blog reclame aqui

Técnicas de SEO: Como otimizar o seu site

“Dar um Google”. Essa é uma prática corriqueira entre milhões de usuários para encontrar qualquer coisa na internet, inclusive produtos e serviços para comprar. Logo, para que os consumidores encontrem seu e-commerce durante essas buscas, é importante garantir boas posições nos ranqueamento. É aí que entram as técnicas de SEO.

Basicamente, o objetivo das táticas é otimizar os conteúdos para proporcionar boas experiências aos usuários. E uma das estratégias mais importantes nesse contexto são os reviews. Afinal de contas, além de melhorar o SEO do site, as avaliações são úteis para auxiliar os clientes em suas decisões de compra, aumentar a taxa de conversão do e-commerce e garantir a fidelização de clientes.

Legal, né? Então, que tal aprender mais sobre técnicas de SEO? Continue a leitura porque preparamos um artigo bem completo sobre o assunto!

O que são técnicas de SEO?

Em primeiro lugar, SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Em português, o conceito nada mais é que a otimização para os motores de busca.

Na prática, as técnicas de SEO consistem em uma série de boas práticas para deixar o conteúdo de uma página na web — inclusive e-commerces — mais atraente aos olhos dos usuários e dos algoritmos do buscador.

Com isso, é possível conquistar melhores posições no ranqueamento orgânico. Isto é, sem pagar nada para ficar entre os primeiros colocados. Fala sério: não é má ideia, né?

Qual é a importância de aplicar a estratégia no seu e-commerce?

Antes de tudo, vale ressaltar que as técnicas de SEO são fundamentais para que os buscadores da internet encontrem e exibam o seu e-commerce para os clientes. E tem mais! A seguir, vamos explicar melhor as vantagens de aplicar a estratégia. Confira!

Melhora o tráfego orgânico do e-commerce

O Google é a porta de entrada para a maioria das páginas na internet. Veja só o exemplo do Reclame AQUI. Cerca de 87% dos acessos à plataforma vem de pesquisas do Google.

Aliás, a estatística geral não é muito diferente. De acordo com um levantamento feito pela SparkToro, 94,15% do tráfego global vem do Google — seja Search, Images e Maps.

E não é difícil entender o motivo de toda essa supremacia. Pensa bem: na hora de comprar uma smart TV, por exemplo, dificilmente você jogará o endereço de um e-commerce direto, não é mesmo? O mais comum é digitar um termo chave no buscador, aguardar os resultados para então escolher qual — ou quais — site acessar.

Pois bem, se o seu e-commerce não aparecer nesses resultados, o consumidor terá dificuldades em acessar ofertas da sua loja, entende? Mas olha: não basta aparecer no Google, viu?

Na verdade, estar entre os primeiros colocados é fundamental para conseguir um bom tráfego orgânico. De acordo com um estudo da Backlinko, cerca de 75% dos cliques vão para os três primeiros resultados.

Veja bem: o primeiro colocado abocanha 31,7% dos cliques; o segundo fica com 24,71%; e o terceiro recebe 18,66% visitas. Além disso, apenas 0,78% dos usuários clicam em links da segunda página. É por essa razão que é importante otimizar os conteúdos.

Reduz custos com mídia paga

A lógica aqui é simples: ao aumentar o tráfego orgânico, você poderá reduzir custos com links patrocinados.

E tem mais uma vantagem aí: de acordo com uma pesquisa feita pela Conversion, 77% dos internautas brasileiros confiam mais na busca orgânica que em anúncios.

De toda forma, vale lembrar que os investimentos em mídia paga tem o seu valor. Sendo assim, nada de eliminar a estratégia do planejamento de marketing digital, combinado?

Aumenta as vendas

O aumento das vendas é uma consequência do bom posicionamento da página nos resultados de busca orgânico. Afinal de contas, com a atração de tráfego qualificado, aumentam as possibilidades de conversões, entende?

Vale a leitura: Como alcançar alta performance em vendas no e-commerce.

Afinal, como otimizar o seu site com técnicas de SEO?

Se você chegou até aqui, já viu motivos suficientes para investir em técnicas de SEO, não é mesmo? Então, agora é a hora de conhecer algumas dicas práticas para otimizar as páginas do seu e-commerce. Olha só!

Realize pesquisas de palavras-chave

A palavra-chave é uma espécie de porta de entrada para qualquer conteúdo na internet. Que tal acompanhar uma analogia bem simplista ao índice de um livro para facilitar o entendimento?

