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Stakeholders: o que são, qual é a importância e como atraí-los para a sua empresa

Pensa bem e responda: o que seria de uma empresa sem clientes, colaboradores, e fornecedores? Negócio nenhum funciona nessas condições, não é mesmo? Pois bem, é aí que entra a importância dos stakeholders.

Em tradução literal para o português, stakeholders quer dizer partes interessadas. Aliás, entra qualquer pessoa nesse pacote ou organização que pode ser impactada pelas decisões da empresa. Atrair os parceiros certos e gerenciar esse grupo de indivíduos, portanto, é fundamental para o sucesso de um negócio. E é justamente sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira!

Em primeiro lugar, o que são stakeholders?

Basicamente, os stakeholders são pessoas ou organizações com algum tipo de envolvimento com a empresa.

Imagine que você pretende fazer uma festa de aniversário. Nesse contexto, cada pessoa que participa — direta ou indiretamente — da celebração pode ser considerada um stakeholder.

Por exemplo: o aniversariante, os familiares, os convidados, a confeiteira que fez o bolo, o bufê que fez a comida, o supermercado que forneceu as bebidas, a companhia elétrica que disponibilizou a energia e por aí vai. Até mesmo os vizinhos podem ser stakeholders porque podem se incomodar com o barulho da festa, entende?

No mundo empresarial a lógica é a mesma. Os stakeholders são todas as partes interessadas que podem, de alguma forma, serem impactadas pelas decisões da empresa.

Stakeholder vs. shareholder

Os nomes são parecidos, mas os conceitos são diferentes. Veja bem: todo shareholder é um stakeholder. No entanto, nem todo stakeholder é um shareholder. Não entendeu? Então, calma que já vamos explicar.

Na verdade, o shareholder é um acionista. Isto é, uma pessoa ou grupo de pessoas que tem uma parte da empresa. Se o negócio amarga prejuízos, por exemplo, o shareholder sente os impactos diretos no bolso.

Já o stakeholder não tem, necessariamente, uma participação em ações no negócio. Mesmo assim, essas partes interessadas também podem sofrer prejuízos ou colher bons frutos a partir das ações do negócio.

Vale a leitura: Estratégia de marca — como potencializar os resultados da sua empresa.

Diferença entre Stakeholder e Shareholder
Diferença entre Stakeholder e Shareholder

Quais são os impactos dos stakeholders na empresa?

Conforme acabamos de explicar, os stakeholders são afetados pelas decisões da empresa. Se você aumenta o valor de um produto, por exemplo, o consumidor final será impactado pela mudança, entende?

Mais: se você não tem um bom relacionamento com seus fornecedores, pode ficar sem insumos para produzir ou vender. Ao maltratar um funcionário, a ação pode respingar em outros colaboradores. Sem contar na baixa produtividade, redução da motivação, aumento nas taxas de rotatividade de colaboradores, entre outros.

Então, é bom que você tenha em mente que, da mesma forma que suas ações impactam a vida dos stakeholders, o que eles pensam sobre você também afeta a reputação do negócio e os resultados do negócio.

Vale a leitura: 17 dicas para responder críticas à sua empresa na internet.

Quais são os principais tipos de stakeholders?

Se você chegou até aqui, já percebeu a importância dos stakeholders, certo? Pois bem, nesse contexto, existem partes com interesses em diferentes níveis.

Afinal de contas, alguns podem ser impactados diretamente pelas estratégias do negócio e outros podem sentir os efeitos de forma mais leve. É por isso que separamos os parceiros em duas categorias: primários e secundários. Entenda!

Stakeholders primários

De maneira resumida, os stakeholders primários são aqueles que exercem influência direta sobre a empresa. Em outras palavras, são pessoas ou organizações com alto grau de envolvimento com os resultados do negócio. Por exemplo:

  • clientes;
  • fornecedores;
  • colaboradores;
  • gestores;
  • proprietários;
  • investidores e acionistas;

Pensa bem: se acontecer mudanças no comportamento do consumidor, por exemplo, a demanda por seus produtos pode aumentar ou diminuir, não é mesmo?

Mais: se os seus colaboradores estão desmotivados, a produtividade da empresa cai. Se os diretores não fazem um bom trabalho na gestão, os resultados do negócio também podem ser comprometidos.

Assim sendo, devido ao alto grau de envolvimento, esse grupo merece atenção especial. Aliás, daqui a pouco vamos explicar melhor como fazer a gestão de stakeholders, combinado?

