Na edição de novembro de 2022, consumidores deram mais atenção à Copa do Mundo do que à maior promoção do varejo brasileiro
O Reclame AQUI encerrou dia 31/01/2023 o monitoramento da Black Friday 2022, que teve que dividir as atenções com a Copa do Mundo. Mas nesse embate deu a Copa.
Apesar do desinteresse do consumidor, que preferiu focar no futebol em vez das compras, a maior promoção do varejo brasileiro acumulou 192.961 reclamações ao todo, um volume 5,2% maior que a edição anterior, de 2021, que foi de 183,3 mil reclamações (monitoramento de 24/11/2021 a 31/01/2022).
Reputação importa: 9/10 empresas mais reclamadas têm excelentes reputações
O monitoramento do Reclame AQUI iniciou ao meio-dia do dia 23/11/2022. De lá até o dia 31/01/2023, o consumidor reclamou dos meios de pagamento até de sites falsos, das empresas tradicionais da data, como grandes e-commerces, delivery… fechando no final de janeiro o ranking de empresas mais reclamadas composto por empresas de boas reputações e que atendem o consumidor no Reclame AQUI. Apenas uma empresa tem reputação Regular, e o ranking é dominado por grandes e-commerces.

Índice geral de solução das empresas cresceu na Black Friday 2022
Ainda assim, com a retração nas compras, os consumidores reclamaram, caso contrário não seria uma legítima Black Friday. Mas desde a Black Friday 2020, um ponto importante tem chamado a atenção no monitoramento do Reclame AQUI: o índice geral de solução das empresas.
Na edição de 2020, 77,2% das reclamações de Black Friday haviam sido resolvidas; em 2021, 77,75%, e em 2022, ele ficou em 78,3%. Isso mostra que as empresas têm se preparado para melhorar o atendimento e encontrar uma solução junto ao consumidor diante dos problemas. Afinal, “toda empresa tem problema, boa é aquela que consegue resolver”, já diz o 5º mandamento do Reclame AQUI.
Consumidores ainda aguardam mercadorias da Black Friday
Durante toda a cobertura do Reclame AQUI na Black Friday, ao fazer uma reclamação no Reclame AQUI, o consumidor teve a opção de marcar se o seu problema tinha ou não relação com uma compra feita na maior promoção do varejo brasileiro.
No dia da Black Friday, 25/11/2022, a promoção encerrou com propaganda enganosa sendo o principal motivo de reclamação, com 17,96%, seguido de atraso na entrega, 15,69% das reclamações. Ou seja, os consumidores ficaram de olho nas promoções, nas promessas de entregas a curto prazo e nos possíveis golpes online durante a sexta-feira.
Passados quase 2 meses da Black Friday 2022, muita gente ainda aguarda a mercadoria chegar. Tanto que, ao fim do monitoramento, atraso no recebimento do produto e o produto não recebido definitivamente pelos consumidores somam 46,69%.

Mesmo sem ver grandes descontos onde realmente queriam – as pesquisas mostravam desde agosto interesse dos brasileiros em eletros -, os consumidores optaram por produtos como calças, blusas, calçados, camisetas e até perfumaria.
As compras foram concentradas em produtos de vestuário para sair de casa, literalmente, nesse pós-pandemia. E com tickets médios mais baixos, ou seja, os consumidores optaram por produtos mais baratos, que coubessem no orçamento.

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