A Black Friday 2023 acontece no dia 24 de novembro e os lojistas já estão se movimentando com as estratégias para o período. Afinal de contas, essa é uma das datas mais importantes para o comércio. Então, para conseguir arrasar nas vendas, é necessário um planejamento minucioso.
Nesse contexto, entram a análise do histórico de vendas dos anos anteriores, a escolha dos itens que entrarão em promoção, o abastecimento do estoque e até a gestão de reputação no Reclame AQUI. Assim, quando a data chegar, todo terreno estará propício para vender.
Gostou da ideia e quer saber como se preparar para a Black Friday 2023? Vamos dar algumas dicas nesse sentido a seguir. Olha só!
Black Friday: a importância da data para o comércio

Só para contextualizar, a Black Friday é uma data importada. Isto é, a tradição começou nos Estados Unidos e o Brasil resolveu surfar na onda em 2012. Mais: as promoções sempre acontecem na última sexta-feira do mês de novembro. Em 2023, a data cai no dia 24 de novembro.
O fato é que, desde que incluímos a comemoração no nosso calendário comercial, cada vez mais empresas adotam as promoções e, hoje, a Black Friday está entre as datas mais importantes para o comércio. Veja só números de 2022 e 2021 para entender melhor!
2022: consumidores deram mais atenção à Copa do Mundo
Excepcionalmente em 2022, a Copa do Mundo aconteceu entre novembro e dezembro — justamente durante a Black Friday.
Embora as expectativas dos lojistas estivessem altas — em especial por causa das vendas de produtos relacionados ao evento esportivo — não foi isso que aconteceu. Na verdade, o Reclame AQUI detectou uma queda no consumo nas primeiras horas oficiais da promoção.
Em contrapartida, o valor do ticket médio aumentou devido ao grande interesse por aparelhos de televisão para assistir aos jogos. Confira os principais dados da Black Friday de 2022:
- faturamento: R$ 6,15 bilhões — 23% menos que o mesmo período do ano anterior;
- produtos mais procurados: eletrônicos e eletrodomésticos, roupas personalizadas para a Copa, bebidas e petiscos para os dias de jogo, decoração para o evento e para o Natal, além de artigos esportivos;
- principais problemas: propaganda enganosa (16,94% das reclamações), seguido por atraso na entrega (16,58%), produto não recebido (14,8%), estorno do valor (8,42%) e problema na finalização da compra (5,49%).
Saiba mais: Black Friday 2022 tem mais de 192 mil reclamações.
2021: bens não duráveis e mais baratos ganharam espaço
Em 2021, o Reclame AQUI identificou uma mudança de comportamento interessante. Em vez de TVs e eletrônicos, houve um aumento significativo na procura por bens não duráveis e mais baratos. Esse pode ter sido um reflexo dos altos preços e da ausência daqueles super descontos esperados pelo consumidor, sabe?
Agora, quando o assunto é faturamento, o valor ficou superior ao da Black Friday de 2020. Na verdade, a alta foi impactada pela pandemia — período em que o e-commerce bombou de vendas. Veja só os números da Black Friday de 2021:
- faturamento: R$ 7,5 bilhões — 7,1% mais que em 2020;
- produtos mais procurados: aumento nas vendas de itens de mercearia, como xampu, livros, chocolate, toalhas etc.;
- principais problemas: atraso na entrega, propaganda enganosa, estorno do valor pago, finalização da compra e produto errado. Aliás, quando o assunto é volume de reclamações, cinco horas antes de acabar o evento, o Reclame AQUI já tinha registrado um aumento de 19% nas queixas em comparação com 2020.
Saiba mais: Black Friday 2021 tem mais reclamações, menos descontos e consumidores mais ligados.
Esquenta Black Friday 2023: dicas para preparar a sua marca
Como você pode perceber, não basta colocar placas de Black Friday na sua loja para faturar. O fato é que para converter é necessário agir de forma estratégica. Entenda com as dicas a seguir!
