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Abandono de carrinho: 7 práticas para evitar esse problema

Abandono de carrinho: 7 práticas para evitar esse problema

Abandono de carrinho: 7 práticas para evitar esse problema

O abandono de carrinho é um dos maiores problemas que um e-commerce pode ter. Afinal, de nada adianta atrair um cliente ao seu site, se ele adicionar os produtos no carrinho e, então, acabar desistindo da compra.

Para se ter uma ideia, a 8ª edição do relatório NuvemCommerce aponta que esse é um desafio enfrentado por 27% das lojas virtuais.

Dessa forma, se você quer se destacar no mercado, aumentar a sua taxa de conversão e garantir um crescimento saudável do negócio, é importante se atentar ao seu índice de abandono de carrinho.

Mas o que leva a um carrinho abandonado? E como é possível evitar esse problema? Neste artigo, vamos nos aprofundar nas principais causas do abandono de carrinho e apresentar boas práticas para solucioná-lo!

Quais são as principais causas do abandono de carrinho?

Os principais motivos para um carrinho abandonado podem ser resumidos em uma má experiência de compra no e-commerce.

A concorrência no comércio digital está crescendo a nível exponencial e, diante de tantas opções de lojas e produtos online, os consumidores estão cada vez mais exigentes em sua decisão de compra.

Isso significa que qualquer fricção ao longo da jornada do cliente pode fazer com que ele desista do pedido e até mesmo decida comprar com um concorrente.

Imagem de apoio 01 do texto sobre abandono de carrinho
Abaixo, veja os principais motivos que desagradam o consumidor na hora de fechar um negócio

Nesse sentido, um levantamento do Baymard Institute constatou que, dentre os principais fatores para o abandono de carrinho, estão:

  • taxas elevadas de entrega;
  • prazo de entrega muito demorado;
  • falta de segurança no processo de pagamento;
  • processo de checkout muito longo ou complexo;
  • falta de visibilidade do custo total do pedido antes de finalizar;
  • erros técnicos ou instabilidade do site;
  • pouca variedade de formas de pagamento disponíveis.

Como evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce?

Como você pode perceber, são vários os motivos que podem levar à desistência de uma compra. Sendo assim, é fundamental garantir uma experiência de qualidade, de ponta a ponta, para manter uma alta conversão de vendas online.

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Conheça algumas estratégias para evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce!

1. Ofereça informações completas antes do checkout

Para evitar que o cliente tenha qualquer surpresa na hora de finalizar o pedido, disponibilize todas as informações sobre o produto, a entrega e o pagamento nas páginas anteriores ao carrinho de compras.

Um recurso interessante é permitir que o consumidor simule o cálculo do frete na própria página do produto. Assim, ele tem transparência sobre a compra e pode tomar uma melhor decisão antes de adicionar os itens no carrinho.

Dúvidas sobre o processo de troca e devolução também são comuns em compras online. Portanto, vale deixar a sua política para esses casos em um local de fácil acesso no site.

2. Reavalie as opções e prazos de entrega

O ideal é oferecer múltiplas formas de entrega para atender às necessidades de diferentes perfis de clientes. Negocie com seus fornecedores de serviços logísticos e busque oferecer ao menos uma opção de entrega mais econômica e uma de envio expresso.

O frete grátis também é um grande atrativo para os consumidores. Na maioria das vezes, não é possível garantir esse benefício para todos os pedidos, mas você pode oferecê-lo para compras acima de um valor fixo ou para determinadas regiões.

3. Tenha um checkout objetivo

Se você quer minimizar as chances de o comprador abandonar o carrinho, é preciso garantir que ele tenha uma experiência de pagamento rápida e prática.

Isso pode ser feito por meio de um checkout simples, intuitivo e responsivo. Estruture esse processo em poucas etapas, solicitando apenas as informações realmente necessárias para a conclusão da compra.

4. Diversifique as formas de pagamento

Para flexibilizar o pagamento e garantir que o cliente encontre a opção que atenda às suas necessidades, diversifique os métodos de pagamento aceitos no seu e-commerce.

Com a popularização do Pix nos últimos anos, é indispensável aceitar essa modalidade. Boleto bancário e cartão de crédito, à vista e com opções de parcelamento, também são formas de pagamento importantes.

Outras possibilidades são cartão de débito e carteiras digitais. Se você vende refeições prontas ou itens de mercado, ainda é possível aceitar vouchers online, que são cartões de benefícios como vale-refeição e vale-alimentação.

5. Incentive a compra com benefícios

Na hora que o cliente estiver prestes a sair da página e abandonar o carrinho, que tal incentivá-lo a continuar sua compra? Você pode fazer isso com o recurso de aviso de saída de página.

Com essa funcionalidade, é possível configurar um pop-up para aparecer na tela do usuário assim que ele der indícios de que vai fechar a página.

Você pode aproveitar esse espaço para perguntar se o cliente tem certeza de que quer sair e ainda oferecer um benefício especial para ele finalizar o pedido, como um cupom de desconto ou frete grátis.

6. Transmita segurança para o cliente

Sabe quando você é redirecionado para uma página externa na hora de preencher os dados de cartão de crédito? Essa prática pode transmitir insegurança para o cliente e fazê-lo duvidar da idoneidade do site.

Por isso, o checkout transparente é um recurso que pode ajudar bastante, mantendo o usuário dentro do ambiente do e-commerce na hora de efetuar o pagamento.

Nesse sentido, também é interessante exibir selos de segurança e reputação da loja, assim como depoimentos de outros clientes que tiveram uma boa experiência com suas compras.

7. Recupere carrinhos abandonados

Mesmo seguindo todas as dicas anteriores, o abandono de carrinho ainda pode acontecer. Por isso, também é importante investir em ações de recuperação de carrinhos abandonados.

Você pode configurar campanhas de e-mail marketing e mídia paga com esse objetivo, direcionando o consumidor para um checkout já com os produtos que foram abandonados. Assim, você simplifica o processo de retomar e finalizar a compra.

O abandono de carrinho é um problema que acomete grande parte dos e-commerces, mas é possível combatê-lo por meio de um plano estratégico. O mais importante é acompanhar periodicamente esse indicador e garantir a melhor experiência de compra possível para os seus clientes.

Tem alguma outra estratégia que você implementa no seu e-commerce para evitar o abandono de carrinho? Compartilhe nos comentários abaixo, para que outras empresas possam conhecer também!


Marina Kan Mei
Analista de Marketing de Conteúdo no Pagar.me

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