Cancelou a compra e quer o seu dinheiro de volta? Esclareça as principais dúvidas relacionadas ao estorno no cartão de crédito
Comprou e se arrependeu? O produto chegou com defeito? A entrega atrasou, e agora? Você pode pedir o estorno da compra no cartão de crédito. Esse é o procedimento de cancelamento para receber o dinheiro de volta quando finalizada uma transação financeira.
Entretanto, é mais comum do que a gente pode imaginar. As dúvidas sobre como solicitar estorno no cartão de crédito são várias: quando você pode solicitar o estorno? Quem é o responsável pelo no estorno cartão: a loja ou a operadora? Quais são os prazos?
Hoje, o Blog RA veio te contar como funciona a solicitação de estorno no cartão de crédito. Acompanhe:

O estorno é um direito do consumidor
Antes de tudo, é importante entender que a solicitação de estorno é um direito do consumidor. Entretanto, é preciso estar ciente que ele apenas é previsto em algumas situações:
- Para as compras realizadas pela internet, por telefone ou catálogos, o direito de arrependimento pode ser exercido em até 7 dias.
- Quando a oferta do produto não é cumprida, por exemplo; a entrega atrasa, o produto chega diferente do anunciado ou é entregue danificado.
- Em caso de fraude ou clonagem do cartão de crédito.
- Quando há erro na cobrança do valor, como cobranças extras ou indevidas.
- Para as compras realizadas direto na loja física, o estorno apenas é possível quando o produto apresenta defeito.
O RA explica: O que é a taxa Selic e como ela impacta seu dinheiro?
De quem é a responsabilidade de estornar o valor?
É o estabelecimento comercial que precisa iniciar o processo do estorno junto à operadora. Aliás, a operadora do cartão é responsável apenas por intermediar as operações financeiras. Por esse motivo, o primeiro contato deve ser com a loja.
Quando o estorno é negado pelo estabelecimento, é possível acionar a operadora do cartão de crédito para que elas ajudem na intermediação do cancelamento.
Além disso, é importante saber que quando a solicitação do estorno é por cobranças extras devido à clonagem de cartão ou fraude, a operadora do cartão pode ser acionada diretamente.
Sempre que o estorno for aprovado pela operadora do cartão de crédito, o valor retorna como um crédito para a sua fatura.
Desvendado os mistérios do estorno
Entre as dúvidas, é muito comum se perguntar qual o tempo em que o estorno acontece. Na verdade, o prazo de retorno do valor não é imediato. Afinal, essa devolução também depende das datas de fechamento da fatura do cartão.
Em alguns casos, o estorno demora até 2 meses para acontecer. Ou seja, não é possível cancelar de vez o parcelamento. Enquanto isso, as parcelas continuam rolando.
Além disso, o crédito nem sempre volta todo de uma vez. É comum que alguns estabelecimentos retornem o valor em parcelas. Entretanto, é válido ressaltar que todo o valor cobrado deve ser estornado.
Existem apenas algumas exceções para que o cancelamento do valor seja feito de um dia para o outro, como cobrança indevida por fraude ou clonagem de cartão.
De forma geral, a devolução do valor no cartão de crédito possui critérios específicos. Ao solicitar o cancelamento, fique atento e busque informações sobre as condições e prazos com o estabelecimento comercial e também a operadora.
Não custa lembrar, para evitar a quebra de expectativas e dores de cabeça, sempre pesquise com antecedência informações sobre a compra com a ajuda do Reclame AQUI.
Fonte: ValorInveste
Desenrola Brasil: como vai funcionar o programa de renegociação de dívidas do governo federal