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Crise no atendimento na Black Friday? Não na sua empresa!

Crise no atendimento na Black Friday? Não na sua empresa!

Crise no atendimento na Black Friday? Não na sua empresa!

Aquisição de novos clientes, mais vendas e aumento do faturamento. Essas são algumas vantagens de fazer campanhas de Black Friday. Mas olha: com as oportunidades também vêm os desafios, viu? Devido ao aumento significativo na demanda, é comum que os colaboradores fiquem sobrecarregados, o que pode levar a crise no atendimento.

Então, é importante preparar a empresa para aproveitar plenamente o período de vendas e garantir uma boa experiência do cliente. Dessa forma, é possível conquistar a confiança do consumidor e fazer bons negócios para além da Black Friday!

Aliás, você entende a importância de antecipar as crises, mas não sabe como fazer isso? Vamos dar algumas dicas neste artigo. Confira!

O que é uma crise de atendimento?

Basicamente, uma crise de atendimento ocorre quando a empresa não consegue atender às demandas ou expectativas dos clientes. Essa instabilidade pode se manifestar por diversos motivos, como:

  • picos de atendimento em datas sazonais: durante períodos de grande demanda, como a Black Friday, as empresas ficam sobrecarregadas com um grande volume de consultas, pedidos e reclamações. Isso pode resultar em atrasos nas respostas e no processamento de pedidos;
  • problemas operacionais: falhas no sistema, interrupções de serviço, problemas de logística entre outros outros contratempos operacionais podem levar a atrasos, cancelamentos de pedidos e insatisfação dos clientes;
  • atendimento ineficaz: quando os clientes não recebem respostas claras, oportunas e precisas para suas perguntas ou preocupações, isso pode causar frustração;
  • reclamações públicas no Reclame AQUI e nas redes sociais: consumidores que não tiveram suas expectativas atendidas buscam mídias alternativas para expressar sua insatisfação. Daí, eles fazem suas queixas de forma pública para serem ouvidos.

Moral da história: as crises de atendimento têm alto potencial de prejudicar a reputação da empresa, afastar cliente e impactar de forma negativa nos resultados financeiros. É por isso que é importante preparar o seu negócio para a alta demanda e se antecipar à crise. E é justamente sobre isso que vamos falar a seguir.

Veja também: Crise de marca — a reputação pode salvar a confiança dos consumidores?

Como evitar crise de atendimento na Black Friday?

A primeira coisa que você precisa saber é: nem sempre é possível evitar problemas. Afinal de contas, a vida é repleta de riscos. Ainda assim, é necessário trabalhar com a previsibilidade para minimizar as chances de algo errado acontecer, sabe?

Evite a crise de atendimento
Confira algumas dicas para se dar bem no atendimento ao cliente durante a Black Friday!

Elabore um plano para crise no atendimento

Um plano para crise no atendimento é um documento estratégico. Na prática, o registro serve para antecipar eventuais problemas e estabelecer um passo a passo para lidar com os conflitos no atendimento.

Dessa forma, é possível preparar a equipe de atendimento para responder de maneira eficaz a situações adversas. No mais, a estratégia contribui para minimizar os impactos negativos na reputação da empresa e na satisfação do cliente.

Sendo assim, comece o trabalho pelo planejamento. Nesse contexto, é necessário pensar em:

  • equipe de gerenciamento de crises: monte uma força-tarefa com líderes de todas as áreas da empresa para articular a estratégia e coordenar as equipes de enfrentamento;
  • mapeamento de riscos: antecipe todas as possíveis crises no atendimento, como aumento do tempo de resposta, falhas nos sistemas de atendimento, deslizes de comunicação interna etc.;
  • plano de ação: elabore um documento com o passo a passo para resolver todas as questões identificadas no mapeamento.

Monte equipes dedicadas para a Black Friday

Dificilmente, você conseguirá dar conta do recado com a equipe que já tem. Pense bem: se as vendas aumentarem, é natural precisar mais gente para separar os itens em estoque e enviá-los no prazo, concorda?

Pois bem, reforçar as equipes, portanto, é o primeiro passo. Nesse contexto, vale contratar funcionários temporários e estender o horário de atendimento para dar conta da alta demanda.

Além do mais, é fundamental oferecer treinamentos específicos para lidar com todas as particularidades da Black Friday. Aliás, vale até usar informações obtidas no mapeamento de riscos para preparar a equipe, combinado?

Disponibilize canais de autoatendimento

Os canais de autoatendimento são fundamentais durante as sazonalidades porque permitem escalonar o atendimento. Afinal de contas, por meio deles, os consumidores conseguem resolver seus problemas de forma autônoma.

