A maneira que uma marca se posiciona e conta sua história no mercado diz muito sobre quem de fato ela é, principalmente no sentido que diz respeito ao branding.
De forma prática, o branding é importante, pois é o responsável pelo posicionamento da marca, focado em construir o impacto com o clientes, fidelidade e permitir que a associação do cliente com o produto ou serviço que a marca oferece seja notório.
Neste conteúdo mostraremos de que forma o Reclame AQUI e a RA Brand Page podem auxiliar para que o branding da sua marca seja construído com sucesso no mercado.
Vamos lá!
Branding e posicionamento
Se você já é cliente RA Brand Page, já sabe que ela é uma forte aliada para trazer ainda mais experiência e personalização para o atendimento da sua empresa.
A sua função é completa e abraça cada etapa da jornada de pesquisa, desde o momento que o consumidor está interessado pela marca dentro do Reclame AQUI até a fase em que ele precisa ser atendido.
Acima de tudo, o foco em personalizar e dar a sua característica a página da empresa, faz todo sentido para a construção do Branding, uma vez que as funcionalidades que são presentes em cada plano de assinatura, possuem uma característica que identifica quem de fato a empresa é.
Por exemplo: dentro da Área da Empresa > Personalização > Minha Página, você deve inserir a Imagem de Capa, Logotipo, Descrição e Vídeo da empresa. Nesse mesmo caminho, terão as regras do que é permitido inserir na página.
Feito isso, agora é hora de ser estratégico e aplicar a característica da marca em cada função.
De maneira prática, cada uma delas se complementam e em conjunto auxiliam na construção de branding do qual a marca quer contar.
Veja só:
- Imagem de capa: Exiba aquele slogan, com cores e tipografia que são únicos para a sua marca, até mesmo uma foto da sua equipe e de quem faz parte da empresa. É um bom momento para que o cliente reconheça a sua identidade.
- Logotipo: Essa é a sua característica única de mostrar a sua verdadeira identidade visual, é aqui que o consumidores reconhecerão a marca da qual procuram.
- Descrição: Conte quem são e o que fazem brevemente. É possível falar sobre missão e valores de uma maneira intencional. Ah, o limite é de 200 caracteres e não é possível incluir palavras que agreguem valor à marca sem citar uma fonte que comprove.
- Vídeo da empresa: Um momento oportuno para inserir algum vídeo viral que a empresa criou, pode ser uma trend, passo a passo, avisos ou até mesmo algum representante da empresa expressando o valor da marca.
O ponto de atenção é que essas funcionalidades podem ser alteradas a cada campanha sazonal, ou até mesmo quando há campanhas internas em que a sua marca queira contar alguma novidade para os clientes.
Branding e atendimento
Quando a etapa de personalização for concluída, é necessário deixar claro que todos os pontos de contato da empresa estão ativos, isso é fundamental para que a experiência do cliente seja completa.
Até mesmo para aumentar o índice de satisfação, pois uma vez que os canais de atendimento estão acessíveis, a comunicação com o cliente se tornará assertiva.
Consequentemente isso impactará diretamente na percepção que a marca transmite para as 30 milhões de visitas que o Reclame AQUI recebe todos os meses. Ou seja, os seus consumidores que estão na pesquisa de compra.
Manter essas informações atualizadas em Área da empresa > Personalização > Meu Endereço é o ideal para recepcionar o cliente.
Canais de Atendimento
- Site e Redes sociais: Uma ótima oportunidade para a chamada de ação e gerar visitas no site e redes sociais.
- CNPJ: O seu CNPJ é único e aponta e é garantia de que o cliente está no perfil da empresa correta. Além disso, através dessa identificação o número do CNPJ mostrará o seu endereço e localidade;
- Canais de atendimento: é possível inserir tanto o número de telefone quanto WhatsApp, até mesmo os dias e horários de atendimento.
Soluções de Relacionamento
- RA Fone: Essa função é para quem gosta do bom e companheiro telefone. Quando o consumidor insere as informações do que precisa, a empresa tem até 60 minutos para entrar em contato com o consumidor e resolver a tratativa.
- RA Chat: Um jeito prático de falar com o consumidor. Por meio do chat é possível resolver e entender a situação da reclamação de forma dinâmica e sem esperas, afinal, o contato é simultâneo, uma conversa real, próxima e humanizada.
- RA Contato Privado: É possível conversar com o consumidor de maneira privada, a vantagem é que a comunicação entre ambos seja segura, além de evitar que os dados confidenciais do consumidor fiquem visíveis, casos com situações mais delicadas não sejam expostas a público.

Então, para ativar os 3 pontos de contato acima é necessário possuir o plano Premium da RA Brand Page. Basta entrar em contato com o time de atendimento ao cliente do Reclame AQUI em: Área da Empresa > Suporte exclusivo (lado superior direito).
Saiba mais: Consulte as condições para o seu plano RA Brand Page
Branding e confiança
Assim como o atendimento faz parte do branding, a confiança também cumpre o seu lugar de importância para a empresa e para o cliente.
O RA Verificada é uma funcionalidade importante e presente em todos os planos da RA Brand Page, justamente para garantir que a credibilidade também faz parte da identidade da marca e deve ser fundamental para qualquer negócio.
Nesse sentido, o RA Verificada é responsável por atestar que a marca possui presença online e cumpre todos os critérios de uma marca segura e responsável, e que além disso, está disponível nos canais de atendimento.
Além disso, o selo comprova notoriedade no Reclame AQUI é possível que o seja compartilhado tanto no site da marca, assim como publicado nas redes sociais através de posts ou até mesmo na bio do Instagram.
Um exemplo, é inserir o selo próximo ao carrinho de compras do site, assim ficará sinalizado para o consumidor que o site além de seguro é confiável.
É uma oportunidade para deixar claro que possui um selo de confiança de quem entende do assunto como o Reclame AQUI.
Leia mais: RA Verificada: o que é uma empresa verificada pelo Reclame AQUI?
Branding e comunicação
A RA Brand Page é uma excelente proposta de comunicação, a jornada de pesquisa do consumidor se torna intencional, uma vez que a necessidade da qual ele procura sobre a empresa pode estar diante dele ao navegar em uma página que possui diversas informações.
O que muitas vezes pode até diminuir a entrada de reclamações, pois a resolutividade está clara e exibida na página da empresa.
De acordo com os dados levantados pelo Reclame AQUI dentro dos 71% que pesquisam no site sobre a reputação da empresa e se elas são confiáveis apenas 3% de fato publicam uma reclamação.
É por isso que a FAQ nesse cenário pode ser fundamental, assim como publicar conteúdos personalizados sobre sua marca e até mesmo tendências que estão acontecendo na empresa.
Por exemplo, uma dica é criar artigos, dicas de usabilidade de seus produtos, novidades, entre outros. A ideia é ser estratégico e intencional para sempre melhorar a experiência do consumidor.
Área da Empresa > Publicações > Conteúdos

Por esse outro caminho: Área da Empresa > Publicações > FAQs, insira as maiores dúvidas que os consumidores têm sobre a sua marca. Como a abreviação diz, são perguntas que os consumidores fazem frequentemente e que podem ser dúvidas de outros consumidores.
É o momento ideal para esclarecer sobre aquela demanda que tem acontecido nos últimos dias, seja demora na entrega, processo de troca, e até dúvidas sobre a marca e a história da marca.
Branding e analytics
Em primeiro lugar, se há dados, há resultados! Dentro da RA Brand Page existe uma parte exclusiva que aponta qual a performance da página e como através disso trabalhar essas informações e insights.
Confira na aba Analytics: Área da Empresa > Analytics
É possível mapear o comportamento do consumidor na sua página e utilizar esses dados para desenvolver as estratégias da sua marca.
Em cada aba é possível filtrar dados, assim como, período de acesso, comportamento do consumidor, até mesmo um parâmetro de como está o fluxo de entrada de reclamações e evitar possíveis crises e além disso comprar informações específicas com até 3 concorrentes.

Acesse: Área da Empresa > Analytics
Como resultado, entender que cada funcionalidade da RA Brand Page usada de forma estratégica é uma aliada para o branding e sucesso do seu negócio.
Vamos nessa?