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Mudança no Reclame AQUI: prazo para avaliar uma reclamação é de 6 meses!

Você já sabe da novidade? O Reclame AQUI mudou o prazo para avaliar uma reclamação para incentivar que os consumidores atribuam notas com agilidade e de maneira condizente com o atendimento das empresas.

Essa virada de chave aconteceu no dia 01/06/2023. Desde então, o prazo para avaliar uma reclamação é de 6 meses a partir da primeira resposta pública da empresa. Passado esse período, não será mais possível atribuir uma nota ou interagir na reclamação por ambas as partes.

O status da reclamação após o período máximo de avaliação se tornará “Encerrada Sem Avaliação”. Mesmo encerrada, o conteúdo da reclamação continuará público no site. Além disso, caso uma reclamação já esteja avaliada, não haverá prazo para a consideração final da empresa.

Entenda a mudança para avaliar uma reclamação

Essa evolução veio após muitos feedbacks que o Reclame AQUI recebeu das empresas, para que as marcas deixem de receber notas retroativas que nem sempre estão de acordo com o atendimento prestado na época.

Este prazo incentiva as empresas a solicitarem avaliação dos casos resolvidos dentro dos 6 meses. Dessa maneira, aumentam as possibilidades de alavancar a reputação da marca.

Não deixe de ler: Como engajar seu cliente e conquistar uma avaliação no Reclame AQUI?

Sob o mesmo ponto de vista, a mudança também é positiva para os consumidores que pesquisam na plataforma. Com o novo prazo de avaliação, o Reclame AQUI passa a trazer dados mais atualizados para a reputação das empresas, tornando a jornada de compra muito mais segura e transparente.

O antigo processo de avaliação
Não havia prazo máximo para a avaliação do consumidor, mas a nota atribuída ao atendimento era contabilizada de acordo com a sua data de publicação. Ou seja, reclamações avaliadas após 3 anos publicadas não entravam para nenhuma aba de reputação do Reclame AQUI.

O que muda para o consumidor?

Desde o dia 01/06/2023, o consumidor consegue acompanhar o prazo de avaliação na página da reclamação. Veja o exemplo abaixo:

Imagem de apoio sobre novo prazo para avaliar uma reclamação
Comunicação para o consumidor avaliar uma reclamação

É importante lembrar que este prazo só passa a valer a partir do momento que a empresa respondeu a reclamação.

Enquanto a reclamação está no prazo, você pode interagir com a empresa por meio das réplicas, até chegar na solução do problema. 

Depois que o prazo da reclamação encerra sem a avaliação, ela automaticamente muda de status para “Encerrada sem avaliação”, impossibilitando novas interações.

Imagem de apoio de uma reclamação encerrada sem avaliação
Reclamação com o status “Encerrada sem Avaliação”

O que muda para a empresa?

Agora é possível conferir a data limite que o consumidor tem para avaliar o atendimento prestado pela empresa ao entrar na reclamação. A informação é apresentada igual ao print abaixo.

Imagem de apoio de comunicação para as empresas
Comunicação para as empresas

O caminho para acessar essa informação é
Área da Empresa > Reclamações > Todas > Encontre a reclamação desejada e clique em “Responder”, no lado direito

De maneira idêntica, as reclamações postadas antes do dia 01/06/2023 também terão um prazo máximo para receber avaliações. Veja o cronograma abaixo.

Imagem de apoio com o calendário para avaliar uma reclamação
Calendário para avaliar uma reclamação

O que você achou do novo prazo para avaliar uma reclamação?

Afinal, você sabe: “O negócio tem que ser bom para os 3: consumidor, empresa e Reclame AQUI”. Por isso, vamos trabalhar em conjunto para fortalecer ainda mais a relação entre empresas e consumidores.

Por fim, não esqueça: Legado Maurício Vargas: Os 10 mandamentos do Reclame AQUI

67 comentários »

  1. Essa mudança é ótima. Toda reclamação tem que ter uma avaliação, seja positiva ou negativa, não faz sentido não avaliar.

  2. Os usuários do ReclameAqui precisam compreender que o site não é apenas para ajuda-lo a resolver seu problema, mas também, para ajudar outros consumidores a ter informações importantes sobre a empresa.

    • Tudo que vem para o bem do consumidor é louvável. Essas empresas precisam levar mais a sério seus clientes. Respostas vazias, sem solução não adianta para quem busca uma solução!

  3. Super positivo!
    Informações mais atuais para os consumidores e indicadores mais confiáveis para as empresas.
    Importante que façamos nossa parte dando para empresa o feedback que ela precisa para trabalhar melhorias, que é o que queremos.

    • Esta mudança traz mais segurança para o consumidor e faz com que as empresas prestam melhores serviços aos seus clientes

  4. Ótimo! Quando mais informações atualizadas num curto período de tempo melhor será para nós consumidores.

  5. O que muitas empresas fazem é responder dizendo que tomarão providências, porém, as providências não vêm. A resolução foi apenas prometida, mas não cumprida. Com a mudança introduzida pelo Reclame AQUI, reclamações com essas respostas das empresas provavelmente terão de ser avaliadas como “Não resolvidas”.

  6. Acho de fato que após 6 meses, mta coisa pode mudar, é justo.
    A maioria, ou seja, quase todas as minhas reclamações se referem a Águas de Niterói. Sou moradora deste local, Pé Pequeno, há mais de 30 anos e infelizmente não vejo nenhuma ação por parte dessa Empresa que nos traga alguma melhoria…ELES sabem que ali naquele trecho, onde fica a escadaria, necessita de uma obra gde, mas estão sempre tapando o SOL com a PENEIRA…continuo reivindicando, pq é MEU DIREITO, mas não tenho ESPERANÇA nenhuma de resolução do problema. O discurso DELES é bom, mas infelizmente não passam pra AÇÃO, NUNCA!…Fui bloqueada no face pela AGUAS DO BRASIL pq A EMPRESA está recebendo PRÊMIOS, eu discordo e apresento os motivos pelos quais não MERECEM…Não aceitam, ao invés de trabalharem para reparar o que está ruim…querem esconder…e aí restringem o acesso as respostas das publicações…Se eu sou boa profissional, vou deixar o canal aberto…concordam?

  7. Muito interessante esse novo prazo, porque infelizmente tem empresas que respondem a primeira vez dando a impressão de um “retorno a reclamação” e que o problema será solucionado, o que na verdade não acontece.
    Espero que com este novo prazo, tais empresas possam se sentir mais comprometidas no relacionamento com seus clientes.

  8. Acredito que o que interessa mais não é só a avaliação da reclamação e sim a diminuição do prazo para que a empresa questionada efetue a resolução do problema.

  9. Agradeço a oportunidade de poder expor 1 problema que, tendo consultado as demais reclamações, não é único.
    Só espero que o desgaste físico deste dia não venha, de forma alguma, se repetir, na medida do possível.

  10. O comentário que devia expor era com relação ao novo prazo para resposta das Empresas envolvidas, peço desculpas por não ter compreendido e coloco agora o comentário verdadeiro: Òtimo, colocando prazo, a atenção será mais “rápida”. Parabéns por essa iniciativa.

  11. O meu problema referente ao resgaste 280,00, foi solucionado, tudo certinho. gostei do atendimento do C6 foram atenciosos e prestativos.. continuarei sendo cliente desse banco..
    Agradeço tbm reclame aqui.. vocês estão de parabéns.. Grata.

  12. Obrigada por dar atenção aos nossos problemas não resolvidos.
    Sejam sempre a nossa voz.

  13. Quero agradecer o site, muito satisfeita pois através daqui que eles me deram uma devolutiva e graças a Deus foi resolvido eles visualizaram o pagamento depois dando a baixa e as parcelas ficando em dia.

  14. O Reclame aqui Funciona Perfeitamente e Rapido
    ..Agradeço dimais a os redatores do reclame aqui
    Super recomendo este canal
    e um meio estreito de conversar para com quem se esquiva das obrigações. e elogiar aquem tem direito.
    Muito Obrigado Gomes Corretor

  15. Boa noite!

    Reclame Aqui e um otimo aliado.
    Quanto as avaliacoes, devem ser feitas sim, para o bem das Empresas e Consumidores. É valido!Parabens, RA!

  16. Sempre busco informações no Reclame Aqui. Considero inteiramente idôneo, confiável e transparente. Parabéns equipe!!

  17. Bom incrível, essa iniciativa, além de deixarem todos em dia com este canal de comunicação tanto consumidor, empresa e até especuladores em busca de relatórios sobre empresa.

    é a forma mais louvável de ter proximidade e saber que seremos respondidos da forma que merecemos. Reclame aqui parabéns pela iniciativa.

  18. Parabéns só assim para termos retorno mais rápidos. Sou suspeita em falar de vocês, pois pra mim vocês são os únicos que posso contar com tantos erros de empresas que quando reclamo,vocês vão mesmo atrás. E agora com essa nova mudança, tdo vai ficar muitoooo melhor. Parabéns!!!! ❤️

  19. Acho importante pois assim as empresas ficam ciente do que está acontecendo pois muitas vezes não tem como saber pois tecnologia é falha e as pessoas também, assim sabem que antes de se ligarem a elas vão vir aqui dar uma olhada na conduta da mesma.

  20. Que bom , muitos problemas com empresas, quem sabe procuram melhorar suas condutas e resolverem problemas com os clientes.

  21. Muito bom ter um site como esse para reportar as empresas que não cumprem seus combinados e agem de má fé, parabéns reclame aqui vcs são perfeitos no que fazem!

  22. O Reclame aqui é excelente! As empresas dão muita atenção para o que é falado aqui. Já consegui solucionar inumeros problemas por esse canal. Obg RA.

  23. Obrigado o Mercado Livre entendeu que houve um erro por parte da empresa e resolveu o problema após reclamação no reclame aqui.

  24. Excelente plataforma, poupa muito tempo e desgaste e depois que as empresas solucionam a questão, via de regra, o consumidor retoma a confiança perdida.

  25. Quanto ao Reclame Aqui.
    Gostei muito da rapidez, agilidade .
    Realmente, um site muito importante para o consumidor!

  26. Parabéns ao Reclame Aqui. Os novos prazos deverão ajudar no prosseguimento dos casos para uma justa resolução.

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