Stakeholders secundários

Aqui já entram os grupos de pessoas que causam impactos indiretos a empresa. Apesar de o nível de envolvimento ser menor, eles não podem ser desprezados. Isso porque eles têm o poder de influenciar pessoas e mobilizar a opinião pública. Logo, esses grupos também podem interferir nos resultados do negócio.

Entre os principais stakeholders secundários, estão:

  • comunidades;
  • familiares dos colaboradores;
  • mídias;
  • instituições financeiras;
  • organizações não governamentais;
  • governo;
  • grupos ativistas: ambientalistas, defensores dos animais, de causas raciais, diversidade e inclusão e por aí vai.

De toda forma, vale lembrar que, em algumas ocasiões, os stakeholders secundários podem exercer um grau de influência maior em determinados projetos.

A estratégia de expansão da empresa, por exemplo, pode ter bancos como partes interessadas diretas por causa da necessidade de financiamento, sabe?

Sendo assim, muito mais que identificar stakeholders, é necessário gerenciá-los muito bem, dando a devida importância para cada um deles.

Qual é a importância de conquistar stakeholders?

Essa é uma simples questão de sobrevivência. Afinal de contas, nenhuma empresa consegue operar sem ajuda de ninguém. A seguir, vamos explicar melhor as vantagens de se relacionar com todas as partes interessadas.

Apoio e colaboração

Os colaboradores precisam estar alinhados aos propósitos da marca, os gestores envolvidos com os resultados, os fornecedores comprometidos com os prazos e por aí vai.

Logo, conquistar stakeholders é fundamental para a colaboração em diferentes etapas do processo produtivo. Com isso, é possível aumentar as chances de sucesso.

Por falar em colaboração, veja também: como utilizar a comunicação interna para engajar seus colaboradores.

Influência

Imagine que uma empresa que tem má fama por causa da propaganda enganosa. Nesse contexto, a página da marca do Reclame AQUI ficará cheia de queixas de consumidores insatisfeitos, não é mesmo? Pois bem, esses relatos influenciam as decisões de consumo de outros clientes.

O mesmo vale para o relacionamento com fornecedores, colaboradores, instituições bancárias, entre outros. Se uma empresa não honrar com seus compromissos financeiros, por exemplo, ela terá dificuldade de conseguir crédito no mercado.

Então, o relacionamento da empresa com os stakeholders afeta a imagem pública da marca e gera efeitos positivos ou negativos na reputação.

Vale a leitura: Saiba como manter a saúde financeira da sua empresa em dia.

Reputação Ruim no Reclame AQUI - Influência e stakeholders
Reputação Ruim no Reclame AQUI – Influência e stakeholders

Recursos

As partes interessadas podem fornecer ferramentas importantes para o negócio, como financiamento, conhecimentos especializados, networking etc. Na prática, isso significa que os stakeholders ajudam a empresa a levantar recursos para alcançar seus objetivos de maneira mais eficaz e eficiente.

Veja também: Oportunidade de negócio: 8 dicas para reconhecer.

Sustentabilidade

Já falamos e vamos repetir: conquistar stakeholders é fundamental para a sobrevivência de um negócio. Isso porque as partes interessadas ajudam a empresa a ter sucesso no longo prazo.

Confira também: Dicas para tornar seu negócio mais sustentável.

Afinal, como identificar e gerenciar uma parte interessada? Veja 7 dicas práticas!

Lembra que falamos por aqui que um stakeholder secundário poderia ser de primeiro grau a depender do projeto? Pois bem, definir o objetivo da iniciativa é o primeiro passo para identificar as partes interessadas certas.

Sendo assim, antes de partir da lista, tenha clareza se você quer reconhecer stakeholders gerais da empresa ou de um projeto específico, combinado? Após essa delimitação, você já pode seguir os próximos passos. Veja!

    1. Faça uma lista de possíveis stakeholders

    Vamos supor que você quer identificar os stakeholders de um programa de fidelidade. Nesse contexto, você precisa considerar todos os envolvidos com o projeto. Por exemplo: clientes, colaboradores, programas de cashback e por aí vai.

    E não precisa pensar em todos os nomes da noite para o dia, viu? O ideal é dormir com a ideia por algumas semanas até conseguir fazer uma definitiva.

    2. Analise o impacto

    Após listar todos os stakeholders, é legal investigar a fundo a participação de cada um deles no projeto. Mais que isso: é importante ter uma visão macro e pensar também no que o seu parceiro ganha com esse relacionamento de interesses. Esse cuidado é fundamental para identificar os stakeholders críticos para o sucesso de um projeto.

    3. Defina o nível de influência de cada stakeholder

    Essa é a hora de classificar os stakeholders com base no nível de influência que ele exerce sobre os seus resultados. E essa classificação pode ser feita por meio do Mapa de Stakeholders.

    Funciona mais ou menos assim: você desenha um círculo com três anéis maiores ao redor. No centro, está a empresa; e nos arcos ao redor você inclui as partes interessadas. Quanto mais perto do centro, maior é a importância do parceiro. Quanto mais próximo do lado externo, menor é o peso que o stakeholder exerce sobre a sua empresa.

    Essa ferramenta serve para classificar os stakeholders e identificar aqueles que podem sofrer maior impacto com as ações. Nesse contexto, é legal definir também se a influência é negativa ou positiva.

    Por falar em influência, olha só que artigo legal: Marketing de influência — como potencializar seu e-commerce com influenciadores.

    4. Estabeleça a comunicação

    Após identificar e classificar as partes interessadas, é fundamental criar uma estratégia de comunicação eficaz para manter o engajamento. Mas olha: nada de criar um texto padrão e enviar uma campanha de e-mail marketing para todo mundo, viu?

    Como cada stakeholder tem interesses diferentes, é fundamental criar estratégias específicas para cada grupo. Pensa bem: a forma que você se comunica com os acionistas, por exemplo, precisa ser diferente da abordagem com o cliente final, concorda?

    Aliás, para conseguir personalizar os contatos, é importante conhecer a fundo o seu stakeholder. Então, nossa sugestão é criar um banco de dados segmentado com informações de comportamento, contato, redes sociais etc.

    Estabeleça a comunicação com os stakeholders
    Estabeleça a comunicação com os stakeholders

    5. Escute o que seus stakeholders têm a dizer

    Um simples cafezinho com um fornecedor estratégico pode render insights valiosos para o negócio. Mais: o feedback de colaboradores, consumidores e demais partes interessadas também pode gerar ideias legais.

    Sendo assim, crie uma estrutura robusta para receber opiniões e sugestões de seus parceiros. Dá para fazer pesquisas de clima organizacional, pesquisas de satisfação, incluir reviews no e-commerce, promover encontros para networking e por aí vai.

    Mas olha: muito mais que interpretar um feedback ao pé da letra, é importante ler nas entrelinhas, viu? Além disso, não basta ouvir o que os parceiros têm a dizer: é necessário usar essas informações para otimizar os processos da empresa.

    Aliás, esse assunto tem tudo a ver com outro artigo a seguir. Confira para saber mais: O que é social listening, qual é a importância e como fazer.

    6. Seja transparente

    Nada de prometer mundos e fundos aos seus parceiros e deixá-los para lá após conseguir o que queria. Na verdade, um relacionamento duradouro é baseado em honestidade. Sendo assim, cumpra todas as suas promessas e nunca prometa o que não pode cumprir.

    Por exemplo: se você afirma aos talentos que a sua empresa tem plano de carreira, os candidatos criam expectativas a respeito do programa entrarem para o quadro de funcionários, entende? Se ele percebe que isso era uma mentira, a confiança se quebra. A mesma lógica vale para o relacionamento com os demais stakeholders, como consumidores, fornecedores, instituições financeiras etc.

    7. Ofereça recompensas e benefícios às partes interessadas

    Em um relacionamento amoroso, é necessário um esforço constante de todas as partes para manter a chama da paixão acesa, não é mesmo? Por exemplo: um jantarzinho diferente, dar presentes em ocasiões especiais, oferecer um mimo como pedido de desculpas após um vacilo e por aí vai.

    O relacionamento da empresa com os stakeholders também pode seguir esse caminho. Isto é, oferecer benefícios e recompensas para as partes interessadas que contribuem de maneira direta para o crescimento do negócio é uma boa estratégia para estreitar os laços.

    E como falamos várias vezes por aqui, o benefício precisa estar alinhado às necessidades de cada parceiro. Para os colaboradores, por exemplo, vale oferecer bônus por produtividade, premiações para os melhores funcionários etc.

    Por outro lado, para os consumidores, a estratégia de fidelização pode vir por meio de programas de fidelidade, cashback, cupons de desconto e por aí vai.

    Por fim, os stakeholders são partes interessadas que sofrem e exercem influência — direta ou indireta — no desempenho da empresa. E devido ao alto impacto que eles geram nos resultados do negócio, é fundamental identificar, atrair e fazer uma boa gestão desses parceiros. Mas olha: lembre-se de criar estratégias específicas para cada grupo, combinado?

    E aí, gostou do nosso artigo? Então, que tal conhecer mais formas de melhorar seus resultados a partir do relacionamento com stakeholders? Veja também: O que é e como montar um case de sucesso!

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