores de cabeça como as trocas.

3. Organize a descrição para ser lida com pressa

Tão importante quanto o conteúdo é a formatação dele. É necessário que seja apreendida a atenção de quem o lê.

Sendo assim, deixe tudo organizado da maneira mais fácil possível.

  • Realce palavras e use tópicos para atrair os olhos do leitor nos pontos principais.
  • Os tópicos em bullet points são uma excelente maneira de agrupar as especificações do produto de uma forma legível.
  • Apresentar informações em pequenos blocos, pontuados ​​por ícones, pode ajudar a melhorar a retenção

Agora que você já viu algumas dicas do que é essencial, hora de pôr a mão na massa.

Como fazer uma descrição de produto incrível?

Você que chegou até aqui, já percebeu o quão essencial e importante são as descrições de produto para as conversões. Por isso, se faz essencial textos claros, detalhados e persuasivos. Segue essa leitura, e bora aprender na prática.

1. Evidencie as principais informações do produto

A descrição deve detalhar as informações mais relevantes do item para que o cliente tenha segurança para tomar sua decisão de compra.

As informações que não podem faltar são:

  • O que é o produto?
  • Quais suas características (dimensões, ficha técnica, matérias-primas e recursos)?
  • Para quem é destinado?
  • Para que serve (funções e aplicações)?
  • Quais são suas instruções e contraindicações de uso?
  • Quais são seus benefícios e diferenciais?
  • Quais problemas e necessidades ele resolve?

Leve em conta a persona da sua loja, de acordo com ela pode ser necessário dar mais destaque para diferentes atributos.

Em lojas de eletrônicos, por exemplo, as especificações técnicas sobre o produto são essenciais. Já no caso de vestuário, os materiais e as medidas detalhadas são extremamente importantes.

2. Use palavras-chave estrategicamente

Na hora de montar as suas descrições de produto, utilize as suas palavras chaves dentro da descrição do produto, isso vai otimizar as suas páginas nos mecanismos de busca

Se tem dúvidas sobre quais palavras utilizar, uma dica é usar ferramentas como Semrush e as próprias sugestões do Google.

Trabalhe com palavras de alto volume de buscas, mas não esqueça de incluir também as mais longas e específicas. 

3. Crie títulos descritivos

O título é o primeiro contato do consumidor, por isso deve ser atrativo e de cara já dar para entender sobre o que se trata o item, assim despertando seu interesse.

Exemplo, uma loja de acessórios femininos. Usar o título “argola dourada” é genérico demais. Já “argola dourada com cristais” é título descritivo na medida certa.

Uma tática excelente de SEO é incluir a palavra-chave no título, isso facilita tanto para os mecanismos do Google quanto os próprios consumidores encontrar a página do produto.

4. Destaque os benefícios e diferenciais do produto

Compreenda bem sua persona, pois através dela ficará mais fácil identificar as vantagens mais atrativas que você deve destacar. Desta forma, você consegue mostrar claramente as dores que o produto pode sanar, assim incentivando a rápida decisão de compra.

Não esqueça de também pontuar os diferenciais dos seus produtos em relação à concorrência. 

5. Facilite a leitura do texto

A descrição precisa ser detalhada e completa, mas cuide para que seu texto não seja extenso demais e cansativo. A linguagem, também deve ser uma linguagem de fácil compreensão do seu consumidor.

Separe as principais informações por tópicos, com parágrafos curtos e claros, lance mão também do negrito nos pontos que devem ser evidenciados.

Esse conjunto de ações, faz com que o cliente reconheça e assimile rapidamente as informações.

6. Invista em conteúdo original

Demanda um pouco de tempo, mas vai valer a pena e trazer resultados fantásticos. Logo, toda descrição de produto deve ser única, assim contribuindo no SEO e na conquista de atenção do cliente. Lembre-se que o seu conteúdo deve ser persuasivo e inédito.

Uma ótima técnica é o storytelling, pois é possível trazer a história do produto criando situações do dia a dia onde ele se aplica como solução. 

 7. Trabalhe as sensações do consumidor

A ideia aqui é fazer com que o cliente sinta as sensações que ele teria se pudesse estar tocando ou sentindo o produto. Logo, explore bastante as sensações na descrição assim conduzindo a mente do cliente a experiência que ele terá quando tiver em mãos o produto.

Exemplo, ao descrever uma camisa use adjetivos como “leve”, “sedosa”, “confortável” e “macia” para descrever o tecido e transmitir as sensações que ela provoca ao ser vestida.

8. Faça uso de imagens e vídeos

Recursos visuais ajudam a complementar e fornecer uma visão mais clara do produto, por isso é super indicado vídeos e fotos.

Lembrando que as imagens devem ser de boa qualidade, demonstrando diferentes detalhes e ângulos.Já os vídeos podem abordar como o produto funciona e trazer dicas de uso, por exemplo.

Importante, atente-se a otimizar as imagens para SEO, usando formatos mais leves, como .jpg, para não prejudicar a velocidade de carregamento da página e inserindo a palavra-chave no nome do arquivo e no Alt Text (Texto Alternativo), texto que descreve os elementos da foto.

9. Prova social

A prova social é um gatilho mental fundamental do e-commerce. Isso porque ele gera uma espécie de atestado por confiança baseado na experiência de outros consumidores, assim influenciando quem está na tomada de decisão.

Seu e-commerce com certeza conta com uma ferramenta de reviews e avaliações, então use isso ainda mais estrategicamente, e use essas avaliações para deixar a descrição dos produtos mais atraente.

Pesquise seus comentários, positivos e negativos, e use-os para enfrentar e ilustrar os benefícios na descrição do seu produto.

Se uma review disser: “Eu estava com medo de que este drone não fosse poderoso o suficiente para alcançar o quintal do meu vizinho”, acrescente na sua descrição algo como: “Com medo de que esse drone não seja suficientemente poderoso? Graças a uma bateria de lítio recarregável com alta durabilidade você pode voar por todo o seu bairro — quantas vezes quiser!”

Independente do nicho e do público do seu e-commerce, melhorar e otimizar suas descrições de produtos vai trazer benefícios e resultados de peso para seu tráfego orgânico e elevar suas taxas de conversão.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: