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Mídias sociais: saiba como investir e monitorar sua presença digital

Você sabia que marcar presença no TiktTok, Instagram e Twitter, por exemplo, é fundamental para estratégias de marketing digital? Tem mais: não adianta publicar conteúdo uma vez na vida e outra na morte e esperar resultados extraordinários. Para conseguir efeitos positivos a partir das ações nas mídias, é necessário investir em gestão de redes sociais.

Aliás, esse processo inclui planejamento, definição de objetivos, elaboração de estratégias, interação com a audiência, monitoramento e por aí vai. Pode parecer simples, mas para extrair dados desse processo e entender melhor o comportamento do consumidor, você precisa de ferramentas especializadas e profissionais capacitados.

Você faz gestão de redes sociais, mas ainda tem dúvidas sobre como melhorar esse monitoramento? Continue a leitura porque preparamos algumas dicas nesse sentido!

Imagem do tópico sobre a importância de estar nas redes sociais

Por que as empresas precisam estar nas redes sociais?

Porque os consumidores estão lá. Simples assim! Só para você ter ideia da relevância das plataformas, o relatório Digital 2023, elaborador pela We Are Social, revelou que o Brasil tem mais de 152 milhões de usuários de mídias sociais. Esse número representa cerca de 70,6% da população total do país.

Mais: por dia, o brasileiro passa aproximadamente 9h32m navegando pela internet — 3h46m só nas redes sociais. Agora, pensa bem: é provável que o seu público seja mais um no meio dessa multidão que larga o celular por nada, não é mesmo?

Nesse contexto, marcar presença nas redes sociais e agir de forma estratégica por lá é importante para:

  • acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor;
  • dar visibilidade ao negócio;
  • reunir uma audiência segmentada;
  • engajar consumidores;
  • gerar leads;
  • aumentar o tráfego do site;
  • melhorar a reputação da marca;
  • vender mais;
  • fidelizar.
Imagem do tópico sobre como fazer a gestão das redes sociais

Como fazer gestão de redes sociais?

Em primeiro lugar, não há mais dúvidas que marcar presença nas mídias sociais é fundamental para qualquer negócio, não é mesmo? A grande questão aqui é que ter uma conta ativa não é o mesmo que fazer gestão das plataformas.

Afinal de contas, o gerenciamento diz respeito ao controle da presença on-line, que inclui planejamento, criação de conteúdos, publicação, interação com a audiência e análise dos resultados. A seguir, vamos dar algumas dicas para fazer uma boa gestão de redes sociais. Olha só!

Escolha as redes sociais mais relevantes para o seu público

Você não precisa abrir contas em todas as plataformas disponíveis. Na verdade, o interessante é marcar presença nas mídias que o seu consumidor usa e gosta. Dessa forma, é possível aproveitar o momento de descontração para engajar, gerar reconhecimento de marca e vender.

Sendo assim, nossa dica aqui é estudar o comportamento do consumidor para identificar as plataformas preferenciais. Só para esclarecer, entre as principais opções, estão:

  • TikTok;
  • YouTube;
  • Instagram;
  • Facebook;
  • Twitter;
  • LinkedIn;
  • WhatsApp;
  • Pinterest.

Defina metas e objetivos

Conforme mencionamos ali em cima, as redes sociais são úteis para várias coisas. Por exemplo: melhorar a estratégia de marca, gerar leads, atrair tráfego para o site, engajar e por aí vai.

Acima de tudo, cada um desses objetivos exige uma estratégia diferente. Então, é legal fazer um planejamento bem detalhado com os resultados que você pretende obter com as ações nas redes.

Produza conteúdos relevantes nas mídias sociais

Pensa bem: se os usuários não acharem suas postagens interessantes, dificilmente a sua marca fará sucesso nas redes sociais, não é mesmo? Pois bem, com tantos conteúdos disponíveis por aí, está cada vez mais difícil chamar a atenção do consumidor.

Sendo assim, que tal usar aquele estudo de comportamento para identificar temas relevantes para abordá-los na página? Dessa forma, você consegue criar uma abordagem de storytelling e gerar identificação com o persona.

Outra dica legal é colocar pitadas de humor nas publicações. Afinal de contas, de modo geral, os usuários usam as redes para entretenimento. Então, vale a pena seguir a mesma linha para atrair os olhares dos usuários.

Mantenha a frequências nas publicações nas mídias

Nada de fazer uma publicação hoje e outra daqui a 15 dias, viu? Manter a consistência é fundamental para engajar o público. Nesse sentido, nossa dica é preparar um calendário editorial com datas, horários e tipos de conteúdos que serão publicadas ao longo do mês para organizar tudo.

Interaja com a audiência

Lembre-se: as redes sociais são ferramentas de relacionamento. Em outras palavras, é necessário interagir com o público para gerar aproximação e fortalecer os laços. Por exemplo: responder às mensagens privadas, comentar, curtir, publicar conteúdos interativos, entre outros.

Monitore os resultados

Outro ponto crucial é a análise das métricas que a própria plataforma fornece, como:

Esses números fornecem informações valiosas sobre a qualidade dos seus conteúdos e a relevância da marca nas redes. De toda forma, é legal ir além desses indicadores para enriquecer ainda mais a estratégia.

Por exemplo: as redes sociais mostram o engajamento, mas não diz se o sentimento despertado no usuário foi positivo ou negativo, entende? E ter essa informação é crucial para identificar falhas, fazer gestão de crise e aperfeiçoar a gestão das redes sociais.

Imagem do tópico sobre RA HugMe

Como o RA HugMe pode ajudar nesse contexto de mídias sociais?

Em primeiro lugar, o RA HugMe é um software para SAC que integra o atendimento de diversos canais, inclusive as redes sociais. Em outras palavras, com apenas uma ferramenta, é possível oferecer suporte no Reclame AQUI, e-mail, fale conosco, Instagram, Facebook, Twitter e YouTube.

E o melhor: essa não é apenas uma ferramenta de atendimento. Na verdade, dá para monitorar o que as pessoas estão falando sobre a sua empresa nas redes sociais e detectar conteúdos via Google Alerts.

Então, muito mais que responder, é possível coletar dados para gerar insights e aperfeiçoar as estratégias do negócio. De forma resumida, veja só as principais funcionalidades da ferramenta para auxiliar no fluxo de atendimento:

  • mesclagem de tickets;
  • detecção de usuários;
  • atribuição de tarefas;
  • automatizações;
  • mensagens internas;
  • listas inteligentes;
  • relatório de performance;
  • sistema de busca intuitivo;
  • integração ao Reclame AQUI;
  • integração nas redes sociais;
  • análise de redes sociais;
  • classificação de sentimentos;
  • árvore de tags.

Em conclusão: muito mais que marcar presença nas mídias, é necessário fazer gestão de redes sociais para produzir inteligência de negócio. Dessa forma, você consegue engajar o consumidor e, ao mesmo tempo, obter dados úteis para gerar insights e melhorar a qualidade dos serviços prestados. O RA HugMe merece atenção nesse contexto porque é uma ferramenta de SAC que integra o atendimento de diferentes plataformas — inclusive as redes sociais — e apresenta relatórios analíticos. Então, vale a pena conhecer!

Gostou da ideia e quer saber mais sobre o RA HugMe? Então, leia mais um artigo para conhecer as boas práticas de atendimento utilizando o RA HugMe.

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