Quando uma marca precisa criar uma comunicação assertiva, isso é, quando o intuito da marca é logo de cara convencer o cliente, é necessário analisar primeiramente em qual momento da jornada ele está e o entendimento que ele tem sobre a marca.
Essa prática se chama funil de vendas, nele estão contidas três fases, topo, meio e fundo de funil.
Cada uma dessas fases são um apoio para educar, potencializar e ajudar o cliente a uma tomada de decisão. Melhor dizendo, é um meio até mais fácil de nutrir e qualificar o cliente para que ele seja conduzido a conhecer e até virar cliente da sua marca.
Neste conteúdo falaremos como o topo de funil pode ser uma estratégia para a sua marca ser conhecida e como da melhor forma ser ainda mais persuasiva.
Tudo começa na jornada de compra
Todo mundo já fez qualquer tipo de compra, pode ser um item simples na vendinha do bairro ou uma grande compra pela internet, aquela de parcelar no cartão muitas vezes.
A verdade é que antes de tomar qualquer decisão todos nós passamos por uma etapa chamada, jornada de compra. Nela consiste o ato de pesquisar, onde transitamos em sites, folhetins, indicação de algum amigo, até mesmo o Reclame AQUI, tudo com o intuito de encontrar informações que nutrem tenhamos convicção de tal compra.
E você pode perceber, não é um caminho linear, não há um script ou regras do qual caminho percorrer até chegar a tomada de decisão. O consumidor que procura ter êxito em suas escolhas, caminha por muitos trajetos.
Tudo parte de um estudo mental, do qual o consumidor talvez não perceba, mas a marca conhece e entende bem o que leva as atitudes e impulsos do cliente.
Para melhor detalhar, há um conceito por trás disso que se chama AIDA a sigla onde cada letra é um atributo, são eles : Atenção, Interesse, Desejo e Ação. A AIDA capta a atenção que por sua vez gera interesse e canaliza no desejo, para que assim ele tome uma ação. Esse caminho se inicia no primeiro contato com a sua marca ou até o momento da conversão.
Apesar de ser um conceito básico ele é essencial para o topo do funil, usando tanto na jornada de compra quanto dentro do funil de vendas , mesmo sendo conceitos um pouco distintos, eles trabalham juntos.
O mais legal é que a marca consegue e pode conduzir esse trajeto junto ao cliente e nesse momento oportuno que ela mostra o seu posicionamento e estratégia para o grande algo, o cliente.
Já que nesse primeiro instante está o maior volume de clientes pronto para receber e aprender algo novo que a marca tem a oferecer.
E falando em jornada de compra, ela percorre por algumas etapas indispensáveis se a sua marca almeja ter êxito, veja :
1 – Aprendizado e descoberta
Essa primeira etapa é primordial, nesse momento o seu potencial cliente ainda não descobriu ou entendeu que possui um problema e que o seu produto ou serviço pode solucionar de uma vez por toda essa dor que ele sente. Calma, não é uma dor literal, é uma sentimento de falta, necessidade, vamos chamar de insatisfação.
Então chegou o momento de atrair a atenção do consumidor através de uma comunicação que forneça conhecimento,que não é necessariamente uma venda direta, entendido?!
Esta tática ajuda sua persona a se familiarizar com o segmento de atuação da sua marca, despertando interesse e uma dor até então desconhecida.
2 – Reconhecimento do problema
Agora o cliente identificou o problema ou oportunidade de negócio. Pesquisando mais e mais sobre o assunto, ela detecta possíveis soluções. Nesta fase, o consumidor começa a sentir um desejo e reconhece os sintomas de um problema, mas ainda não entende a sua causa. Surge um incômodo e uma necessidade que precisam ser lapidados.
3 – Consideração da solução
Flecha no alvo : Um novo lead chegou, mas agora esse é apenas o início da sua trajetória. Nesse momento é preciso criar um senso de urgência, senão o seu potencial cliente não irá se dedicar em efetuar a compra.
4 – Decisão de compra
Na última fase da Jornada de Compra, o seu lead já está devidamente nutrido. Ele só precisa de um incentivo, aquele empurrãozinho para comprar de você e não do seu concorrente.
O fim da jornada de compra é marcado pela tão esperada ação da conversão. O ponto de chegada ao seu objetivo seguiu um comportamento comum a todos os seus clientes, mas como entender e descobrir em qual estágio um potencial cliente se encontra?
