O marketing digital trabalha na busca por criar demanda para produtos e/ou serviços de uma marca. Ou seja, trazer oportunidades de venda através da geração de leads pelos mais diversos canais online. Porém, não é apenas criar um site e aguardar que os clientes comecem a surgir.
É preciso muito mais que apenas disponibilizar formulários em seus canais para atrair seu público alvo, e estreitar sua relação com ele.
Com a estratégia de geração de Leads, você é capaz de avaliar o interesse de seus visitantes em suas ofertas e também consegue medir como está sua conversão. Uma boa taxa de conversão é sinônimo de que seu conteúdo é atrativo para sua persona. Gostaria de saber mais sobre o assunto? Me acompanhe nessa leitura.
Leia também: 9 KPIs fundamentais para seu e-commerce
O que é um lead?
Um Lead para o marketing, é um potencial cliente que deu suas informações de contato como nome, email e telefone em troca de algo, pode ser um material educativo ou uma oferta de venda que o impactou e ele gostaria de maiores informações.
O objetivo da estratégia de Inbound Marketing, é gerar conteúdos de valor para o cliente, assim atraindo o maior tráfego possível de visitantes, a fim de que esses se tornem leads.
Contudo, o trabalho não para por aí, assim que ele se torna um lead é preciso fazer a gestão e nutrição dele, até que cheguem de fato ao seu momento de compra.
Os benefícios da geração de Leads
Confira abaixo os principais benefícios da geração de leads para sua empresa.
- Captar o contato completo de potenciais clientes
- ser autoridade de conteúdo em seu nicho de mercado
- Educar o mercado sobre a área em que sua empresa atua
- compreender o interesse do público visitante de seu site ou redes sociais
- Ter uma comunicação direta por email ou WhatsApp com potenciais clientes
- Nutrir no tempo certo os Leads até o momento da venda
- Manter o pipeline de vendas sempre cheio de oportunidades
- Fazer vendas com mais recorrência e volume
Diante dessa lista de benefícios, percebe-se o quão vantajoso é se dedicar a geração de leads. Agora que você já sabe o que é, seus benefícios, entenda como dar os primeiros passos e tornar isso rotina da sua empresa.
10 dicas para aumentar a geração de leads em seu e-commerce
1. Marketing de conteúdo
Pense que quase toda compra na internet começa por uma pesquisa, por isso ter um site e um blog atualizado com conteúdos relevantes sobre seu nicho e produtos não só ajuda a atrair maior audiência, como também traz uma audiência qualificada, assim aumentando a geração de leads do e-commerce.
2. Criação de e-books
Oferecer material rico ao seu público, é uma ótima forma para capturar mais leads para o seu negócio. Como uma forma de troca, para o cliente receber o material, ele precisará informar o e-mail.
Contudo, entender a etapa que o cliente está no funil de vendas, se é no topo, meio ou fim do funil é essencial para uma boa estratégia de inbound marketing, pois permite que você ofereça o material adequado ao momento do cliente.
O cliente de topo do funil, acabou de iniciar sua jornada e está tentando resolver um problema ou necessidade. Por isso, procura entender sobre o assunto e encontrar a solução. Já na etapa de meio de funil, o lead entende um pouco sobre o assunto de seu problema e está em busca de resolvê-lo, ainda que não saiba bem como fazer isso. Para essa etapa, ofereça materiais com dicas e técnicas, assim o ajudando.
No fim do funil, que seria a última etapa que antecede a compra, estão os leads qualificados praticamente prontos para serem abordados pelo time de vendas. Esses já entendem sobre o assunto de seu problema, e também já sabem a solução, apenas estão comparando qual ferramenta, serviço ou produto atenderá melhor suas necessidades.
O tipo de conteúdo ofertado para leads fim de funil, deve ser comparativo entre ferramentas, pedidos de teste, consultoria e outras soluções direcionadas para quem já sabe o problema que tem e já está pronto para comprar.
3. Artigos em jornais e revistas
Mesmo se tratando de e-commerce, artigos e publicações em jornais e revistas, quando na seção correta, também são ótimas fontes para captação de lead. Nesse caso, a estratégia é deixar disponibilizar um o e-mail de contato no final do artigo e ressaltar que as dúvidas e maiores infos podem ser respondidas através do e-mail.
4. Pesquisas online
A participação em sites de pesquisas do seu segmento também permite que o usuário deixe o e-mail de contato. Dessa forma, é possível entender que uma boa pesquisa sobre gostos, produtos e costumes pode colaborar na tarefa de captação de leads.
5. Palavra-chave e pesquisa de frase-chave
Os buscadores utilizam alguns algoritmos específicos para agregar valor à busca do usuário. Por isso que campanhas, sites, blogs e até mesmo a descrição de produtos do e-commerce deve utilizar técnicas de SEO que busquem responder a possíveis argumentos ou dúvidas dos clientes.
Leia mais: Técnicas de SEO: Como otimizar meu site
6. Dados estruturados
Estruturar dados de eventos ou acontecimentos referentes ao seu e-commerce é uma ótima maneira de se tornar amigável com o Google. Uma boa dica é fazer o lançamento de produtos ou ofertas. Nesse caso é preciso estruturar a URL da página para facilitar a divulgação. Essa técnica favorece a otimização dos resultados.
Mas imagine você fazer campanhas para vender os seus produtos digitais e não conseguir identificar de qual banner está vindo a maior parte do tráfego. Péssimo, não é verdade? Para te ajudar nessa tarefa existe o Urchin Traffic Monitor, popularmente conhecido como UTM. Mas, afinal, o que é UTM?
Ele é um parâmetro do Google Analytics utilizado para rastrear a origem do tráfego no seu site, blog, rede social, e-mail, anúncio, entre outras fontes de tráfego.
Quando você cria uma UTM a ferramenta do Google consegue reconhecer como o público acessou determinada URL. Assim, é possível mostrar resultados mais específicos nos relatórios das suas campanhas.
7. Link building
O link building consiste na estratégia de troca de link com outros blogs e sites de assuntos relacionados ao seu nicho de mercado. O primordial é que o conteúdo seja relacionado e principalmente de qualidade.
8. Webinar ou palestras em vídeos
Webinar e palestras online estão cada vez mais em alta e permitem a interação em tempo real tanto para quem está assistindo, quanto para quem está transmitindo. Grave esses programas e depois os disponibilize para quem não viu, mediante a troca das informações do contato como e-mail e telefone.
9. Integração com mídias sociais
É imprescindível que sua marca esteja presente nas redes sociais, assim se aproximando e interagindo com seu público alvo. Normalmente, os gestores ficam em dúvida sobre qual rede social seu negócio deve estar presente. Contudo, um fator precisa ser levado em consideração, além dos seguidores, o perfil da marca precisa se encaixar naquela plataforma.
Por exemplo, se você tem um restaurante e visa divulgar seus produtos e conhecimento o LinkedIn não é indicado, pois é uma rede social direcionada ao B2B.
Escolha a rede social que se encaixa melhor ao seu perfil, e engaje o seu público, oferecendo curiosidades, conteúdo de qualidade e assim garantindo um bom relacionamento para que no momento certo este se torne um lead da sua marca.
10. Landing Page
Uma das principais aliadas da captação de leads são as Landing Page ou Página de Captura. Pois sua principal função é dar todos os incentivos necessários para o visitante preencher o formulário e converter-se em lead ou cliente. Além de captar leads, as landing pages aumentam as taxas de conversão.
Embora existam diversas técnicas para melhorar a geração de leads, é preciso considerar que o conteúdo, produto e a boa experiência de compra proporcionada ao cliente serão sempre o carro chefe de um e-commerce.