Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui
Produtos RA

5 maneiras de atender seus consumidores no Reclame AQUI

Confira na matéria a seguir, 5 maneiras de aprimorar e oferecer um atendimento de qualidade para os seus clientes no Reclame AQUI!

Confira na matéria a seguir, 5 maneiras de aprimorar e oferecer um atendimento no Reclame AQUI de qualidade para os seus clientes!

Curiosidade, você sabia que ao contrário do que muitos pensam, o Reclame AQUI deixou de ser uma  plataforma somente de reclamações e passou a ser a maior plataforma de reputação, confiança e pesquisa de compra da América Latina?

Acontece que mensalmente um fluxo de mais de 100 milhões de pessoas, visualizam a plataforma em busca de garantir que estão fazendo um bom negócio na hora de pensar em adquirir o seu produto e/ou serviço. Um tanto quanto intrigante, não é mesmo? 

Entretanto, o Reclame AQUI fez uma pesquisa e nela foi possível contestar que de 100% dos usuários que acessam o Reclame AQUI, 55% estão dando aquela olhadinha básica na reputação das empresas, pois estes já contam com o desejo ou a necessidade de adquirir o seu produto/serviço. Destes 55%, 20% tem interesse em fechar negócio no mesmo mês. 

Apenas 45% chegam até o Reclame AQUI em busca de solucionar algum problema, entretanto, somente 3% realmente efetuam uma reclamação. 

Estamos falando do Reclame Aqui, o 5° site mais acessado do Brasil, o qual possui uma média 1,5 bilhões de visualizações por ano,  contando com mais de 30 milhões de consumidores e 500 mil empresas cadastradas. 

E porque os consumidores acessam tanto o Reclame AQUI? 

O Reclame AQUI é uma verdadeira vitrine de transparência e tudo que o consumidor dos dias atuais procura. Não é de hoje que o marketing boca a boca funciona como ninguém, mas a maior diferença dos dias atuais e o porque os consumidores acessam tanto a plataforma do Reclame AQUI é na verdade uma questão muito simples,  o consumidor de hoje não confia na palavra de uma única pessoa, ele busca realmente ver a opinião da maioria e neste caso a unanimidade vence.

Tudo que este consumidor do século XXI procura está bem aqui, na sua página dentro do Reclame AQUI, e você sabe o que é? A sua Reputação.

Estamos falando de uma média de mais de 45 mil reclamações por dia, e o Reclame AQUI sabe o quanto esse fluxo pode ser desgastante e complexo de organizar e mensurar, e principalmente para as grandes empresas. 

Pensando nisso, o Reclame AQUI construiu ferramentas para facilitar essa demanda, e mais do que isso, pensou em estratégias de como converter esses consumidores em oportunidades de fidelização para a sua marca.

Vamos relembrar aqui, uma das entrevistas da série “Papo com Mau” (Série disponível na nossa página no youtube) que tem como protagonista o nosso queridíssimo fundador Maurício Vargas, onde ele responde com maestria sobre uma pergunta que ele mesmo costumava fazer “O que o Reclame AQUI vende”: 

Papo com Mau – Como o Reclame AQUI ganha dinheiro – https://youtu.be/6geWspc1Q74

E já que estamos falamos sobre o que o Reclame AQUI Vende, acompanhe a seguir 5 maneiras de atender seus consumidores no Reclame AQUI:

Conheça o RA HugMe: O CRM que organiza todo o seu fluxo de atendimento no Reclame AQUI em um só lugar.

Criado estrategicamente para auxiliar na gestão das reclamações da sua página no Reclame AQUI, o software HugMe tem o foco na melhoria da experiência do seu atendimento direto com o consumidor. Com ele você atende seus clientes de forma mais fácil e rápida.  Uma das grandes vantagens do software, é que você poderá fazer a gestão de outros canais de atendimento  além da sua página no Reclame AQUI, como: Instagram, e-mail, Fale Conosco, Google Alerts, Youtube, Facebook e o Twitter da sua marca. Você também poderá acompanhar a performance da sua equipe de atendimento e ficar por dentro de todas as novidades, monitorando tudo que estão falando sobre a sua marca, produto ou serviço.

Atendimento com RA HugMe no Reclame AQUI
Imagem ilustrativa do software de atendimento RA HugMe

Conheça algumas funcionalidades do HugMe:

  • Mesclagem de tickets
  • Relatórios de performance
  • Sistema de busca intuitivo
  • Integração ao Reclame AQUI
  • Interação nas redes sociais
  • Árvore de tags
  • Análise de redes sociais
  • Classificação de sentimentos
  • Transforme tudo em tickets
  • Gestão de moderação de conteúdo 
  • Notificação de tickets
  • Alertas de atualização
  • Detecção de usuários
  • Mesclagem de perfis
  • Histórico de modificações
  • Atribuição de tarefas
  • Listas inteligentes
  • Mensagens internas
  • Automatizações
  • Performance da sua marca

Chega de CTRL C + CTRL V: Conheça a RA API do Reclame AQUI

A RA API  é perfeita  para você que já possui um CRM integrado ao seus processos de atendimento e que costuma copiar e colar bases inteiras de informações para dentro do sistema. Com ela você fica por dentro de tudo, analisa e responde todas as reclamações da sua página dentro do Reclame AQUI com seu próprio software. Além de diminuir o tempo de processo da captação dessas informações, com a API do Reclame AQUI, você pode extrair dados de extrema relevância para a sua marca, sem deixar escapar nada, podendo gerar dados para relatórios e dashboards. 

