Já pensou em unir forças com outras empresas para cocriar produtos ou conteúdos e potencializar os resultados do seu negócio? Pois saiba que isso é possível com a collab entre marcas. Esse tipo de estratégia em conjunto é legal para aumentar a percepção de valor de todos os negócios envolvidos na ação.
E olha: a tática é eficiente para empresas de diversos setores, viu? A lógica vale para quem trabalha com moda, maquiagem, tecnologia, gastronomia, esportes e por aí vai. O objetivo é agregar valor ao oferecer uma experiência única aos consumidores.
Legal, né? Então, que tal entender mais sobre o assunto e aprender a fazer parcerias de sucesso? Explicamos tudo neste artigo. Olha só!
Definição: o que é uma collab?
A collab é a união entre duas ou mais empresas para criar, desenvolver e comercializar produtos, serviços ou conteúdos em conjunto. Essa estratégia possibilita que as marcas 21. Assim, é possível ter uma oferta mais atrativa e abrangente.

Tipos de collabs: quais são os principais?
Conforme acabamos de explicar, a collab é uma ação conjunta. No entanto, nem sempre a parceria é feita entre marcas. Entenda!
Marca + arte
Nesse tipo de colaboração, uma marca se associa a artistas, designers ou criativos para desenvolver produtos, embalagens ou campanhas únicas. Isso pode resultar em produtos visualmente distintos e bem chamativos.
Um exemplo disso foi o que a Nestlé fez lá nos anos 90 com a coleção “Artistas Brasileiros”. Na ocasião, os copos de requeijão cremoso da marca vinham estampados com obras de arte de brasileiros famosos, como Tarsila do Amaral, Portinari, Alfredo Volpi, Almir Martins, entre outros.
Marca + personalidades
Já a collab entre marcas e celebridades envolve a colaboração com um influenciador ou personalidade reconhecida. Sabe quando uma atriz de novela assina uma linha de esmaltes, por exemplo? Ou quando um influenciador infantil lança uma coleção de brinquedos com o seu nome?
Pois bem, isso é fruto de uma collab entre uma marca e uma personalidade. De toda forma, ações do tipo são legais para atrair os seguidores da celebridade envolvida e gerar mais credibilidade aos produtos.
Marca + marca
Já a collab entre marcas acontece quando duas empresas se unem para criar produtos ou campanhas. O interessante é que essas colaborações podem ampliar a base de clientes de ambas as marcas.
Aliás, é justamente esse tipo de collab que vamos nos aprofundar nesse conteúdo. Mais adiante, vamos trazer alguns cases de sucesso desse tipo, combinado?
Vantagens: por que vale a pena fazer collabs entre marcas?
A lógica é simples: as colaborações entre marcas são uma ótima maneira de ampliar a participação da empresa no mercado, aumentar a conscientização da marca e gerar receita. Entenda!
Alcance de novos públicos
Pensa bem: ao colaborar com outra marca, você tem acesso à base de clientes do parceiro. Logo, é possível alcançar um público que, talvez, sua empresa não conseguisse impactar individualmente, sabe? Isso acontece porque os fãs de uma marca podem ser apresentados à outra, aumentando a exposição e conquistando novos clientes.
Vale a leitura: 7 jeitos de identificar o seu público-alvo e criar campanhas mais assertivas.
Aumento do valor percebido
A união de duas marcas reconhecidas cria uma percepção de valor maior para o produto ou serviço. Afinal de contas, os consumidores associam a qualidade e reputação de ambas as empresas ao produto final.
Mais: a parceria também pode melhorar a reputação das empresas, pois mostra o quanto os negócios que estão abertos à cooperação e comprometidos em entregar valor aos clientes.
Compartilhamento de competências e melhor distribuição de recursos
Com as collabs, as marcas podem aproveitar as habilidades e conhecimentos específicos de cada uma para aprimorar o produto ou serviço oferecido. Aliás, essa troca de expertise possibilita resultados inovadores e diferenciados.
Sem contar na economia de recursos, uma vez que as responsabilidades são distribuídas. Dessa forma, é possível promover campanhas de alto impacto com um custo mais baixo.
Veja também: O que é marketing de guerrilha e como fazer.
Maior consciência de marca
A consciência de marca — também conhecida como brand awareness — está diretamente ligada à capacidade de os consumidores identificarem uma empresa quando expostos a elementos relacionados a ela.
