A maneira da empresa atender um cliente é o que define a sua identidade e reputação.
Isto é, para que a reputação e identidade de uma marca seja positiva é necessário relacionamento com o cliente, estratégia e boas práticas.
Não importa se presencial ou a distância, o que impressiona é a cordialidade e uma boa experiência no atendimento.
Mas o que fazer para que a marca entre no case de sucesso e ser referência entre tantas outras?
A resposta desta pergunta está neste conteúdo que mudará sua visão de maneira simplificada e objetiva.
Mas o que é um relacionamento com cliente
O relacionamento em sua forma de atendimento é como a empresa mostra a sua a comunicação e confiança com o cliente.
O cliente é importante para a marca, pois é através dele que é possível identificar tendências, filtrar o que está funcionando em relação ao que a empresa entrega,e ainda usar a sua voz para influenciar a reputação da marca.
De maneira geral, o relacionamento com cliente auxilia no crescimento da marca pois quanto mais próximo do seu cliente, melhor será a forma de conquistá-lo.
Leia mais: Tipos de cliente: Conheça os 8 principais e como tratá-los!
Essa estratégia precisa ser constante para gerar ainda mais proximidade, isto é, acompanhar seu cliente de perto, para sempre melhorar seu atendimento e relacionamento. Não se esqueça, o seu cliente carrega uma importância grande para sua marca.
Como fazer relacionamento com cliente
A preocupação em realizar um bom atendimento diz muito sobre a intencionalidade da marca e seu objetivo de criar uma boa reputação.
Com o intuito de afunilar cada vez mais a interatividade, a marca utiliza seus canais de contato de uma forma profissional para fidelizar o cliente e adquirir ainda mais aderência, mostrando sua eficiência e prontidão em resolver suas necessidades.
O que tem muito sentido com o atual SAC 5.0, que consiste nas mudanças comportamentais do consumidor. O que antes era feito por poucos canais de atendimento e pouquíssimas ferramentas
O SAC 5.0 permite alcançar ainda mais afinidade com o cliente devido a tecnologia de telefones, chatbot, Whatsapp e e-mails.E não só nas ferramentas de atendimento, mas nas mudanças de comportamento.
Conheça o seu cliente
Dentre tantos detalhes de como estruturar um bom atendimento, seja no pré venda ou no pós, é necessário pensar qual é o primeiro passo desta estrutura. E sem pensar duas vezes, conhecer o cliente é o principal.
O cliente é quem norteia em como a empresa irá seguir a próxima tendência ou qual será o rumo que irá tomar a próxima meta. Conhecer o cliente em sua particularidade como hábitos de consumo, comportamento, estilo de vida irá ajudar a seguir um atendimento firme e satisfatório.
A empresa irá trabalhar de forma personalizada, com o intuito de criar relacionamento e cada vez mais proximidade.
Ou seja, acompanhar a maturidade do cliente e suas escolhas de consumo direciona a marca a criar novas táticas e uma melhor evolução no crescimento e reputação da empresa.
O consumidor está envolvido na tecnologia principalmente pelo celular. Assim, é comum que ele opte pela facilidade de comprar pelo site e não o deslocamento até uma loja física. Devido a internet ser um portal de informações, o cliente se torna ainda mais criterioso, pois é onde pode pesquisar avaliações e até reclamações sobre a marca.
O que é ainda um ponto de atenção para que a marca intensifique ainda mais a sua popularidade e experiência com o cliente.
É certo que o consumidor sempre está em busca de experiência e quer estar ligado nas mudanças e no avanço tecnológico.
Use o Reclame AQUI a seu favor
O Reclame AQUI é uma excelente plataforma de comunicação para as empresas mostrarem a sua missão e cultura com seus clientes. As empresas podem zelar pela sua reputação e criar a sua identidade e propósito.
O consumidor não está interessado em reclamar e sim pesquisar sobre a sua confiança e posicionamento no mercado.

Ou seja, a marca cadastrada no Reclame AQUI é um caminho por onde o consumidor trilha até a decisão de compra.
Leia mais: Como usar o Reclame AQUI a favor da sua empresa
Ainda que o consumidor abra algum pedido de suporte, a empresa tem a oportunidade de auxiliá-lo de forma estratégica e satisfatória. O que é uma vantagem, pois o consumidor irá avaliar positivamente.
E mais, através das visualizações é possível identificar a movimentação na página e entender a popularidade e a procura pela marca.
Usar o Reclame AQUI como principal ferramenta de atendimento é estratégia e comprometimento.
Faça ação de engajamento
Não é atoa que Philip Kotler, o guru do marketing, diz que “conquistar novos clientes custa entre cinco e sete vezes mais do que manter os já existentes”.
É um dito importante, afinal consolidar quem já é de casa se torna até mais estratégico, pois a marca já conhece as preferências e atitudes do bom e velho freguês.
Mas, é necessário nutrir o relacionamento o engajando cada vez mais, mostrando a importância de ser um cliente fiel.
E não para por aí, criar ações de relacionamento é uma dica de mantê-lo perto e satisfeito.
Pense em ações como descontos na data de aniversário, faça envios mensais de newsletter com novidades, comunique sempre que fizer algo de diferente na sua empresa, mande comunicações de acordo com as datas sazonais do ano.
Além disso, comemore pequenas ou grandes conquistas da sua marca com o seu cliente, ele se sentirá importante.
Um exemplo, é sempre agradecer que concluiu a uma grande meta porque o cliente fez parte deste momento e que sem ele não seria capaz.
Isto é, ser uma marca que não perde a essência de ser quem é, sempre promovendo o crescimento e lugar de reconhecimento no mercado.
Viu só, entender o verdadeiro propósito de um bom relacionamento com o cliente é chave para crescer sempre constante.