Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui
Black Friday

Black Friday 2021: mais reclamações, menos descontos e consumidores mais ligados

Mais reclamações e menos descontos marcam a Black Friday 2021! Vem ver tudo que rolou e saiba como ficar a frente na hora de resolver os problemas do consumidor.

A Black Friday 2021 não saiu como esperado para todos: a receita em vendas aumentou, porém o número de pedidos diminuiu.

O evento mais esperado do ano para o varejo, e também para o consumidor que queria comprar, não atingiu as expectativas de quem aguardou a data para fazer bons negócios.

Segundo um levantamento realizado pela Neotrust a partir do número de compras realizadas por e-commerces, o faturamento total teve uma alta de 5,8% em relação a edição de 2020, um valor estimado em R$ 5,4 bilhões de reais. 

Leia mais: De chocolate a toalhas: veja produtos mais procurados na Black Friday 2021

No entanto, o levantamento também constatou que até as 23h59 da sexta-feira (26) o número de pedidos foi 0,5% menor que a mesma data no ano anterior.

Em uma pesquisa realizada no site do Reclame AQUI, com 2.339 visitantes entre 13h e 14h30 do dia 26, 72% informaram que não compraram nada na Black Friday 2021.

“Não foi a Black Friday pela metade do dobro, mas a que nunca foi, nunca existiu. A gente viu a incapacidade do varejo em gerar promoção. Até houve algum desconto, parcelamentos sem juros, mas o que vimos foram os consumidores fazendo supermercado”

analisa o CEO do Reclame AQUI, Edu Neves.

Ou seja, por um lado, a alta nos preços afetou a Black Friday 2021, por outro, as marcas não divulgaram grandes descontos, o que deixou muitos consumidores desapontados.

Na hora de reclamar, o consumidor mostrou que estava atento

Ainda assim, 5 horas antes do evento acabar na sexta-feira, o Reclame AQUI já registrava mais de 9.690 reclamações, ultrapassando a marca do volume de reclamações de 2020. 

Como já apontavam as análises de quinta e ao longo de sexta-feira, os principais motivos de reclamações foram:

Principais problemas na Black Friday 2021.
Principais problemas na Black Friday 2021.

O atraso na entrega surpreendeu por aparecer pela primeira vez como um dos principais motivos, no entanto, com a modalidade de “entrega express” se popularizando e sendo utilizada como estratégia importante na Black Friday 2021, muitas marcas não conseguiram atender às demandas e o consumidor não deixou passar, reclamou mesmo e mostrou a que veio.

Isso ocorreu também devido ao aumento na procura por itens mais simples, como os de mercearia e menor valor, que facilitam a logística e a entrega express.

Saiba mais sobre o assunto: Black Friday 2021 – Entrega express é principal motivo de reclamações

A Black Friday 2021 deixou claro que toda empresa tem problemas

Sim, toda empresa tem problemas, mas boa mesmo é a que sabe resolver. Esse é um dos 10 mandamentos do Reclame AQUI e não é à toa.

Sem dúvidas, ao identificar o problema, é hora de desenvolver ações que possam minimizar os efeitos sem prejudicar o consumidor, até que ele seja resolvido. 

Sabendo que os problemas refletem diretamente nas reclamações, o Reclame AQUI desenvolveu uma solução chamada Brand Page para as marcas aproveitarem o ponto de comunicação com o consumidor e usar suas páginas para explorar o relacionamento com ele.

Um bom exemplo disso, é o alerta que as marcas podem configurar nas suas páginas diante de problemas e deixar o consumidor avisado. Veja o exemplo:

Alerta da Crise da Brand Page.

Além disso, as marcas também podem criar conteúdos, FAQ’s, acompanhar os dados de acesso do consumidor com o RA Analytics, configurar até 3 campos no formulário de reclamação para ter mais informações na hora de resolver o problema do consumidor, divulgar seus canais de atendimento oficiais e redes sociais, e muito mais.

Veja um exemplo de página personalizada com a Brand Page e uma sem personalização:

Exemplo de página da empresa no Reclame AQUI com personalização e sem personalização.

Aproveite as condições exclusivas da Black Friday 2021! Contrate a Brand Page agora e pague só em 2022. Saiba mais no botão abaixo.

Deixe uma resposta