Propaganda Enganosa e Atraso na Entrega são os principais problemas registrados pelos consumidores brasileiros no Reclame AQUI
A expectativa de ocorrer uma Copa do Mundo enquanto acontece a Black Friday 2022 gerou expectativas de todos os tipos tanto para consumidores, quanto para varejistas. E o que se desenha por enquanto, é que a competição tem disputado a atenção dos consumidores hora a hora, como numa partida de futebol. Prova disso, é o volume de reclamações registradas pelos consumidores no site do Reclame AQUI até agora.
Desde o início do monitoramento do Reclame AQUI sobre as reclamações referentes à Black Friday 2022, das 12h de quarta-feira (23/11), até as 6h desta sexta-feira (25/11), data oficial do evento, os consumidores já registraram 5.447 reclamações. No mesmo período de análise levando em consideração 2021, haviam sido 5.678 reclamações na Black Friday 2021. Uma diferença pequena, de 4%, mas que mostra o quanto as atenções estão divididas nas primeiras horas de Black Friday.
O Reclame AQUI é o maior termômetro do consumo da Black Friday no Brasil. Até o fim da maior promoção do varejo, o time acompanha o vai e vem dos brasileiros e das lojas.

Copa impacta consumo, e varejistas têm mano-a-mano para engajar vendas
Para os varejistas, agora, é ficar de olho na empolgação e disposição dos consumidores em buscar as promoções nesta sexta-feira, já que hoje não há participação do Brasil na Copa do Mundo. Na Black Friday deste ano, o setor também está precisando lidar com dois tempos. E agora vai ter que correr atrás desse segundo tempo para fazer o resultado de venda desejado.
Sendo assim, o Cofundador e CEO do Reclame AQUI, Edu Neves, chama atenção para as propagandas recebidas pelos consumidores em redes sociais (TikTok, Instagram, Facebook…) e-mails e o teor dessas promoções, que costumam ser mais agressivas.
“A tendência dessas ofertas é empolgar e levar o consumidor a comprar. A atratividade do “imperdível” com a facilidade do pagamento pelo PIX, por exemplo, pode levar o consumidor às enrascadas e golpes. Por isso, é importante acender uma luz amarela e dizer que o PIX não dá marcha ré, se pagou, não vai alcançar. Então, se não conhece a loja, nunca ouviu falar e tem alguma dúvida, não pague com o PIX, não corra esse risco. É bom, é fácil? É. Mas prevenir e fazer uma compra que você se empenhou em pesquisar a empresa, ler sobre ela é melhor que passar a dor de cabeça quando perceber que não vai receber o produto desejado”, aconselha Neves.
Propaganda enganosa assume liderança em motivos de reclamações na Black Friday 2022

E como pesquisar nunca é demais, o Reclame AQUI, em parceria com a Axur, ainda lançou nesta Black Friday uma ferramenta que ajuda ainda mais na hora da compra, principalmente quando os consumidores recebem essas promoções se sites desconhecidos ou suspeitos.
“ O Detector de Site Confiável vem pra reforçar esse alerta que não cansamos de dar: pesquise muito antes de comprar. A ferramenta permite que o consumidor copie e cole o link de um site suspeito na plataforma – que está disponível na página do Reclame AQUI – e receba uma análise rápida de confiabilidade desse site. Então quanto mais informação para ficar seguro antes de comprar, melhor. Desconfiar faz parte do jogo, principalmente na Black Friday”, finaliza o CEO
Já em relação aos rankings de empresas mais reclamadas, problemas e produtos, uma nova configuração começa a se desenhar com o avanço das compras. Da noite de ontem (quinta-feira 24/11), horas antes da promoção oficial, em relação à manhã desta sexta-feira, Propaganda Enganosa se tornou o principal motivo de reclamação dos consumidores 16.94% , seguido de Atraso na Entrega 16,58%.
Copa impacta consumo, mas ajuda a elevar o ticket médio
Outro ponto a se observar é que dos 10 principais produtos procurados, um dos produtos relacionados à Copa do Mundo, puxa o ticket médio de consumo: a televisão. Se por um lado a Copa do Mundo afeta o volume de vendas e interesse do consumidor em comprar na largada, por outro, ajuda a começar a elevar o ticket médio.
O Reclame AQUI é a maior referência na Black Friday 2022! E durante todo o mês de novembro você vai ter uma super cobertura da maior data do varejo brasileiro.

Leia também:
Pesquisa de Black Friday: Na quinta-feira, maioria dos consumidores ainda não comprou
Atraso na entrega lidera reclamações de consumidores na largada da Black Friday 2022
Detector de Site Confiável: evite fraudes na Black Friday com ferramenta exclusiva do Reclame AQUI