A RA API com certeza irá impactar todos os setores da sua empresa: 

RA API do Reclame AQUI com benefícios para todas as áreas.
Imagem ilustrativa do RA API softwere do Reclame AQUI

Troque dados sensíveis e anexos com seus clientes de forma segura, conheça o RA Contato Privado a ferramenta de Atendimento no Reclame AQUI:

O RA Contato Privado foi criado para facilitar a resolução de problemas de forma privada. Essa ferramenta torna possível esse processo, devido estar disponível como escolha para o consumidor em pontos estratégicos dentro da sua página no Reclame AQUI, desta forma o reclamante pode optar entre fazer uma reclamação pública ou privada.

Além de tornar a situação mais rápida e prática tanto para a marca quanto para o consumidor, quando o reclamante escolhe fazer sua reclamação por contato privado, este ticket segue o fluxo como em qualquer outro, porém, não faz parte do cálculo de reputação.

Essa é uma ótima opção para empresas que desejam compartilhar dados sensíveis e anexos com o consumidor, como é o caso de instituições financeiras, tornando o atendimento mais prático e personalizado. 

Acompanhe no vídeo a seguir, do nosso querido Maurício Vargas, falando sobre a API do Reclame AQUI:

Papo com o Mau – API Reclame AQUI disponível para o mundo

Quer conhecer mais sobre essa ferramenta do Reclame AQUI? Acesse:

Quer atender seu Consumidor em Tempo Real? Conheça o RA Chat:

O RA Chat tem o objetivo de gerar um melhor relacionamento com o seu consumidor, trazendo mais praticidade e elevando o profissionalismo perante as solicitações. Os chats online estão presentes em todas as plataformas de mídias e atendimentos digitais, o que em si já é um ótimo cartão de visitas quando falamos de primeira impressão. 

Quando um consumidor entra na sua página e percebe que pode se comunicar com você em tempo real, este começa a ter mais confiabilidade e credibilidade com a sua marca, o que leva a gerar oportunidades de retenção e fidelização. 

Assim como no RA Contato privado, quando o consumidor escolhe fazer uma reclamação através do RA Chat, esta reclamação e/ou avaliação,segue o fluxo como em qualquer outro, porém, não faz parte do cálculo de reputação.

Atendimento com o RA Chat no Reclame AQUI
Imagem ilustrativa ferramenta de atendimento RA Chat no Reclame AQUI

Com o RA Chat você também pode:

  • Integrar o seu chat da empresa no Reclame AQUI
  • Fazer a integração com a maioria das plataformas
  • Esclarecer dúvidas em tempo real
  • Conter o número de reclamações públicas 
  • Desativar e ativar o botão quando necessário

Observação: Se sua empresa já possui o RA HugMe, você também  pode analisar a retenção destes consumidores. 

Leia também: RA Chat:  Fale com o consumidor no Reclame AQUI em tempo real!

Venha conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta disponibilizada especialmente para a sua empresa,

clique no botão abaixo:

Quer mostrar para o seu consumidor que se importa com o problema dele? Conheça o RA Fone:

Atendimento com o RA Fone no Reclame AQUI
Imagem ilustrativa do RA Fone

Essa opção parece um tanto quanto antiquada, não é mesmo? Mas pesquisas apontam que quando se trata de resolver problemas via SAC,  43% dos consumidores preferem ser atendidos pelo telefone. A ferramenta, por mais simples que seja, tem o poder de criar empatia e humanização com o cliente. 

Assim como o RA Contato Privado, o reclamante pode optar entre fazer uma reclamação pública ou receber uma ligação da empresa para solucionar o seu problema. Esta também é uma opção que não soma para a reputação da marca no RA. 

Através de pesquisas, também foi possível contestar que 30% dos consumidores esperam resolver seus problemas de forma humanizada e via telefone em menos de cinco minutos. Por essa razão, esta é uma ótima oportunidade para personalizar o seu atendimento, criar um relacionamento e fidelizar aquele cliente.

Conforme citamos, sabemos que nos dias atuais tudo que o consumidor procura é aproximação e humanização, e sem dúvida nenhuma esse é o maior benefício do RA Fone, Por conta disso, gostaríamos de apresentar a você outros benefício desta ferramenta:

  • Guie o consumidor para o seu canal oficial de atendimento;
  • Ganhe e ofereça mais oportunidades de contato;
  • Ofereça soluções mais práticas e contenha as reclamações;
  • Através da humanização, crie laços mais fortes e fidelize seus clientes sem esforço;
  • Ative e desative o Botão Call To Action conforme sua necessidade e de acordo com seu horário de atendimento;
  • Este Botão CTA estará disponível no fluxo de reclamação do consumidor e na página de reputação ao lado de “reclamar”.

Saiba mais sobre essa ferramenta do RA:

Deixe uma resposta