Em época de campanha, como Black Friday e Natal, empresas investem pesado em anúncios na internet. Aliás, até podemos entender o motivo desse “boom” de publicidade. Afinal de contas, todas as marcas buscam o seu lugar ao sol para conseguir arrasar nas vendas em datas sazonais, não é mesmo?
É por isso que destacar a empresa no ambiente on-line é um grande desafio. Mas olha: nada de desanimar, viu? Apesar da alta concorrência, é possível conquistar a preferência do público com as estratégias certas. A seguir, vamos dar algumas dicas para ajudar você nesse sentido. Olha só!
Análise os dados das campanhas anteriores

Antes de mergulhar de cabeça em sua próxima campanha sazonal, é fundamental olhar para trás e analisar os dados das campanhas anteriores. Isso fornecerá insights valiosos sobre o que funcionou e o que não funcionou em termos de estratégia, mensagens e canais de marketing. Veja algumas perguntas internas que vale a pena fazer:
- Quais foram os canais de marketing mais eficazes?
- Quais produtos ou serviços tiveram melhor desempenho?
- Qual foi o ROI (Retorno sobre o Investimento) de cada campanha?
- Qual foi o feedback dos clientes?
Essa análise de dados é legal para você aprender tanto com os erros, quanto com os sucessos passados. Assim, dá para refinar as estratégias para futuras campanhas, sabe?
Aliás, você pode fazer comparações com outras datas sazonais. O Dia do Cliente, por exemplo, pode servir como ensaio para a Black Friday.
Saiba mais: Dia do Cliente 2023 — esquenta da Black Friday.
Estude o comportamento do seu consumidor
Outro ponto importante para criar anúncios eficazes em época de campanha é compreender muito bem o que o seu público-alvo quer e como ele se comporta. Afinal de contas, cada perfil de consumidor pode agir de forma diferente às mensagens e ofertas em datas sazonais.
Sendo assim, é fundamental fazer pesquisas para entender a fundo o comportamento do consumidor. Nesse contexto, é legal identificar os seguintes aspectos:
- fatores de decisão de compra durante as datas sazonais;
- a forma que os consumidores pesquisam produtos ou serviços;
- orçamento médio gasto pelos consumidores;
- tendências de compra do seu setor.
Ao conhecer profundamente o comportamento do consumidor, você poderá adaptar suas campanhas de marketing para atender às necessidades e desejos específicos do seu público.
Invista em anúncios criativos
Anúncios criativos têm o poder de se destacar em meio à saturação de mensagens publicitárias. Portanto, em especial durante datas sazonais, é importante criar peças publicitárias que chamem a atenção do seu público-alvo.
Nesse cenário, vale usar estratégias para criar conexões emocionais com o consumidor. O storytelling, por exemplo, é uma excelente técnica para gerar essa aproximação.
No mais, é legal usar imagens e vídeos de qualidade, investir em formatos interativos e até adicionar gatilhos mentais para incentivar as conversões.
Veja também: Marketing digital — 5 dicas para criar conteúdos que convertem.
Ofereça condições especiais
Em época de campanha — como a Black Friday — os consumidores não querem apenas comprar. Na verdade, o cliente deseja obter vantagens no negócio. Por exemplo:
- descontos exclusivos;
- parcelamento sem juros;
- desconto generoso para pagamento à vista;
- frete grátis;
- brindes;
- pontos extras no programa de fidelidade;
- cashback.
Logo, incluir benefícios e oferecer condições especiais são estratégias eficientes para atrair a atenção dos clientes.
Faça parcerias estratégicas
Que tal fazer collabs entre marcas para ampliar ainda mais o alcance das campanhas? Fazer parcerias com outras empresas que têm público semelhante ao seu é uma boa forma de expandir a audiência.
Aliás, ações do tipo podem envolver cocriação de produtos, promoções conjuntas, compartilhamento de conteúdo e por aí vai. De toda forma, vale lembrar que as collabs agregam valor à experiência do cliente.
Utilize técnicas de SEO
Pensa bem: quando o consumidor faz buscas no Google, o ideal é que a sua página apareça entre os primeiros resultados, concorda? Pois bem, as técnicas de SEO servem, justamente, para garantir que sua empresa seja encontrada no ambiente virtual.
Ainda assim, vale lembrar que as otimizações devem ser feitas ao longo de todo ano, e não apenas em época de campanha, porque os resultados levam tempo para aparecer. Então, para ganhar visibilidade e tráfego qualificado para o site, é importante investir em SEO de forma consistente.
Use as soluções do Reclame AQUI a favor do seu negócio

Ao ser impactado por um anúncio bom demais para ser verdade, a gente já fica com a pulga atrás da orelha, não é mesmo? Para evitar golpes e garantir compras seguras, portanto, o consumidor costuma investigar a reputação das empresas antes de tomar decisões.
É aí que entra o Reclame AQUI — o maior portal de confiança, reputação e pesquisas da América Latina. Logo, oferecer atendimento por lá é fundamental para transmitir credibilidade para o público, gerar reconhecimento de marca e aumentar as vendas.
Aliás, você pode colher todos os benefícios sem gastar nada na plataforma. No entanto, temos algumas soluções pagas que podem potencializar ainda mais as suas estratégias de marketing. Conheça algumas delas a seguir.
RA Brand Page
Solução do Reclame AQUI para personalizar a página da empresa na plataforma. Isto é, além de informações básicas de perfil — disponíveis na versão gratuita — é possível incluir dados extras para transmitir mais confiança. Por exemplo: selo RA Verificada, FAQ, Conteúdos, Vídeo, Imagem de Capa, Redes Sociais, entre outros.
Saiba mais: Por que a minha empresa precisa ter a RA Brand Page?
RA Ads
Ferramenta de anúncios para veicular campanhas dentro do Reclame AQUI. Dessa forma é possível impactar o consumidor no momento mais crucial da decisão de compra: durante as pesquisas de reputação na plataforma.
Saiba mais: Estratégias com RA Ads.
RA Cupons
Além de passar credibilidade por meio do atendimento no site, você também pode oferecer benefícios exclusivos ao consumidor por meio de cupons de desconto. A solução está disponível para consumidores que acessam a plataforma pelo navegador, na extensão do Reclame AQUI e no nosso aplicativo oficial.
Saiba mais: Agora o consumidor encontra cupons de descontos exclusivos no Reclame AQUI.
RA Trustvox
Ferramenta de reviews do Reclame AQUI que coleta, audita e publica reviews verdadeiros e verificados. Então, se o consumidor tiver dúvidas sobre a autenticidade da loja, ele pode conferir depoimentos de clientes reais a respeito dos serviços prestados pela marca e da qualidade dos produtos vendidos.
Saiba mais: Descubra todas as vantagens da RA Trustvox.
Conclusão
Destacar a sua empresa em época de campanha requer estratégia e criatividade. Nesse contexto, é necessário planejamento, execução consistente e aprendizado contínuo para aprimorar as campanhas sazonais ao longo do tempo. De toda forma, lembre-se de usar as soluções do Reclame AQUI para potencializar ainda mais os resultados, combinado?
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