Agora sim podemos abordar o topo do funil de vendas.
O Topo de funil é importante para uma empresa.
Como mencionamos anteriormente, a jornada de compra e as três fases do funil andam juntas.
Sendo o topo, aprendizagem e descoberta, no meio é necessário identificar uma dor e no fim é hora de agir.
O foco aqui é destrincharmos o início do funil, já que é onde tudo começa, a base para dar certo no começo, meio e fim.
Bom, toda essa estratégia precisa ser trabalhada em um material de vendas para prospectar o cliente e dar sentido a esse estudo.
Vamos pensar em uma campanha de marketing que o intuito é encontrar o cliente no seu momento mais intimista, esse cliente está aberto a oportunidades, vamos dizer assim.
É um momento propício de convidar o cliente para o topo do funil, é quando ele se sente atraído, seja por uma ação de marketing, uma campanha, um post nas redes sociais.
Se for bem intencionado é aí que a mágica acontece, o cliente teve o primeiro contato com a marca e a marca obteve leves informações do cliente, o que se bem trabalhado é um prato cheio para oferecer novas experiências.
Isso tudo é feito para gerar um resultado positivo para a marca, nada é feito em vão. Toda campanha pensada há uma estratégia e processos onde são utilizadas métricas de desempenho. Que uma das mais importantes entre elas é a taxa de conversão do funil de vendas. O que basicamente é quanto a empresa é capaz de incentivar o cliente a dar mais um passo na jornada com a intencionalidade dele virar cliente.
A conversão e otimização
A taxa de conversão do funil de vendas não é a quantidade de clientes que convertem e sim quem passa por essa jornada mesmo sem firmar uma fidelidade com a marca.
Essa etapa ajuda a entender quem já se tornou cliente ou quem ainda está em fase de maturação.
Sendo assim, é uma mediação indispensável em várias etapas do processo de captação de novos negócios.
E falando em captação é um bom momento para a criar conteúdo de engajamento com o cliente, que além disso gere interesse e ação.
No topo do funil está o momento em que está concentrado o maior número de clientes dos mais variados perfis comportamentais, mas que ainda sim, interessados no seu segmento.
Os conteúdos produzidos para o topo precisam ser destinados para ajudar o seu consumidor a tomar uma decisão. Pois nessa etapa, os clientes estão interessados e curiosos e a necessidade de comprar algo está começando. E atender a essa necessidade é um sinal que você será lembrado lá na frente.
Então, investir em materiais que ajudam a entreter seu cliente e educar de uma forma mais assertiva é bastante válido.
Nessa fase do funil, é um momento oportuno para:
- criar textos educativos em blogs : Crie landing pages e postagens de blog com informações úteis e relevantes destinadas ao público-alvo, sempre certificando de trabalhar na geração de leads através de formulários, e-books, podcasts e vídeos inspiradores
- Redes sociais Aproveite postagens criativas, já que são os canais mais indicados. Pois são ferramentas eficazes para criar consciência para quase todas as marcas. As redes sociais são oferecerem liberdade e a oportunidade de se comunicar de forma mais amigável;
- Anúncios – É aqui que está a grande sacada, usar e abusar das mídias pagas é uma forma direta e importante de elevar o conhecimento que sua marca deseja alcançar um público-alvo. Estudar uma segmentação e uma linguagem de abordagem é uma forma eficaz para criar esse reconhecimento.
Entenda algumas dicas para melhorar a sua taxa de conversão no funil de vendas:

De uma vez por todas é necessário alinhar quem será um grande alvo da sua campanha.
Alinhar um estudo de persona é o melhor dos cenários, assim será mais fácil entender suas necessidades, dores, anseios, e comportamentos de consumo.

Escolha uma ferramenta digital para acompanhar o funil de vendas como automação de marketing e estruturas de ação para conversão. Há diversas formas de personalizar uma comunicação para o cliente, um exemplo o CRM.

Preste atenção naquilo que o cliente procura, não é porque todo mundo está falando de um assunto X que a sua marca deve também falar. Claro, se for um assunto que de fato importa é válido. A ideia é que o conteúdo seja interessante e não vire algo maçante que pode até passar despercebido.
Aproveite para ser autêntico e entender a necessidade do cliente de acordo com o que ele procura.
