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Como colocar minha empresa na primeira página do Google?

Você sabia que apenas 0,63% dos usuários clicam em links da segunda página dos resultados de busca? Mais: as três primeiras posições do ranking abocanham cerca 68,7% de todos os cliques. Os dados da Backlinko evidenciam a importância de otimizar os conteúdos para aparecer na primeira página do Google.

Afinal de contas, conquistar boas posições é importante para destacar produtos ou serviços e atrair mais clientes. Além de garantir um bom tráfego, as técnicas de SEO são legais para gerar reconhecimento de marca, melhorar a experiência do usuário e, claro, impulsionar as vendas. Continue a leitura para se aprofundar no assunto!

Qual é a importância de aparecer na primeira página do Google?

Antes de tudo, vale lembrar que o Google é o mecanismo de busca mais popular do mundo inteiro. De acordo com dados da Statista, o motor de pesquisa tem uma participação de mercado de 92%. O Bing aparece em segundo lugar com 2,8; o Yahoo! em terceiro com 1,5%. Os demais motores de busca representam, juntos, 3,7% do mercado.

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Entenda a importância de aparecer na primeira página do Google

Com base nesses dados, é natural que as empresas se concentram mais nas estratégias para o Google, não é mesmo? É isso que vamos nos concentrar por aqui nos benefícios de melhorar o ranqueamento no buscador. Veja só alguns benefícios de aparecer na primeira página do Google!

Tráfego orgânico

Segundo uma pesquisa realizada pela Moz, os sites que aparecem na primeira página do Google têm 10 vezes mais chances de serem visitados, se comparado aos demais resultados. Sendo assim, garantir boas posições é fundamental para atrair tráfego orgânico.

Conversão

Conforme informações da HubSpot, os sites que aparecem na primeira página têm 3 vezes mais chances de terem usuários convertidos em clientes. Logo, a estratégia é importante para aumentar as vendas.

Veja também: Como aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce.

Reconhecimento de marca

A maioria dos usuários concentra sua atenção na primeira página do Google ao realizar uma pesquisa. Estar lá, portanto, aumenta a visibilidade do seu site e a probabilidade de ser encontrado por potenciais visitantes.

Segundo dados do próprio Google, os sites que aparecem na primeira página têm 2 vezes mais chances de serem lembrados pelos usuários.

Vale a leitura: Estratégia de marca — como potencializar os resultados da sua empresa.

Credibilidade e confiança

De modo geral, os usuários confiam mais nos resultados orgânicos de busca. Pelo menos, é isso que revela uma pesquisa da Nielsen. De acordo com o estudo, 92% dos usuários acreditam que os resultados orgânicos são mais relevantes para suas pesquisas do que os anúncios pagos.

Então, aparecer na primeira página é uma forma de gerar credibilidade para marca e conquistar autoridade em determinado nicho.

Saiba mais: Como transmitir confiança e credibilidade para o seu cliente.

Vantagem competitiva 

Pensa bem: aparecer na primeira página do Google é um diferencial competitivo para as empresas. Afinal de contas, é um lugar privilegiado que garante vantagem na corrida pela atenção dos usuários.

Como as técnicas de SEO contribuem para o ranqueamento orgânico?

Em primeiro lugar, SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization — “otimização para motores de busca”, em tradução para o português. Já as técnicas de SEO são nada mais que estratégias para deixar os conteúdos mais atrativos perante os algoritmos dos buscadores.

Conforme já mencionamos aqui, focamos no Google porque é o motor de busca mais usado. No entanto, muitas dessas orientações também valem para outros buscadores.

De toda forma, é necessário conhecer os fatores de ranqueamento e adequar o conteúdo conforme as exigências, sabe? E olha: apesar de o Google não divulgar, claramente, quais são esses critérios de classificação, vale ficar de olho em alguns aspectos importantes, como:

  • autoridade do site;
  • velocidade de carregamento;
  • mobile friendly e mobile first index;
  • experiência do usuário;
  • idade da página;
  • palavras-chave;
  • URL amigável;
  • qualidade do conteúdo: vamos nos aprofundar no assunto daqui a pouco, combinado?

Afinal, o que fazer para sua empresa aparecer na primeira página do Google?

Acabamos de listar uma série de fatores de ranqueamento considerados pelo Google. Mesmo assim, é bom que você saiba que existem mais de 200 elementos para classificar as páginas. 

Como não dá para nos aprofundar em ada um desses critérios, resolvemos focar nos aspectos mais importantes. Veja só!

