blog reclame aqui

Dicas para tornar seu negócio mais sustentável

Sustentabilidade e responsabilidade socioambiental: você já ouviu falar nesses termos? O tema está em alta nas empresas, em especial por causa das mudanças no comportamento do cliente. Afinal de contas, o consumidor de hoje está bem mais consciente e até disposto a pagar mais caro por produtos de empresas responsáveis.

Mas olha: quando o assunto é sustentabilidade, o foco não é apenas na preservação do meio ambiente, viu? Na verdade, o assunto é bem mais complexo e, além dos aspectos ambientais, também envolve fatores sociais e econômicos. É por isso que o tema também é bastante abordado em jornais e campanhas eleitorais.

Aliás, pensando em ajudar você a entender mais sobre o assunto, preparamos este artigo. Tem até dicas de mudança simples para implementar na empresa a fim de tornar a empresa mais sustentável. Olha só!

O que é um negócio sustentável?

Uma empresa sustentável é aquela que adota estratégias ecologicamente corretas, sem desprezar os pontos de vista econômicos, sociais e culturais. O objetivo da postura é preservar os recursos naturais e garantir a sobrevivência das gerações futuras.

Pensa bem: se não tem água para beber, por exemplo, não tem vida, não é mesmo? Ainda mais que nosso corpo é composto por 60 a 70% de água. Bem como tem a questão do aquecimento global com emissão de poluentes e o desmatamento que torna a vida da gente mais difícil.

Vale a leitura: Seu consumo de carne bovina é influenciado pelo desmatamento da floresta Amazônica?

Negócio sustentável - mãos segurando símbolos sustentáveis
Negócio sustentável

Além da preservação do meio ambiente

Mas olha: a sustentabilidade não está relacionada apenas a separar o lixo seco do orgânico, viu? Um negócio sustentável preza pelo bem-estar da sociedade com um tudo.

Contratar mão de obra local, por exemplo, é uma prática sustentável. Reinvestir recursos na região em que a empresa se encontra é outra estratégia de responsabilidade socioambiental porque contribui para o desenvolvimento econômico da região. Então, em resumo, um negócio sustentável é aquele que:

  • investe em diversidade e inclusão;
  • oferece segurança aos colaboradores no ambiente de trabalho, condições dignas e remuneração justa;
  • gera empregos para a população local de modo a contribuir para o desenvolvimento econômico de uma região;
  • certifica-se de que todos os parceiros de negócios também adotem práticas sustentáveis;
  • negocia com os fornecedores de maneira justa para fechar acordos benéficos para ambas as partes;
  • respeita os direitos do consumidor;
  • usa os recursos naturais de forma consciente e evita desperdícios;
  • reaproveita insumos diminuindo os impactos negativos que os descartes causam no meio ambiente;
  • utiliza tecnologias e ferramentas para aumentar a eficiência operacional, entre outros.

Viu só como o conceito de sustentabilidade é bem amplo? Em resumo, a responsabilidade socioambiental diz respeito a criação de um ambiente de desenvolvimento, mas sem prejudicar o meio ambiente. Nesse contexto, todos se beneficiam: donos do negócio, fornecedores, colaboradores, consumidores e a sociedade em geral.

Aliás, é por isso que o tema tem ganhado destaque nos noticiários e debates eleitorais. Afinal de contas, a população e os clientes estão de olho na postura do governo e das marcas.

Qual é a importância de pensar em sustentabilidade nas empresas?

Em primeiro lugar, investir em sustentabilidade é uma questão de sobrevivência. Afinal de contas, sem os recursos naturais para viver e trabalhar, nada do que temos hoje existiria.

De toda forma, vale lembrar que um negócio sustentável também visa lucros, assim como qualquer outro empreendimento. Vamos explicar melhor os benefícios da estratégia a seguir. Veja!

Melhora a reputação da marca

Os clientes estão bem mais criteriosos na hora de escolher marcas para consumir. Esse comportamento é observado, em especial, nas Gerações Z e Alpha, que estão mais conscientes de que suas escolhas de consumo geram impactos na sociedade.

É por isso que, cada vez mais, os consumidores estão em busca de empresas sustentáveis. E existem pesquisas que comprovam o impacto da responsabilidade socioambiental na reputação das marcas e, por consequência, nas vendas.

De acordo com o levantamento realizado pela Union + Webster, 87% dos brasileiros preferem comprar produtos e serviços de negócios que prezam pela sustentabilidade. Mais: 70% dos consumidores estão dispostos a pagar um pouco mais por itens sustentáveis.

Os números mostram que se preocupar com a sustentabilidade é uma forma de garantir uma publicidade positiva para a marca. Com isso, é possível atrair mais clientes, cobrar mais caro pelos itens a venda e faturar mais.

