blog reclame aqui

Como identificar empresas concorrentes (diretas e indiretas)

Está cada vez difícil identificar empresas que conseguem construir grandes monopólios e diferenciais competitivos inigualáveis. Pensa bem: negócios de praticamente todos os setores precisam lidar com a concorrência — direta ou indireta —, não é mesmo? Nesse contexto, identificar empresas concorrentes é fundamental para aprimorar as suas estratégias e destacar a sua marca.

E olha: essa competição é até saudável, em especial para o consumidor. Afinal de contas, a “briga” por relevância incentiva a inovação e traz ao mercado produtos e serviços com qualidade superior e a um preço mais acessível. Então, a sua empresa pode aproveitar a análise de concorrência para gerar insights para o seu negócio.

Gostou do assunto, mas ainda tem dúvidas sobre como identificar empresas concorrentes? Continue a leitura que vamos explicar tudo sobre o tema!

Em primeiro lugar, o que são empresas concorrentes?

Basicamente, as empresas concorrentes são aquelas que operam no mesmo mercado ou setor, oferecendo produtos ou serviços similares aos seus e com valores compatíveis. De modo geral, esses negócios buscam o mesmo público-alvo, competindo por sua atenção e dinheiro, sabe?

Apesar de os adversários exercerem uma certa influência nos resultados da marca, eles atuam em diferentes níveis. Entenda!

Concorrentes diretos

Os concorrentes diretos são aquelas empresas que comercializam os mesmos produtos ou serviços, a um preço similar e para o mesmo público-alvo.

Imagine, por exemplo, uma loja de roupas de bairro. Nesse contexto, empresas que oferecem produtos semelhantes e na mesma região atuam como concorrentes diretos, entende?

Empresas Concorrentes indiretas

Já os concorrentes indiretos oferecem produtos ou serviços diferentes, mas para o mesmo público-alvo. São espécies de alternativas de consumo que levam o dinheiro do cliente para outra empresa.

Por exemplo: os concorrentes diretos de uma pizzaria de delivery são outras pizzarias na mesma faixa de preço, com qualidade semelhante e atuam no mesmo raio de entrega.

Por outro lado, restaurantes que fazem entrega de hambúrgueres e comida japonesa, por exemplo, são concorrentes indiretos porque vendem coisas diferentes. Mesmo assim, os estabelecimentos competem com a pizzaria pela atenção e pelo dinheiro do consumidor.

Ainda é possível ter concorrentes indiretos sazonais. À primeira vista, uma perfumaria e uma floricultura, por exemplo, não têm relação alguma. No entanto, no Dia das Mães e Dia dos Namorados, elas trazem opções de presentes, portanto, viram concorrentes indiretas.

Imagem 1 de apoio do texto sobre empresas concorrentes

Qual é a importância de fazer análise de concorrência?

Analisar a concorrência permite que você entenda melhor a atuação da sua empresa no mercado. Nesse contexto, você faz um comparativo entre produtos oferecidos, público-alvo atendido, posicionamento, atendimento, atuação nas redes sociais e por aí vai.

Mas não é só isso. A seguir, listamos mais alguns motivos para identificar e analisar seus concorrentes. Olha só!

Oportunidades e ameaças de negócios

Conhecer a concorrência e ficar de olho nos passos dela é uma forma de enriquecer os dados da empresa e identificar oportunidades de negócios. Dessa forma, você pode encontrar lacunas no mercado que o seu concorrente não preenche.

Aliás, da mesma forma que a análise da concorrência traz um olhar mais apurado para as oportunidades, o estudo também mostra alguns riscos de negócios.

Precificação

Antes de tudo, precisamos deixar claro que entrar em guerra de preços com a concorrência não é saudável para o negócio. Afinal de contas, cada empresa tem lá os seus custos, despesas e valor agregado que compõem o preço de venda.

No entanto, a análise de concorrência pode servir como um termômetro para avaliar o nível de competitividade da marca.

Estratégias de marketing

Ao identificar seus concorrentes e analisar as táticas de marketing que eles usam, você pode identificar as melhores práticas para promover sua marca e aumentar sua presença no mercado.

Veja também: Marketing digital — 5 dicas para criar conteúdos que convertem.

Qualidade do produto ou serviço

Antes de tudo, é necessário fazer um diagnóstico interno e entender qual é o posicionamento da sua empresa no mercado. Afinal de contas, para identificar os concorrentes, é necessário saber o nível de maturidade da sua marca e qualidade dos serviços.

Conforme já falamos ali em cima, a concorrência é saudável e estimula a inovação. Isto é, uma empresa desenvolve um produto, outra desenvolve um melhor ainda para conquistar os clientes, uma terceira traz ainda mais novidades ao mercado e por aí vai.

Aliás, a mesma lógica vale para o atendimento ao cliente, para as experiências proporcionadas, entre outros.

Sendo assim, ao comparar a qualidade dos seus produtos ou serviços com seus concorrentes, você pode identificar oportunidades de melhoria em seu próprio negócio.

Tomada de decisões

Ao ter uma compreensão clara de seus concorrentes, é possível tomar decisões mais embasadas. Isto é, você pode decidir, por exemplo, expandir para novos mercados, ajustar sua estratégia de preços, ou investir em novos produtos/serviços com base em informações de mercado. Legal, né?

Imagem 2 de apoio sobre empresas concorrentes

Afinal, como identificar empresas concorrentes?

Imagine uma loja de roupas femininas que vende itens de luxo, por exemplo. Agora, pense em outro estabelecimento com roupas a preços populares bem ao lado. Apesar de também vender calças, vestidos, camisas e bolsas, as empresas não são concorrentes porque atendem públicos diferentes, entende?

Ter isso em mente é importante para você não apontar uma marca como concorrente, sendo que ela não está no mesmo patamar que a sua.

Saiba mais: Brand equity — o que é e 7 dicas para melhorar o da sua empresa.

Dito isto, você já pode seguir as nossas dicas e entender melhor como identificar empresas concorrentes.

Invista em pesquisas de mercado

As pesquisas de mercado são uma ótima maneira de entender melhor as necessidades e desejos dos clientes, bem como as tendências do mercado. De quebra, você ainda obtém informações da concorrência.

Então, vale a pena contratar uma empresa especializada em pesquisa de mercado para realizar uma análise detalhada do mercado da empresa que você está inserida. Nesse contexto, dá para fazer pesquisas de opinião para entender o que o consumidor acha sobre os serviços de outras empresas do mesmo setor, organizar grupos focais etc.

Por falar em opinião, leia um artigo que tem tudo a ver sobre assunto: Reviews — como essa estratégia influencia as vendas no e-commerce.

Busque informações on-line das empresas concorrentes

Atualmente, podemos descobrir quase tudo ao dar aquele famoso Google, não é mesmo? Pois bem, também dá para usar o recurso para identificar concorrentes.

Vamos supor que você tem um e-commerce de cosméticos. Nesse contexto, basta pesquisar palavras-chave e ficar de olho nos resultados. As lojas que aparecem nas primeiras posições podem ser seus concorrentes. De toda forma, é importante visitar as URLs para garantir que, de fato, os produtos oferecidos e o público-alvo são os mesmos. Lembre-se de observar ainda os anúncios exibidos, combinado?

Vale a leitura: Saiba como destacar um produto ou serviço no Google.

Fique de olho nas redes sociais

Além de fazer buscas no Google, você também pode procurar por palavras-chave nas redes sociais, como TikTok, Instagram, Facebook, Twitter e por aí. Além de identificar concorrentes, essa prática também serve para gerar insights de conteúdos para as suas próprias redes.

Nossa recomendação é que você siga os concorrentes e fique de olho nas postagens, avaliações, comentários e respostas da marca para entender o que os clientes interagem com o perfil.

Aprofunde-se no assunto: Mídias sociais — saiba como investir e monitorar a sua presença digital.

Participe de eventos do setor

Participar de eventos do setor é uma ótima maneira de identificar empresas concorrentes diretas e indiretas. Mais: essa é uma oportunidade para fazer networking e trocar experiências com grandes players do mercado.

Sendo assim, marque presença em feiras de negócios, conferências, seminários e workshops, entre outros. Quem sabe você não consegue até fazer algumas parcerias valiosas para compartilhamentos de recursos, ações de marketing em conjunto, colaborações em projetos específicos etc.

Faça benchmarking

Em primeiro lugar, benchmarking é um processo de análise e comparação de práticas empresariais entre empresas que atuam no mesmo mercado ou setor. Tudo a ver com o tema deste artigo, não é mesmo?

Pois bem, a técnica pode envolver a avaliação de processos, produtos, serviços, estratégias e desempenho. O objetivo é compará-los com os de outras empresas líderes do mesmo setor.

Então, o processo de benchmarking é útil para reconhecer concorrentes, além de identificar pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades de negócios.