Escolhas as palavras-chave certas

Imagine que você procura na internet uma receita de bolo de milho: o colocaria na barra de busca? Por exemplo: “receita de bolo de milho”, “receita de bolo de milho de liquidificador”, “receita de bolo de milho cremoso”, “receita de bolo de milho de latinha” e por aí vai.

Pois bem, a palavra-chave é um termo ou frase que resume o conteúdo de uma página. Na prática, são as questões que, provavelmente, os usuários usariam ao realizar uma pesquisa no Google.

Por isso, para o seu conteúdo aparecer nos resultados de busca, portanto, é importante realizar pesquisa de palavras-chave considerando as intenções de busca.

E uma boa forma de identificar as questões relevantes é fazendo pesquisas no próprio Google. De modo geral, o buscador oferece sugestões para completar o termo pesquisado. Esse é um bom indício de relevância, sabe? Vale conferir também a sessão de “pesquisas relacionadas” que aparece ao final da primeira página.

De toda forma, nossa sugestão é utilizar tecnologias auxiliares para elaborar um bom planejamento. Por exemplo:

Elas mostram o volume de buscas de cada palavra, o nível de concorrência, se existe uma tendência de crescimento ou queda no volume de buscas, concorrentes de SERP e por aí vai.

Crie conteúdos de alta qualidade

Escolheu a palavra-chave? Se a resposta for sim, chegou a hora de criar um conteúdo que responda à intenção de busca. Nesse contexto, um dos aspectos mais importantes é a qualidade do texto. Em outras palavras, ele precisa ser bem escrito, trazer informações relevantes para o usuário e apresentar um bom uso da palavra-chave.

Imagine, por exemplo, um usuário que busca pelo termo “calça jeans”. Ao entrar no seu e-commerce, ele não quer ver tênis e meias, entende? Outro exemplo: quem quer saber ganhou a última Copa do Mundo de 2023, não quer ver a tabela do Brasileirão.

O fato é que o Google consegue “ler” e “compreender”, muito bem os conteúdos e penaliza páginas que usam o famoso clickbait para atrair tráfego para o site. Então, cuidado com isso, combinado?

De toda forma, existem algumas orientações básicas para desenvolver um conteúdo relevante e atraente para o Google. A seguir, vamos dar algumas orientações nesse sentido. Confira!

Uso da palavra-chave

O ideal é que a palavra-chave apareça no título, na meta descrição, em algum intertítulo e que seja distribuída de forma natural ao longo do conteúdo, inclusive com variações semânticas.

Profundidade e tamanho conteúdo

Textos mais ricos que exploram bem a palavra-chave costumam conquistar melhores posições. Além disso, esses conteúdos mais profundos costumam ser mais extensos.

Originalidade

Nada de usar o famoso “Ctrl+C e Ctrl+V” nos conteúdos, viu? O Google penaliza plágios e você pode perder posições devido ao conteúdo duplicado. Aliás, a dica também vale para descrição de produtos no e-commerce.

Linguagem

Textos que obedecem às regras de ortografia e gramática ganham pontos com o Google. Afinal de contas, esse é um indício de qualidade.

Conteúdos “quentes”

Sabe aquele assunto que está na boca do povo? Pois bem, conteúdos mais recentes costumam ser priorizados pelo Google porque o buscador entende que o texto está mais atualizado.

Só para esclarecer, o buscador consegue identificar até mesmo textos antigos que passaram por atualizações para reorganizar o ranking.

Por falar em conteúdos frescos, confira também: Vai assistir ao filme da Barbie? Veja como os clientes se comportaram no Reclame AQUI antes da estreia.

Escaneabilidade

Intertítulos, bullets points, listas numeradas, tabelas e por aí vai. Esses recursos facilitam a leitura dinâmica e melhoram a experiência do usuário.

Fontes e referências

Pensa bem: informações confiáveis não aparecem do nada, não é mesmo? De modo geral, elas são baseadas em dados, pesquisas, referências técnicas etc. Sendo assim, para dar mais credibilidade ao conteúdo, é legal citar fontes — desde que sejam confiáveis, é claro! 

Links internos

Criar links para outros conteúdos do seu site é importante para gerar autoridade e relevância. Além disso, esse processo é útil para o Google identificar quais são as páginas mais importantes do domínio.

Mas olha: nada de incluir um monte de links só para ficar bem na fita, combinado? Sendo assim, o ideal é que eles sejam relevantes. Além disso, o texto âncora — termo em que é aplicado o hiperlink — precisa estar relacionado ao conteúdo no qual o usuário será direcionado.