Veja também: O marketing boca a boca pode te ajudar a vender mais.

Reduz custos operacionais

De modo geral, a sustentabilidade gera economias em diversas frentes de trabalho. Pensa aqui: uma empresa que se preocupa com o bem-estar social e ambiental não desperdiça água, energia e papel, concorda? Pois bem, a lógica é essa mesmo!

Nós te convidamos a colocar tudo na ponta do lápis para comprovar. No longo prazo, comprar um squeeze para cada colaborador, por exemplo, sai mais barato que usar centenas de copos descartáveis por mês.

Além da economia, essa prática reduz os impactos negativos que o lixo provoca no meio ambiente. Afinal de contas, um copo de plástico, por exemplo, demora cerca 450 anos para se decompor na natureza.

Aumenta o engajamento dos colaboradores

Da mesma forma que os consumidores valorizam negócios sustentáveis, os colaboradores também. Logo, investir em sustentabilidade é um grande diferencial para atrair os melhores talentos do mercado.

De modo geral, os funcionários sentem orgulho de trabalhar em uma empresa que preza pelo bem-estar social e ambiental, sabe? Sendo assim, eles tendem a se comprometer mais com suas atividades. Nesse contexto, a empresa também se torna mais produtiva.

Vale a leitura: Como utilizar a comunicação interna para engajar seus colaboradores.

Afinal, como tornar a empresa mais sustentável?

Antes de tudo, vale ressaltar que a sustentabilidade não pode ser algo de fachada apenas para atrair clientes e faturar mais. Na verdade, esse é um compromisso ético e social. Afinal de contas, a sobrevivência das novas gerações depende desse cuidado.

Sendo assim, apesar dos benefícios financeiros, não é legal ter um olhar de caridade para o aspecto. O ideal mesmo é fazer mudanças mais profundas na organização para que cada processo na empresa seja baseado em responsabilidade socioambiental.

Mas olha: se você não puder reestruturar toda a empresa agora, não tem problema, viu? Pequenas mudanças também fazem a diferença. A seguir, vamos mostrar o que fazer para tornar o negócio mais sustentável. Confira!

Inclua a sustentabilidade nos valores do seu negócio

De antemão, já vamos avisar que o primeiro passo é o planejamento. Esse momento serve para fazer uma análise interna e externa para nortear todas as ações de sustentabilidade. Aliás, tem que definir metas, indicadores e mensurar os resultados, combinado?

Por falar em indicadores, veja também: 9 KPIs fundamentais para o seu e-commerce.

E conforme já explicamos ali em cima, é legal pensar em sustentabilidade como algo estrutural. Nesse contexto, o ideal é incluir o tema nos valores da marca para se refletir na cultura da empresa. Assim, é possível nortear o comportamento de todos os parceiros de negócios.

Valores de negócio sustentável - engrenagens com símbolos de sustentabilidade
Valores de negócio sustentável

Reduza o desperdício

Água, energia, papel, eletrônicos, descartáveis — como guardanapos, canudos de plástico e copos — etc. Tudo isso precisa ser usado de forma consciente de modo a evitar desperdício.

Se não tem ninguém no escritório, por exemplo, não faz sentido manter o ar-condicionado, as luzes e alguns equipamentos ligados, não é mesmo? Mais: enquanto ensaboa a louça da copa, vale desligar a torneira para evitar desperdício de água. Se puder, é interessante instalar redutores de vazão nas torneiras para reduzir o consumo.

Do mesmo modo, é necessário oferecer treinamentos de sustentabilidade para as equipes para explicar o que fazer e como tudo deve ser feito. Dessa forma, é possível aumentar o nível de comprometimento dos colaboradores com a causa.

Por vezes, os ensinamentos podem até ultrapassar os muros da empresa para nortear o comportamento dos colaboradores fora do ambiente de trabalho. Então, além de gerar economia para a empresa, as ações de conscientização são úteis para formação de pessoas mais conscientes e engajadas com causas sociais e ambientais. Legal, né?

Ciclo sustentável
Ciclo sustentável

Recicle e reutilize insumos

Em primeiro lugar, é bom esclarecer que reciclar e reutilizar são coisas diferentes. De toda forma, ambas servem para prolongar a vida útil dos produtos e reduzir os impactos que o lixo causa na natureza.

Porém, enquanto a reciclagem transforma lixo em matéria-prima para fabricação de um novo produto, a reutilização dá um novo significado ao produto antes do descarte. Não entendeu? Calma que já vamos explicar.

A reciclagem pega um item que seria jogado fora e o utiliza como insumo para a fabricação de um produto totalmente novo. Por exemplo: pneus podem ser usados como matéria-prima para a produção de asfalto; garrafas pets podem virar tecido; bitucas de cigarro são transformadas em papel e por aí vai.

Nesse contexto, a responsabilidade dos negócios sustentáveis é separar o lixo e destiná-lo para cooperativas especializadas para fazer a reciclagem. Além de beneficiar o meio ambiente com a redução de lixo, essa ação gera empregos para a indústria de reciclagem.

Agora, vamos falar sobre a reutilização. Nesse caso, em vez de descartar o produto, você o utiliza ao máximo antes de jogar fora. Sabe aquele pote de sorvete vazio que vira vasilha para o feijão na nossa casa? Pois bem, isso é reutilização. Nas empresas, é possível usar aquele relatório que não tem mais serventia como papel de rascunho.

Latas de reciclagem
Latas de reciclagem

Use e abuse das tecnologias

As tecnologias são grandes aliadas dos negócios sustentáveis. Afinal de contas, o uso delas permite a otimização de processos, redução no uso de papel e agiliza tudo dentro de uma empresa.

Pense em um sistema de logística, por exemplo. A ferramenta traça rotas de entregas de modo a otimizar o tempo e o gasto com combustível. Então, a empresa lucra com redução de custos operacionais e os consumidores também se beneficiam com fretes mais baratos.

Agora, imagine um sistema de gestão com a função de controle de estoque. A partir das informações disponibilizadas pelo sistema, é possível identificar itens encalhados ou próximos do vencimento para colocá-los em promoção. Dessa forma, é possível evitar desperdícios e prejuízos.

A título de esclarecimento, entram também nesse pacote os sistemas de automação de marketing, segurança de dados, integração de canais, ferramentas de atendimento ao cliente e por aí vai.

Vale a leitura: Atendimento ao cliente — saiba como esta área pode fortalecer o seu negócio.

Sustentabilidade na logística - ciclo de logística em desenhos com símbolos de sustentabilidade
Sustentabilidade na logística

Dê preferência a fornecedores sustentáveis

Pensa bem: não adianta plantar árvores, mas comprar móveis fruto de exploração ilegal de madeira, entende? O mesmo vale para a compra de mercadorias provenientes de trabalho escravo, indústrias que não otimizam o uso de recursos naturais etc.

Sendo assim, é importante se certificar de que todos os parceiros de negócios também adotem práticas responsáveis. Nesse contexto, é necessário pedir relatórios de sustentabilidade, licenças de operação, certificados ambientais e todos os documentos que comprovem que o fornecedor, de fato, exerce a responsabilidade socioambiental.

Aliás, vale até pesquisar a reputação da empresa no Reclame AQUI para avaliar a conduta que a mesma tem com os consumidores, entre outros parceiros de negócios.

Mais: se for possível, é legal dar preferência para fornecedores locais. Dessa forma, a sua empresa contribui para o desenvolvimento social e econômico da região onde está instalada, sabe?

Fornecedores sustentáveis - homens dando um aperto de mãos
Fornecedores sustentáveis

Fique de olho nas leis ambientais

Se você gasta energia demais, pode sofrer as consequências no bolso com o alto valor da conta de luz. Porém, apesar de não ser uma prática sustentável, essa atitude não infringe lei alguma.

Por outro lado, existem algumas ações que são configuradas como crimes. Então, é legal conhecer a legislação ambiental para andar nos trilhos.

Você sabia que, para cortar uma árvore na calçada do seu estabelecimento, por exemplo, é necessário autorização? Mais: maltratar um animal nas dependências da empresa — mesmo aqueles em situação de rua — é crime.

Um hipermercado famoso até já sofreu boicote dos clientes e recebeu uma multa milionária após o segurança do local matar uma cachorrinha, lembra?

Leis ambientais no negócio sustentável - homem olhando com uma lupa uma página
Leis ambientais no negócio sustentável

Garanta a transparência dos processos

Não adianta apenas falar que o seu negócio é sustentável. Os consumidores têm acesso à informação e ficam de olho quando as empresas têm comportamentos que não condizem com os valores que pregam.

Então, é importante prestar contas à sociedade e comprovar que, de fato, as ações do negócio geram impacto socioambiental positivo. Essa transparência é fundamental para dar credibilidade ao negócio e conquistar a confiança do consumidor.

Transparência no negócio sustentável
Transparência no negócio sustentável

Por fim: sustentabilidade e responsabilidade socioambiental são temas em alta. Afinal de contas, os consumidores estão bem mais criteriosos na hora de escolher marcas para consumir. Aliás, além de ser uma questão de sobrevivência, tornar o seu negócio sustentável é legal para melhorar a reputação da marca, reduzir custos e vender mais.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Então, que tal conhecer mais algumas estratégias para conquistar consumidores? Vem ler mais um artigo para saber como transmitir confiança e credibilidade para o seu cliente.

Deixe uma resposta

%d