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Veja os erros e acertos nas estratégias de ações sazonais

Black Friday, Natal, Dia do Consumidor, Páscoa, Dia das Crianças e por aí vai. Independentemente do evento, as datas comemorativas  movimentam o mercado e trazem inúmeras oportunidades de marketing sazonal para estreitar o relacionamento com os clientes e conquistar novos consumidores.

Mas olha: o simples fato de aderir às campanhas do período não garante o sucesso em vendas, viu? Afinal de contas, mesmo com um mar de possibilidades, muitas empresas cometem erros cruciais no planejamento e execução da estratégia.

Para ajudar você nesse sentido, preparamos este artigo. A seguir, vamos mostrar quais são as principais falhas e acertos no marketing sazonal. Confira!

Antes de tudo, o que é marketing sazonal?
Entenda o que é marketing sazonal abaixo!

De maneira resumida, o marketing sazonal é focado em capitalizar as demandas sazonais e criar campanhas de marketing direcionadas e relevantes durante períodos especiais, como feriados, estações do ano, festividades culturais, eventos comerciais etc. Black Friday, Dia das Mães e Dia dos Namorados são alguns exemplos.

De toda forma, os objetivos das ações são os mesmos: impulsionar as vendas, atrair novos clientes, fortalecer o relacionamento com os consumidores e aumentar o reconhecimento de marca.

Veja também: Black Friday 2023 — dicas para criar uma campanha de sucesso!

Quais são os principais erros cometidos pelas empresas?

Qualquer data comemorativa pode ser usada para impulsionar as vendas — mesmo que ela não tenha relação direta com o seu nicho. Uma loja de cosméticos, por exemplo, pode aproveitar a Páscoa para promover produtos com alguma sinergia com a data, como hidratantes com cheiro de chocolate, maquiagens em tons de marrom, tinturas para cabelo e por aí vai.

A grande questão aqui é que, para conseguir vender no período, é necessário agir de forma estratégica. Ou seja, em vez de apenas abrir as portas da empresa, é legal planejar a data e usar diversos artifícios para chamar a atenção do consumidor.

Para você não cair em ciladas, vamos listar os principais erros nas estratégias de ações sazonais. Olha só!

Esquecer do planejamento

Deixar o planejamento para última hora é um erro bem comum. Só para esclarecer, o processo envolve definição de metas, objetivos, criação de campanhas, escolha de canais de promoção, tomadas de decisões importantes, alocação de recursos etc.

Quando a empresa não faz tudo isso com antecedência, ela pode ficar sem tempo para tomar todas as providências de forma ponderada e eficaz. Sem contar que a pressa pode levar a erros graves, como inconsistência nas mensagens das campanhas publicitárias e indisponibilidade de produtos. Aliás, essa inadequação pode confundir os consumidores e fazer a sua empresa perder a oportunidade de se destacar.

Sendo assim, as ações sazonais precisam ser pensadas semanas e até meses antes da data comemorativa. Além das campanhas de marketing, tem que preparar o estoque, treinar a equipe de atendimento, organizar o processo de logística, fazer reparos de infraestrutura física e tecnológica, entre outros. Esses cuidados são importantes para garantir boas experiências aos clientes e fidelizar.

Atirar para todo lado

Você é do time “quanto mais gente atrair melhor”? Se a resposta for sim, é bom que você saiba que apesar de o alcance ter um peso importante nas ações sazonais, esse não é o fator mais importante.

Pensa bem: se você direciona seus esforços para um público muito amplo, perde a oportunidade de se conectar com os consumidores mais alinhados aos propósitos do seu negócio, entende? Além disso, a falta de personalização afeta a eficácia das campanhas e pode até gerar um desperdício de recursos.

É por isso que ignorar as preferências e características do público-alvo é um erro grave. O ideal mesmo é direcionar as ações para os consumidores com maior potencial de conversão. Logo, é essencial estudar o comportamento do cliente, definir um público-alvo e segmentar as campanhas.

Veja também: Como garantir um bom atendimento de acordo com o Relatório ide Personalização e Engajamento 2023?

Criar ofertas genéricas

As ofertas genéricas são aquelas que não estão relacionadas diretamente ao período sazonal em questão. No Dia das Mães, por exemplo, não faz sentido criar promoções de acessórios masculinos, entende?

