A página de checkout é um dos elementos decisivos para a conversão em vendas online. Afinal, ela representa a etapa final do processo de compra, devendo promover uma experiência fluida e segura para garantir que o cliente conclua o seu pedido.
Qualquer dificuldade, sensação de insegurança ou problema técnico no checkout pode frustrar o consumidor e levar ao abandono do carrinho, resultando na perda da venda.
Por isso, é fundamental ter uma atenção especial com a página de checkout do seu e-commerce, melhorando esse processo para oferecer a melhor experiência possível aos usuários.
Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e conheça as principais estratégias para otimizar a página de checkout da sua loja virtual!

1. Facilite o login
O cadastro no site pode tornar o checkout mais longo e complicado para o consumidor. Para agilizar esse processo, vale oferecer a opção de login com as informações da conta do Google ou de redes sociais como o Facebook.
Para clientes que já são cadastrados no e-commerce, uma solução que muitas lojas têm oferecido é a autenticação sem senha, na qual o usuário recebe um código por e-mail ou SMS para entrar em sua conta.
Isso é bastante útil para aqueles clientes que são cadastrados em vários sites e têm dificuldade em lembrar da senha de cada um.
2. Reduza o número de etapas
A página de checkout deve ter o mínimo de etapas possível, solicitando somente os dados realmente necessários para a finalização da compra. Dentre as informações imprescindíveis, estão os dados de pagamento e de entrega, por exemplo. Uma boa prática é indicar as etapas do checkout no topo da página.
Assim, o usuário pode acompanhar em qual etapa ele está e quais ainda faltam para concluir o pedido.
3. Escolha um layout intuitivo
O layout da página de checkout deve ser clean e intuitivo, para que o consumidor consiga preencher as informações sem distrações.
Também é importante escolher bem as chamadas para ação e as orientações de preenchimento, priorizando textos curtos e objetivos.
Na tela de pagamento, você pode incluir uma miniatura do cartão de crédito, que é preenchida automaticamente com as informações digitadas pelo usuário. Dessa maneira, ele pode inserir e verificar os dados mais facilmente.
4. Transmita segurança na página de checkout
Lembre-se de que o checkout envolve o preenchimento de informações sensíveis de pagamento. Portanto, é fundamental garantir um checkout seguro, que proteja os dados fornecidos pelo consumidor e transmita segurança para ele.
Você pode fazer isso por meio de protocolos como o Certificado SSL e o uso de um checkout transparente. Esse tipo de checkout não redireciona o usuário na hora do pagamento, mantendo-o dentro do ambiente seguro do e-commerce o tempo todo.
Além disso, priorize uma solução de pagamento robusta e segura para o processamento das transações. Muitas delas, inclusive, disponibilizam selos de segurança para você incluir na página de checkout e passar ainda mais confiança para o cliente.
5. Aceite métodos de pagamento diversos
É essencial aceitar cartão de crédito à vista e parcelado, Pix e boleto bancário no checkout. Essas são as formas de pagamento mais utilizadas para compras online, oferecendo praticidade e flexibilidade para o cliente.
No entanto, elas não são as únicas opções! Se você trabalha com a venda de produtos de mercado e refeições prontas, é possível aceitar também cartões de benefícios, como vale-alimentação e vale-refeição.
6. Permita que o cliente salve os dados de pagamento
Quer facilitar a próxima compra do consumidor no e-commerce? Ofereça a possibilidade de salvar os dados de pagamento, de forma segura, para que ele possa fazer seus pedidos futuros com apenas um clique.
É o chamado one-click buy ou compra com um clique, que ainda ajuda a incentivar vendas recorrentes na loja, contribuindo para a fidelização do comprador.
7. Confirme a realização da compra
Após preencher todo o formulário da página de checkout e realizar o pagamento, o cliente deve ter uma confirmação de que a compra foi concluída. Esse simples passo é importante para passar tranquilidade e segurança para o cliente.
Dessa forma, finalize o processo de checkout com uma tela de confirmação que indique o status do pedido e as próximas etapas até o recebimento do produto. Em caso de dúvidas, também vale disponibilizar os canais de atendimento do e-commerce.
8. Garanta a estabilidade do processo
Já imaginou o cliente preencher todas as informações do checkout e, então, acontecer alguma instabilidade que impeça a finalização do pedido? Esse problema técnico pode levar à perda da venda.
Nesse sentido, é imprescindível garantir a estabilidade e disponibilidade do checkout e do meio de pagamento utilizado. Assim, o consumidor tem uma experiência sem fricções, independentemente da hora ou do dia que resolver fazer sua compra.
Esse ponto é ainda mais importante em períodos de alto volume de vendas, como é o caso da Black Friday e outras datas sazonais.
Gostou das nossas dicas para otimizar a sua página de checkout?
Lembre-se de que essa é uma etapa fundamental do processo de compra online, devendo sempre ser revisitada e otimizada para garantir uma experiência cada vez melhor para o consumidor.
Sendo assim, com um checkout intuitivo, seguro e eficiente, os clientes têm mais chances de finalizarem seus pedidos, aumentando a conversão em vendas e contribuindo para a satisfação e fidelização dos compradores.
Por fim, agora que você sabe a importância do checkout, continue no blog do Reclame AQUI para conferir outras estratégias imperdíveis para o seu e-commerce!

Analista de Marketing de Conteúdo no Pagar.me