Imagine, por exemplo, um cliente que não consegue aplicar o cupom na etapa de checkout. Em vez de entrar em contato com um atendente, ele pode buscar informações no FAQ para finalizar o processo, entende? Dessa forma, é possível evitar a sobrecarga no atendimento e garantir agilidade nas respostas.

Sendo assim, disponibilize canais de autoatendimento — como FAQs, chatbots e totens — os abasteça com informações relacionadas à Black Friday.

Invista em uma abordagem de comunicação proativa

As crises de atendimento durante a Black Friday são riscos esperados. Conforme já falamos por aqui, como o aumento súbito da demanda é natural que os problemas aumentem de forma proporcional, concorda?

Portanto, já pensando nos possíveis problemas de comunicação, nossa recomendação é entrar em contato com o cliente antecipadamente. Nesse contexto, é legal informar sobre:

  • eventuais divergências de preço;
  • formas de pagamento;
  • regras de uso de cupons de desconto;
  • prazo de aprovação do pedido;
  • prazo de envio e entrega;
  • passo a passo para rastrear o pedido;
  • como alterar informações de cadastro, como endereço de entrega;
  • políticas de trocas e devoluções.

Vale a leitura: Desistir da compra em 7 dias — diminua o índice de arrependimento do cliente.

Tenha atenção com o tom de voz

O tom de voz da empresa nada mais é que a maneira que ela comunica com os stakeholders. Isso engloba o estilo, a linguagem e a personalidade que a empresa usa em suas mensagens e interações com o público. 

De toda forma, o tom de voz é uma parte essencial da identidade da marca e desempenha um papel fundamental na forma como a empresa é percebida.

Que tal ver um exemplo prático para entender melhor? Pois bem, imagine um consumidor que reclama do atraso na entrega. Agora, veja duas respostas que a empresa pode dar:

  1. “Seu pedido está atrasado, mas não é nossa culpa. Entre em contato com a transportadora para verificar o status do seu pedido.”
  2. “Lamento muito pelo atraso na entrega do seu pedido e compreendo a inconveniência. Vou verificar por aqui o status da entrega e tentar resolver isso o mais rápido possível, combinado?”

Não precisa nem pensar muito para identificar a mensagem mais adequada, não é mesmo? Enquanto a primeira opção adota uma postura mais defensiva e terceiriza a responsabilidade, a segunda é mais empática e toma para si a obrigação em resolver a situação.

Em outras palavras, um tom de voz mais cordial, profissional e amigável é a melhor alternativa para evitar crises no atendimento. 

Ainda assim, além do estilo mais empático, também é fundamental prezar pela clareza das informações com respostas diretas, fáceis de entender e personalizadas conforme cada situação.

Lembre-se do senso de urgência

Um dos gatilhos mentais mais usados na Black Friday é o de urgência. Isto é, o consumidor precisa fechar a compra naquele momento para conseguir o desconto. Caso contrário, ele perde a oportunidade de adquirir o item dos sonhos com o preço camarada.

A grande questão aqui é que, durante o atendimento, o consumidor também espera essa mesma agilidade para dar tempo de tomar decisões antes que as ofertas expirem, entende? É por isso que, em especial durante a Black Friday, as empresas também precisam lidar com esse senso de urgência.

Sendo assim, organize o atendimento para oferecer respostas rápidas. Aliás, o tom de voz que acabamos de falar por aqui também é fundamental nesse contexto, viu? Afinal de contas, uma comunicação clara e direta torna o atendimento bem mais ágil e eficiente. Os canais de autoatendimento também entram nesse pacote.

Seja transparente

Nada de prometer uma entrega expressa se você não consegue cumprir a promessa. Atitudes do tipo abalam a confiança da empresa e trazem inúmeros prejuízos em termos de reputação.

O ideal é ser transparente desde o início e oferecer informações completas sobre os produtos e serviços da empresa. Além do mais, demonstrar honestidade no atendimento é uma forma de evitar enganos, fraudes, melhorar a experiência do cliente e, claro, evitar crises.

Use o Reclame AQUI a favor do seu negócio

O Reclame AQUI você já conhece, não é mesmo? Só para esclarecer, apesar de ter “reclame” no nome, as funcionalidades do site vão além de receber críticas. Na verdade, a plataforma virou referência quando o assunto é pesquisa, reputação e confiança.

Conforme já falamos por aqui, durante a Black Friday, o consumidor está em busca de respostas rápidas para aproveitar as ofertas. Se a empresa não responder em tempo hábil nos demais canais de atendimento, o cliente vai correr para o Reclame AQUI, entende?

É por isso que a plataforma precisa entrar no plano de gerenciamento de crises no atendimento. De toda forma, vamos dar algumas dicas para usar a ferramenta de forma estratégica e evitar problemas no suporte ao consumidor. Olha só!

Responda todas as reclamações

Quando o consumidor entra na página da empresa no Reclame AQUI, ele não olha apenas o volume de reclamações. Na verdade, o que o importa mesmo é a postura das marcas diante dos problemas, sabe?

Além de observar a nota de avaliação, o consumidor pesquisa por problemas semelhantes aos seus, lê as respostas das empresas, confere a avaliação final do consumidor e por aí vai. 

Sendo assim, é fundamental responder todas as reclamações por lá de forma transparente e com tom de voz adequado. Confira nossa sugestão com passo a passo para atender o consumidor no Reclame AQUI:

  • analise o caso: o primeiro passo é ler o relato do consumidor para entender o problema.
  • faça o primeiro contato com o cliente: para obter maiores esclarecimentos, nós recomendamos entrar em contato com o cliente de forma particular via telefone, RA Chat ou contato privado. Esse primeiro contato é importante para obter dados sensíveis e entender melhor o motivo da insatisfação;
  • resolva internamente o problema: antes de apresentar uma solução, alinhe internamente a viabilidade do acordo. Se você oferece um vale-retratação, por exemplo, é importante que o benefício esteja disponível na área do cliente e os demais atendentes tenham conhecimento do caso;
  • entre em contato com o consumidor novamente: essa é a hora de oferecer soluções concretas ao consumidor;
  • formalize a resposta na plataforma: informe publicamente quais foram as tratativas a respeito do problema e explique a solução oferecida pela empresa;
  • solicite avaliação do consumidor: após a resolução, peça ao consumidor para que ele avalie o atendimento. A nota dada por ele será considerada para os cálculos de reputação.

Invista na RA Brand Page

A RA Brand Page é a solução para personalizar a página da empresa no Reclame AQUI. Com isso, é possível passar ainda mais credibilidade ao consumidor, otimizar o atendimento na plataforma e até obter dados estratégicos para melhorar o processo de decisão da empresa. Para entender melhor como a ferramenta funciona, conheça as principais funções disponíveis:

  • informações da empresa: logo, imagem de capa, descrição, site institucional, CNPJ, endereço;
  • informações de contato: telefone, redes sociais, WhatsApp, canais e horários de atendimento;
  • botões Call-to-Action: recurso posicionado em locais estratégicos para incentivar ações como “baixe o app”, “compre agora”, “inscreva-se”, “saiba mais”, entre outros;
  • Vídeos: institucionais, de lançamento ou de campanhas sazonais, como a Black Friday;
  • Conteúdos: espaço para estender as estratégias de marketing de conteúdo para o Reclame AQUI. Por lá, é possível publicar materiais educativos, dicas para compras seguras, benefícios dos seus produtos etc.;
  • FAQ e FAQ Inteligente: área de perguntas e respostas para esclarecer as principais dúvidas dos consumidores;
  • RA Verificada: selo de confiança que comprova a existência da empresa e outras informações de confiabilidade da marca;
  • RA Analytics: parte analítica que fornece dados de comportamento, reclamações, público-alvo, performance comparativa, cliques, conteúdos e mais;
  • Vitrine de Produtos: espaço para exibir seu inventário de produtos ou serviços dentro do Reclame AQUI;
  • RA Forms: formulário de reclamação personalizado para a empresa entender melhor o problema do consumidor.

Use as funções de Gerenciamento e Alerta de Crise

A RA Brand Page tem funções específicas para lidar com a crise no atendimento na Black Friday. Elas são fundamentais para antecipar conflitos e agir de forma preventiva. Entenda as funcionalidades:

  • Gerenciamento de Crise: função dentro do RA Analytics que mostra se o volume de reclamações está “dentro da normalidade”, com “ponto de atenção” ou em estado de “alerta”. A partir dessas informações, é possível identificar possíveis crises e fazer ajustes na estratégia para evitar que os problemas cresçam;
  • Alerta de Crise: funcionalidade para aumentar a transparência com o consumidor ao exibir informações importantes em locais estratégicos. Se existem pessoas mal intencionadas aplicando golpes em nome da empresa, por exemplo, é possível deixar o dado em destaque na página. O mesmo vale para avisos relacionados a demora no atendimento, instabilidades no e-commerce, atrasos de entrega etc.

Conclusão

À medida que o volume de vendas aumenta, é natural que também venham as crises no atendimento da Black Friday. Mas olha: existem formas de evitar problemas e oferecer um alto nível de suporte, viu? As soluções do Reclame AQUI merecem destaque nesse contexto porque transmitem confiança e ajudam no gerenciamento de crises.

Gostou da ideia e quer potencializar suas estratégias? Então, saiba como adquirir as soluções do Reclame AQUI e garanta boas experiências aos consumidores.

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