logo-blog-ra

Empresas Unicórnios 2023: como as principais concorrentes ao título se comportam no Reclame AQUI

Empresas Unicórnios 2023: como as principais concorrentes ao título se comportam no Reclame AQUI

Capa texto Empresas Unicórnios

Empresas unicórnios: o que são, como vivem e do que se alimentam? As marcas que recebem o título fazem parte do seleto grupo de startups que valem mais de 1 bilhão de dólares. Além disso, essas empresas carregam a inovação, tecnologia, escalabilidade e crescimento acelerado no DNA.

É por isso que muitas delas recebem o status antes de completar 10 anos de funcionamento. Aliás, todas elas têm algo em comum: valorizam a experiência do cliente, inclusive no Reclame AQUI.

Pensando em aprofundar no assunto, resolvemos preparar este artigo. Primeiramente, vamos explicar melhor o que são empresas unicórnios. Em seguida, quem são e como elas se comportam no Reclame AQUI. Confira!

Imagem 01 do texto sobre Empresas Unicórnios

O que é uma empresa unicórnio?

Basicamente, as empresas unicórnios são startups que valem mais de US$ 1 bilhão. Repare que não estamos falando de reais, viu? O valuation da empresa é mensurado em dólares.

Só para esclarecer, a relação com a criatura mitológica é apenas simbólica. Sob o mesmo ponto de vista, o unicórnio é uma criatura em forma de cavalo, com um único chifre no centro da cabeça, tem poderes mágicos, é forte e veloz. Tudo isso o torna difícil de ser encontrado, e ainda mais difícil de ser capturado. E essa raridade e alto valor que se assemelha às empresas unicórnio.

Imagem 02 do texto sobre Empresas Unicórnios

Quais são as principais características das empresas unicórnios?

Além do valor bilionário, os negócios que recebem o título apresentam outras especificidades. Afinal de contas, para chegar nesse patamar, elas precisam apresentar alguns diferenciais competitivos. Veja só quais são as principais características das empresas unicórnios.

Inovação

Inovar significa aperfeiçoar uma ideia e explorá-la comercialmente. Por exemplo: os serviços de delivery existem há muito tempo. No entanto, há pouco tempo, você precisava pegar o telefone e ligar para uma pizzaria específica para fazer pedidos.

Agora, existem apps de delivery — como o iFood — que funciona no esquema de marketplace, de modo a reunir diversos restaurantes em apenas uma plataforma.

Voltando ao assunto, de modo geral, as inovações são produtos ou soluções que revolucionam o mercado com potencial de mudar o comportamento do consumidor. Isso coloca a empresa em posição de vantagem perante a concorrência.

Vale a leitura: Economia criativa — um guia completo para a sua empresa.

Tecnologia

Nem toda empresa unicórnio é do ramo tecnológico. Mesmo assim, todas elas incorporam ferramentas tecnológicas nos processos, serviços ou produtos para melhorar a experiência do cliente. Nesse sentido, entram soluções de análise de dados, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, e por aí vai. Sem contar que o uso de tecnologias é o que torna um negócio escalável — outra característica fundamental entre as startups.

Customer centric

Colocar o cliente no centro da estratégia é fundamental para o desenvolvimento de produtos e serviços adequados às necessidades do consumidor. Então, como as empresas unicórnios são focadas em resolver as dores do comprador, elas conquistam o público mais rápido e alcançam resultados em um curto prazo.

Imagem 03 do texto sobre Empresas Unicórnios

Quantas empresas no Brasil já ganharam o título?

Conforme os dados do relatório “Corrida dos Unicórnios 2023”, elaborado pela plataforma de tecnologia Distrito, por exemplo, o Brasil tem 23 empresas unicórnios. Entre elas, estão:

  • 99;
  • Neon;
  • C6 Bank;
  • Cloudwalk;
  • Creditas;
  • EBANX;
  • Facility;
  • Frete.com;
  • Gympass;
  • Hotmart;
  • iFood;
  • Loft;
  • Loggi;
  • Mercado Bitcoin;
  • Merama;
  • MadeiraMadeira;
  • Nubank;
  • Olist;
  • Wildlife;
  • Quinto Andar;
  • VTEX;
  • Unico;
  • Dock.

No entanto, não existe um consenso quanto ao número de empresas brasileiras que já ganharam o título. Afinal de contas, a lista da Distrito, por exemplo, desconsidera os negócios que já foram unicórnios um dia, mas perderam o status devido à queda do valuation.

Um exemplo é a Arco Educação que foi avaliada em mais de US$1 bilhão em 2018, mas perdeu valor ao longo dos anos. Em outros casos — como a Stone e a PagSeguro —, que só atingiram o valuation bilionário após a abertura de capital na bolsa de valores, são consideradas Ipogrifos pela Distrito, não unicórnios. Além disso, ainda tem o Nubank se tornou unicórnio antes do IPO, e foi desenquadrado após a estreia na Bolsa.

Além disso, algumas listas por aí consideram que a Nuvemshop uma empresa unicórnio brasileira por ter sua matriz transferida para cá. No entanto, ela foi fundada na Argentina.

