Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui

Como cuidar da sua reputação online

Esse conteúdo é um empurrãozinho para te ajudar a continuar ou a começar agora mesmo a cuidar da reputação online da sua marca seja em outros canais ou no Reclame AQUI, e claro, fazer com que ela seja referência na mente do consumidor.  

Antes de  mais nada, é preciso lembrar que trabalhar com responsabilidade é ganhar sem dúvidas o reconhecimento e credibilidade do público. E isso, é o propósito do qual vale a pena construir uma marca. E para ganhar o  reconhecimento e confiança do público, é preciso conhecer de pertinho o que o cliente procura, para assim conquistá-lo e manter atraído e fiel a sua marca.

Cada empresa tem a sua cultura, jeito de trabalhar, até mesmo estratégias de como alcançar determinado público, como a forma de fidelizar, ser presente, atender.

O que não pode mudar em qualquer organização, e ser todas em comum é o pilar da confiança e reputação. Fique AQUI que iremos falar disso:

Construa uma reputação online

Falar do Reclame AQUI sem falar sobre a reputação online e atendimento de uma marca, é quase impossível. Isso porque a plataforma de solução de conflitos entre consumidores e empresas é a maior da América Latina e líder no assunto.

Então, se é na plataforma que os consumidores pesquisam sobre uma marca, porque não investir e aproveitar para impactar e atrair?! 

Saiba que o bom atendimento da marca para com os clientes é o que ditará o verdadeiro sentido da reputação e história no mercado. 

A característica de uma marca que visa boa reputação é aquela que faz questão de expor os seus resultados e mostrar o seu compromisso em atender clientes e até mesmo concorrentes. Por isso, ter como estratégia esse posicionamento é indispensável. 

Assim,  para continuar em crescimento e constante evolução da reputação da sua marca, usar táticas e boas maneiras de atendimento é essencial.

Veja como: 

  • Mapeie o perfil do cliente – Quem são seus clientes, quais suas preferências, estilo de vida, qual a melhor maneira de atendê-los. Acredite, quando a marca caminha no mesmo propósito que o cliente a tendência é que a marca caia no gosto do cliente. Estudar o perfil de clientes que o seu segmento atende pode ser um apoio para desenvolver novas campanhas, descobertas e insights para novas vendas. Além disso, criar uma pesquisa de campo pode ser  ideal, pois ouvir e entender é o melhor caminho para criar bons projetos.
  • Seja relevante e tenha valor e credibilidade na internet – Mostre o seu potencial e expertise em atendimento, a internet é uma comunidade de troca de ideias e experiências, por isso aproveite para criar conteúdos interativos, observe o que o cliente pede e o que ele necessita. Por ser uma plataforma de alto alcance a ideia é ser intencional visando a oportunidade de deixar claro o seu trabalho e mostrar autenticidade.
  • Crie confiança e autoridade– Usar um selo que atesta a sua confiança e sua existência no mercado, é um atributo para que a marca seja diferenciada entre tantos concorrentes. Um atributo importante para que a marca seja diferenciada entre tantos concorrentes. A função da ferramenta reforça que o seu comprometimento está em dia. Imagine que o cliente terá uma lista de opções de onde comprar na internet, certamente a compra será feita em uma loja da qual ele garante que é confiável. 

Mantenha um perfil ativo no Reclame AQUI 

Faça questão de atender e responder às reclamações, isso é importante para que no momento que o cliente pesquisar a sua marca ele irá entender que o atendimento é uma prioridade da sua empresa.

E consequentemente, responder reclamações dá a oportunidade de gerar uma reputação, e para isso  é necessário no mínimo 10 reclamações avaliadas. Isso é, após a tratativa dada pela empresa o reclamante pode avaliar de acordo com o grau de satisfação que obteve ao ter a reclamação solucionada. 

Outro ponto é que o Reclame AQUI faz parte da jornada e decisão de compra do consumidor que está interessado em um serviço ou produto. Imagine que o cliente já navegou pelo site da loja, redes sociais, ouviu opinião de outros compradores e agora é o momento da prova final, checar o perfil do Reclame AQUI. 

Já que 55% dos consumidores que acessam a página estão pesquisando antes de comprar, isso é, nesse momento ele busca entender se a marca está realmente ativa no mercado e também disposta ao cliente. Olhar para a essa estratégia faz com que o ele perceba o seu posicionamento e compromisso em atender. 

Peça para ser avaliado

A avaliação feita pelo consumidor no Reclame AQUI é o que forma a sua reputação e consequentemente é um espelho do seu posicionamento e credibilidade.

Um benefício prático de solicitar a avaliação é analisar aquilo que está funcionando no atendimento e continuar em prática, visando tempo de atendimento, forma que foi solucionado o que o cliente escreveu sobre a tratativa. 

Já o que não foi satisfatório, é necessário  observar para que não ocorra novamente. 

Aproveitar dessa observação é ter a perspicácia em ouvir o cliente, porque a partir da satisfação é que nascem grandes mudanças para a empresa.

Além disso, é uma oportunidade para que a experiência do cliente seja um incentivo para que ele conte da sua marca para outras pessoas. 

Fortaleça a reputação

O propósito de cuidar do atendimento é constância, não é só por ter um nome de fachada,  mas por ser verdadeiro e uma segurança para o cliente. 

Por isso, o RA Verificada é tão importante para a sua reputação, além de ser um atributo de confiança para a sua marca. Tanto que o requisito para que ele fique disponível é cumprir a atividade no atendimento. 

Pois mais do que um certificado que o cliente procura, é comprovado que 81,9% das pessoas preferem confiar em marcas que possuem um selo de confiança e garantem a sua segurança por meio de selos ou certificados. 

Ou seja, o selo não é só para a marca e sim para o consumidor. 

O RA Verificada por sua vez atende e cumpre o critério de que uma empresa de verdade precisa de um bom atendimento.

Por exemplo : Para que o selo RA Verificada não seja suspenso da sua página é importante que a sua reputação não decaia e para isso manter as boas práticas de atendimento, como vimos acima é necessário. 

Então, o intuito é no momento que o consumidor procurar pela marca e encontrar o selo de confiança, ficará marcado na memória de que a empresa atende todos os atributos para uma ótima reputação. 

Demais, não é ?!

Por isso, continue na missão de levar uma experiência para o seu cliente, uma empresa fiel e engajada sempre terá ótimos resultados para contar. 

Não se esqueça: Acompanhe nossas redes sociais, blog e materiais gratuitos, tudo é preparado para que sua marca alcance credibilidade e reconhecimento.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: