A sua empresa sabe medir e interpretar os resultados e dados gerados pelas ações de marketing? Essa é uma tarefa bastante importante; são esses dados que vão mostrar se as campanhas estão no caminho certo ou não. As métricas de marketing digital são grandes aliadas para enxergar melhor as ações e ajudar na tomada de decisões sobre os rumos da empresa.

O que as companhias mais querem é “ver” sua marca na cabeça, no coração e nos cliques dos consumidores para converter em vendas. Mas, para isso acontecer, é preciso muito planejamento para investir recursos de maneira inteligente e estratégica. Do mesmo modo, os dados que as companhias têm devem ser usados nesse planejamento para atingir o público desejado com a melhor ação de marketing.

Ações bem definidas trazem resultados mais certeiros

As métricas exigem atenção, principalmente, na hora de fazer a leitura e a interpretação dos dados. Elas podem induzir ao erro fazendo você se impressionar com volume, por exemplo. Por isso, é preciso definir qual o objetivo da ação, se a marca quer uma campanha de performance ou de construção de marca. De qualquer forma, a intenção é causar impacto e gerar resultado positivos.

Igualmente, a escolha dos KPIs ideais que vão mostrar os resultados é fundamental para que o resultado se aproxime mais da realidade e dos objetivos da equipe. E para auxiliar nessa jornada de dados, trazemos algumas sugestões e tipos de métricas para aproveitar melhor os dados que as ações vão gerar.

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Confira as possibilidades de métrica

Abaixo, você pode conferir algumas sugestões. Para ler cada uma com mais detalhes, baixe o whitepaper sobre KPIs e entenda os cálculos. O material é gratuito, basta clicar aqui: KPI (Key Performance Indicator) – Entenda como calcular

1 – CAC – Custo de Aquisição do Cliente

O CAC mostra quanto cada cliente novo custou para a empresa. Para obtê-lo, basta somar (+) todo o investimento realizado em Marketing, contando salário de funcionários, custos de campanhas, etc., de um período pré-determinado, que pode ser de um mês, por exemplo, e dividir (/) pela quantidade de clientes que, de fato, foram conquistados.

2 – Taxa de Conversão

Não é nada fácil converter um visitante em um lead e um lead em um cliente. Por isso é tão importante saber quantos visitantes fizeram uma compra ou baixaram um conteúdo de uma landing. Calcule a taxa de conversão e crie estratégias de marketing melhores.

3 – ROI – Retorno sobre Investimento

O uso do Retorno sobre Investimento ou Return Of Investment é recomendado para conseguir mensurar os ganhos e perdas de uma ação realizada, por exemplo, por uma equipe ou empresa de Marketing.

4 – CTR – Taxa de cliques

Alcançar o maior público possível é importante, mas não é um fator determinante para saber se uma campanha está sendo ou não um sucesso. Quando se tem noção de quantos clientes, de fato, entraram nos links divulgados pela empresa, é possível ter uma ideia se os consumidores estão engajados nas campanhas realizadas pela sua marca.

5 – CPA – Custo Por Aquisição

O CPA calcula quanto custou uma campanha feita pela empresa na hora de conseguir novas vendas, sendo possível ter um controle sobre os investimentos e esforços feitos na aquisição de novos clientes.

6 – Ticket Médio

É o valor médio gasto na compra feita por cada cliente da empresa. Com esse KPI é possível mensurar quais foram os produtos mais vendidos e definir melhor as estratégias no momento de colocar novos produtos no mercado. O cálculo do Ticket Médio deve levar em conta a soma das vendas de um período pré-determinado, que pode ser mensal ou diário, e dividir pela quantidade de clientes que compraram exatamente esses produtos.

7 – LTV – Life Time Value

É um KPI muito útil no momento de pensar em diversas estratégias para aumentar o tempo de relacionamento de um cliente ou, até mesmo, aumentar o Ticket Médio.

8 – HugMe

É uma ferramenta Omnichannel capaz de unir os principais canais em uma única plataforma, uma grande vantagem no atendimento ao cliente. O HugMe é uma opção, não apenas pela integração de canais (com exclusividade de integração do canal Reclame AQUI) mas também para gerenciar CRM, monitorar Redes Sociais, escolher o que irá virar ticket e, sem dúvidas, gerar indicadores para entender melhor o comportamento dos clientes no Reclame AQUI e outros canais.

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