Com a perda irreparável de seu fundador, a família Reclame AQUI se despede de Maurício Vargas, que numa sexta-feira (02/04), aos 58 anos, pereceu na luta contra o covid-19.

Maurício deixa mais que uma empresa, mas sim uma família admirada por seu legado, que será eternizado em nossas mentes, corações e principalmente, atitudes.

Para que que a sua preocupação com o consumidor se perpetue em muitos outros gestores, equipes e empresas, unimos os 10 mandamentos do Reclame AQUI. Criados durante o crescimento da instituição, e estampados na parede de nossa sede, estas 10 importantes regras são a base da nossa cultura organizacional, e são inspiração para a evolução do atendimento ao cliente, e para a transformação do mundo num lugar melhor.

1. As empresas são feitas por pessoas

O primeiro mandamento do Reclame AQUI, mencionado por Maurício em todas suas palestras e cursos é bem claro: as pessoas são o bem mais importante da sua empresa, e sem elas, sua empresa não seria nada.

As estratégias do seu negócio são como os tijolos que constroem um prédio, e as pessoas são a argamassa que o manterá em pé. Portanto, saiba valorizar seus funcionários e sua equipe e mantê-los sempre por perto. Seu time é sua família!

2. O negócio tem que ser bom para os 3: consumidor, empresa e Reclame AQUI

Não adianta ser bom apenas para um dos lados, e experiência do cliente é uma via de mão dupla, e quando se trata de Reclame AQUI, uma via de mão tripla. Os três devem ficar satisfeitos no final!

O seu consumidor deseja que cada experiência com a sua empresa seja sempre ótima! E nós, desejamos que cada vez mais o atendimento ao cliente seja valorizado, proporcionando ainda mais confiança e credibilidade para aqueles que o valorizam de forma genuína.

Focar estratégias para construir uma cultura organizacional cada vez mais satisfatória para todos, é um dos primeiros passos para a construção de um ambiente saudável para qualquer colaborador.

3. Conhecemos o caráter de uma pessoa pela sua gratidão

A gratidão é um dos mais fortes princípios do Reclame AQUI, e com certeza, uma das qualidades essenciais de nosso Fundador. Saiba ser grato, seja com a sua equipe ou com qualquer outro funcionário da sua empresa.

Assim como Maurício, saiba agradecer, e reconhecer atos de gentileza, habilidades e a proatividade daqueles que estão ao seu redor. A gratidão move o mundo e deve mover a cultura de toda empresa que preza por evolução!

4. Pau que bate em Chico, também bate em Francisco

Ninguém é melhor do que ninguém, ninguém está acima de ninguém.

A humildade de Maurício em reger o Reclame AQUI, permitiu que todos os colaboradores da nossa e de outras empresas, tratassem todos como iguais, merecendo sempre o mesmo tratamento. Afinal, o que valer para um, também deve valer para todos!

5. Toda empresa tem um problema, boa é aquela que consegue resolver

Todo mundo passa por problemas, não se perca durante o caminho, e com seus empecilhos! Se a sua equipe estiver enfrentando alguma situação complicada, encare esse momento como a hora de provar seu valor. É resolvendo aquele B.O. que parecia impossível da melhor forma possível que seu time vai mostrar ao que veio!

Inclusive, Maurício lutou, e nós continuaremos lutando por ele, para construir uma instituição que reconhece seus erros e faz de tudo para melhorar cada vez mais. Que a sua indignação com as adversidades do atendimento brasileiro e do mundo, se perpetue e inspire muitas gerações.

6. O que fazer? Inverter

A solução mais óbvia pode não ser a melhor, pense sempre fora da caixinha. Quando surgir aquele problemão, como no 5º mandamento, não se prenda a apenas uma saída.

Arrisque-se! Dê uma cambalhota no problema e inverta tudo! Incentive sua equipe a criar soluções alternativas, nem tudo precisa ser oito ou oitenta.

7. Fazer o bem é bom e faz bem

Faça o bem! Faça o bem para a sua equipe, para a sua empresa e para o seu cliente! Só assim você colherá bons frutos do seu trabalho!

8. Cultive os amigos e fique de olho nos inimigos infiltrados

Esta frase é exclusiva de Maurício Vargas, sempre falada em seus discursos e fruto de sua personalidade caricata.

Mantenha os olhos abertos! Você já sabe que o seu time é a sua família e que é neles em quem você irá depositar sua confiança. É exatamente por isso que você deve ficar atento àqueles que se aproximam com outras intenções. Lembre-se de manter os amigos por perto e de valorizar quem sempre batalhou ao seu lado!

9. Sempre viaje para o futuro para enfrentar o presente

Está com um problema hoje? Imagine como você quer que as coisas estejam amanhã!

Você já sabe que o consumidor muda rápido e o mundo também, então não fique para trás: pense com a cabeça do futuro e esteja sempre um passo à frente!

Assim como nosso fundador, que mesmo após ter construído uma forte empresa, não se aquietou e nunca parou de estudar e adquirir conhecimento, sempre com o intuito de desenvolver cada vez mais seu eu pessoal, e suas grandes criações.

10. O cliente (consumidor e empresa) tem que dizer: “Eles são f***s”

É isso mesmo! Tem sensação melhor do que olhar para seu time e ter a certeza de que vocês formam uma equipe sensacional? E quando o cliente manda aquele recado agradecendo pela ajuda na hora de resolver o problema dele? O último mandamento do Reclame AQUI é para não esquecer jamais: seja o herói sem capa que o seu cliente precisa!

E mais uma vez, que o legado de nosso fundador, Maurício Vargas, um homem revolucionário que acreditou no potencial de uma grande ideia, e também no potencial de muitas pessoas, possa inspirar você, assim como nos inspirará eternamente.

1 comentário »

  1. Maurício Vargas será sempre lembrado, seu legado eternizado, obrigado Família RECLAME AQUI por compartilhar os 10 mandamentos. Não sou da RECLAME AQUI diretamente, mas indiretamente farei o possível e impossível para seguir firme no Legado do nosso Mestre. Vamos juntos para um mundo melhor.

Deixe uma resposta