blog reclame aqui

RA Forms: agilize o seu atendimento com um formulário de reclamação personalizado

Para que uma história de consumo seja postada no Reclame AQUI, o usuário precisa preencher um formulário padrão, informando o título e o conteúdo da reclamação. A empresa reclamada também terá acesso a alguns dados pessoais do consumidor, mas que nem sempre são suficientes para a resolução do problema.

Leia mais: Como funciona o fluxo de reclamação do consumidor no Reclame AQUI?

Não ter todas as informações necessárias logo de cara para entender e resolver um problema traz impactos diretos no trabalho do time de atendimento, no tempo de espera desse consumidor e, consequentemente, na reputação da empresa.

E como o Reclame AQUI pode ser um aliado nessas horas?

Foi pensando nisso que o Reclame AQUI desenvolveu o RA Forms, um produto focado na personalização do formulário de reclamação que o cliente precisa escrever antes de publicar a sua história de consumo, disponível para empresas que possuem a RA Brand Page.

Com o RA Forms, as empresas podem incluir até 3 perguntas específicas que façam sentido para a sua marca e, por meio delas, conseguem coletar dados cruciais para o início do atendimento, garantindo que a tratativa aconteça sem delongas ou sem gerar muitos esforços.

Ou seja, quem procura por essa vantagem, encontra uma jornada de resolução mais ágil e assertiva, resultando no fortalecimento da marca e em avaliações positivas no Reclame AQUI.

Formulário de reclamação personalizado com RA Forms
Formulário de reclamação personalizado com RA Forms

Primeiramente, é necessário explicar que o RA Forms é uma funcionalidade disponível para as empresas que já são clientes RA Brand Page, uma das soluções de personalização mais conhecida por AQUI.

Leia mais: Páginas personalizadas no Reclame AQUI: Por que nem todas as empresas têm?

Nesse sentido, a página do Reclame AQUI pode fazer ainda mais diferença na hora de entender as dores do cliente, com a coleta de informações por meio de campos personalizáveis de descrição, listagem, check list e até condicionais.

A gente sabe que cada segmento de empresa precisa de informações específicas para atender as necessidades do negócio. Por isso, as empresas que ativarem o RA Forms em suas páginas são livres para solicitar os dados que julgam ser importantes para iniciar o atendimento, além de entender o comportamento do seu consumidor e medir a insatisfação ou tempo de espera do cliente.

Por meio dessa funcionalidade, passa a ser possível descobrir sobre qual produto ou serviço o consumidor está se referindo, pedir para que o reclamante compartilhe alguma outra informação pessoal e muito mais.

Possibilidades de personalização com o RA Forms
Possibilidades de personalização com o RA Forms

Entenda a diferença entre uma empresa com e sem RA Forms

No exemplo abaixo, é possível identificar uma empresa com e outra sem RA Forms da RA Brand Page:

Diferença nos formulários de reclamação com e sem RA Forms
Diferença nos formulários de reclamação com e sem RA Forms

Nos casos de instituição de ensino, como o mostrado acima, a empresa pode solicitar o registro do aluno, matrícula ou CPF do mesmo. Sendo assim, ao receber a manifestação da pessoa matriculada ou responsável, já é possível procurar pelo cadastro no sistema e dar início à tratativa com mais facilidade, pulando a etapa de ligações ou contato privado.

A oportunidade de personalizar o formulário de reclamação por AQUI se estende a todos os segmentos. Com as perguntas corretas, é possível:

  • Identificar produtos, pedidos e até mesmo lojas físicas no caso dos comércios;
  • Descobrir marca, modelo do automóvel ou celular, placa do veículo ou IMEI do aparelho em relação ao mercado de seguros;
  • Agência e conta para bancos e outras instituições financeiras;
  • Muito mais!

Como resultado, as empresas que usufruírem do RA Forms da RA Brand Page otimizam seu atendimento e podem esquecer das reclamações incompletas. Personalizar o formulário de reclamação é uma solução perfeita para facilitar a experiência do seu cliente e do seu time dentro do Reclame AQUI.

Lembrando que o RA Forms está dentro da RA Brand Page, em que é possível personalizar não só o formulário de reclamação, mas também toda a página da empresa e a experiência do cliente, futuros consumidores e público-alvo do negócio.

Confira: Qual é a melhor solução do Reclame AQUI para a sua empresa?

Por fim, esta é mais uma forma de diminuir o caminho que um cliente percorre até encontrar a solução para o seu problema, com benefícios palpáveis para o time de atendimento.

Caso a sua empresa queira aumentar as chances de satisfazer o reclamante e ainda ganhar melhores avaliações por AQUI, então é só clicar no botão abaixo que o nosso time de especialistas vai entrar em contato com você o mais rápido possível.

Deixe uma resposta

%d