Obtenha backlinks para seu site

Os links de outros sites que direcionam o usuário para a sua página — também conhecidos como backlinks — são indícios de relevância. Isto é, o Google considera essa referenciação com hiperlinks como votos de confiança, indicando que o conteúdo do seu site é relevante e útil, sabe?

Nesse contexto, é fundamental estabelecer uma estratégia para conquistar backlinks de forma natural e ética para gerar autoridade para o domínio. E existem diversas formas de conseguir isso. Por exemplo:

  • guest post: escrever conteúdos em blogs parceiros;
  • entrevistas: disponibilizar especialistas para dar declarações para veículos de imprensa a respeito de assuntos do setor;
  • pesquisas: conduzir estudos que gerem dados relevantes para o seu nicho. Vários outros sites podem citar o levantamento de forma espontânea;
  • redes sociais: inclua link para o seu site nos perfis da marca nas redes.

Otimize a página para dispositivos móveis

Segundo dados do próprio Google, em 2022, 59% das pesquisas feitas no buscador foram originadas de dispositivos móveis. E como o mecanismo prioriza a experiência do usuário acima de tudo, a responsividade dos sites é um fator de ranqueamento.

Ou seja, otimize o site para dispositivos móveis. Na prática, isso significa que as páginas precisam se adaptar automaticamente a diferentes formatos de tela, sem distorções ou prejuízos na navegabilidade.

Esse assunto tem tudo a ver com outro artigo do nosso blog. Confira: Quais são as principais ações utilizadas no mobile marketing?

Cadastre a empresa no Reclame AQUI

Veja bem: cerca de 87% dos acessos ao Reclame AQUI vem de pesquisas do Google. Ou seja, o usuário digita o nome de uma empresa no buscador, por exemplo, e a página da empresa no Reclame AQUI logo aparece entre os primeiros resultados.

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Oportunidade para impactar positivamente o consumidor: a página da sua empresa no Reclame AQUI estará bem ranqueada no Google

Então, como as páginas do site são bem ranqueadas, vale unificar as estratégias para e cuidar da reputação online na maior plataforma de confiança, reputação e pesquisa da América Latina.

Afinal de contas, devido à grande popularidade da plataforma, oferecer um bom atendimento por lá é uma forma de aumentar as chances de a empresa ser encontrada por clientes em potencial durante as buscas no Google.

Invista em reviews

Só para esclarecer, os reviews são relatos de consumidores reais a respeito de produtos, serviços ou marcas. Funciona mais ou menos assim: o consumidor compra algo no e-commerce ou em lojas físicas e, após usar o item em casa, ele escreve uma resenha contando sobre a experiência de consumo.

O que muita gente não sabe é que os reviews estão entre as técnicas de SEO que contribuem para melhorar o ranqueamento de uma página. Afinal de contas, as avaliações fornecem informações úteis, geram relevância do domínio, aumentam o tempo de permanência no site e constroem confiança.

De toda forma, vale lembrar que é necessário investir em ferramentas de confiança — como a RA Trustvox. A plataforma de avaliações do Reclame AQUI coleta, audita e publica reviews verdadeiros e verificados de forma automatizada.

Então, apenas consumidores que, de fato, compraram o item em questão conseguem comentar no campo de reviews. Esse cuidado é fundamental para garantir a credibilidade das avaliações, entende?

Saiba mais: RA Trustvox — a solução brasileira de reviews parceira oficial do Google.

Seja paciente e consistente

E aí, já aplicou todas as dicas que demos por aqui? Então, é bom ter paciência porque os resultados não vão aparecer logo no dia seguinte. Pensa bem: um domínio novo, por exemplo, não ganha autoridade e relevância da noite para o dia, não é mesmo?

Na verdade, é necessário produzir conteúdos de alta qualidade frequentemente e aplicar as técnicas de SEO de forma consistente. Com o tempo, a página ganha posições até entrar para a primeira página do Google — e quem sabe até chegar ao topo. Já pensou?

Por fim…

Em resumo, aparecer na primeira página do Google é crucial para atrair tráfego orgânico, gerar reconhecimento de marca, conquistar a confiança dos clientes e converter vendas. Mas olha: tem que aplicar técnicas de SEO de forma consistente e ter paciência para esperar os resultados, viu? Lembre-se de fazer a gestão de reputação no Reclame AQUI e investir em reviews para conquistar melhores posições no ranqueamento orgânico, combinado?

Gostou do nosso artigo e quer entender mais sobre os algoritmos do Google? Então, conheça também a Product Review Update, uma atualização do buscador que privilegia avaliações de qualidade.

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