blog reclame aqui

Legado Maurício Vargas: Os 10 mandamentos do Reclame AQUI

Com a perda irreparável de seu fundador, a família Reclame AQUI se despede de Maurício Vargas, que numa sexta-feira (02/04/21), aos 58 anos, pereceu na luta contra o covid-19.

Maurício deixa mais que uma empresa, mas sim uma família admirada por seu legado, que será eternizado em nossas mentes, corações e principalmente, atitudes.

Para que que a sua preocupação com o consumidor se perpetue em muitos outros gestores, equipes e empresas, unimos os 10 mandamentos do Reclame AQUI. Criados durante o crescimento da instituição, e estampados na parede de nossa sede, estas 10 importantes regras são a base da nossa cultura organizacional, e são inspiração para a evolução do atendimento ao cliente, e para a transformação do mundo num lugar melhor.

1. As empresas são feitas por pessoas

O primeiro mandamento do Reclame AQUI, mencionado por Maurício em todas suas palestras e cursos é bem claro: as pessoas são o bem mais importante da sua empresa, e sem elas, sua empresa não seria nada.

As estratégias do seu negócio são como os tijolos que constroem um prédio, e as pessoas são a argamassa que o manterá em pé. Portanto, saiba valorizar seus funcionários e sua equipe e mantê-los sempre por perto. Seu time é sua família!

2. O negócio tem que ser bom para os 3: consumidor, empresa e Reclame AQUI

Não adianta ser bom apenas para um dos lados, e experiência do cliente é uma via de mão dupla, e quando se trata de Reclame AQUI, uma via de mão tripla. Os três devem ficar satisfeitos no final!

O seu consumidor deseja que cada experiência com a sua empresa seja sempre ótima! E nós, desejamos que cada vez mais o atendimento ao cliente seja valorizado, proporcionando ainda mais confiança e credibilidade para aqueles que o valorizam de forma genuína.

Focar estratégias para construir uma cultura organizacional cada vez mais satisfatória para todos, é um dos primeiros passos para a construção de um ambiente saudável para qualquer colaborador.

3. Conhecemos o caráter de uma pessoa pela sua gratidão

A gratidão é um dos mais fortes princípios do Reclame AQUI, e com certeza, uma das qualidades essenciais de nosso Fundador. Saiba ser grato, seja com a sua equipe ou com qualquer outro funcionário da sua empresa.

Assim como Maurício, saiba agradecer, e reconhecer atos de gentileza, habilidades e a proatividade daqueles que estão ao seu redor. A gratidão move o mundo e deve mover a cultura de toda empresa que preza por evolução!

4. Pau que bate em Chico, também bate em Francisco

Ninguém é melhor do que ninguém, ninguém está acima de ninguém.

A humildade de Maurício em reger o Reclame AQUI, permitiu que todos os colaboradores da nossa e de outras empresas, tratassem todos como iguais, merecendo sempre o mesmo tratamento. Afinal, o que valer para um, também deve valer para todos!

5. Toda empresa tem um problema, boa é aquela que consegue resolver

Todo mundo passa por problemas, não se perca durante o caminho, e com seus empecilhos! Se a sua equipe estiver enfrentando alguma situação complicada, encare esse momento como a hora de provar seu valor. É resolvendo aquele B.O. que parecia impossível da melhor forma possível que seu time vai mostrar ao que veio!

Inclusive, Maurício lutou, e nós continuaremos lutando por ele, para construir uma instituição que reconhece seus erros e faz de tudo para melhorar cada vez mais. Que a sua indignação com as adversidades do atendimento brasileiro e do mundo, se perpetue e inspire muitas gerações.

6. O que fazer? Inverter

A solução mais óbvia pode não ser a melhor, pense sempre fora da caixinha. Quando surgir aquele problemão, como no 5º mandamento, não se prenda a apenas uma saída.

Arrisque-se! Dê uma cambalhota no problema e inverta tudo! Incentive sua equipe a criar soluções alternativas, nem tudo precisa ser oito ou oitenta.

7. Fazer o bem é bom e faz bem

Faça o bem! Faça o bem para a sua equipe, para a sua empresa e para o seu cliente! Só assim você colherá bons frutos do seu trabalho!

8. Cultive os amigos e fique de olho nos inimigos infiltrados

Esta frase é exclusiva de Maurício Vargas, sempre falada em seus discursos e fruto de sua personalidade caricata.

Mantenha os olhos abertos! Você já sabe que o seu time é a sua família e que é neles em quem você irá depositar sua confiança. É exatamente por isso que você deve ficar atento àqueles que se aproximam com outras intenções. Lembre-se de manter os amigos por perto e de valorizar quem sempre batalhou ao seu lado!

9. Sempre viaje para o futuro para enfrentar o presente

Está com um problema hoje? Imagine como você quer que as coisas estejam amanhã!

Você já sabe que o consumidor muda rápido e o mundo também, então não fique para trás: pense com a cabeça do futuro e esteja sempre um passo à frente!

Assim como nosso fundador, que mesmo após ter construído uma forte empresa, não se aquietou e nunca parou de estudar e adquirir conhecimento, sempre com o intuito de desenvolver cada vez mais seu eu pessoal, e suas grandes criações.

10. O cliente (consumidor e empresa) tem que dizer: “Eles são f***s”

É isso mesmo! Tem sensação melhor do que olhar para seu time e ter a certeza de que vocês formam uma equipe sensacional? E quando o cliente manda aquele recado agradecendo pela ajuda na hora de resolver o problema dele? O último mandamento do Reclame AQUI é para não esquecer jamais: seja o herói sem capa que o seu cliente precisa!

E mais uma vez, que o legado de nosso fundador, Maurício Vargas, um homem revolucionário que acreditou no potencial de uma grande ideia, e também no potencial de muitas pessoas, possa inspirar você, assim como nos inspirará eternamente.

7 comentários »

  1. Maurício Vargas será sempre lembrado, seu legado eternizado, obrigado Família RECLAME AQUI por compartilhar os 10 mandamentos. Não sou da RECLAME AQUI diretamente, mas indiretamente farei o possível e impossível para seguir firme no Legado do nosso Mestre. Vamos juntos para um mundo melhor.

  2. Cada gesto de carinho com o Maurício, perpetua para a eternidade sua lembrança e seu legado nessa terra. Uma pessoa que não pude ter o prazer de conhecer pessoalmente, mas que no pouco que vi sobre seus ensinamentos ja me edificaram muito, principalmente como indivíduo. Levarei comigo seus mandamentos s2

  3. Vái ser muito bom! Tem que continuar o trabalho dele que fez com muita dedicação para a população ajudando muitas pessoas. Obrigada ☺️ ☺️

  4. Solução é sempre melhor que punição!!
    Amei a ideia de ter prazo para a avaliação.
    Parabéns à equipe do Reclame Aqui.

  5. Tenhamos certeza de que o fundador da Reclame aqui está sempre presente, sua memória é a chave para a solução de vários problemas que possam afetar a relação consumidor e fornecedores. Muito grato pela resolução de minhas questões no que concerne a relação compras x vendas, e pelo ensinamento de como se deve relacionar as pessoas.
    JOHEPA.

  6. Recebi uma comunicação da empresa dizendo que meu pedido já está a caminho. Assim. creio que a reclamação efetuada através do RECLAME AQUI surtiu o efeito esperado. Muito embora eu ainda não tenha recebido o produto comprado, registro aqui o meu muito obrigado.

Deixe uma resposta

%d