Nesse contexto, a lista de outra empresa — a CB Insights — considera que o Brasil tem 16 unicórnios por excluir todos os negócios com capital aberto, como a Stone e a Nubank que acabamos de citar. Veja só quais são as empresas:

  • Quinto Andar;
  • C6 Bank;
  • Creditas;
  • Nuvemshop;
  • Wild Life;
  • Loft;
  • Unico;
  • CloudWalk;
  • Loggi;
  • Olist;
  • Dock;
  • Neon;
  • Movile;
  • EBANX;
  • MadeiraMadeira;
  • Frete.com.
Imagem 03 do texto sobre Empresas Unicórnios

Quais empresas podem se tornar unicórnios em 2023?

Voltando ao estudo “Corrida dos Unicórnios 2023”, elaborado pela Distrito, o Brasil tem cerca de 50 startups promissoras que um dia podem se tornar unicórnio. Por exemplo: Contabilizei, Conta Azul, Beep!, Buser, LivUp, Descomplica, Gupy, entre outras.

Por outro lado, existem negócios que estão bem próximos do valuation de US$ 1 bilhão e podem receber o status de unicórnio ainda em 2023. Veja só quais são os principais aspirantes:

  • Alura;
  • Cerc;
  • Cora;
  • Evino;
  • Flash;
  • Omie;
  • Órigo Energia;
  • Petlove;
  • Pismo;
  • Solfácil.
Imagem 05 do texto sobre Empresas Unicórnios

Como as aspirantes a unicórnio se comportam Reclame AQUI?

Lembra que já mencionamos por aqui que uma das características das empresas unicórnios é ser customer centric? Pois bem, o atendimento prestado no Reclame AQUI faz parte das estratégias com foco no cliente.

Afinal de contas, somos a maior plataforma de resolução de conflitos, reputação e pesquisa de compras da América Latina. Por mês, o site recebe mais de 30 milhões de acessos. Desse total, 71% do tráfego vem de consumidores em jornadas de compra. Isto é, são pessoas pesquisando a reputação das marcas para decidir se elas são dignas de confiança.

Logo, para crescer e alcançar um valuation bilionário, as empresas precisam ficar de olho no comportamento do consumidor no Reclame AQUI e prestar um atendimento de excelência por lá. Aliás, as aspirantes a unicórnio fazem isso.

A seguir, vamos explicar melhor sobre as boas experiências que essas empresas proporcionam ao consumidor no Reclame AQUI. Deixamos apenas a Pismo de fora porque ela ainda não está cadastrada na plataforma, combinado? De toda forma, vale lembrar que as informações foram consultadas no dia 17 de maio de 2023 e consideram a reputação geral da marca. Confira!

Alura

A Alura é uma empresa de ensino que oferece cursos de tecnologia. Ou seja, na prática, isso significa que ela forma profissionais nas áreas de programação, data science, UX & Design, Front-end, Devops, entre outros. E o melhor de tudo: é tudo on-line.

A empresa foi cadastrada no Reclame AQUI há 6 anos e, hoje, usa a RA Brand Page para transmitir mais confiança ao consumidor e facilitar a gestão de crise. Veja só os números da Alura Cursos Online na plataforma:

  • reputação: 8.1 (Ótimo);
  • percentual de reclamações respondidas: 100%;
  • voltariam a fazer negócio: 76,7%;
  • índice de solução: 88,6%;
  • nota do consumidor: 7.71.

Confira a reputação da Alura no Reclame AQUI.

Cerc

A Cerc é uma fintech especializada em registro de recebíveis. A empresa fundada em 2015 foi a primeira a receber autorização do Banco Central para atuar com o registro de recebíveis no Brasil. Devido à atuação super nichada, a Cerc não tem muitas reclamações no Reclame AQUI. Veja:

  • “Sem Reputação Definida” porque não a quantidade de avaliações mínimas para fazer o cálculo de reputação;
  • reclamações respondidas: 100%.

Confira a reputação da Cerc no Reclame AQUI.

Cora

A Cora também é uma fintech, mas voltada para pessoas jurídicas. Entre as principais soluções oferecidas pela empresa estão: conta digital PJ, boletos, transferências, gestão de cobranças, bem como cartão de débito e crédito. Nesse sentido, o negócio contribui para a desburocratização dos serviços financeiros para empreendedores.

Aliás, a Cora faz tanto sucesso que ganhou o Prêmio Reclame AQUI 2022 na categoria “serviços para empresas”. Saiba mais:

  • reputação: 8.0 (Ótimo);
  • percentual de reclamações respondidas: 98,7%;
  • voltariam a fazer negócio: 66%;
  • índice de solução: 87,8%;
  • nota do consumidor: 7.03.

Confira a reputação da Cora no Reclame AQUI.

Evino

Evino é um e-commerce especializado na venda de vinhos a um preço justo. Mais: a empresa formou um ecossistema para adoradores da bebida com venda de alimentos para harmonizar, destilado, eventos de degustação, clube de assinatura, delivery ultrarrápido 24 horas etc.