Lembre-se de que as ofertas genéricas podem parecer deslocadas e irrelevantes para os consumidores durante um período sazonal. Afinal de contas, os consumidores esperam que as empresas reconheçam a sazonalidade e ofereçam promoções relacionadas ao feriado, estação do ano ou evento específico.

Tem mais: não alinhar as ofertas com o período sazonal pode fazer com que a empresa perca a oportunidade de fortalecer sua identidade de marca. Nesse contexto, vale lembrar que marcas que se destacam com promoções sazonais bem projetadas podem criar uma imagem memorável e gerar conexões emocionais com os consumidores.

Exagerar nas promoções

Não há dúvidas que os consumidores aguardam ansiosos as datas sazonais para comprar o item de desejo com aquele desconto camarada. No entanto, promoções generosas demais podem prejudicar a margem de lucro e até gerar prejuízos para o negócio.

Além disso, muitas promoções e ações sazonais em um curto espaço de tempo não são tão benéficas assim. Os consumidores podem ficar confusos com tanta variedade e, no fim das contas, não comprar nada.

Outra questão importante é a desvalorização do produto ou serviço em questão. Isto é, os consumidores ficam com uma percepção de valor reduzida e esperam constantemente por promoções. Isso afeta a concepção de qualidade, sabe? Além do mais, ele pode ficar mal-acostumado e nunca mais comprar produtos com preços regulares.

Moral da história: o ideal é buscar um equilíbrio entre a geração de vendas e a manutenção da margem de lucro. Nesse sentido, ainda é importante escolher os itens que vão entrar em promoção de forma estratégica e fazer uma espécie de rodízio de ofertas.

Não aprender com erros passados

Entra ano e sai ano o sufoco é o mesmo: a empresa pede oportunidades de vendas por causa do estoque baixo, sofre com crises no atendimento, recebe uma enxurrada de queixas nas redes sociais e por aí vai. Essas falhas recorrentes só mostram que a marca nada aprendeu com os erros.

Então, se a campanha sazonal anterior não atingiu as metas ou teve problemas, você precisa aprender a lição e melhorar as estratégias futuras, sabe? Sendo assim, faça uma análise minuciosa e identifique todos os pontos críticos. 

Isso pode envolver ajustes na segmentação de público, na criação de conteúdo, no uso de canais de marketing, no design de ofertas e mais.

Quais são os maiores acertos nas ações sazonais?

Tão importante quanto saber o que não fazer, é aprender boas práticas para atingir melhores resultados. A seguir, vamos trazer algumas estratégias coringas para ter sucesso nas ações de marketing sazonal. Veja!

Focar na experiência do cliente 

Em primeiro lugar, a experiência do cliente — ou customer experience (CX) — nada mais é o conjunto de percepções que o consumidor acumula ao longo da jornada. Nesse contexto, entram todas as interações, desde o primeiro contato ao pós-venda.

De toda forma, garantir boas experiências é uma forma de manter uma imagem positiva na mente do consumidor e fidelizar. Confira alguns pontos-chave no aprimoramento da experiência do cliente em datas sazonais

  • acessibilidade;
  • suporte ágil e eficiente:
  • atendimento personalizado
  • processo de compra simplificado;
  • qualidade dos produtos e serviços;
  • atendimento pós-venda;
  • feedbacks e avaliações.

Vale a leitura: Quais métricas de Customer Experience medir durante a Black Friday?

Integrar os canais

Não há nada mais frustrante que entrar em contato com uma empresa pelo chat e obter informações diferentes daquelas disponibilizadas por e-mail, não é mesmo? Esse desalinhamento de mensagens prejudica a experiência do consumidor, afeta a reputação da marca e impacta nas vendas.

A integração de canais — ou estratégia omnichannel — entra nesse contexto para solucionar a questão. Na prática, é necessário combinar e coordenar diferentes canais de comunicação da empresa. O objetivo é proporcionar flexibilidade ao consumidor e garantir a coerência nas mensagens — independentemente do ponto de contato escolhido pelo cliente.

Aliás, essa integração é bem legal para enriquecer dados da empresa, viu? Afinal de contas, como os canais funcionam de forma unificada, fica mais fácil coletar, armazenar e analisar os dados de todos os pontos de contato. Isso permite que a empresa tenha uma visão completa do comportamento e das preferências do cliente.

Usar a criatividade

Você sabe muito bem que, em época de campanha, a concorrência costuma ser ainda mais acirrada, não é mesmo? Isto é, para aproveitar todo aquele frisson por descontos, várias empresas investem em marketing para disputar a atenção do consumidor.

Para se destacar, portanto, é importante usar a criatividade e apostar em uma abordagem inovadora. E isso vale para todos os canais: blog, vídeos, redes sociais, FAQs, anúncios etc.

Por exemplo: que tal criar uma campanha de marketing sazonal com base em storytelling? Ao contar histórias de forma cativante, é possível despertar emoções, criar conexões com o público e converter. Dependendo do seu perfil de público, dá para usar pitadas de humor para atrair a atenção do consumidor e até gerar um buzz positivo.

Caprichar nas ofertas

Lembra que falamos por aqui que exagerar nas promoções é um erro comum? Pois bem, aqui estamos propondo um equilíbrio para incentivar as compras durante as ações sazonais.

Mas olha: não estamos falando apenas de descontos, viu? O ideal mesmo é oferecer benefícios diversos para fortalecer relacionamentos de longo prazo.

Em vez de dar 50% de desconto em um item, por exemplo, vale oferecer frete grátis, promoção “pague um, leve dois”, brindes exclusivos, cupons para usufruir nas próximas compras, cashback extra e por aí vai. Também dá para oferecer descontos progressivos porque eles contribuem para o aumento do ticket médio.

Mensurar e analisar os resultados

Como saber se as suas ações foram bem-sucedidas sem medir e analisar os resultados? Impossível, não é mesmo? Sendo assim, para criar estratégias de marketing que convertem, é fundamental definir métricas e acompanhar os resultados.

Nesse contexto, vale ficar de olho em:

  • tráfego ou fluxo de clientes na loja física;
  • taxa de conversão;
  • taxa de abandono de carrinho;
  • ticket médio;
  • taxa de abertura de e-mail;
  • engajamento nas redes sociais;
  • ROI.

De toda forma, lembre-se de que a análise não deve ser uma atividade pontual. O ideal é acompanhar o desempenho das campanhas de forma contínua para identificar falhas em tempo real. 

Assim, é possível fazer ajustes e colocar a estratégia de volta aos trilhos. Além do mais, é fundamental usar todos os dados obtidos no período para aperfeiçoar as próximas ações sazonais, combinado?

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Leve as estratégias de marketing digital para dentro do Reclame AQUI

O Reclame AQUI você já conhece, não é mesmo? Só para esclarecer, somos o maior portal de confiança, reputação e pesquisa da América Latina. Mas muita gente não sabe que a plataforma é bem mais que um canal de reclamações.

Na verdade, o site é uma poderosa ferramenta de marketing. Afinal de contas, as estratégias por lá contribuem para transmitir confiança ao consumidor, fortalecer o branding e fidelizar.

Pensa bem: dar aquela passadinha básica na plataforma já virou hábito entre a maioria dos consumidores, não é mesmo? Em outras palavras, antes de tomar decisões de compra, os clientes visitam a plataforma para avaliar a reputação da empresa e a qualidade do atendimento.

Se o usuário não gostar do que ver por lá, ele vai procurar alternativas de consumo na concorrência, entende? É por isso que as estratégias de marketing sazonal precisam ser estendidas ao Reclame AQUI.

Veja algumas dicas para potencializar a sua estratégia na plataforma:

  • responda todas às reclamações;
  • esclareça as dúvidas do consumidor de forma empática;
  • tenha uma equipe de atendimento com foco em Customer Success;
  • acompanhe todas as réplicas;
  • solicite a avaliação do consumidor;
  • invista na RA Brand Page — solução para personalizar a página da empresa no Reclame AQUI;
  • faça anúncios com o RA Ads;

Recapitulando

Para fechar: as estratégias de marketing sazonal são fundamentais para aproveitar o alto movimento do mercado para vender e fidelizar. Mas olha: não pense que o resultado vai aparecer com um passe de mágica, viu? O ideal é preparar a sua empresa, e por aqui, demos várias dicas de erros que devem ser evitados e acertos para servir de inspiração. Basta aplicar as recomendações no dia a dia do seu negócio para ver os resultados na prática!

Gostou do nosso artigo e quer mais algumas dicas para organizar o marketing sazonal da sua empresa para as datas comemorativas? Então, veja também: Como se preparar para os picos de atendimento em datas sazonais.

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