Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui
Entenda sobre o RA

A importância de fazer a avaliação das suas reclamações

Descubra o passo a passo para fazer a avaliação de uma empresa no Reclame AQUI e entenda por que essa ação ajuda todos os consumidores

Todo consumidor sabe que o Reclame AQUI é a forma mais rápida e transparente das marcas realizarem seu atendimento. No site, as reclamações ficam públicas para todo mundo ver, e as empresas acabam sendo mais pressionadas a responder seus clientes. 

Mas não é só a exposição dos problemas que impulsionam o atendimento. Qualquer pessoa que faz uma reclamação pode avaliar a empresa e ajudar na construção da sua reputação. É assim que você pode dizer se seu caso foi resolvido, se a solução oferecida foi útil e o atendimento foi bem feito. Em resumo, ao fazer a avaliação, o consumidor mostra se a empresa é realmente confiável.

Dessa forma, a marca pode saber onde errou, o que pode melhorar, além de ser um estímulo para tentar sempre desenvolver sua reputação. Afinal, cada item que o consumidor preenche na hora da avaliação conta para a reputação da empresa. Isso estimula o bom atendimento, para que a imagem da marca não fique prejudicada.

Leia também: Como é definida a reputação das empresas no Reclame AQUI

O benefício para o consumidor

Mas não é apenas a empresa que sua avaliação ajuda. Milhares de consumidores visitam o Reclame AQUI todos os dias. Eles acessam o site para reclamar, ler as histórias e experiências de outras pessoas, e para pesquisar a reputação das marcas antes de realizar compras.

Por isso que o Reclame AQUI é, no fim das contas, é uma plataforma colaborativa. Ou seja, quanto mais reclamações receberem avaliação, melhor informados vão ficar os consumidores. Eles ficam mais porte do atendimento e do serviço prestado pela empresa, podendo tomar melhores decisões de consumo.

Então, como fazer a avaliação da sua reclamação?

O passo a passo de uma avaliação

Primeiro, é importante reforçar que o mais indicado é que você somente avalie a empresa após a resposta à sua reclamação. Desse jeito você pode relatar a maneira que a marca te atendeu e contar sobre sua experiência.

Para começar a avaliação, é fácil. No site do Reclame AQUI, vá no canto superior direito da tela e clique em “Área do Consumidor”. Depois, acesse “Minhas Reclamações”. Ao visualizar sua lista de reclamações, localize aquela para a qual deseja fazer a avaliação. Em seguida, clique em “Avaliar/Responder”. 

Para começar o processo, inicialmente responda se seu problema foi resolvido, clicando em “Sim” ou “Não”. Caso tenha sido solucionado, o consumidor vai poder executar 3 ações. Ele pode escrever um comentário sobre o atendimento, descrevendo sua experiência. Depois, pode dar uma nota para a empresa. Por fim, responde se voltaria ou não a fazer negócio com a marca.

Por outro lado, se o consumidor disser que seu problema não foi resolvido, ele terá duas opções. É possível fazer uma réplica, para tirar dúvidas ou esclarecer alguns pontos, e aguardar uma nova resposta da empresa. Ou, então, ele poderá fazer a avaliação, como descrito no parágrafo acima, encerrando a reclamação.

Leia também: Reclamou, a empresa respondeu, mas ainda tem algo a dizer? Faça uma réplica!

Após finalizado esse processo, sua avaliação vai permanecer pública, assim como a reclamação. Agora, essa contribuição vai ajudar outros consumidores que estejam pesquisando sobre a empresa e pensando em comprar com ela.

Deixe uma resposta