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Tudo que você precisa saber sobre avaliação no Reclame AQUI

Você já reclamou no Reclame AQUI, teve o problema solucionado e esqueceu de Avaliação? Então, nós temos um recado importante para você: ainda dá tempo de fazer isso.

Para comprar com confiança, todo mundo dá uma olhadinha no Reclame AQUI. E na hora de resolver um problema, também não é diferente. O Reclame AQUI tornou a jornada de compra ou solução de um problema muito mais segura. 

E se você já reclamou no Reclame AQUI, saiba que através da avaliação de uma reclamação você pode contribuir para que outros consumidores comprem com segurança também.  Nós já te contamos sobre como sua experiência com a empresa pode ajudar a empresa e outros consumidores.

Por isso, lembrar de avaliar a reclamação é super importante. Assim, você mostra que a empresa realmente merece a confiança dos consumidores.

Precisa resolver um problema no Reclame AQUI? Saiba como podemos te ajudar

Avaliar ou não avaliar a reclamação? Eis a questão!

No Reclame AQUI, a avaliação pode acontecer sempre que a empresa responde sua reclamação. Mas calma!  Antes disso, é importante entender se realmente vale a pena fazer a avaliação naquele momento. 

Acontece que algumas empresas usam o campo de resposta para buscar mais informações sobre o problema ou formalizar um primeiro contato. Sendo assim, a nossa dica é que a avaliação só aconteça quando o problema for resolvido mesmo. 

Se mesmo depois que a empresa respondeu a reclamação, você ficou com alguma dúvida, precisa de mais orientações ou tem alguma pendência, sugerimos que você utilize as réplicas para manter a conversa com a empresa.

Esqueceu como avaliar? A gente te explica!

Avaliar uma reclamação é bem simples: Você precisa estar logado no Reclame AQUI com e-mail e senha. Depois disso, só acessar a “Área do Consumidor”. Em seguida, você será direcionado para a página de reclamações. E aí, prontinho! Você precisa apenas localizar a reclamação que deseja avaliar, e clicar em “Responder ou Avaliar”. 

O que fazer quando a gente esquece de avaliar uma reclamação? Em quanto tempo a avaliação pode ser realizada? Isso e muito mais no blog RA
Veja o Guia da Avaliação no Reclame AQUI

Como funciona a avaliação no Reclame AQUI?

Para avaliar a reclamação, o Reclame AQUI faz três perguntinhas: “Seu problema foi resolvido?”, “Você voltaria a fazer negócio?” e “Qual a nota deixada para o atendimento?”. 

Mas afinal, por que são feitas essas perguntas? É uma forma de o Reclame AQUI entender como foi o atendimento da empresa na hora de resolver o problema. 

São essas perguntas que definem os indicadores para o cálculo da reputação da empresa.  Esses indicadores ficam disponíveis na página da empresa tornando as informações reputacionais da marca muito mais transparentes. 

Ao respondê-la, basicamente você está nos contando: se o problema foi resolvido, se vale a pena fazer negócio com a empresa e qual a nota deixada para quem resolveu o problema. Sem contar que você ainda pode deixar uma consideração final, explicando como foi sua experiência ou sugestões para o atendimento. 

Sabe identificar uma empresa comprometida com o consumidor no Reclame AQUI?

Avaliação tem prazo de validade?

Na aba Geral, as avaliações são contabilizadas por três anos. Depois disso, ela deixa de ser considerada no cálculo da reputação.  No entanto, a reclamação permanece ativa para que outros consumidores saibam como foi a experiência com a empresa. 

Também vale lembrar que não existe um prazo máximo para realizar a avaliação, ela pode ser feita a qualquer momento após a resposta da empresa. Mas se o problema já foi resolvido, não custa nada reconhecer o atendimento de quem cuidou do seu problema, não é mesmo? 

Agora que você já sabe tudo sobre a avaliação, você pode conferir se tem reclamação pendente de avaliação e mostrar pra todo mundo se a empresa é confiável. 

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