As colaborações impactam a conscientização da marca porque aumentam a visibilidade da empresa, de modo a torná-la mais conhecida para um público mais amplo.
Mais lucros
As colaborações entre marcas também podem ser uma ótima maneira de gerar receita. Afinal de contas, com a ampliação da audiência, é possível vender para mais gente.
Além disso, de modo geral, os produtos e serviços de collabs entre marcas têm um preço premium. E olha: os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços que são exclusivos ou que estão associados a marcas que eles admiram, viu?
Tem mais: geralmente, as coleções frutos de collabs trabalham com gatilhos mentais de escassez e urgência porque são limitadas. Logo, o consumidor precisa comprar rapidinho para não perder a oportunidade. Por outro lado, as empresas envolvidas aproveitam o ciclo de vendas mais curto.
Exemplos: quais marcas já fizeram collabs?
Veja bem: as empresas não precisam ter o mesmo público para fazer collabs. Na verdade, o importante é que elas tenham interesses em comum ou apenas uma boa ideia para ampliar os horizontes. Dito isto, confira alguns exemplos de sucesso para se inspirar!
Piccadilly + Barbie
Com todo o frenesi em volta do filme da Barbie, diversas marcas pegaram carona na tendência barbiecore e fizeram collabs com a boneca da Mattel. Aliás, foi exatamente isso que a Piccadilly fez.
Em sua primeira collab da história, a marca de calçados e bolsas femininas lançou uma coleção limitada com sete produtos licenciados: sapato boneca, scarpin, sandália, anabela, tênis, mocassim e sapatilha. Os itens foram disponibilizados nas cores preto, branco e, claro, aquele rosa bem vibrante que a boneca usa.
Reserva + Estrela
“Para crianças de até 120 anos”. Esse foi o slogan da campanha da marca de roupas Reserva em parceria com a Brinquedos Estrela. A ação foi lançada no Natal de 2022 para reforçar a ideia de que todos somos crianças e devemos nos divertir.
Na collab, a Reserva produziu camisetas, jaquetas, tênis e pochete para crianças e adultos. Já a linha Reserva Play, produzida pela Estrela, trouxe de volta brinquedos clássicos, como Pogobol, Divertirama, Cara a Cara, Tapa Certo e Ferrorama. A coleção ainda contou com uma pelúcia do Pica Pau Rê — mascote da Reserva.
Veja também: Conheça a história da Ester — um case de sucesso da Brinquedos Estrela.
Guaraná Antárctica + Ellus
Em 2019, a Ellus uniu forças com a Guaraná Antarctica para a coleção “Guaraná Cultura”. Todas as peças foram inspiradas na fruta do guaraná, na Amazônia e em Maués — cidade no coração da floresta amazônica conhecida como a terra do guaraná. A coleção era composta por camisas, camisetas, bermudas, jaqueta corta vento e bonés.
Viu só como marcas que, aparentemente, não tem relação alguma podem fazer collabs de alto impacto? Mas a pergunta que não quer calar é: como planejar a estratégia, afinal? Vamos explicar a seguir. Olha só!
Mão na massa: como fazer uma collab de sucesso?
Se você chegou até aqui, já percebeu que as collabs trazem inúmeras oportunidades de negócios, não é mesmo? Pensando nisso, trouxemos algumas orientações para fazer uma ação conjunto de sucesso. Confira algumas dicas nesse sentido a seguir.
Identifique sinergias com outras marcas
Antes de fazer parcerias, é fundamental identificar as marcas que compartilhem os mesmos propósitos. Se você tem um restaurante verde, por exemplo, não faz sentido fazer uma collab com empresas que não prezam pela sustentabilidade, entende?
Sendo assim, comece o processo com uma espécie de brainstorm interno para indicação de nomes que tenham alguma sinergia com o seu negócio. A partir daí, é possível fazer contatos para concretizar a collab.
De toda forma, vale lembrar que a colaboração precisa ser benéfica para ambas as partes, viu? Em outras palavras, é uma relação de troca em que você oferece benefícios ao parceiro e vice-versa.
Defina os objetivos
O que você pretende ganhar com a parceria? Gerar buzz, aumentar o engajamento, melhorar o reconhecimento de marca ou vender? Definir os objetivos é fundamental para identificar os parceiros certos e nortear toda a estratégia.
Então, anota mais uma dica aí: estabeleça metas e objetivos claros desde o início do projeto. Nesse contexto, ainda é importante selecionar métricas para medir o sucesso da collab, combinado?