Leia também : RA ADS: Saiba como fazer mídia paga no Reclame AQUI
A mídia paga e o topo do funil de vendas
Para falar sobre anúncios na internet temos livre acesso para mencionar o que conhecemos como mídia paga.
Basicamente, a mídia paga é feita através de anúncios que requerem um espaço para que seja divulgada a campanha de uma marca. Esse espaço pode ser um site, um aplicativo de rede social, aplicativos de compras, site do Reclame AQUI e entre outros.
O fato de anunciar é uma estratégia que a marca pode usar para aumentar o tráfego, vendas e até conversões por meio de cliques, legal né?!
Uma forma também para que o cliente conheça a sua marca e se aproxime da sua campanha de vendas.
E claro que tudo isso, pode sim ser estruturado através do que acontece dentro da jornada de compra e nas fases do funil.
O investimento em mídia paga é essencial para que a campanha tenha êxito e uma boa performance.
E isso pode variar de diferentes formas, por exemplo, é necessário um orçamento específico levando em consideração quesitos como qual o objetivo, público alvo, quais serão os canais, abrangência e relevância da marca, etc.
Um dado levantado Ad Spend January 2022, da Dentsu, estima que os investimentos com anúncios atinjam um crescimento de 9,2% ano a ano até 2024, chegando a mais de US$ 745 bilhões.
Entrar nessa onda com certeza pode ser um acerto e tanto para a sua marca. Já que além de ser um meio pago é possível segmentar e acompanhar para quem será entregue cada anúncio, o que é vantajoso.
Um exemplo, se a sua marca é do segmento de moda, só faz sentido que a campanha seja entregue para quem pesquisou sobre a sua marca em algum momento ou é um grande cliente potencial.
Isso é, a jornada de compras e junção com o funil de vendas, dão um norte para que os anúncios de mídia paga performem ainda melhor.
E olha a pesquisa feita pela Hubspot, o desafio principal do marketing de 63% das empresas é gerar tráfego e leads. E consequentemente, a mídia paga chega no mercado para tratar essa e outras dores.
Agora é possível anunciar suas campanhas topo de funil no Reclame Aqui
Com certeza o Reclame AQUI não ficaria de fora dessa estratégia, agora a plataforma também é um espaço para que a sua marca anuncie e alcance os seus clientes e potenciais da melhor forma. E ele é o RA ADS a ferramenta de mídia paga que fará parte de toda estratégia de marketing criada pela sua empresa.
Vale lembrar que o Reclame AQUI é um canal decisivo na jornada de compra de 71% dos consumidores. E faz total sentido, veicular uma campanha onde trafegam milhares de consumidores a fim de pesquisar. Só no ano de 2022 foram mais de 600 milhões de acessos, muita gente e muitas oportunidades de alcançar quem almeja.
Através da ferramenta RA ADS é possível criar campanhas e traçar um objetivo para atrair o seu público alvo, conheça as vantagens:
Eficiência em alcance
É possível traçar a personalidade do cliente através do comportamento como interesse, persona, palavra chave, campo demográfico
Anúncios segmentado para o seu cliente
É possível criar campanhas para cada fase do funil, use a estratégia para atrair clientes distintos na jornada de compra.
Impacto do usuário na formação de opinião
Nesse momento, o anúncio aparecerá como um chamativo, atraindo o consumidor a converter a compra.
Construa confiança como atributo de marca
Através da campanha mostre sua identidade e posicionamento no mercado.
Explore o RA ADS
descubra o quanto o RA ADS ajuda na geração de leads topo de funil e tráfego para sua marca
A contratação do RA ADS é apenas para aquelas empresas que zelam por uma boa nota e um índice reputacional qualificado. Não faz sentido anunciar uma campanha se a empresa não é referência em reputação.
Anunciar no Reclame AQUI é necessário ter expertise
A ferramenta possui um propósito claro para que a sua marca construa um posicionamento assertivo, já que através da campanha é possível mostrar a qualidade do seu serviço, atributos, diferenciais, gerando identidade e posicionamento no mercado.
Já deu para perceber que investir em mídia paga nos dias de hoje é o mesmo que ganhar e alavancar novas possibilidades e oportunidades de venda. Algo bastante assertivo para quem quer ter e manter um negócio de sucesso no ambiente online.
Eaí, vamos embarcar nessa?