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Black Friday 2022 tem mais de 192 mil reclamações e índice geral de solução de 78%

Na edição de novembro de 2022, consumidores deram mais atenção à Copa do Mundo do que à maior promoção do varejo brasileiro

O Reclame AQUI encerrou dia 31/01/2023 o monitoramento da Black Friday 2022, que teve que dividir as atenções com a Copa do Mundo. Mas nesse embate deu a Copa.

Apesar do desinteresse do consumidor, que preferiu focar no futebol em vez das compras, a maior promoção do varejo brasileiro acumulou 192.961 reclamações ao todo, um volume 5,2% maior que a edição anterior, de 2021, que foi de 183,3 mil reclamações (monitoramento de 24/11/2021 a 31/01/2022).

Reputação importa: 9/10 empresas mais reclamadas têm excelentes reputações

O monitoramento do Reclame AQUI iniciou ao meio-dia do dia 23/11/2022. De lá até o dia 31/01/2023, o consumidor reclamou dos meios de pagamento até de sites falsos, das empresas tradicionais da data, como grandes e-commerces, delivery… fechando no final de janeiro o ranking de empresas mais reclamadas composto por empresas de boas reputações e que atendem o consumidor no Reclame AQUI. Apenas uma empresa tem reputação Regular, e o ranking é dominado por grandes e-commerces.

Empresas mais reclamadas na Black Friday 2022
Confira as 10 empresas que mais tiveram reclamações na Black Friday 2022

Índice geral de solução das empresas cresceu na Black Friday 2022

Ainda assim, com a retração nas compras, os consumidores reclamaram, caso contrário não seria uma legítima Black Friday. Mas desde a Black Friday 2020, um ponto importante tem chamado a atenção no monitoramento do Reclame AQUI: o índice geral de solução das empresas.

Na edição de 2020, 77,2% das reclamações de Black Friday haviam sido resolvidas; em 2021, 77,75%, e em 2022, ele ficou em 78,3%. Isso mostra que as empresas têm se preparado para melhorar o atendimento e encontrar uma solução junto ao consumidor diante dos problemas. Afinal, “toda empresa tem problema, boa é aquela que consegue resolver”, já diz o 5º mandamento do Reclame AQUI.

Consumidores ainda aguardam mercadorias da Black Friday

Durante toda a cobertura do Reclame AQUI na Black Friday, ao fazer uma reclamação no Reclame AQUI, o consumidor teve a opção de marcar se o seu problema tinha ou não relação com uma compra feita na maior promoção do varejo brasileiro.

No dia da Black Friday, 25/11/2022, a promoção encerrou com propaganda enganosa sendo o principal motivo de reclamação, com 17,96%, seguido de atraso na entrega, 15,69% das reclamações. Ou seja, os consumidores ficaram de olho nas promoções, nas promessas de entregas a curto prazo e nos possíveis golpes online durante a sexta-feira.

Passados quase 2 meses da Black Friday 2022, muita gente ainda aguarda a mercadoria chegar. Tanto que, ao fim do monitoramento, atraso no recebimento do produto e o produto não recebido definitivamente pelos consumidores somam 46,69%.

tabela com os principais problemas relatados pelos consumidores na Black Friday 2022
Atraso na entrega e produto não recebido lideraram os principais problemas na Black Friday 2022

Mesmo sem ver grandes descontos onde realmente queriam – as pesquisas mostravam desde agosto interesse dos brasileiros em eletros -, os consumidores optaram por produtos como calças, blusas, calçados, camisetas e até perfumaria.

As compras foram concentradas em produtos de vestuário para sair de casa, literalmente, nesse pós-pandemia. E com tickets médios mais baixos, ou seja, os consumidores optaram por produtos mais baratos, que coubessem no orçamento.

Tabela com os produtos mais reclamados
Black Friday 2022: Serviço de entrega foi o produto mais reclamado no período

Leia também: Dá para confiar no Reclame AQUI! Vem entender como funciona a plataforma

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