Utilize ferramentas de análise da concorrência

Além dessas técnicas, existem muitas ferramentas de análise de concorrência disponíveis que podem ajudar a identificar e analisar seus concorrentes. Entre elas, estão:

  • Google Alerts: ferramenta gratuita que envia notificações por e-mail sempre que palavras-chaves específicas são mencionadas na internet. Sendo assim, você pode configurar alertas para os nomes de seus concorrentes e palavras-chave relacionadas ao seu negócio para ficar de olho nas últimas notícias e nas informações sobre seus concorrentes;
  • SimilarWeb: plataforma que analisa o tráfego e o comportamento dos usuários em sites. Nesse contexto, dá para usar a ferramenta para obter informações sobre o tráfego da concorrência, fontes de tráfego, principais páginas do site, dados demográficos dos usuários etc.;
  • SEMrush: ferramenta de SEO que permite analisar o desempenho de seus concorrentes nos resultados de pesquisa do Google. Em outras palavras, é possível ver quais palavras-chave seus concorrentes estão classificando, bem como informações sobre backlinks e tráfego de pesquisa;
  • BuzzSumo: solução para analisar o desempenho do conteúdo de seus concorrentes nas redes sociais. Com a ferramenta, você consegue visualizar quais postagens estão recebendo mais engajamento nas redes sociais de seus concorrentes e identificar oportunidades para criar conteúdo semelhante.

Saiba mais: 10 ferramentas que ajudam no monitoramento das redes sociais.

Imagem 3 de apoio do texto sobre empresas concorrentes

Conheça as soluções do Reclame AQUI para analisar empresas concorrentes

Em primeiro lugar, o Reclame AQUI é o maior portal de reputação, confiança e pesquisa de compras da América Latina. Por ano, o site recebe cerca de 152 milhões de acessos de consumidores em jornada de compra ou jornada de solução.

O que muita gente não sabe é que a plataforma não serve apenas para resolver problemas. Na verdade, as marcas podem aproveitar todos esses acessos para impactar o cliente de maneira positiva, fortalecer a reputação e até ficar de olho nos passos da concorrência. Veja só quais são as soluções do Reclame AQUI que ajudam nesse sentido!

RA Brand Page

Só para esclarecer, as empresas não precisam pagar nada para responder às reclamações na plataforma. Isto é, qualquer negócio tem acesso a funcionalidades gratuitas como foto de perfil, inclusão de informações de contrato, preenchimento do campo “sobre”, avaliações de consumidores e moderação de conteúdos.

A RA Brand Page nada mais é que uma solução com recursos extras para personalizar a página da empresa na plataforma. Nesse contexto, dá para incluir:

  • Imagem de Capa;
  • Vitrine de Produtos;
  • Vídeo;
  • CTAs;
  • FAQs;
  • Conteúdos;
  • links para as Redes Sociais;
  • Alerta de Crise.

Tem mais: dá para acessar um painel com dados ricos sobre o desempenho da sua empresa e até dos concorrentes. É aí que entra o RA Analytics.

RA Analytics

O RA Analytics é a parte analítica da RA Brand Page. Em outras palavras, com a funcionalidade, você terá acesso uma dashboard com informações valiosas, como:

  • pageviews únicos;
  • tempo médio de permanência na página da empresa;
  • tempo médio de permanência nas reclamações;
  • acessos por dispositivos: desktop e mobile;
  • proporção entre pageviews únicos e páginas de Brand Page e reclamações;
  • comportamento dos usuários: cidade, estado, idade, gênero das pessoas que mais acessam a página da empresa;
  • termos mais mencionados.

E o melhor: existem recursos para análise da concorrência. Na prática, isso significa que você pode configurar até 3 concorrentes e ter dados de visitas na página das empresas e na página de reclamação. Dessa forma, você pode comparar o tamanho da sua audiência com seus concorrentes. Que tal?

Recapitulando: identificar e analisar empresas concorrentes é uma parte importante de qualquer estratégia de negócios. Afinal de contas, essas informações são fundamentais para reconhecer oportunidades de mercado, melhorar sua estratégia de marketing e aprimorar a qualidade de seus produtos ou serviços. A RA Brand Page merece atenção especial porque além de auxiliar na análise de concorrentes, também é crucial para gestão de reputação, atração de consumidores, conversão de vendas e fidelização.

E aí, gostou da ideia e quer saber o que mais o Reclame AQUI pode fazer pelo seu negócio? Então, saiba como usar o Reclame AQUI a favor da sua empresa!

Deixe uma resposta

%d