Analise o histórico de vendas
O primeiro passo é avaliar o volume de vendas de outros Black Fridays e demais datas comemorativas. Esse cuidado é importante para entender padrões de consumo, produtos mais procurados e comportamento do cliente. Aliás, isso pode ajudar a definir suas estratégias e metas para 2023, viu?
Conheça o seu público-alvo
Qual é o benefício que o seu consumidor mais valoriza? Por exemplo: cupons, kits de produtos, frete grátis, descontos progressivos, cashback ou brindes exclusivos? Pois bem, conhecer o comportamento do seu consumidor é fundamental para criar ofertas mais alinhadas às expectativas deles e aumentar o potencial de conversão.
Selecione os produtos que entrarão em promoção
Os consumidores esperam por grandes descontos na data. Então, você precisa programar essas promoções. Nesse contexto, dá para pegar aquele estudo de comportamento e histórico de vendas, por exemplo, para identificar os produtos com alta demanda.
Dessa forma, é possível fazer reduções de preços sem prejudicar as finanças do negócio. Além disso, vale aproveitar a oportunidade para promover produtos sazonais ou escoar estoques antigos, combinado?
Prepare o estoque
Não adianta fazer aquela promoção imperdível com apenas um item em estoque. O ideal é abastecer a loja de mercadorias para não perder oportunidades de vendas. Mas olha: cuidado para não exagerar na quantidade. Nossa recomendação é, mais uma vez, pegar os dados de histórico de vendas para dimensionar corretamente o estoque de modo a atender à demanda prevista.
Aliás, tem que preparar o atendimento também, viu? Confira: Saiba como se preparar para os picos de atendimento em datas sazonais.
Faça upgrades em sua infraestrutura tecnológica
A Black Friday gera um grande volume de tráfego on-line. Portanto, se você não preparar o seu site para receber todas essas visitas, os usuários podem sofrer com um sistema fora do ar ou lentidão para navegar.
Sendo assim, é legal verificar se seu sistema está preparado para lidar com esse aumento por meio de testes de velocidade, escalabilidade e segurança. Se for necessário, é importante fazer upgrades para garantir uma boa experiência ao cliente e, claro, não perder oportunidades de vendas.
Planeje as campanhas de divulgação
Oferecer descontos não é suficiente para chamar a atenção do consumidor. Na verdade, é necessário criar uma estratégia abrangente de marketing para promover suas ofertas. Isso pode incluir e-mails, mídias sociais, anúncios pagos, influenciadores e outros canais relevantes para o seu público.
Vale a leitura: Como colocar a minha empresa na primeira página do Google?
Cuide da reputação da empresa no Reclame AQUI
A Black Friday é legal para comprar produtos ou serviços com um preço mais camarada, não é mesmo? O problema é que pessoas mal-intencionadas aproveitam esse período de alta nas vendas para aplicar golpes, sabe?
Para aumentar a segurança da compra, portanto, os consumidores já adquiriram o hábito de investigar a reputação on-line das marcas antes de tomar decisões. É aí que entra o Reclame AQUI. Por lá, os consumidores podem ficar de olho na reputação das empresas para não cair em golpes.

Aliás, você sabia que a plataforma tem um recurso novo? É o Compare Empresas. Com a funcionalidade, o consumidor pode colocar três marcas na mesma tela para comparar:
- reputação;
- tempo médio de resposta;
- número de avaliações positivas;
- número de reclamações nos últimos meses;
- percentual de reclamações respondidas, voltaria a fazer negócio e índice de solução.
Negócios com melhores índices saem em vantagem e conquistam a preferência do consumidor. É por isso que é importante cuidar da reputação da marca no Reclame AQUI.
Conclusão
A Black Friday 2023 está aí e você precisa se preparar para maximizar as vendas no período. E esse planejamento envolve análises históricas, estudo do comportamento do consumidor, abastecimento de estoque, escolha de itens promocionais, estratégias de divulgação e, claro, a gestão de reputação no Reclame AQUI.
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