Veja bem: no sumário, aparecem títulos que, de modo geral, devem deixar claro o teor do capítulo, certo? Daí, se você quiser ler apenas sobre um assunto, pode ir direto para a página equivalente.

O Google também faz uma relação entre a palavra-chave e URLs. Se o usuário digita um termo no campo de buscas, os algoritmos fazem uma varredura na internet para encontrar resultados correspondentes.

Então, para aparecer no ranking, é importante entender muito bem as intenções de busca do seu público. É nesse contexto que entram as pesquisas de palavras-chave.

Aliás, o histórico de buscas no próprio e-commerce pode ser usado como parâmetro. Além disso, vale usar ferramentas especializadas para identificar as principais correntes e o volume de buscas dos termos. Veja algumas tecnologias legais para fazer o planejamento:

  • Google Ads;
  • Google Search Console;
  • Keyword Tools;
  • Ubersuggest;
  • SEM Rush.

Faça um bom uso da palavra-chave no conteúdo

Sabe quando você faz uma pesquisa no Google, abre um conteúdo e percebe que não era nada aquilo que foi anunciado? Páginas assim, de modo geral, tem uma alta taxa de rejeição.

Na prática, isso quer dizer que o usuário entrou, não encontrou o que procurava e saiu rapidinho. Os buscadores penalizam páginas assim porque esse é um forte indício de conteúdo de baixa qualidade, sabe?

Por isso é importante usar a palavra-chave de forma correta. Se o consumidor busca pelo termo “blusa de frio”, por exemplo, não faz sentido exibir roupas de banho, entende? Isso prejudica a experiência do usuário e a página perde posições no ranqueamento orgânico.

Além do mais, existe uma série de boas práticas para deixar o conteúdo mais atraente aos olhos do buscador. Por exemplo: usar a palavra-chave no título, na URL, na meta descrição e de forma natural ao longo do conteúdo. A recomendação é usar até variações semânticas para o texto não ficar chato e repetitivo.

Crie descrições de produtos atraentes

O principal conteúdo do e-commerce é a descrição dos produtos. Afinal de contas, é nesse campo que estão todas as informações sobre o item à venda. Nesse contexto, é legal ir além do básico e investir em descrições completas para melhorar a experiência do cliente.

No texto de um cosmético, por exemplo, além das utilidades básicas do produto, vale incluir a lista de ingredientes, o que cada um deles faz na pele, dicas de como usar e por aí vai. Vale até aproveitar os feedbacks fornecidos nos reviews para deixar o conteúdo mais rico

Além disso, é interessante fazer descrições originais em vez de copiar e colar o texto fornecido pelo fabricante. Dessa forma, você evita o temido plágio que afeta de forma negativa o SEO do e-commerce.

Vale a leitura: Como os reviews influenciam as vendas no e-commerce.

Inclua imagens de qualidade

Em primeiro lugar, ao fazer compras pela internet, o consumidor não pode ver, nem tocar o produto. Então, assim como as descrições dos produtos, as imagens precisam ser realistas e de qualidade para que o consumidor consiga observar cada detalhe.

No entanto, em termos de SEO, não basta incluir fotografias no site. Apesar de o Google conseguir “ler” imagens, é legal dar uma mãozinha com legendas e textos alternativos — o famoso Alt Text.

Essa prática é importante porque facilita o trabalho do buscador e até melhora a acessibilidade do site. Aliás, a lógica também vale para otimização de conteúdos para o Voice Commerce, viu?

Garanta que a URL seja amigável

Vamos explicar o conceito de URL amigável por meio de exemplos. Veja só dois links e responda qual deles é mais fácil de ler e memorizar:

  • lojadementirinha.com.br/UtI55587MK245KWv6YzbED9F1NNBudAEa6mWNqDE2M
  • lojadementirinha.com.br/roupas-femininas/vestido-de-festa/vestidovermelhobordadoRef3744

Nem precisa pensar muito para responder, não é mesmo? No primeiro exemplo, não dá nem para ter noção do produto à venda. Por outro lado, no segundo caso, é possível identificar até mesmo a palavra-chave.

Pois bem, o Google também entende melhor o conteúdo quando o endereço é amigável e o prioriza no ranqueamento orgânico. É por isso que otimizar a URL é uma técnica de SEO importante para o e-commerce.

Atenção com a velocidade de carregamento

Pensa bem: o que você faz quando entra em um e-commerce e ele demora para carregar? Perde a paciência e sai da página, concorda? Pois é, muita gente faz isso.

Aliás, existem pesquisas por aí que revelam que cerca de 40% dos usuários desistem de acessar páginas que demoram mais de 3 segundos para carregar. A cada 1,5 segundo extra de espera, o percentual sobe mais 10%.

Portanto, para garantir uma boa experiência ao usuário, o Google considera a velocidade de carregamento como um fator de ranqueamento. Sendo assim, pense nisso na hora de aperfeiçoar o seu e-commerce.

Otimize as páginas para mobile

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 98,1% da população acessa a internet pelo celular. Mais: dados de uma pesquisa da Mobile Time revelam que, em abril de 2022, 81% dos brasileiros fizeram pelo menos uma compra pelo celular.

Os números não mentem: o mobile tem papel fundamental nas vendas de um e-commerce. Logo, garantir que a página se adapte automaticamente a diversos formatos de tela é importante para garantir boas posições nas buscas orgânicas do Google.

Lembre-se dos Backlinks e da linkagem interna

Os backlinks são links de outros sites que direcionam o usuário para a página do seu e-commerce. Esses direcionamentos são importantes aos olhos do Google porque são indícios de autoridade, sabe?

Então, vale fazer parcerias — inclusive com influenciadores digitais — para conquistar essas indicações.

Além disso, é legal fazer links entre conteúdos da sua página. No e-commerce, a tática pode ser percebida no cross selling. Um exemplo disso são aqueles campos de “itens relacionados”, “compre também”, “frequentemente comprados juntos”, entre outros.

Saiba mais: Como aplicar cross selling nas vendas?

Aposte em reviews para melhorar o SEO do e-commerce

Em primeiro lugar, os reviews são nada mais do que a percepção dos consumidores a respeito de um produto, serviço ou marca. Aliás, essas opiniões são emitidas por clientes reais que, de fato, tiveram experiências com o elemento avaliado.

Sendo assim, a ferramenta é útil para auxiliar os compradores em suas decisões e aumentar a taxa de conversão do e-commerce.

Mas como o assunto aqui é SEO, a pergunta que não quer calar é: como os reviews contribuem para a loja virtual conquistar melhores posições no Google? Pois bem, as avaliações contribuem em diversos fatores de ranqueamento. Por exemplo:

  • melhora a experiência do usuário: os reviews deixam a experiência de compra mais agradável e segura. Afinal de contas, as opiniões de outros consumidores são úteis para acertar na escolha;
  • aumenta o tempo de permanência na página: os usuários leem cerca de 10 reviews antes de tomar uma decisão de compra. Para o Google, esse tempo que eles passam na página lendo as avaliações é um indício de relevância, sabem? Logo, a página é priorizada;
  • gera autoridade para o e-commerce: os reviews de produtos e da loja aumentam a segurança da compra. Então, um e-commerce com várias estrelinhas amarelas ganham vantagem perante a concorrência.

Tem mais: recentemente o Google lançou uma atualização — a Product Review Update — para priorizar páginas com conteúdo gerado pelo usuário. O objetivo do buscador é melhorar a experiência do usuário ao exibir resenhas com evidências de autenticidade.

Os reviews entram nesse contexto porque são relatos de consumidores que realmente tiveram experiências com o produto ou empresa avaliada. De toda forma, vale lembrar que é importante investir em uma ferramenta de qualidade para a coleta e publicação das avaliações verdadeiras e verificadas.

Por fim, aplicar técnicas de SEO no e-commerce é fundamental para conquistar melhores posições nos resultados de busca orgânica. Com isso, além de atrair mais tráfego para sua página, é possível economizar com mídia paga, otimizar os investimentos em marketing e faturar mais.

Os reviews são ferramentas fundamentais nesse contexto porque atuam em vários fatores de ranqueamento. No entanto, lembre-se de que as avaliações precisam ser verdadeiras para conseguir resultados positivos com a estratégia, combinado?

Gostou do artigo e quer saber como melhorar o SEO do seu e-commerce com reviews? Então, conheça a RA Trustvox: a solução brasileira de reviews parceira oficial do Google.

1 comentário »

  1. Muito bom este artigo sobre seo, parabéns ao envolvidos. Gostaria de ver mais conteúdos sobre Marketing Digital pessoal

Deixe uma resposta

%d