Mesmo com recursos de segurança, o cartão de crédito clonado ainda assombra os consumidores. Saiba como proteger seu cartão
Com a facilidade de comprar online, basta um pequeno descuido para que os dados do seu cartão de crédito caiam nas mãos de fraudadores. Quando isso acontece, é dor de cabeça na certa!
Por isso, lembre-se, todo cuidado ainda é pouco, mantenha cautela e atenção redobrada em qualquer tipo de compra! Mesmo com novos recursos de proteção, as fraudes com cartões de crédito não param de acontecer.
O Blog Reclame AQUI mostra na prática como acontece esse tipo de golpe. Além disso, conheça dicas de proteção:

Como acontece o golpe?
A clonagem de cartões presenciais eram muito comuns. Sem o microchip, os fraudadores conseguiam realizar a cópia dos dados por um leitor magnético. Foi a partir daí que se popularizou o nome “cartão clonado”. Contudo, esse golpe não morreu! Ao contrário, ele cresceu e se aprimorou.
As fraudes continuam sendo realizadas mesmo em cartões com microchip. Agora, o roubo de dados acontece com técnicas ainda mais aprimoradas, como o envio de link suspeito, falsas lojas virtuais, divulgação de sorteios, brindes e muito mais!
Ou seja, em muitos casos, eles induzem o consumidor a passar os dados do cartão, se passando por empresas ou promoções reais.
No Reclame AQUI, consumidores relatam fraude no cartão
“Dia 01/08 fiz uma compra no valor de 19,90 de uma amostra grátis produto no qual ainda não recebi, pgto via pix no valor de 19,90 cartão virtual nubank 0863, dia 12/08 incluíram uma renovação de assinatura que no qual não fiz usando o mesmo numero”
“Bom dia, Vi uma notificação de compra não autorizada no meu cartão kabum. Entrei no app do Banco do brasil que é o emissor do cartão da Kabum mas fizeram uma compra no meu nome pela amazon no valor de R$ 1.149,79 parcelado em 10x (como anexado na foto).”
O cartão foi clonado. E agora, quem fica com o prejuízo?
Percebeu uma compra indevida? É importante agir rápido! O primeiro passo é entrar em contato com o seu banco e garantir o bloqueio do cartão para evitar novas transações.
Além disso, é importante realizar a contestação da fatura. Com isso, o banco realiza uma breve análise das compras realizadas e estorna o valor direto na fatura.
Entretanto, só é preciso cuidado para não contestar compras que você reconhece. Isso porque alguns estabelecimentos utilizam a razão social diferente do nome fantasia, causando uma pequena confusão no reconhecimento da compra.
Como se proteger?
- Monitore as compras realizadas no cartão de crédito direto pelo celular. Dessa forma, sempre que houver qualquer tipo de transação você será notificado por SMS.
- Além disso, tenha o hábito de conferir a fatura para identificar se há cobranças indevidas.
- Proteja seu cartão! Não deixe o cartão físico exposto, mantenha-o guardado em lugares seguros.
- Evite tirar fotos ou compartilhar o número, data de validade, código de segurança com terceiros.
- Crie senhas seguras. Não use números sequenciais ou com informações óbvias, como data de nascimento ou números de telefone.
- Ao comprar online, utilize o cartão virtual. Verifique se essa funcionalidade está ativa na sua Instituição financeira. Com esse recurso, após a compra, os dados do cartão expiram e você tem mais segurança para evitar compras indevidas.
Leia também: Na dúvida de qual empresa escolher? Compare Empresas pode te ajudar na busca de informações
1 comentário »
Ótimo esclarecimentos. Obrigado