Vale a leitura: Quais métricas ajudam a ter resultados certeiros para a sua marca?
Estude o público-alvo
Lembra que já mencionamos por aqui que as collabs são legais para alcançar novos públicos? Pois é, apesar de ser necessário ter uma sinergia de propósitos e até de público-alvo, não podemos negar que cada marca tem um perfil de consumidor diferente.
Sendo assim, é crucial estudar de forma profunda o comportamento dos clientes de cada marca para definir uma persona distinta para a campanha. Com isso, fica mais fácil identificar interesses em comum e criar produtos ou serviços que, de fato, atendam os desejos e necessidades do consumidor.
Investigue a reputação do parceiro
Nada de fazer collabs com marcas malvistas no mercado, viu? Afinal de contas, as decisões tomadas pelo parceiro podem respingar de alguma forma na imagem da sua marca.
Nesse sentido, nossa recomendação é investigar a reputação das empresas antes de aceitar ou propor parcerias. Nesse contexto, vale fazer aquela visita básica no Reclame AQUI, observar a nota de reputação e até ler algumas reclamações.
Vamos supor que você vende tem uma academia e vai fazer uma collab com uma marca de roupas e acessórios esportivos. Nesse cenário, é legal realizar pesquisas mais específicas para entender se o produto que você pretende personalizar tem uma boa aprovação do público, entende?

Confira também: Reclame AQUI — preferido entre os consumidores para pesquisar lojas e empresas.
Crie algo único
Bateu o martelo quanto a marca? Se a resposta for sim, agora, vocês precisam definir qual produto ou serviço será criado.
Aliás, a colaboração deve oferecer algo único e que dificilmente seja replicável, viu? Pode ser um produto exclusivo, uma experiência especial, uma abordagem inovadora e por aí vai.
Esse cuidado é fundamental para chamar a atenção, gerar entusiasmo e criar uma memória duradoura na mente dos consumidores.
Divida responsabilidades
Quem será responsável pelo desenvolvimento do produto? Qual empresa fabricará o item? E as embalagens: a tarefa será delegada à quem? Ainda tem questões como design, distribuição, marketing, vendas e por aí vai.
Nesse contexto, é fundamental dividir responsabilidades e decidir quem vai fazer o que. Lembre-se ainda de combinar com antecedência a respeito da aprovação do projeto.
Vale a leitura: Empresas Unicórnios 2023: veja a reputação das aspirantes no RA.
Use a criatividade para divulgar a colaboração
Pensa bem: como você despertará desejos de consumo sem uma campanha de marketing efetiva? Difícil, não é mesmo?
O fato é que para ter um grande alcance e obter os resultados esperados, é necessário criar uma estratégia conjunta de marketing e divulgação para informar os clientes sobre a parceria e o produto resultante.
E quanto mais criativa for a campanha, melhor será o engajamento. Veja só algumas estratégias legais de divulgação:
- desafios no TikTok: crie hashtags challenges para envolver os usuários da rede social;
- parcerias com influenciadores digitais: as collabs entre marcas também podem contar com apoio de influenciadores para a divulgação. No entanto, lembre-se de selecionar personalidades que tenham sinergia com ambas as marcas, combinado?;
- mídia paga: anúncios no YouTube, Instagram, TikTok, Reclame AQUI etc.;
- e-mail marketing: envio de comunicado para a sua base de clientes para informar sobre a collab. Aliás, a empresa parceira também precisa fazer o mesmo.
Outra dica legal é criar um certo mistério a respeito do lançamento para gerar expectativa. Você pode incentivar os consumidores a se cadastrarem em uma landing page, por exemplo, para terem acesso às novidades com antecedência.
Também dá para oferecer vantagens para clientes com alta pontuação no clube de fidelidade. Na prática, isso significa que os clientes mais fiéis podem ter acesso ao lançamento antes que todo mundo, além de ganhar brindes exclusivos, pontos em dobro etc.
Veja também: Capturar leads — 11 dicas para uma estratégia eficiente para e-commerces.
Por fim…
A collab entre marcas é uma estratégia poderosa para alavancar o seu negócio. Afinal de contas, com a parceria, é possível unir esforços para gerar alto impacto e ter sucesso nas vendas. De toda forma, lembre-se de que o colaborador precisa compartilhar os mesmos valores que a sua marca, combinado?
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