No Reclame AQUI, a marca tem o Selo RA1000. A insígnia representa reputação máxima no site e indica que a empresa oferece atendimento ao cliente de excelência. Veja só os números que comprovam isso:

  • reputação: 8.5 (RA1000);
  • percentual de reclamações respondidas: 99,4%;
  • voltariam a fazer negócio: 73,4%;
  • índice de solução: 91,2%
  • nota do consumidor: 7.67.

Confira a reputação da Evino no Reclame AQUI.

Flash

A Flash é uma empresa de benefícios corporativos flexíveis. Isto é, por meio de apenas um cartão, é possível garantir vários benefícios aos colaboradores e simplificar a gestão do negócio. Legal, né?

No Reclame AQUI, a empresa bate o ponto há mais de dois anos, tem RA Brand Page e também conquistou o selo RA1000. Saiba mais:

  • reputação: 8.5 (RA1000);
  • percentual de reclamações respondidas: 96,8%;
  • voltariam a fazer negócio: 79,2%;
  • índice de solução: 91,5%;
  • nota do consumidor: 7.53.

Confira a reputação da Flash no Reclame AQUI.

Omie

Já a Omie é um software de gestão (ERP) na nuvem para PMEs. O sistema tem API aberta para integração e soluções de frente de caixa, integração com o contador, gestão de oportunidades de negócios, gestão de estoque, cobrança com emissão de boletos, emissão de notas fiscais, antecipação de recebíveis, entre outros.

Mais especificamente, a Omie foi cadastrada no Reclame AQUI há 6 anos e tem boa reputação. Confira os dados:

  • reputação: 7.8 (Bom), com tendência de alta por manter uma média de 8.7 nos últimos 6 meses;
  • percentual de reclamações respondidas: 98,5%;
  • voltariam a fazer negócio: 67%;
  • índice de solução: 82,5%;
  • nota do consumidor: 6.78.

Confira a reputação da Omie no Reclame AQUI.

Órigo Energia

O Órigo é uma empresa de energia renovável por assinatura. Funciona mais ou menos assim: a empresa tem fazendas de energia solar que geram créditos na distribuidora de energia local. Esses créditos são repassados aos assinantes, garantindo um bom desconto na conta de luz.

Já na página da empresa no Reclame AQUI, é possível observar que ela conta com as soluções: RA Brand Page e RA Verificada — uma espécie de comprovante de que os canais oficiais de atendimento da marca funcionam. Então, veja os números da página para entender como a empresa se comporta:

  • reputação: 8.4 (RA1000);
  • percentual de reclamações respondidas: 98,9%;
  • voltariam a fazer negócio: 71,6%;
  • índice de solução: 90,4%;
  • nota do consumidor: 7.67.

Confira a reputação da Órigo Energia no Reclame AQUI.

Petlove

A Petlove é um e-commerce especializado em itens de pet shop, como ração, casinhas, brinquedos e por aí vai. Aliás, recentemente, a empresa expandiu o seu mix de produtos e passou a oferecer planos de saúde pet.

Sendo assim, a empresa tem uma boa fama quando o assunto é atendimento ao cliente. E, em outras palavras, os dados do Reclame AQUI não mentem:

  • reputação: 8.6 (RA1000);
  • percentual de reclamações respondidas: 99,2%;
  • voltariam a fazer negócio: 77,4%;
  • índice de solução: 92,1%;
  • nota do consumidor: 7.62.

Confira a reputação da Petlove no Reclame AQUI.

Solfácil

Por último, mas não menos importante, temos a Solfácil que nasceu como uma espécie de correspondente bancário especializado em financiamento de energia solar. Hoje, a empresa tem um ecossistema de soluções para geração de energia renovável.

Em outras palavras, além da frente de financiamento, a Solfácil conta com uma loja com mais de 18 mil opções de kit solares. Ainda tem a tecnologia Ampera — um dispositivo IoT que monitora o consumo e a geração de energia solar.

No Reclame AQUI, a reputação geral da empresa é boa (7.7) e se aperfeiçoou ao longo dos anos. A prova disso é que entre novembro de 2022 e abril de 2023, a marca alcançou índice de reputação ótimo. Sendo assim, veja só os números que se acumulam desde 2020:

  • reputação: 7.7 (Bom);
  • percentual de reclamações respondidas: 99,7%;
  • voltariam a fazer negócio: 63,2%;
  • índice de solução: 78,1%;
  • nota do consumidor: 6,88.

Confira a reputação da Solfácil no Reclame AQUI.

Viu só como as aspirantes a empresas unicórnios se comportam no Reclame AQUI? Pois bem, como você pôde perceber, boa parte delas tem uma reputação ótima porque oferecem um atendimento de excelência na plataforma. Ou seja, isso faz toda a diferença nos resultados do negócio. Afinal de contas, não é à toa que as marcas citadas estão prestes a alcançar um valuation bilionário e conquistar o status de unicórnio.

Por fim, gostou do assunto e quer saber como o RA pode contribuir nesse sentido? Então, saiba como usar o Reclame AQUI a favor da sua empresa!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Reclame AQUI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading